Enoturismo

Hotel da Quinta de São José do Barrilário oferece novas experiências enoturísticas

Refeições ao ar livre com cozinha de fogo, sessões de olaria e atividades de Wine Blending são algumas das novas propostas do Douro Wine Hotel & Spa da Quinta São José do Barrilário, em Armamar, unidade de cinco estrelas que abriu portas há cerca de um ano, em Armamar.

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Hotel da Quinta de São José do Barrilário oferece novas experiências enoturísticas

Refeições ao ar livre com cozinha de fogo, sessões de olaria e atividades de Wine Blending são algumas das novas propostas do Douro Wine Hotel & Spa da Quinta São José do Barrilário, em Armamar, unidade de cinco estrelas que abriu portas há cerca de um ano, em Armamar.

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Hotelaria

O Douro Wine Hotel & SPA da Quinta São José do Barrilário, em Armamar, apresenta novas experiências de enoturismo para complementar a oferta da unidade de cinco estrelas, parte integrante do Pacheca Group.

rio Douro. Durante a estadia, os hóspedes passam a poder desfrutar, por exemplo, da experiência “Mãos à Terra”, uma atividade única e imersiva de olaria, conduzida pelo artista residente, num cenário inspirador.

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Outra das novas experiências de enoturismo consiste num almoço ao ar livre com vista para o Douro, entre vinhas e oliveiras, com cozinha de fogo e comida de pote de ferro, confecionada nas brasas pelo chef Luís Filipe Guedes, que conduz igualmente workshops de cozinha (Sabor & Saber do Chef) e de pickles, a par das propostas culinárias que apresenta diariamente no Restaurante Panorâmico, onde impera o conceito open kitchen.

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Localizada em pleno Alto Douro Vinhateiro e produtora da gama de vinhos Barrilário, disponibiliza ainda atividades de Wine Blending – criação do próprio blend de vinhos tintos, utilizando castas emblemáticas portuguesas e presentes na região -, provas de vinho e workshops de cocktails com vinhos do Porto.

Durante a estadia, os hóspedes podem optar, de igual modo, por passeios gratuitos em bicicletas elétricas ou caminhadas pelas vinhas, visitas à herdade datada de 1747, piqueniques e viagens de barco no Pacheca River, um luxuoso iate catamarã, do modelo MY5, da Fountaine Pajot, com três quartos, uma cozinha, um deck solário e duas casas de banho, para lá de uma zona lounge, com uma plataforma superior, num total de 72 metros quadrados.

A infinity pool exterior e o Terroir Vineyard Spa – com piscina interior panorâmica, sauna, banho turco, duches sensoriais, tratamentos e massagens, completam as ofertas do Douro Wine Hotel & Spa.

O projeto com a assinatura do arquiteto Henrique Gouveia Pinto envolveu a construção de um hotel de cinco estrelas com 31 unidades de alojamento (27 quartos e quatro suites, com áreas entre os 28 e os 50 metros quadrados), infinity pool exterior, Spa panorâmico, restaurante e loja de vinhos, assim como a reconversão da casa senhorial em palco privilegiado para a realização de eventos, a recuperação da capela dedicada a São José e o lançamento da marca de vinhos São José do Barrilário.

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Busca de experiências no topo das preferências dos viajantes no verão 2025

A Mastercard analisa as tendências de viagens para o verão de 2025 e conclui que a busca de experiências está no topo das preferências, nomeadamente relacionadas com grandes eventos desportivos e culturais, aventura, gastronómicas e bem-estar.

Natalia Lechmanova, chefe de análise económica para a Europa no Mastercard Economics Institute (MEI), revelou aos jornalistas, em França, as motivações que levam os viajantes a fazerem uma reserva.

De acordo com a especialista, citada pelo L’Echo Touristique, a tendência crescente, são “jornadas com propósito” — viagens motivadas por um objetivo ou causa. A pesquisa do instituto, mostra um aumento definitivo no fluxo de turistas e nos gastos durante grandes eventos desportivos e culturais.

Em alta está também a procura pelo turismo gastronómico e de bem-estar, referiu Natalia Lechmanova, que indicou que países como Turquia, França, Suíça e Espanha atrairão viajantes em busca de gastronomia, enquanto Namíbia, África do Sul e Tailândia verão um fluxo de pessoas em busca de bem-estar, graças ao desenvolvimento de eco-lodges e retiros espirituais.

Por outro lado, o turismo de aventura – impulsionado pela crescente popularidade de temas ao ar livre – também está na moda, com os países do Norte da Europa a beneficiar desse boom. Na Finlândia, por exemplo, os parques nacionais são responsáveis ​​por 7,1% dos gastos com viagens no país, enquanto a Zâmbia, África do Sul e Canadá também estão entre os destinos mais populares pela sua flora e fauna.

Os viajantes também buscam mais conforto – “trata-se realmente de oferecer uma experiência premium”, enfatiza Lechmanova, segundo a publicação, que acrescenta que este turismo de luxo anda de mãos dadas com a busca pelo bem-estar. Assim, os gastos com hotéis e experiências de alto padrão cresceram mais rápido do que no segmento clássico, principalmente na Europa e no Médio Oriente. Em Paris, as reservas em hotéis de luxo superaram os níveis de 2019 em 37% para o período do verão de 2023-24. Em Londres, o crescimento atingiu 32% no mesmo período.

Destinos populares de verão para 2025

Entretanto, o Mastercard Economics Institute (MEI) divulgou o relatório anual Travel Trends 2025, com insights exclusivos sobre os gastos do consumidor em todo o mundo. Embora as taxas de câmbio e a dinâmica geopolítica possam influenciar o comportamento do consumidor, o relatório destaca que paixões e motivações baseadas em propósito continuam a ser fortes impulsionadores que moldam o setor de viagens.

A Ásia-Pacífico lidera a lista de destinos em alta neste verão para viajantes globais, com oito destinos entre os 15 primeiros. Tóquio e Osaka lideram com os maiores aumentos nas reservas de viagens para junho a setembro de 2025 em comparação com o ano passado. Para viajantes americanos e canadianos, Tóquio também mantém o primeiro lugar, mas destinos de praia como San Juan, Kahului, Punta Cana, Tulum e Montego Bay estão a ganhar popularidade. Tirana, na Albânia, recebeu o maior aumento de visitantes europeus — liderado por turistas da Itália — entre todas as cidades em 2024.

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Excesso de turismo e promoção da vida pública local vai estar em debate na Universidade Aberta

O Salão Nobre da Universidade Aberta, em Lisboa, acolhe, no dia 11 de junho, entre as 14h00 e as 18h00, o Seminário Internacional de Estudos Globais dedicado ao tema “Excesso de Turismo e a Promoção da Vida Pública Local: limitar, proibir, preservar, salvar?”.

O simpósio temático, promovido pelo Instituto Francês de Imprensa (IFP) da Universidade Paris-Panthéon-Assas e pelo Projeto PPR TIA – Tourism International Academy da Universidade Aberta, tem como objetivo refletir sobre os desafios que o turismo de massas coloca às cidades europeias e numa perspetiva global, em áreas como a habitação, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das populações e agentes locais.

A sessão de abertura estará a cargo dos professores da Universidade Aberta, José António Porfírio, coordenador institucional do Projeto PPR TIA e diretor do departamento de Ciências Sociais e de Gestão, José Eduardo Franco, diretor do Centro de Estudos Globais e coordenador do Doutoramento em Estudos Globais, e António Eduardo Martins, diretor do PPR TIA e coordenador da Licenciatura em Gestão.

Já a introdução às comunicações dos estudantes será efetuada por dois professores da Universidade de Paris-Panthéon-Assas: Jaércio da Silva e Valérie Devillard, a quem coube a coordenação científica dos trabalhos de investigação do mestrado em Media, Audiências e Cultura Digital do IFP.

Por sua vez, os alunos apresentarão os resultados das pesquisas que realizaram sobre como o excesso de turismo é construído como uma questão pública na arena mediática, com um mapeamento coletivo da cobertura mediática sobre o tema.

O evento encerra com uma mesa-redonda com profissionais do jornal Mensagem de Lisboa, onde serão refletidos os desafios dos jornalistas, dos políticos e dos agentes locais do setor do turismo na mediação deste fenómeno.

O seminário decorre simultaneamente em formato presencial e online, e as inscrições, gratuitas, estão a decorrer e devem ser formalizadas para o e-mail:ceg.estudosglobais@uab.pt.

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II Jornadas de Turismo de Natureza e Rewilding nos dias 3 e 4 de junho em Pinhel

O Município de Pinhel e a Rewilding Portugal voltam a unir esforços na organização das II Jornadas de Turismo de Natureza e Rewilding, um evento que destaca a importância do turismo em contextos naturais e selvagens, com enfoque na valorização do Grande Vale do Côa.

Com uma programação alargada a dois dias, esta edição reúne especialistas, académicos e agentes do território para debater o futuro do turismo de natureza em contexto selvagem, com foco no rewilding (renaturalização) como motor de desenvolvimento sustentável no Grande Vale do Côa, destacando a importância da regeneração e o papel fundamental do turismo de natureza nesse processo.

Contará com mesas redondas com operadores nacionais e internacionais para partilha de conhecimento e de boas práticas nacionais e internacionais, palestras com keynote speakers, e visita de campo ao Ermo das Águias.

​​A 2.​ª edição do Experience(Côa) – Jornadas de Turismo de Natureza e Rewilding, realiza-se nos dias 3 e 4 de junho de 2025, das 9h às 18h, no Auditório da Câmara Municipal de Pinhel, tendo como foco a valorização e a promoção do Grande Vale do Côa como destino natural de excelência.

O objetivo deste evento é refletir sobre os desafios e conquistas do turismo de natureza, criar sinergias entre especialistas, académicos, empreendedores e entidades territoriais, promover o trabalho em rede, com base nos resultados da Rede Côa Selvagem (2024), bem como reforçar o posicionamento do Vale do Côa como “o lado mais selvagem de Portugal”.

“Rewilding” é frequentemente traduzido como renaturalização. Este termo descreve o processo de permitir que a natureza retome o seu lugar num espaço, geralmente com menos intervenção humana, com o objetivo de restaurar ecossistemas e aumentar a biodiversidade. No nosso país, a organização Rewilding Portugal está a trabalhar ativamente neste conceito, promovendo a renaturalização de áreas como o Grande Vale do Côa, de acordo com o seu site.

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TAAG abre novas rotas para o Quénia e Costa do Marfim

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai abrir duas novas rotas em África, passando a ligar Luanda a Nairóbi, no Quénia, a partir de setembro, assim como a Abidjan, na Costa do Marfim, para a qual não foi ainda anunciada data de abertura.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai abrir duas novas rotas em África, passando a ligar Luanda a Nairóbi, no Quénia, a partir de setembro, assim como a Abidjan, na Costa do Marfim, para a qual não foi ainda anunciada data de abertura.

Numa nota informativa divulgada pela companhia aérea, a TAAG indica que a rota para a capital queniana vai ter início em setembro, contando com três ligações por semana, num moderno avião A220-300.

“A partir de setembro poderá voar diretamente de Luanda para Nairobi, Quénia – a vibrante capital Africana onde a natureza selvagem e cultura moderna se encontram”, lê-se na nota da companhia aérea.

Além da capital queniana, a TAAG anuncia também Abidja, capital da Costa do Marfim, como novo destino, ainda que, neste caso, não seja, por enquanto, avançada qualquer data para a abertura dos voos.

Os voos para Nairóbi já se encontram à venda no website da TAAG, que pode ser acedido aqui.

 

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Athens, Greece - July 2018: Tourists on the Acropolis of Athens
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Atenas adota medidas para evitar “overtourism”

Haris Doukas, presidente da Câmara Municipal de Atenas, anunciou um conjunto de medidas que estão a ser tomadas para proteger a capital grega do risco de excesso de turismo. “O mais importante é que o turismo seja sustentável”, disse o autarca.

Este ano, espera-se que Atenas receba cerca de 10 milhões de visitantes, uma vez que se tornou um dos dez destinos turísticos mais populares da Europa. Face a esta previsão, o presidente da Câmara revelou à Euronews que “fizemos um estudo de capacidade de carga turística de Atenas, com zonas sobrelotadas e outras de saturação moderada, que diz que não devemos ser complacentes. Ainda não estamos na fase de Barcelona, mas, segundo o estudo, temos de atuar como Barcelona”, disse.

De acordo com a publicação, desde o início do ano, foram proibidos novos arrendamentos de curta duração no centro da cidade e as autoridades municipais mantêm-se vigilantes para garantir que o aumento do fluxo turístico não sobrecarregue os residentes.

O presidente da autarquia sublinhou que esse estudo “mostra que existem 27 zonas sobrelotadas onde não pode haver um único turista a mais”, para avançar que também “criámos um Observatório do Turismo Sustentável, que nos permite verificar dados todos os dias, todos os meses. Temos uma cooperação muito boa com os hotéis, mas também com algumas plataformas como a Airbnb, para podermos controlar e direcionar os fluxos. É muito, muito importante para nós sermos um destino sustentável para que as pessoas possam respirar tranquilamente”, acrescentou.

Haris Doukas sustentou que “analisamos os dados e, se necessário, intervimos e criamos novas restrições. Estou também a dizer uma coisa para que não haja mal-entendidos. O produto turístico tem de ser de alta qualidade. Também não é bom para o produto turístico ter bairros inteiros incrivelmente estruturados em redor do turismo e ser uma monocultura”.

O Observatório está atualmente a recolher dados sobre o número de camas por habitante, o número de arrendamentos de curta duração por bairro e uma série de outros indicadores. Com base nesta informação, os bairros são classificados como “verdes”, ou seja, com margem, ou “vermelhos”, o que significa saturados.

“Há alguns bairros que estão atualmente muito sobrelotados, mas poderei dar-vos dados em setembro. Neste momento, é uma altura muito crítica. No final de setembro, estaremos em condições de anunciar se é necessária uma nova proibição e onde”, afirmou Doukas.

A publicação refere que nos bairros de Psirri e Koumoundourou, dois dos 27 bairros saturados do centro de Atenas, mais de 90% dos imóveis funcionam como hotéis e arrendamentos de curta duração, sendo que os preços são superiores a 1200 euros por mês, o mesmo que um salário médio.

Muitos outros bairros de Atenas estão classificados como “moderadamente saturados”. Aí as autoridades irão verificar se existem propriedades e infraestruturas suficientes para acolher mais turistas.

 

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IATA: Procura internacional por viagens aéreas cresce 10.8% em abril com load factor recorde

Segundo a IATA, “abril foi um mês positivo para as viagens”, cuja procura registou um forte crescimento, com destaque para a procura internacional, que assistiu a load factors acima da média. Mais fraco está o desempenho do mercado doméstico, assim com das viagens premium na América do Norte.

A procura global por viagens aéreas cresceu 8.0% face a mês homólogo do ano passado, com destaque para a procura internacional, que registou um aumento de 10,8% e atingiu load factors recorde para o quarto mês do ano, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 29 de maio.

Os dados da IATA mostram que, em abril, a procura global por viagens aéreas cresceu 8.0%, enquanto a capacidade apresentou uma subida de 6,5% e o load factor chegou aos 83,6%, depois de um aumento de 1,1 ppt em relação a abril de 2024.

Foi, no entanto, a procura internacional que mais se destacou, uma vez que este indicador cresceu 10,8%, com a capacidade a aumentar 8,5% e o load factor a situar-se nos 84,1%, depois de uma subida de 1,7 ppt, o mais alto já registado em abril.

Desempenho mais fraco apresentou a procura doméstica, que cresceu apenas 3,3% em relação a abril de 2024, enquanto a capacidade cresceu 3,1% e o load factor foi de 82,7%, com uma subida ligeira de apenas 0.1 ppt em comparação com abril do ano passado.

“Abril foi um mês positivo para as viagens. O crescimento fortaleceu-se, especialmente para a procura internacional, que registrou taxas de ocupação recordes neste mês”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA, que sublinha que “o retorno do mercado transatlântico ao crescimento é particularmente encorajador”.

O responsável da IATA mostra-se, contudo, preocupado com “alguns sinais de fragilidade na confiança do consumidor e das empresas”, a exemplo dos EUA, onde o mercado doméstico continua com um fraco crescimento, o que se junta à “queda acentuada” das viagens premium na América do Norte.

Procura internacional e load factor crescem em quase todas as regiões

Os dados da IATA mostram que, em abril, as procura internacional por viagens aéreas cresceu em todas as regiões do mundo, assim como o load factor, com exceção da América Latina, onde este último indicador registou uma ligeira descida.

Em abril, o destaque foi para a região da Ásia-Pacífico, onde a procura internacional registou um crescimento de 14.4% e a capacidade subiu 12.7%, o que resultou num load factor de 85.3%, 1.3 ppt acima do registado no mesmo mês do ano passado.

Na América Latina, o aumento da procura internacional foi de 13,9% em abril mas o crescimento da capacidade foi ainda superior e chegou aos 14.6%, o que resultou num load factor de 83.2%, ligeiramente abaixo de abril de 2024, com a IATA a revelar que esta descida foi de 0.6 ppt comparativamente ao mesmo mês do ano passado.

Já em África, a procura internacional registou uma subida de 13,6%, com a IATA a notar que esta região “retomou o crescimento após dois meses de queda”. Em África, a capacidade cresceu ainda 8.9%, o que resultou num load factor de 76.3%, depois de um subida de 3.1 ppt, que foi a maior neste indicador em todas as regiões, em abril.

No Médio Oriente, o crescimento da procura internacional foi de 11.2%, enquanto a capacidade aumentou 6.6% e o load factor foi de 83.1%, o que traduz uma subida de 3.4 ppt face a mês homólogo do ano passado.

Na Europa, a procura subiu ainda 9,4%, enquanto a capacidade registou um aumento de 7.7%, o que levou o load factor a passar para 84.5%, 1.3 ppt acima do que tinha sido registado em abril de 2024.

Mais fraco foi o desempenho da América do Norte, onde a procura internacional por viagens aéreas registou uma subida de 5.4%, enquanto a capacidade cresceu apenas 2.6%. Ainda assim, o load factor nesta região foi de 83.4%, com um crescimento de 2.2 ppt face ao mesmo mês do ano passado.

Relativamente à América do Norte, a IATA nota que esta região registou, em abril, uma descida de 26% nas viagens de Primeira Classe e Classe Executiva.

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GEA volta a celebrar Santos Populares em Lisboa e no Porto

O Grupo GEA vai celebrar os Santos Populares com as agências de viagens associadas, à semelhança do ano passado, em Lisboa e no Porto.

O grupo de gestão indica, em nota de imprensa, que estas festividades representam uma oportunidade para celebrar as ricas tradições culturais portuguesas, fortalecer relações e criar memórias duradouras, e garante que os participantes poderão desfrutar de uma atmosfera vibrante, repleta de música tradicional, iguarias típicas e muita diversão. Este será também um momento propício para a troca de ideias e conhecimentos entre os presentes. O Grupo W2M é novamente o main sponsor dos Arraiais GEA.

Os Arraiais GEA, que têm novamente o Grupo W2M como main sponsor, acontecem no Porto, no Celebration, no dia 17 de junho, das 19h00 às 22h30, enquanto em Lisboa, e à mesma hora, a festa terá lugar no Carnide Clube, no dia 18 de junho.

Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores da GEA, destacam que este evento não só proporciona um espaço de convívio, onde todos podem interagir e fortalecer laços, mas também serve como uma plataforma de reconhecimento do trabalho árduo e dedicação das agências de viagens, ao mesmo tempo que dão as boas-vindas à estação estival.

 

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Emprego e Formação

Emirates volta a recrutar em Portugal

A Emirates regressa a Portugal para os “Open Days” durante o mês de junho para tripulantes de cabine num périplo que leva a companhia aérea a Lisboa, Porto e Faro.

A Emirates volta a realizar em Portugal, durante o mês de junho, os seus conhecidos “Open Days” para tripulantes de cabine. As sessões de recrutamento decorrerão em três cidades: Lisboa, Porto e Faro, com duas sessões em Lisboa, uma no Porto e outra em Faro.

Os candidatos terão a oportunidade de integrar a maior companhia aérea internacional do mundo, que conta atualmente com mais de 23.000 tripulantes de cabine, incluindo portugueses.

Os “Open Days” arrancam a 9 de junho, em Lisboa, no SANA Metropolitan Hotel, seguindo-se o Porto no dia 11 de junho, no Porto Palácio by The Editory, regressam a Lisboa no dia 26 de junho, com a sessão a decorrer no mesmo hotel, e terminam em Faro no dia 28 de junho, no AP Eva Senses.

A Emirates refere, no entanto, que as datas e locais dos eventos poderão ser sujeitos a alterações, recomendando aos candidatos a confirmção das datas, locais e horários no site oficial de recrutamento da companhia em https://www.emiratesgroupcareers.com/cabin-crew/

Recorde-se que os “Open Days” são eventos de entrada livre e não requerem registo prévio. No entanto, é aconselhável que os interessados leiam atentamente os requisitos antes de comparecerem.

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Vall de Núria (Espanha) veio a Lisboa para conquistar portugueses

Vall de Núria, no Pireneu da Catalunha, na província de Girona, e a cerca de hora e meia de Barcelona, veio esta quinta-feira a Lisboa, numa apresentação ao jornalistas e agentes de viagens, para mostrar as suas potencialidades turísticas e, desta forma, conquistar a apetência dos viajantes portugueses que cada vez mais procura o norte de Espanha, pela sua natureza e atividades em família.

A região é simplesmente um local calmo, para desfrutar, salpicado por uma grande quantidade de pequenos povoados, montanhas de três e quatro mil metros de altitude, onde a natureza tem todo o protagonismo, com uma gastronomia autêntica, cuidada e de grande qualidade.

Mas para se chegar a Vall de Núria, propriamente dito, este local que ainda se mantém autêntico, é a pé (montanha acima), ou através do histórico comboio de cremalheira, que em apenas 40 minutos, supera um desnível de 1.000 metros ao longo de um percurso de 12,5 km, que serpenteia cascatas e uma natureza exuberante, num encontro com espécies naturais, vegetais e animais, para se deparar, no final da viagem, com grande lago e uma única construção, um antigo mosteiro convertido em unidade hoteleira de três estrelas, o Hotel Vall de Núria, rodeados de montanhas. Em 1931 houve um projeto para a construção de uma estrada que não foi viabilizada, com vista a manter o destino intacto.

O veículo fica estacionado, e é gratuito, em Queralbs, e o bilhete de comboio custa 33 euros por pessoa/adulto para a viagem de ida e volta. Dependendo da época do ano, existem viagens de hora a hora, entre as 7h30 com último regresso às 19h30. As crianças dos quatro aos 14 anos pagam 21,50 euros, e os seniores 28 euros. O bilhete dá acesso a muito mais do que o transporte de comboio até ao Vale de Núria. Oferece também uma experiência turística de excelência que inclui bilhete para o passeio panorâmico no Teleférico Coma del Clot, acesso livre às exposições, entrada na Basílica de Núria, com audioguia para descobrir histórias inéditas e curiosidades, bem como circulações com guia e paragem em Fontalba, aos sábados e domingos.

Face a estes atributos, os responsáveis tanto do turismo como do hotel de Vall de Núria, que estiveram esta quinta-feira em Lisboa, para apresentar o destino, acreditam que, pela sua beleza natural autêntica e pelas inúmeras experiências de contacto com a natureza que proporciona, e para todas as idades, vai apaixonar os portugueses durante o ano inteiro, não só no na primavera e no verão quando o verde se torna mais intenso, mas também no inverno, já que é também uma estância de montanha.

Vall de Núria, que é visitado principalmente pelos catalãs, em primeiro lugar, e espanhóis em geral, quer mostrar-se também ao mercado internacional, tendo iniciado por Portugal, pela proximidade. Um destino que os agentes de viagens podem propor aos seus clientes na modalidade de fly&drive.

Apresenta-se como uma referência em sustentabilidade, sendo uma das portas de entrada do Parque Natural das Cabeceiras dos rios Ter e Freser, pela sua vertente oeste. Durante a época estival, Vall de Núria assume-se como um destino ideal para a prática de diversas atividades ao ar livre, tornando-se num espaço único para os adeptos do desporto e, em geral, para os amantes da natureza, combinando uma ampla variedade de propostas pensadas para toda a família, durante os 365 dias do ano.

Os seus responsáveis informaram ainda que, para além do seu atrativo natural e desportivo, Vall de Núria conta com um espaço dedicado ao recolhimento espiritual, o Santuário da Virgem de Núria, um dos mais populares da Catalunha.

Uma vez chegados ao Vall de Núria, os visitantes dão de caras com um hotel que conta com 75 quartos, incluindo quatro suites e 10 quartos superiores familiares, bem como 20 apartamentos, com capacidade para seis pessoas e totalmente equipados (capacidade total 300 pessoas), onde toda a tecnologia de ponta está disponível para os hóspedes, mas onde também é possível saborear produtos locais em qualquer um dos seus restaurantes, com propostas para todos os gostos. Localizado a mais de 2.000 metros de altitude, esta unidade hoteleira instala-se num edifício carregado de história construído no início do século XX, após a inauguração da igreja em 1911. O hotel conta ainda com três salas recentemente renovadas, com capacidade máxima para 50 pessoas, ideais para organizar reuniões e pequenos eventos, para além de um auditório com capacidade para 140 pessoas.

No entanto, conforme foi explicado, apesar de reinar a calma e a tranquilidade, o hotel oferece um programa diversificado de atividades para todas as idades, incluídas na estadia que ronda os 42 euros por pessoa/noite. Enquanto os mais pequenos poderão aprender e divertir-se no Cau de la Marmota, um espaço lúdico com atividades guiadas para toda a família, os mais crescidos podem optar por uma escapadinha tranquila pela exuberante natureza envolvente, por uma experiência gastronómica ou por uma aventura em plena montanha, ou simplesmente relaxar-se com uma massagem.

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Número de hóspedes dos hotéis de Macau subiu 3,4% em abril

Os estabelecimentos hoteleiros de Macau acolheram quase 1,2 milhões de hóspedes em abril, mais 3,4% do que no mesmo período de 2024, após dois meses de queda em termos anuais, anunciou a DSEC.

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De acordo com dados oficiais da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o número de hóspedes nos hotéis e pensões da região semi-autónoma chinesa tinha descido 2,7% em março e 7,8% em fevereiro.

Aliás, no que toca ao período entre janeiro e abril, o território continua a registar uma redução em termos anuais de 3,2%, para 4,78 milhões de hóspedes.

Isto apesar de Macau ter recebido, nos primeiros quatro meses de 2025, quase 13 milhões de visitantes, mais 12,9% do que no mesmo período de 2024 e o segundo valor mais elevado de sempre para um arranque de ano.

No entanto, 58,5% dos visitantes (7,58 milhões) chegaram em excursões organizadas e passaram menos de um dia na cidade.

O número de hóspedes continuou a cair em abril apesar de os hotéis terem cortado os preços médios dos quartos para 1.275 patacas (140 euros), menos 4% do que no mesmo mês de 2024, de acordo com dados da Associação de Hotéis de Macau, que reúne 47 estabelecimentos locais.

Segundo o relatório, divulgado pela Direção dos Serviços de Turismo, a queda deveu-se aos hotéis de cinco estrelas, cujo preço médio caiu 5,3%, para 1.442 patacas (158 euros), e aos hotéis de três estrelas, que registaram uma descida de 4,6% para 879 patacas (96 euros).

Apesar da diminuição no número de hóspedes, a ocupação média dos hotéis e pensões de Macau subiu para 89,6% entre janeiro e abril, mais 5,1 pontos percentuais do que no mesmo período de 2024.

Isto porque o número de quartos disponíveis em Macau diminuiu 4,3% em comparação com abril do ano passado, para cerca de 45 mil.

Os estabelecimentos hoteleiros de Macau acolheram mais de 14,4 milhões de hóspedes em 2024, estabelecendo um novo recorde histórico.

O anterior recorde, 14,1 milhões de hóspedes, tinha sido fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, num ano que Macau terminou com apenas 38.300 quartos em 122 estabelecimentos hoteleiros.

Em abril, o território tinha 147 hotéis e pensões, mais quatro do que no ano passado e o número mais elevado desde que a DSEC começou a compilar estes dados, em 1997, ainda antes da transição de administração de Portugal para a China.

“Temos cada vez mais turistas, mas o nível de consumo está a baixar”, alertou, em 13 de maio, o líder do Governo de Macau, Sam Hou Fai.

O chefe do executivo da região apontou para “uma mudança no modelo de consumo, a forma de visita”, uma vez que “os jovens visitantes têm a sua própria maneira de fazer turismo, a experiência vai ser diferente”.

O consumo médio de cada visitante em Macau, excluindo nos casinos, caiu 13,2% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2024, disse a Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC) do território.

A DSEC já tinha apontado a “alteração do padrão de consumo dos visitantes” como uma das principais razões para a queda de 1,3% da economia de Macau entre janeiro e março.

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