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Monte Gordo volta a ter posto de informação turística

Acaba de ser inaugurado novo posto de informação turística em Monte Gordo, no Município de Vila Real de Santo António, “numa das estâncias balneares mais relevantes da região, e num passo adiante no reforço da rede de informação turística no território e no acolhimento de quem nos visita”, revela nas André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

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Monte Gordo volta a ter posto de informação turística

Acaba de ser inaugurado novo posto de informação turística em Monte Gordo, no Município de Vila Real de Santo António, “numa das estâncias balneares mais relevantes da região, e num passo adiante no reforço da rede de informação turística no território e no acolhimento de quem nos visita”, revela nas André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

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“Depois de, há exatamente um ano, termos inaugurado o posto de turismo de Vila Real de Santo António, devolvendo ao centro histórico um espaço estruturante de contacto com turistas e residentes locais, ressurge oito anos volvidos desde o seu encerramento este novo posto, resultado do protocolo de gestão partilhada celebrado com o Município”, avança ainda o presidente do Turismo do Algarve, para garantir que “continuaremos a investir numa rede de proximidade, qualificada e articulada com os municípios, com o objetivo de garantir que quem nos visita é bem acolhido e bem informado”.

Abertura do posto de turismo de Monte Gordo, situado na Avenida Infante Dom Henrique, vem responder a uma reivindicação antiga de comerciantes, hoteleiros, residentes e turistas, que há muito solicitavam a criação de um espaço dedicado ao acolhimento turístico. A nova infraestrutura vem colmatar a ausência deixada pelo encerramento do antigo posto de turismo, desativado durante as obras de requalificação da marginal e do passadiço da Praia de Monte Gordo, e que nunca chegou a ser reaberto.

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O novo posto de turismo de Monte Gordo é caracterizado por um design moderno e funcional, integrado no ambiente da marginal e da praia, e conta com mobiliário atual, garantindo um atendimento eficiente e de qualidade.

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Através do paladar: Icárion incentiva agentes de viagens a vender a África do Sul

No âmbito da sua iniciativa “Viaje com o Paladar”, a Icárion deu a conhecer a África do Sul através dos sabores, em ações que decorreram quarta e quinta-feira, com agentes de viagens em Lisboa e no Porto. Juntamente com a agência de comunicação que representa o turismo daquele destino africano em Portugal, e da Embaixada da África do Sul no nosso país, o operador turístico do Grupo W2M pretendeu mostrar uma nova perspectiva do destino que faz parte da sua programação e incentivar a sua venda por parte das agências de viagens.

Lembrar mais da África do Sul, um imenso país um pouco esquecido pelos portugueses depois da pandemia, foi o mote de mais uma edição da iniciativa “Viaje com o Paladar”, promovido pela Icárion, na quarta-feira, em Lisboa, no restaurante Zambeze, e quinta-feira, no Porto, no restaurante Douahou, e que juntou diversos agentes de viagens.

Alexandra Mendonça, que representa a África do Sul no nosso país, e Cristina Rodrigues, da Embaixada da África do Sul em Portugal, levaram os participantes a “viajar” pelo destino que se destaca por “paisagens impressionantes, costas com sol, magníficos safaris, atividades ao ar livre, gastronomia e vinhos, gente única devido à mistura de culturas, dinamismo urbano e património cultural”.

O país, que possui três capitais (Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein), é famoso pela sua diversidade cultural, linguística e religiosa, 12 idiomas oficiais, 12 locais considerados património mundial, 19 parques naturais e mais de 40 zonas marinhas protegidas, foi avançado.

Sem diferença horária com Portugal, o destino é ideal para todo o ano, os portugueses não necessitam de visto, apenas passaporte com prazo de validade até 30 dias antes do regresso e duas páginas livres, não há necessidade de qualquer vacina, embora se aconselhe a profilaxia da malária, principalmente a quem visita o Parque Nacional Kruger, a maior área protegida de fauna selvagem da África do Sul, cobrindo cerca de 20.000km2, que faz fronteira com Moçambique, países onde existe paludismo, e que serve como uma das grandes portas de entrada para o parque, realçaram as suas responsáveis.

Não existindo atualmente voos diretos de Portugal, tanto a representante do turismo como da Embaixada indicaram que a angolana TAAG é a melhor opção para se chegar à África do Sul, nos voos via Luanda, que são à noite, seguindo no dia seguinte à tarde à Cidade do Cabo ou Joanesburgo, para realçar que o nível de vida é mais baixo do que em Portugal, uma vez que o euro é mais forte do que a moeda local, e aconselhar que 10 dias é o ideal para visitar aquele país.

Por sua vez, Isabel Almeida, Product Supervisor da Icárion, fez uma breve apresentação da oferta do operador turístico para a África do Sul, composta por circuitos regulares e circuitos privados, que incluem sempre as cidades do Cabo e Joanesburgo e safaris, e dão a possibilidade de extensões às Cataratas Victória (Zâmbia e Zimbabué), Delta do Okavango, Moçambique, Seicheles, Maurícia ou Maldivas.

Após todas estas informações, que daremos em pormenor na próxima edição do Publituris, os agentes de viagens puseram a mão na massa, juntando sabores exóticos africanos, para alguns, pouco conhecidos, mas com a ajuda dos chefs, o produto final foi interesse, e por isso, saboreado à mesa por todos.

O evento “Viaje com o Paladar” faz parte de uma série de atividades programadas pela Icárion dando oportunidade aos agentes de viagens de ajudar na confeção de pratos típicos de cada destino e saboreá-los mais tarde à mesa.

 

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Transportes

TAP já iniciou ligações diretas entre o Porto e Boston

A nova ligação da TAP entre a cidade do Porto e Boston (EUA) arrancou esta quarta-feira, numa operação que contará com quatro voos por semana, até 25 de outubro. O evento de inauguração contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, Luís Rodrigues, presidente da companhia aérea, e Thierry Liggonière, CEO da ANA Aeroportos.

A TAP Air Portugal inaugurou, esta quarta-feira, a sua nova rota entre o Porto e Boston, aproximando ainda mais o Norte do país aos Estados Unidos da América, com quatro voos semanais.

Os voos entre o Porto e Boston são realizados às segundas, quartas, sábados e domingos até ao dia 25 de outubro, com partidas da Invicta entre as 17:40 e as 18:15, e chegada à cidade norte-americana entre as 20:20 e as 20:45, num voo com a duração de sete horas e 35 minutos. No sentido inverso, os voos saem de Boston entre as 22:55 e as 23:15, e aterram no Porto entre as 10:35 e as 10:55 do dia seguinte, num voo com duração de seis horas e 40 minutos.

A TAP opera esta nova rota Porto – Boston com os modernos Airbus A321-Long Range, com capacidade para 168 passageiros, 16 dos quais em classe executiva.  As tarifas estão disponíveis a partir de 529 euros, ida e volta.

O evento de inauguração, que decorreu na porta de embarque no aeroporto Francisco Sá Carneiro, contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, Luís Rodrigues, Presidente da TAP, e Thierry Liggonière, CEO da ANA Aeroportos.

Para Luís Rodrigues, “a TAP contribui para a aproximação entre o Porto e o resto do mundo, favorecendo a mobilidade dos residentes e comunidades, ao mesmo tempo que capta e atrai importantes fluxos turísticos norte-americanos e brasileiros para o Porto e Norte de Portugal, relevantes para a Economia da região”, para recordar que o Grupo TAP emprega, na sua base do Porto, 368 trabalhadores, gerando também, por via indireta, centenas de postos de trabalho ligados à aviação, “aos nossos fornecedores e prestadores de serviços e ao setor do Turismo”.

Por sua vez, o CEO da ANA Aeroportos, considerou que “”este voo inaugural para Boston é um marco que muito nos orgulha, resultado de um trabalho contínuo e colaborativo com a TAP Air Portugal como parceiros estratégicos”, congratulando-se com a transportadora aérea portuguesa por esta aposta no Porto, “que não só reforça a nossa ligação ao mercado norte-americano e à diáspora portuguesa, como também confirma o papel do Aeroporto do Porto como plataforma estratégica para o desenvolvimento de novas rotas internacionais, com foco na qualidade de serviço e na sustentabilidade.”

Refira-se que a TAP passa agora a voar do Porto para duas cidades nos EUA, Boston e Newark, e de Lisboa para sete aeroportos norte-americanos, Boston, Chicago, Miami, Newark, Nova York, São Francisco e Washington DC. Já a partir desta sexta-feira arrancam os voos entre Lisboa e Los Angeles e, a partir de 3 de junho, um dos voos semanais da TAP entre Lisboa e São Francisco, à terça-feira, passa a fazer uma escala na Terceira (Açores).

De destacar ainda que a TAP serve atualmente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro com 17 voos diretos de longo curso por semana, para os destinos Nova Iorque (Newark), Rio de Janeiro, São Paulo, Luanda e agora Boston. Além disso, a companhia aérea oferece 127 voos semanais de médio curso a partir da Invicta, incluindo ligações dentro de Portugal, mas também outros destinos como Paris, Londres (Gatwick), Genebra, Zurique e Luxemburgo.

 

 

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Enoturismo

Hospes Infante Sagres Porto e Symington oferecem experiências que celebram o melhor do Douro

Esta colaboração, entre o cinco estrelas Hospes Infante Sagres Porto e a Symington, dá origem à criação de duas experiências de luxo, pensadas para todos os hóspedes que são verdadeiros apreciadores do vinho do Porto e da gastronomia de excelência.

A parceria proporciona uma viagem imersiva pelos néctares do Porto, em duas opções distintas, que combinam a história, a tradição e a excelência que caracterizam cada serviço da unidade hoteleira.

A primeira opção inclui uma estadia luxuosa no centro da cidade Invicta com pequeno-almoço incluído, juntamente com uma visita guiada à Quinta do Bomfim, situada no coração do Vale do Douro. Esta experiência propõe uma degustação dos vinhos premiados da Symington. A visita guiada à propriedade permite uma verdadeira viagem no tempo, explorando a história desta icónica adega e as técnicas tradicionais de produção do vinho do Porto. Após a visita, os hóspedes poderão desfrutar de uma degustação de três vinhos (Graham’s Blend Nº5 White, Cockburn’s Special Reserve e Dow’s 10 Year Old Tawny).

Para os conhecedores e entusiastas da alta gastronomia, a Jornada Gastronómica é a perfeição em forma de viagem. Este pacote inclui igualmente uma estadia luxuosa no Hospes Infante Sagres Porto, com pequeno-almoço e uma visita exclusiva à Quinta do Bomfim. A experiência é enriquecida com uma prova de três vinhos do Porto premium, criteriosamente selecionados da produção da Symington. O ponto alto da jornada é o almoço no Restaurante Bomfim1896 with Pedro Lemos situado nas margens do Rio Douro.

Para garantir a qualidade da experiência e respetiva disponibilidade, as reservas devem ser realizadas com pelo menos 30 dias de antecedência, através do website do Hotel Hospes Infante Sagres Porto.

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Lisboa partilha com Roma e Barcelona segunda posição dos destinos de luxo favoritos

Com 28% das escolhas, Lisboa partilha com Roma e Barcelona a segunda posição dos destinos de luxo favoritos este ano, de acordo com o estudo “Hábitos de Férias de Luxo 2025”, realizado pela Condé Nast Johansens.

Cerca de 1.700 utentes do website da Condé Nast Johansens e dos guias impressos “Condé Nast Johansens: Luxury Hotels 2025” e “Condé Nast Johansens: Luxury Spas 2025” destacaram as preferências dos viajantes de luxo nas suas escapadas durante este ano.

Lisboa, com 28% das respostas, situa-se na segunda posição, conjuntamente com Roma e Barcelona, depois de Paris, que é a primeira escolha para 33%. As cidades como destinos de férias de luxo estão na moda, conclui a Condé Nast Johansens, com (69%, versos 65% em 2024), frente aos de praia que também aumentaram em relação ao ano passado, passando de 55% para 58%, seguido de destinos rurais e no campo (51% contra 48% em 2024), e 34% (36% em 2024) que preferem relaxar num Spa e usufruir os serviços de wellness.

O estudo refere ainda que continua a aumentar o interesse pela gastronomia (76%, versus 73% em 2024) e pela arte e os eventos culturais, que sobe face a 2024.

Portugal posiciona-se como destino preferido para os viajantes mais seletos, entre outros destinos favoritos como Itália, França, Grécia ou Espanha.

Na hora de escolher a participação em eventos, Paris é o primeiro destino mencionado pelos inquiridos, seguido por Barcelona, Roma, Lisboa, Madrid, Veneza e Nova York.

Por outro lado, parece ser o clima um fator chave para planear as férias (67% contra 62% em 2024), facto que se confirma com a época do ano em que se planeia viajar. Neste aspeto, 49% dos inquiridos (44% em 2024), deseja partir em setembro, seguido de maio, junho, outubro e abril. Julho (29%) e agosto (28%), os meses com mais calor e maior afluência de turistas, não são mencionados como primeiras opções para o viajante de luxo.

 

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Bairro Alto ganha seis novas Lojas com História

Seis estabelecimentos do Bairro Alto foram distinguidos com o selo “Lojas com História”, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa. Entre os eleitos estão quatro restaurantes de referência – A Severa, O Faia, CasaNostra e o Tavares Rico – e duas lojas centenárias com forte ligação ao património lisboeta: a Caza das Vellas Loreto e a Leitão & Irmão.

No campo da restauração, o reconhecimento dos restaurantes A Severa e O Faia sublinha a importância do fado enquanto expressão cultural. O Tavares Rico, fundado em 1784, reforça o impacto da gastronomia tradicional portuguesa. Já o CasaNostra, pioneiro da cozinha italiana em Lisboa desde 1986, apresenta a grande oferta disponível neste bairro histórico.

As distinções estendem-se ainda à Caza das Vellas Loreto, fundada em 1789 e reconhecida como uma das mais antigas casas de velas da Europa, e à Leitão & Irmão, histórica casa de ourivesaria que foi fornecedora da Casa Real e mantém viva uma arte centenária.

“A distinção de mais seis estabelecimentos do Bairro Alto representa o reconhecimento da sua história e da sua excelência”, sublinha Hilário Castro, presidente da Comissão Executiva da Associação Comercial e Empresarial do Bairro Alto, para realçar que “é um incentivo à preservação de um tecido comercial que confere carácter e apela à alma lisboeta”. Mais do que negócios, as – agora – Lojas com História “são espaços de memória coletiva, sociabilidade e tipicamente lisboetas”, recorda.

Com mais de 500 anos de história, o Bairro Alto continua a reinventar-se como um dos bairros mais autênticos de Lisboa, com restaurantes e esplanadas em cada canto, casas de fado, lojas icónicas e projetos contemporâneos.

O projeto “Lojas com História” foi criado pela CML em Fevereiro de 2015 movido por um sentido de urgência na preservação e dinamização deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e caráter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o seu desenvolvimento.
Após um intenso trabalho de pesquisa documental e de trabalho de campo em Fevereiro de 2016 a CML aprovou os critérios de atribuição da distinção “Lojas com História”, e as competências do grupo de trabalho e do conselho consultivo. Em julho de 2016 e fevereiro de 2017, sob proposta do Grupo de Trabalho, e depois de ouvido o Conselho Consultivo, a Autarquia aprovou a atribuição da distinção “Lojas com História” a um conjunto de respectivamente 63 e 19 estabelecimentos comerciais.

Para apoiar a manutenção e fomento das características genuínas deste importante sector do comércio -“Lojas com História”, a Câmara Municipal de Lisboa criou o Fundo municipal “Lojas com História”. Além dos apoios financeiros a autarquia lisboeta promoveu a criação da identidade visual do programa no âmbito da qual foram desenvolvidos suportes promocionais variados, como a criação de um website e ainda a constituição de uma equipa municipal dedicada aos lojistas.

 

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Cosmos Business Travel adere à tecnologia Atriis para elevar a gestão de viagens corporativas

A Cosmos Business Travel acaba de aderir à tecnologia Atriis para viagens corporativas. Esta parceria reforça a missão da Atriis de capacitar as TMCs com soluções que aumentam a eficiência operacional, ampliam o acesso a conteúdos e oferecem um serviço superior aos clientes corporativos.

Ao integrar o ecossistema Atriis, a Cosmos Business Travel passa a operar com uma plataforma que permite aos seus consultores trabalharem de forma mais inteligente, acederem a uma gama mais ampla de conteúdos de viagens a nível global e otimizarem custos — tudo isto mantendo o compromisso com um serviço de excelência e com a sustentabilidade.

Com a Atriis, a Cosmos Business Travel terá acesso a uma plataforma que melhora a produtividade dos consultores, otimiza o acesso a conteúdos e capacita os clientes com soluções mais inteligentes e económicas.

A tecnologia de viagens corporativas da Atriis permite à Cosmos Business Travel maximizar a eficiência e, ao mesmo tempo, manter o elevado padrão de serviço personalizado que os seus clientes valorizam. Com a integração da plataforma intuitiva da Atriis, a Cosmos Business Travel poderá expandir o acesso a conteúdos de viagem, oferecendo um inventário mais abrangente e flexível em voos, comboios, hotéis e aluguer de automóveis, e aumentar a produtividade dos consultores, otimizando processos e acelerando reservas com uma plataforma inteligente e intuitiva.

Por outro lado, esta adesão vai permitir à agência de viagens portuguesa otimizar os custos dos clientes, proporcionando soluções de viagem mais económicas com acesso dinâmico a conteúdos, bem como apoiar metas de sustentabilidade, dando aos clientes maior visibilidade e controlo sobre o impacto ambiental das suas viagens.

 

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Unicâmbio abre dois novos balcões no Algarve

A Unicâmbio acaba de abrir dois novos balcões no Algarve, mais propriamente, em Lagos, na Avenida das Descobertas, e em Albufeira, na Rua 5 de Outubro, reforçando a presença da marca num dos destinos turísticos mais procurados do país.

O regresso a Lagos marcou um novo capítulo na relação da Unicâmbio com a cidade, após a saída da anterior localização em 2020. A nova loja está situada numa zona central, com grande visibilidade e acessibilidade, e vem dar resposta à procura crescente por serviços financeiros especializados no concelho.

Em ambos os espaços, os clientes passaram a contar com uma oferta completa de serviços: câmbio de moeda estrangeira, transferências de dinheiro nacionais e internacionais pelo operador mundial Western Union, compra de ouro usado e ainda a possibilidade de acesso a crédito pessoal através da parceria com a instituição BBVA.

 

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FlixBus reforça oferta durante festival NOS Alive’25

Durante o NOS Alive’25, a FlixBus vai “reforçar todos os horários dos autocarros com partida de Lisboa, Sintra e Cascais”, ao mesmo tempo que oferece um desconto de 20% aos festivaleiros, de forma a incentivar viagens mais económicas e sustentáveis durante o festival de música.

A FlixBus associou-se ao festival de música NOS Alive’25 enquanto parceira de mobilidade e anunciou que, durante o evento, vai “reforçar todos os horários dos autocarros com partida de Lisboa, Sintra e Cascais”.

Segundo a empresa de autocarros expresso de passageiros, o objetivo deste reforço é garantir que todos os festivaleiros possam “viajar até ao Passeio Marítimo de Algés de forma mais económica e sustentável”.

A empresa garante que vai dar especial atenção “aos horários noturnos, de modo a permitir um regresso cómodo e seguro a casa a todos os festivaleiros que optem por não pernoitar na capital”.

Paralelamente, a FlixBus anunciou que os festivaleiros vão gozar também de um desconto de 20% em viagens domésticas, redução que se aplica entre 6 e 18 de julho, bastando que os festivaleiros descarreguem o código de desconto no site da campanha, que está disponível aqui.

“O objetivo desta parceria entre a FlixBus e a organização do festival é tornar a experiência NOS Alive ainda mais acessível e amiga do ambiente, incentivando a escolha de soluções de mobilidade coletiva e reforçando o compromisso das duas marcas com a mobilidade sustentável e o acesso facilitado ao maior festival de música do país”, explica a FlixBus, num comunicado enviado à imprensa.

Recorde-se que o NOS Alive é um dos principais festivais de música que decorrem em Portugal e, este ano, vai ter lugar entre 10 e 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, perto de Lisboa.

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CATAI deu a conhecer as novidades da programação 2025/2026 em roadshow nacional

Mais de 150 agentes de viagens participaram no roadshow da CATAI, operador turístico de grupo Ávoris, que aconteceu em Setúbal, Leiria, Aveiro e Viseu, e deu a conhecer as suas novidades 2025/2026. A aposta em destinos do Sudeste Asiático foi evidente nos encontros.

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A CATAI concluiu o seu mais recente roadshow em Portugal, onde deu a conhecer as suas principais novidades para a temporada 2025/2026. O evento, que decorreu entre os dias 5 e 8 de maio, percorreu as cidades de Setúbal, Leiria, Aveiro e Viseu, reunindo mais de 150 profissionais do sector.

Nos encontros, os participantes foram convidados a “viajar” pelos destinos emblemáticos do Sudeste Asiático – Vietname, Camboja, Tailândia e Indonésia – através de apresentações que destacaram a autenticidade, a riqueza cultural e o carácter transformador das experiências propostas pela marca.

Este roadshow reforça, de acordo com a CATAI, o compromisso do operador turístico com o mercado português, enquanto parceiro estratégico das agências de viagens. A marca reafirma assim a sua aposta numa oferta diferenciadora e desenhada, com foco na personalização, na qualidade do serviço e na capacidade de surpreender um público cada vez mais exigente.

Raúl Serrano, diretor-geral da CATAI, sublinha que “o nosso objetivo é ir sempre mais além na forma como inspiramos e capacitamos os agentes de viagens”, realçar que “Portugal é um mercado estratégico e queremos estar cada vez mais próximos dos profissionais que confiam no nosso produto para oferecer experiências inesquecíveis aos seus clientes”.

 

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Taxa turística “pode ser aproveitada para reduzir o ‘gap’ entre residentes e turistas”, diz Bernardo Trindade na tomada de posse da AHP

A aplicação da taxa turística, a adaptação de recursos humanos estrangeiros no país e consequente responsabilidade das empresas hoteleiras no seu acolhimento, bem como a necessidade de criar campanhas para o aumento da estadia média foram alguns dos pontos abordados pelo presidente reeleito na tomada de posse da AHP. Bernardo Trindade pretende desenvolver, igualmente, um projeto-piloto, para o triénio 2025-2027, ao nomear um elemento residente para a região Porto e Norte.

Carla Nunes

Os novos órgãos sociais da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) tomaram posse esta quarta-feira, 14 de maio, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, para o triénio 2025-2027.

Reeleito como presidente da Associação, Bernardo Trindade começou por referir o caráter “paritário” da direção, indicando a intenção da associação de lançar um projeto-piloto, com a nomeação de um elemento residente da AHP na região Porto e Norte.

“Entendemos que temos de ter alguém para cuidar dos nossos associados, ganharmos, se quiserem, também, a confiança de novos associados”, afirmou o presidente da associação que, atualmente, conta com mais de 940 associados.

Se no mandato anterior a associação contava com sete representantes regionais, para o próximo triénio a AHP passa a contar com dez representantes regionais, cobrindo assim todas as regiões do país.

Justificar a taxa turística
Dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presente na tomada de posse, Bernardo Trindade apontou para o facto de o setor entregar em 2024 “o melhor ano turístico de sempre”.

“Independentemente da instabilidade política que possa aparentemente existir, o turismo é resiliente, imune e entrega tudo isto de norte ao sul, passado pelas regiões autónomas. Mas se dentro desta sala é unânime este pensamento, não nos iludamos, lá fora ainda existe muito preconceito, muita desinformação, muito ataque ao nosso setor do turismo”.

Por essa razão, Bernardo Trindade refere que os próximos anos terão de ser pautados pela aproximação aos residentes: “Sobretudo perceber se as pessoas não estão bem em resultado, digamos, da presença de mais gente [turistas], que carrega sobre a infraestrutura. Temos de ser sensíveis a isso”, defende.

Nesse contexto, aponta que a taxa turística “pode ser aproveitada para reduzir este gap entre residentes e turistas”, indicando a necessidade de atribuir selos a equipamentos, eventos e infraestruturas financiados por esta taxa, para que seja percetível “a importância deste movimento”.

Via verde para a imigração
Indicando que em Portugal existem entre 450.000 e 500.000 pessoas a trabalhar no setor do turismo – dois terços portugueses e um terço estrangeiro – Bernardo Trindade refere que apesar de “precisarmos de mão-de-obra estrangeira para crescer, temos também noção que as pessoas que optaram por fazer carreira em Portugal têm de se adaptar à nossa forma de ser”.

Nesse sentido, a associação refere ter assinado no âmbito da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a via verde para a imigração.

“Concordamos, por princípio, com a celebração de contratos na origem, devidamente validados pelos nossos consulados. Concordamos também com a existência de seguros que de alguma maneira assegurem estas pessoas que vêm para Portugal”, declara o presidente da AHP.

Se a associação se mostra disponível para, em relação com o Turismo de Portugal e o IEFP, administrar formação nos próprios hotéis – algo que refere já ser feito – Bernardo Trindade afirma que a AHP tem, contudo, “uma dúvida com a qual não podemos subscrever, porque seria uma hipocrisia com a qual não podemos assumir”: a garantida de habitação ou alojamento.

“Se há regiões onde eventualmente este tema pode ser suprimido, curiosamente é nas nossas quatro principais regiões turísticas – Lisboa, Porto, Algarve e a Madeira –, em que este compromisso, objetivamente, não pode ser assumido. Não pode ser assumido por uma razão simples: porque é nestas regiões onde o problema da habitação é mais premente. Portanto, independentemente de sermos mais liberais ou menos liberais, mais impostos ou menos impostos, temos de aumentar a oferta de habitação”, afirma.

Aumento da estadia média
Com a procura “congestionada”, e com a previsão de que o novo aeroporto em Alcochete ultrapasse o presente mandato da associação, Bernardo Trindade aponta para a necessidade de “avançar com uma campanha para o aumento da estadia média”.

“A procura está congestionada em Lisboa, e desenganem-se aqueles que acham que isto só tem impacto em Lisboa: isto tem impacto em todas as regiões do turismo”, esclarece.

Indicando que a estadia média em Portugal é de cerca de 2,51 dias, Bernardo Trindade explica que caso a estadia aumentasse para 3,5 dias, com os mesmos 31 milhões de hóspedes registados em 2024, o país passaria de 80 milhões de dormidas para 115 milhões de dormidas.

Igualmente, os 5,5 mil milhões de euros em proveitos de aposento passariam para 7,14 mil milhões de euros, pelas contas do presidente da associação.

“Temos um tema, que é da nossa incapacidade, que é a recusa permanente de slots no aeroporto de Lisboa. Temos de encontrar soluções, porque o investimento contínuo, as intenções de investimento, continuam. Alguma coisa boa o setor do turismo fez em Portugal para merecer quer de investidores nacionais, quer do olhar internacional, um interesse crescente, e não podemos ficar parados. Precisamos, por isso, de todos”, termina.

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