Avbench diz que compra da TAP pelo grupo IAG será “mais atrativa” do que a Air Europa
Uma recente análise realizada pela Avbench considera que o grupo IAG tem muito mais a ganhar com a compra da TAP do que teria na aquisição da Air Europa.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Conhecido o “suposto” interesse do grupo IAG na compra da TAP, a consultora Avbench revela que a possível compra por parte do grupo que detém a Iberia e a British Airways, “é muito mais atrativa para a Iberia do que a Air Europa”, embora refira que a companhia aérea em que a Iberia estava interessada “teria sido mais fácil de integrar na IAG, juntamente com as espanholas Iberia e Vueling”, por “razões culturais”.
A imprensa espanhola faz eco desta análise, referindo o site Preferente que a Avbench dá “especial ênfase ao facto de a companhia aérea portuguesa ter um horário muito mais complementar e de, a priori, a sua contribuição ser maior quando se trata de dar um salto nas ligações entre a Europa e a América”.
“A Iberia e a TAP conseguiram aumentar o seu volume de passageiros entre a Europa e a América do Sul, ao mesmo tempo que aumentaram as suas tarifas, enquanto a Air Europa não conseguiu melhorar a sua quota de mercado, apesar de ter baixado as suas tarifas”, explica a análise.
De acordo com os dados da consultora, citados pelo Preferente, “a Iberia é atualmente líder entre a Europa e a América do Sul, com uma quota de mercado de 17,2%, seguida pela LATAM, que sofreu uma queda para 14,7%. A TAP, com uma evolução positiva, tem 12,9%, seguindo-se a Air Europa com 10,5%.
Outro ponto destacado pela análise da Avbench a favor da compra da TAP pela IAG refere-se à frota, composta, maioritariamente, por aeronaves Airbus, num total de 99 aviões, enquanto a frota da Air Europa possui 53 unidade, tendo decidido apostar em dois modelos da Boeing: 787 Dreamliner e 737.
Certo é que as últimas declarações de Luis Gallego, CEO do IAG vão no sentido de fazer a companhia portuguesa “maior e ter um hub dual com Lisboa e Madrid”.