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EUA consolidam posição como 2.º mercado emissor no 1.º trimestre

Depois de ter fechado 2024 com perto de 2,3 milhões de hóspedes e 5,2 milhões de dormidas, o mercado dos EUA continua a registar evoluções positivas no primeiro trimestre de 2025. Com todos os aeroportos nacionais a estarem ligados aos EUA, o mercado representa, segundo o Turismo de Portugal, “um dos eixos estratégicos para o crescimento sustentado do turismo nacional”.

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EUA consolidam posição como 2.º mercado emissor no 1.º trimestre

Depois de ter fechado 2024 com perto de 2,3 milhões de hóspedes e 5,2 milhões de dormidas, o mercado dos EUA continua a registar evoluções positivas no primeiro trimestre de 2025. Com todos os aeroportos nacionais a estarem ligados aos EUA, o mercado representa, segundo o Turismo de Portugal, “um dos eixos estratégicos para o crescimento sustentado do turismo nacional”.

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TAP já liga Lisboa a Los Angeles
Transportes

De 2023 para 2024, Portugal “conquistou” mais 559 mil dormidas e mais 240 mil hóspedes, segundo indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No primeiro trimestre de 2025, o mercado norte-americano continua a consolidar-se como um dos mais relevantes para o turismo nacional, com as dormidas de turistas provenientes dos Estados Unidos da América (EUA) a registarem um crescimento de 1,5% face ao período homólogo de 2024, totalizando 726.650 (quota de 12,1%).

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Já no que toca aos hóspedes, os números do INE revelam uma subida de 2%, passando de 310.953, no primeiro trimestre de 2024, para 317.371 (quota de 12,5%) no mesmo período de 2025.

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Em termos de receitas turísticas, o mercado norte-americano ocupa a terceira posição, com um total de 229 milhões de euros (quota de 11,7%) de janeiro a março de 2025.

Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal (TdP), “o mercado dos EUA representa um dos eixos estratégicos para o crescimento sustentado do turismo nacional”, salientando que, “com estas novas rotas, todos os aeroportos nacionais passam a estar ligados aos EUA, o que reforça a atratividade de Portugal como destino de eleição para os viajantes norte-americanos e contribui para uma melhor distribuição do fluxo turístico pelo território.”

Recorde-se que, recentemente, a TAP Air Portugal e a United Airlines inauguraram quatro novas rotas transatlânticas que reforçam significativamente a conectividade entre os dois países, com a TAP a operar as rotas, Los Angeles – Lisboa; Boston – Porto; e a United Airlines a operar Nova Iorque – Faro; e Nova Iorque – Funchal.

Estas ligações representam um, segundo o TdP, “marco importante”, pois, pela primeira vez, todos os aeroportos nacionais passam a estar ligados diretamente aos EUA.

Em 2024, com um aumento de 13%, o turismo proveniente dos EUA foi o que mais cresceu em Portugal em termos de receitas, antevendo o TdP manter-se esta “tendência de crescimento” para o ano de 2025, com Portugal a destacar-se como um dos destinos eleitos para as férias de verão. De resto, para a próxima época alta, o mercado norte-americano representa já 30% das reservas registadas, avança o TdP.

Este desempenho vai ao encontro da estratégia do Turismo de Portugal de reforçar a conectividade aérea e de diversificar os mercados emissores, promovendo uma maior coesão territorial e sustentabilidade do setor.

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Aviação

easyJet assinala aniversário de base no Porto e revela que já transportou 23,4 milhões de passageiros

Este verão, a grande novidade da easyJet no Porto é a abertura de uma nova rota para Slipt, na Croácia, que vai contar com voos às segundas e quintas-feiras, a partir de 23 de junho.

A easyJet já transportou 23,4 milhões de passageiros desde o seu primeiro voo para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, para onde a companhia aérea começou a voar em 2007 e onde, em 2015, abriu uma base que está a assinalar o seu 10.º aniversário e que conta atualmente com 27 rotas para 12 países.

“A presença da easyJet no Porto remonta a 2007, com o primeiro voo a ligar a cidade a Genebra. Desde então, mais de 23,4 milhões de passageiros escolheram a easyJet para viajar de ou para o Porto”, refere a companhia aérea em comunicado.

No entanto, foi em março de 2015, data que marcou a abertura da base da easyJet no aeroporto Francisco Sá Carneiro, que a companhia aérea estabeleceu um “compromisso com a região Norte de Portugal e com o desenvolvimento do turismo, mobilidade e economia local”.

Atualmente, a companhia aérea “opera 27 rotas a partir do aeroporto do Porto, conectando a cidade a destinos em 12 países, incluindo França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Marrocos, Croácia, Cabo Verde, República Checa e Luxemburgo, para além dos voos domésticos para o Funchal e Porto Santo”.

No verão, a transportadora low cost realiza em média 56 voos diários de e para o Porto, disponibilizando uma capacidade total superior a três milhões de lugares para o ano fiscal de 2025, com destaque para a nova rota que vai ligar o Porto a Slipt, na Croácia, com voos às segundas e quintas-feiras a partir de 23 de junho.

“Estabelecer uma base no Porto foi uma decisão estratégica e estamos empenhados em continuar a ser um agente ativo na internacionalização da região e na atração de novas oportunidades. Ao longo desta década, temos reforçado a nossa presença com investimento contínuo, rotas estratégicas e a criação de emprego qualificado. Acreditámos no potencial económico da região, no seu dinamismo e nas suas pessoas, e hoje essa aposta traduz-se numa operação sólida e numa relação duradoura com o Norte do país”, congratula-se José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

No Porto, a easyJet conta com seis aviões Airbus A320 baseados, incluindo dois aparelhos de modelos Neo, que refletem “o compromisso contínuo da easyJet com a sustentabilidade” e que se vieram juntar aos “cinco aviões que também operam para o Porto desde outras bases, num total de 11 aeronaves a voar de e para o Porto”

 

 

 

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CONCURSO INTERNACIONAL N.º 20250501352 Construção de stands da O.N.T.T. em feiras e exposições turísticas no estrangeiro para os anos 2025-2026

Oficina Nacional de Turismo da Tunísia (O.N.T.T.) – REPÚBLICA DA TUNÍSIA

No âmbito das suas atribuições, a Oficina Nacional de Turismo da Tunísia lança um concurso internacional com o objetivo de adjudicar a uma entidade especializada a construção dos stands da O.N.T.T. destinados a feiras turísticas e exposições internacionais nos anos de 2025 e 2026.

As entidades jurídicas especializadas neste tipo de construções, que possam satisfazer os critérios de elegibilidade e apresentar as garantias exigidas no caderno de encargos, podem participar neste concurso. O processo de concurso encontra-se disponível na plataforma de contratação pública TUNEPS, acessível através do portal www.tuneps.tn.

As propostas devem ser enviadas em formato digital através do sistema TUNEPS até 30/06/2025 às 10h00 (hora local da Tunísia).

Contudo, certos documentos originais devem ser obrigatoriamente enviados em formato físico, nomeadamente:

  • Os originais da garantia bancária;
  • Um extrato do registo nacional de empresas (RNE), emitido com uma data inferior ou igual a três meses em relação à data de abertura das propostas, ou qualquer outro documento equivalente conforme a legislação do país onde a empresa se encontra estabelecida;
  • Um certificado original comprovando que o proponente não se encontra em situação de falência ou sob administração judicial, ou o equivalente no seu país. Caso necessário, deverá ser anexada uma tradução oficial em francês ou inglês;
  • Os concorrentes residentes na Tunísia que desejem redigir o ato de compromisso em moeda estrangeira deverão apresentar uma autorização prévia do Banco Central da Tunísia, nos termos do artigo 21 do Código das Câmbios e do Comércio Externo.

Em caso de impossibilidade técnica no uso do sistema TUNEPS (como o volumen do ficheiro), uma parte da proposta poderá ser enviada fora da plataforma, desde que tal seja mencionado previamente na proposta submetida online.

Uma tabela indicando a lista dos documentos enviados fora do sistema TUNEPS deve ser enviada em formato físico (em papel) e também digitalizada e transmitida via TUNEPS.

As propostas offline devem ser enviadas por correio registado (com aviso de receção) ou entregues em mão, em envelope fechado, com o seguinte destinatário:

Monsieur le Directeur Général de l’Office National du Tourisme Tunisien
1 Avenue Mohamed V, 1001 Tunis – Tunisie

O envio deve ser feito até 30/06/2025 às 10h00, sendo considerada válida unicamente a data de receção com carimbo da Bureau d’Ordre Central (BOC) da O.N.T.T.

A parte offline da proposta deve ser apresentada num envelope fechado, contendo no exterior apenas a seguinte menção:

A NE PAS OUVRIR 
APPEL D’OFFRES INTERNATIONAL N° 20250501352
Construction des stands de l’O.N.T.T. aux salons et foires touristiques à l’étranger

As propostas recebidas após o prazo indicado, sem a garantia provisória (ou, se for o caso, sem o comprovativo de pagamento dessa garantia na conta da representação da O.N.T.T. no país do concorrente), ou que não respeitem as regras de apresentação via TUNEPS, serão automaticamente rejeitadas.

A sessão pública de abertura das propostas técnicas e financeiras terá lugar no dia 30/06/2025 às 12h00, na sala de reuniões da O.N.T.T., situada na Avenue  de la Liberté, 84 – 1001 Tunis.

Os proponentes ficarão vinculados às suas propostas por um período de cento e vinte (120) dias, a contar do dia seguinte ao prazo final de receção.

Para mais informações sobre o sistema TUNEPS ou caso ainda não esteja registado, pode contactar a unidade de contratação pública online:

  • Endereço: Bab El Assel – 1006 Tunis – Tunísia
  • Telefone: +216 70 130 340
  • E-mail: tuneps@pm.gov.tn

Informações adicionais sobre o registo de fornecedores estão disponíveis em:
http://www.tuneps-kit.tn/02/pro_demande_etranger.php

 

 

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ARPTA reforça promoção junto do mercado espanhol

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tem vindo a intensificar a sua estratégia de promoção externa, com especial incidência no mercado espanhol. Esta aposta tem resultado na visita à região de vários órgãos de comunicação social de referência, bem numa estratégia mais ampla de valorização do território, da qual faz parte o evento “Subaquatic Wine Tourism Experience”.

De acordo com a ARPTA os meios de comunicação social que recentemente visitaram a região realizaram reportagens centradas na autenticidade, na paisagem e nas experiências vínicas e gastronómicas, estando, no entanto, agendadas novas deslocações nas próximas semanas

No entanto, Este ciclo de ações promocionais integra-se numa estratégia mais ampla de valorização do território, da qual faz parte o evento “Subaquatic Wine Tourism Experience”, que terá lugar nos dias 20 e 21 de junho em Sines. A iniciativa reúne jornalistas internacionais provenientes de diversos mercados, incluindo um espanhol, que irão explorar uma proposta inovadora de enoturismo: o envelhecimento de vinhos no fundo do mar. A experiência alia sustentabilidade, inovação e diferenciação, posicionando o Alentejo como destino emergente para experiências únicas ligadas ao mar e ao vinho.

“O Alentejo tem vindo a afirmar-se como um território de excelência para o turismo internacional, e o mercado espanhol é, pela sua proximidade e maturidade, uma das nossas principais prioridades estratégicas,” sublinha José Manuel Santos, presidente da ARPTA.

O responsável acredita que “a promoção baseada em conteúdos e experiências autênticas é a via mais eficaz para atrair um visitante mais informado, exigente e sensível aos valores da sustentabilidade.”

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Transportes

Comboio Histórico do Douro regressa a 7 de junho para nova temporada

Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa […]

Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa viagem a bordo de carruagens históricas do início do século XX, que transportam os passageiros a outros tempos, e com vista para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.

O programa tem início às 15h00, na estação da Régua, ao som de música tradicional da região, com partida agendada para as 15h30, com destino ao Tua. Durante o percurso, é possível degustar um cálice de vinho do Porto e provar alguns produtos regionais. A chegada ao Tua está prevista para as 16h39, onde decorrerá a venda e degustação de produtos regionais, por produtores locais.

Pelas 17h07, o comboio inicia a viagem de regresso à Régua. Na paragem no Pinhão, pode-se apreciar os icónicos painéis de azulejos da estação e visitar uma Wine House, com possibilidade de compra de vinhos, compotas e outros sabores típicos da região. A chegada à Régua está prevista para as 18h25.

Os preços são de 59 euros por adulto e de 30 euros por criança, havendo preços especiais para grupos.

No entanto, a CP – Comboios de Portugal informa, em nota de imprensa que, devido a limitações na infraestrutura ferroviária anunciadas pela IP – Infraestruturas de Portugal, o Comboio Histórico do Douro 2025 circulará inicialmente com uma locomotiva histórica dos anos 60, da série 1401-1467, em substituição da locomotiva a vapor CP 0186, e avança que esta alteração decorre do projeto de modernização da Linha do Douro, onde foram identificadas algumas restrições de carga em pontes localizadas no troço Régua-Pocinho, limitando a circulação da locomotiva a vapor. No entanto, a CP garante que está a encetar todos os esforços para que, com a maior brevidade possível, a locomotiva a vapor possa voltar a circular no troço Régua-Pocinho, com toda a segurança.

 

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“A história da APAVT confunde-se com a história do turismo em Portugal”, admite Pedro Costa Ferreira

Lisboa recebeu o segundo jantar comemorativo do 75.º aniversário da APAVT. No Grémio Literário, Pedro Costa Ferreira, presidente da associação, destacou que a APAVT vai “continuar a escrever história, continuar a ser um dos pilares do desenvolvimento do turismo em Portugal e da economia nacional, no fundo, continuar a escrever turismo”.

No segundo jantar comemorativo dos 75 anos da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), realizado em Lisboa, no Grémio Literário (o primeiro foi no Algarve), Pedro Costa Ferreira, presidente da associação, destacou a “história muito rica” da APAVT, salientando tratar-se de uma “uma história escrita, sobretudo, ou quase exclusivamente, pelos agentes de viagens”, revelando a intenção da realização destes jantares comemorativos em todas as regiões de turismo nacionais com os respetivos agentes de viagens.

“É uma história que se confunde com a própria história do turismo português”, disse Pedro Costa Ferreira, fazendo ainda referência ao facto dessa mesma história ter vindo a ser construída “ao longo do país, com as regiões de turismo, tornando a oferta turística mais rica, contribuindo para a coesão social e para o desenvolvimento do turismo”.

Referindo-se à presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidentes do Turismo de Portugal e da Confederação do Turismo de Portugal, Carlos Abade e Francisco Calheiros, respetivamente, o presidente da APAVT considero-as “emblemáticas”, até porque, segundo o mesmo, “nunca estivemos sozinhos enquanto construímos a nossa história”, reforçando mesmo tratar-se da melhor Parceria Pública Privada do país, do setor económico de Portugal”.

Concluindo a sua intervenção, Pedro Costa Ferreira frisou que “o setor da distribuição chega a estes 75 anos com os melhores números” e que “vamos continuar a escrever história, vamos continuar a ser um dos pilares do desenvolvimento do turismo em Portugal e da economia nacional, vamos continuar a escrever turismo”.

Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) de Lisboa

Já Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) de Lisboa, fez referência aos números alcançados em 2024, tendo estes marcado “um ponto de viragem”, frisando que, “aumentámos a nossa importância a nível nacional e, pela primeira vez, a região ultrapassou o número de hóspedes do Algarve”, revelando ainda que Lisboa liderou “em número de hóspedes, dormidas e gasto médio por turista”.

Já para este ano de “2025, Carla Salsinha antecipa que “iremos ter um novo ano a bater recordes”, até porque, segundo a responsável da ERT de Lisboa, “estamos com mais chegadas, mais turistas”. Contudo, chamou a atenção para o desafio que a região enfrenta, já que “dos 18 municípios que compõem esta região, 88% do turismo está em quatro municípios”.

No final, Pedro Machado aproveitou para reafirmar que “os 75 anos da APAVT confundem-se muito com a história do turismo em Portugal”, constituindo “manifestamente motivo não só de orgulho, de satisfação”, considerando ainda ser “transversal e reconhecido por todos os players, sejam da política, da economia ou de outras áreas, aquilo que verdadeiramente a APAVT representa enquanto fonte de crescimento”.

Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo

E a concluir, o secretário de Estado do Turismo reforçou a ideia e vontade de subir no ranking da competitividade do turismo mundial, onde Portugal ocupa a 12.ª posição, mas, também, dar atenção a problemas como a “mobilidade e conectividade” ao mesmo tempo que se apetrecha o setor com ferramentas como “a Inteligência Artificial, critérios ESG, novos modelos de governação, de modo que o país possa continuar a afirmar-se como um dos destinos mais competitivos do mundo”.

Sobre o autorVictor Jorge

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Dubai reforça estatuto de destino gastronómico com mais e novas estrelas Michelin

A edição de 2025 do Guia Michelin Dubai conta com 119 restaurantes, incluindo dois que foram distinguidos com três estrelas Michelin, naquela que foi a primeira vez que a distinção máxima foi atribuída a estabelecimentos do Dubai.

O Dubai está a reforçar o seu estatuto de destino de turismo gastronómico com o aumento do número de restaurantes premiados com estrelas Michelin, cujos estabelecimentos foram anunciados a 22 de maio, na quarta edição anual do Guia Michelin Dubai.

“A edição deste ano do Guia Michelin Dubai, um guia gastronómico dedicado a destacar os melhores espaços e talentos culinários da cidade, inclui um total de 119 restaurantes — um aumento de 72,5% face à edição inaugural de 2022, que destacava 69 estabelecimentos. Com a seleção feita pelos inspetores da Michelin, este crescimento reflete a rápida expansão e diversidade da cena gastronómica do Dubai”, indica o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), em comunicado.

Entre os restaurantes premiados, o DET destaca que houve dois estabelecimentos que “receberam, pela primeira vez desde o lançamento do guia na cidade em 2022, a distinção máxima de três Estrelas Michelin”, o que corresponde a “um momento histórico para a gastronomia do Dubai”.

O Trèsind Studio e o FZN by Björn Frantzén foram os restaurantes do Dubai que receberam três estrelas Michelin, com o primeiro a destacar-se pelo facto de ser o “primeiro restaurante indiano no mundo a ser distinguido com três Estrelas Michelin”, enquanto o segundo se destaca por ser comandado pelo Chef Björn Frantzén, que já detinha três estrelas Michelin em dois restaurantes na Suécia e em Singapura, tornando-se agora no “único chef no mundo, atualmente, a deter simultaneamente três Estrelas Michelin em três restaurantes diferentes”.

No total, o Guia Michelin Dubai conta com dois restaurantes com três estrelas, três com duas estrelas e 14 estabelecimentos distinguidos com uma estrela Michelin, tendo sido ainda entregue a Estrela Verde Michelin a três restaurantes da cidade. Além disso, há ainda 22 restaurantes Bib Gourmand e 78 restaurantes selecionados pelo Guia Michelin, incluindo 15 novas entradas.

“Com uma seleção diversificada de 35 tipos de cozinha, os 119 restaurantes incluídos no Guia Michelin Dubai 2025 refletem diretamente o dinamismo da cena gastronómica da cidade, ao proporcionarem experiências únicas e, ao mesmo tempo, contribuírem para os objetivos turísticos e económicos do Dubai”, considera o DET.

Segundo Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (Visit Dubai), o lançamento do Guia Michelin Dubai, assim como a entrega das três estrelas Michelin pela primeira vez, “representa mais um momento decisivo na afirmação do Dubai como um destino gastronómico de classe mundial e é prova de uma ousada inovação, talento extraordinário e excelência culinária”.

Recorde-se que, segundo o Dubai Gastronomy Industry Report 2024, a cidade ocupa o segundo lugar — logo após Paris — no ranking das principais capitais gastronómicas do mundo, tendo sido ainda considerada um dos 10 melhores destinos para amantes de gastronomia.

 

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Alojamento

APHORT alerta que hotéis portugueses podem pedir compensação à Booking em ação coletiva europeia

A APHORT associou-se a uma ação coletiva europeia contra a Booking.com que pede compensações por danos causados aos hotéis e insta a unidades nacionais a aderirem a esta iniciativa, que conta com a adesão de 25 associações europeias e com o apoio da HOTREC.

A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo associou-se a uma ação coletiva europeia contra a Booking.com que pede compensações por danos causados aos hotéis, depois do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) ter decidido que “as cláusulas de paridade impostas pela plataforma aos hotéis violam o direito da concorrência da UE”.

Num comunicado enviado à imprensa, a APHORT explica que “em 2021, a Booking.com decidiu, de forma unilateral, pôr fim às negociações de compensação com a Associação Alemã de Hotelaria (IHA) e avançou com processos judiciais contra várias centenas de hotéis alemães, junto do Tribunal Distrital de Amesterdão”.

Este processo, que segundo a APHORT está ainda em curso, já teve, no entanto, alguns resultados, com destaque para a decisão de 19 de setembro de 2024 do TJUE, que “veio confirmar as conclusões da Autoridade da Concorrência alemã, reconhecendo que as cláusulas de paridade violam as regras da concorrência da União Europeia”.

Segundo a associação, “este entendimento abre caminho a pedidos de indemnização por parte de hotéis em toda a Europa”, tendo já sido iniciada uma ação colectiva europeia contra a Booking.com, que conta com o apoio ativo da HOTREC – a confederação europeia da hotelaria, assim como de outras 25 associações nacionais do setor em toda a Europa.

Nesta ação coletiva europeia, “a APHORT figura como a única associação portuguesa envolvida, em representação dos interesses da hotelaria nacional”, defendendo que os “hotéis portugueses têm agora o direito de reclamar uma compensação pelos danos sofridos”, uma vez que a atuação da Booking causou “prejuízos financeiros significativos às unidades hoteleiras em Portugal e por toda a Europa”.

“Durante mais de duas décadas, estas cláusulas colocaram o setor hoteleiro em clara desvantagem competitiva, ao impedirem a livre concorrência de preços entre a Booking.com e outras plataformas online. Como consequência, os hotéis foram obrigados a suportar comissões inflacionadas e viram-se limitados na sua capacidade de oferecer melhores preços ou disponibilidade nos seus próprios sites, reduzindo significativamente as vendas diretas e a sua autonomia comercial”, acrescenta a APHORT.

A associação diz que “os estabelecimentos afetados podem ter direito a recuperar uma parte substancial das comissões pagas à Booking.com entre 2004 e 2024, acrescida de juros” e revela que “o processo será conduzido por uma equipa de juristas e economistas especializados em concorrência, com experiência reconhecida e que já asseguraram a vitória no TJUE em setembro de 2024″.

“Enquanto Associação que representa e defende os interesses do setor hoteleiro, no contexto nacional e europeu, a APHORT quer, com este apoio, dar oportunidade aos empresários portugueses – sejam ou não nossos associados – que se possam ter sentido prejudicados pela atuação da Booking.com ao longo dos anos para fazerem valer os seus direitos, recuperarem prejuízos e contribuírem para um mercado online mais justo”, afirma Inês Sá Ribeiro, presidente executiva da APHORT.

Os hotéis interessados em aderir a esta iniciativa podem inscrever-se aqui, até 31 de julho de 2025. A associação diz estar ainda disponível para prestar esclarecimentos adicionais através do correio elétrico correio@aphort.com.

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Seaventy investe em Inteligência Artificial para duplicar volume de negócio

Segundo Bernardo Castro, diretor-geral da Seaventy, a aposta na Inteligência Artificial (IA) traz um “potencial gigantesco de crescimento” à empresa que, este ano, conta já com um crescimento de 30% em faturação e adjudicações.

A Seaventy está a investir na Inteligência Artificial (IA) e espera que esta ferramenta permita “duplicar o volume de negócio”, segundo Bernardo Castro, diretor-geral da Seaventy, que considera que esta aposta traz um “potencial gigantesco de crescimento” à empresa que organiza eventos em barcos na região de Lisboa e Cascais.

O responsável explicou, à margem de um evento promovido esta terça-feira, 27 de maio, a bordo do navio Opera e que recriou o apagão do passado mês de abril, que a Seaventy conta com uma pessoa na sua equipa que está “dedicada a 100% a estudar as aplicações da IA”.

“Quando temos barcos, acabamos por estar focados na operação, nos problemas da tripulação e esse é um trabalho não pode ser substituído com IA. Mas nós, enquanto agência, temos um potencial gigantesco de crescimento, conseguimos duplicar o nosso volume de negócios com a mesma equipa”, explicou o responsável da empresa.

Apoio ao cliente, vendas e uma relação mais automatizada com os parceiros são, segundo Bernardo Castro, alguns das vantagens mais imediatas da IA para uma empresa como a Seaventy.

“É como se cada membro da nossa equipa tivesse uma equipa de agentes de IA a trabalhar. Isso abre perspectivas muito interessantes”, defendeu ainda o responsável, em declarações aos jornalistas.

2025 com crescimento de 30% em faturação e de adjudicações

Bernardo Castro fez ainda um balanço positivo dos cinco primeiros meses de 2025, revelando que a Seaventy conta, atualmente, com um crescimento de 30% em faturação e adjudicações face a período homólogo do ano passado.

“Este ano está a correr bem”, resumiu o diretor-geral da Seaventy, considerando que, apesar do bom tempo tardio, que “pesa muito” no negócio da empresa, a Seaventy tem conseguido alcançar o “sucesso”.

O sucesso da empresa, acrescentou o responsável, é também fruto da especialização que a Seaventy tem vindo a fazer, e que leva Bernardo Castro a indicar que “houve uma mudança de mentalidade” na empresa, uma vez que, quando nasceu, a Seaventy pretendia trabalhar com todos os barcos e em todo o país.

“Começámos por trabalhar com todos os barcos do mercado, no país inteiro, e hoje em dia temo-nos concentrado em cinco parceiros, que acabam por dar resposta a 90% de todos os pedidos que nos chegam”, revelou Bernardo Castro, indicando que a empresa se especializou em evento em barcos na região de Lisboa e Cascais, entre as 50 e as 300 pessoas, ainda que a média de eventos organizados pela Seaventy esteja entre as 100 e as 150 pessoas.

“Antigamente, era muito difícil organizar eventos em barcos, hoje em dia, é algo que está produtizado, é como reservar um restaurante para um grupo. Esse foi o grande trabalho que fizemos, mais do que diversificar, focámo-nos naquilo em que somos bons. A especialização e produtização é o caminho”, explicou.

Quanto a clientes, Bernardo Castro revela que 60% dos clientes da Seaventy chegam à empresa através das agências e são, na sua grande maioria, estrangeiros, enquanto os restantes 40% são clientes diretos, essencialmente portugueses.

“Este ano, as agências estão fortíssimas. Isso é fruto do tempo em que já cá estamos e, por isso, a cada ano, o peso das agências aumenta. Neste momento, pelo menos, 60% dos nossos eventos vêm de agências e 40% de cliente direto”, indicou.

 

 

 

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Inês de Matos

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Inglaterra, Escócia e Irlanda são os novos destinos TourTailors

Após o êxito alcançado com os lançamentos em Portugal, Espanha, Itália e França, a TourTailors reforça agora a sua presença no Reino Unido e Irlanda, com uma seleção de experiências e circuitos pensados ao detalhe.

A TourTailors, especialista em viagens personalizadas, anuncia a introdução oficial dos seus mais recentes destinos: Reino Unido e Irlanda. Esta expansão é sustentada por uma rede de parceiros locais em Inglaterra, Escócia e Irlanda, escolhidos pela sua competência e dedicação. É esta rede, de acordo com a empresa, que assegura que cada detalhe das viagens decorra na perfeição, proporcionando momentos únicos aos viajantes.

Este novo capítulo representa um passo importante na missão deste operador de turismo local europeu, especializado em tours personalizados de oferecer experiências autênticas e inesquecíveis, adaptadas ao perfil de cada viajante, refere ainda a empresa, que avança para estes destinos turísticos mais apreciados do mundo, sempre com um planeamento meticuloso e centrado nos interesses individuais de cada cliente.

“Estamos empenhados em manter os mais altos padrões de serviço para desenhar experiências memoráveis e enriquecedoras para nossos clientes que visitem o Reino Unido e Irlanda. A nossa equipa tem trabalhado arduamente na curadoria de experiências inesquecíveis para garantir que os nossos clientes têm a aventura de uma vida,” afirmou Eduardo Melo Claudio, Founder & CEO da TourTailors.

O responsável destaca ainda que “a nossa expansão para o Reino Unido e Irlanda é um testemunho da nossa dedicação aos nossos clientes”, para sublinhar que “desde sempre que procuramos adquirir um conhecimento profundo de cada um dos nossos destinos e encontrar os melhores parceiros para garantir aos nossos clientes experiências de viagem diversificadas e enriquecedoras”

Refira-se que a TourTailors desenvolve roteiros que se adaptam a uma grande variedade de preferências e interesses. Desde o momento inicial de contacto, a sua equipa de consultores dedica-se a desenhar itinerários exclusivos e feitos à medida. Com uma linha de apoio 24/7 durante toda a viagem, os clientes podem contar com um acompanhamento contínuo para garantir uma experiência autêntica e tranquila, garante.

A equipa da empresa está baseada em Portugal, e daqui expande para diferentes destinos de viagem pela Europa. Em 2024, mais de 4000 clientes escolheram os serviços da TourTailors para as suas viagens, com duração média de 14 dias, para diferentes países.

 

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Summer Party do Consolidador.com este ano em Lisboa e no Porto

O habitual evento do Consolidador.com, que celebra o verão, vai acontecer este ano não só em Lisboa (dia 27 de junho, no BBeach Restaurante e Club – Praia da Torre) como no Porto (11 de julho, na Quinta de Prata, em Pedrouços).

O Consolidador.com prepara-se para o seu Summer Party com dois eventos exclusivos dedicados aos agentes de viagens. Este ano, para além da habitual festa em Lisboa, haverá também uma edição especial no Porto, alargando o alcance da iniciativa a profissionais do Norte do país.

A festa de Lisboa realiza-se no dia 27 de junho, no BBeach Restaurante e Club – Praia da Torre, enquanto a edição do Porto terá lugar a 11 de julho, na Quinta de Prata, em Pedrouços, ambas entre as 19h30 – 23h00.

Ambos os eventos contarão com a presença de sete companhias aéreas já confirmadas: Air Europa, Emirates, Etihad Airways, Iberia, Qatar Airways, TAP Air Portugal e Turkish Airlines.

Anabela Almeida, diretora geral do Consolidador.com afirma que “sentimos que estava na altura de levar este espírito de celebração também ao Norte, onde temos uma presença cada vez mais relevante”, uma vez que estes eventos “são uma forma de agradecermos a confiança das agências e de reforçarmos os laços com os nossos parceiros, num ambiente informal, descontraído e cheio de energia positiva”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://mkt.egoi.page/ne2je7Oks/summerpartyConsolidadorcom.

 

 

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