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“Portugal tem muito para oferecer”

De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.

Victor Jorge
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“Portugal tem muito para oferecer”

De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.

Victor Jorge
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Os números são indicativos, ou melhor, são a confirmação de que Portugal está na moda para os lados da América do Norte. “Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino Portugal é popular neste momento”, revela Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, empresa de viagens de aventura para pequenos grupos que oferece mais de 1.100 passeios acompanhados em todo o mundo, com uma média de 10 viajantes por passeio.

O foco da Intrepid Travel está no que chama de “Turismo de Base Comunitária” (TBC), o que segundo Berna “cria a sensação de ligação à autenticidade da cultura local”. Até porque, “só assim as pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias”.

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A missão da Intrepid Travel é criar mudanças positivas através do prazer de viajar. Como é que isto pode ser aplicado a Portugal?
Todas as viagens da Intrepid são concebidas para deixar um impacto positivo e isto, claro, estende-se às nossas viagens em Portugal. Esperamos criar uma mudança positiva ao trabalhar em estreita colaboração com as comunidades locais em Portugal para garantir que as nossas viagens as beneficiem.

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Portugal tem muito para oferecer. Está oficialmente no mapa em grande e estamos a ver a sua popularidade a aumentar nos últimos anos. As nossas vendas já aumentaram 11% para 2024, em relação ao ano anterior, na América do Norte.

Temos visto outros destinos na Europa a tornarem-se vítimas da sua própria popularidade. As nossas viagens têm como objetivo levar os viajantes para fora dos “destinos batidos”, a fim de ajudar a minimizar os impactos do excesso de turismo em destinos extremamente populares que estão a sentir a pressão das multidões, ao mesmo tempo que apoiam diretamente empregos e meios de subsistência em comunidades locais que poderiam realmente beneficiar com isso.

Esperamos poder continuar a alargar o turismo a todas as áreas do destino, encorajando, simultaneamente, os viajantes a viajar durante a época baixa, para ajudar a distribuir o fluxo de visitantes e evitar o impacto negativo do excesso de turismo à medida que a popularidade de Portugal aumenta.

Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem

Hoje em dia, as experiências e a ligação com as comunidades locais assumiram um papel importante para os turistas. É esse o tipo de experiência que oferece aos clientes? E, por outro lado, são essas experiências que os clientes procuram quando escolhem um destino?
As nossas viagens são sempre conduzidas a nível local e concebidas para deixar um impacto positivo. Este é um dos nossos maiores pontos fortes. A Intrepid acredita que as melhores pessoas para lhe mostrar um destino são as que lá vivem.

O Turismo de Base Comunitária (TBC) não só lhe dá uma visão real da vida local, como também assegura que a sua experiência de viagem faz uma diferença genuína para a população local. A Intrepid tem vindo a praticar efetivamente o TBC desde os seus primeiros dias. Ficámos alojados em aldeias de tribos das montanhas e comunidades insulares na Tailândia, Vietname, Malásia ou Bornéu. Mais recentemente, criámos estadias comunitárias na América Central e na América do Sul, como no Vale Sagrado, no Lago Atitlan e no Panamá.

Uma das razões do enorme sucesso das visitas de TBC para os nossos viajantes é a sensação de ligação à autenticidade da cultura local. Os viajantes falam do acolhimento mais caloroso da população local. Há uma compreensão mais profunda da cultura local e dos desafios enfrentados pelas comunidades rurais e remotas. As pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias.

Viagens sustentáveis certificadas
O que é que os norte-americanos realmente valorizam quando se trata de sustentabilidade ou de um destino sustentável?
O interesse dos consumidores por viagens sustentáveis mudou consideravelmente nas últimas duas décadas. Uma nova investigação da Intrepid revelou que 1 em cada 2 adultos está agora disposto a alterar os seus planos de viagem se souber como isso pode reduzir a sua pegada de carbono, pelo que, atualmente, a sustentabilidade está muito mais presente nas decisões de viagem.

À medida que mais marcas se juntam ao comboio ecológico, os norte-americanos podem tornar-se mais exigentes quando se trata de escolher para onde viajam e com que marcas viajam, uma vez que o “greenwashing” se torna proeminente. Incentivamos os viajantes a procurarem fornecedores com certificações reconhecidas, como a Travelife ou a B Corp. Isto significa que passaram por um processo rigoroso para estabelecer as suas credenciais ecológicas.

Sabemos que a transparência é fundamental neste domínio. É por isso que, em 2023, lançámos a etiquetagem de carbono em mais de 500 itinerários. As etiquetas mostram o total de CO2 e da viagem por viajante, por dia, ajudando os viajantes a compreender melhor a pegada ambiental das suas escolhas de viagem e permitindo-lhes tomar decisões informadas. Acreditamos que a rotulagem das emissões de carbono tornar-se-á em breve uma prática corrente e parte da política governamental, tal como aconteceu com os rótulos nutricionais em meados da década de 1990.

Sabemos também que os norte-americanos valorizam os produtos de viagem topo de gama, pelo que a criação de experiências de viagem mais sustentáveis e topo de gama tem sido uma das principais preocupações da Intrepid. A gama Intrepid Premium conta com 100 itinerários em 42 países e 5 continentes. Uma nova experiência nesta gama inclui a Costa Rica Premium de 9 dias, com uma visita a Matambu para apoiar o povo indígena Chorotegan e uma estadia no Mawamba Lodge em Tortugero, que está a utilizar um biodigestor e várias fontes de energia renováveis.

O transporte aéreo é um dos fatores que é sempre apontada como “insustentável” no que respeita às viagens. Os viajantes norte-americanos tentam compensar de alguma forma esta pegada climática? Como?
A Intrepid encomendou um estudo em 2023 que concluiu que 64% dos adultos em todo o mundo não fazem ideia da sua pegada de carbono. No entanto, embora a maioria dos adultos não pense na sua pegada de carbono ou não saiba o que é, cerca de 7 em cada 10 dizem que estão dispostos a mudar as suas ações e compras diárias para minimizar a sua pegada de carbono, mesmo que isso seja mais dispendioso ou inconveniente.

Assim, sabemos que a maioria da nossa base de clientes quer apoiar opções de viagem ecológicas e já está a optar por viagens sem voos. De facto, 70% das nossas 20 principais viagens em 2023 foram totalmente por terra.

Estamos à procura de formas de reduzir as nossas emissões de carbono. Para 2024, removemos 18 trechos de voos de curta distância em 14 viagens, o que afetará apenas 400 partidas. Embora a redução dos voos continue a ser uma prioridade do Intrepid, nem sempre será possível encontrar alternativas viáveis.

O transporte terrestre como primeira escolha dos viajantes foi identificado como uma das cinco principais tendências futuras para garantir um futuro mais sustentável das viagens num relatório da Future Labs encomendado pela Intrepid Travel em 2023. As viagens de comboio serão parte integrante desta abordagem regenerativa e, em 2040, prevê-se que os viajantes terão a opção de escolher entre inovações de alta velocidade e modos mais lentos, dependendo das suas preferências, pegada e geografia.

Novidade para 2024, a Intrepid lançou uma viagem totalmente terrestre de Paris a Madrid, oferecendo uma excursão de oito dias sem voos que visita Paris, Nimes, Barcelona e Madrid inteiramente em transportes públicos, com a opção de se estender a Londres via Eurostar. A Intrepid também estabeleceu anteriormente uma parceria com a empresa de viagens sem voos e com a sua congénere B Corp “Byway” para oferecer aos viajantes que reservam uma viagem em Itália ou Espanha a opção de reservar a sua viagem (via comboio) de e para o seu destino.

Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países. Por isso, esperamos que mais viajantes comecem a adotar uma filosofia de slow travel para reduzir a quantidade de voos que fazem.

Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países

Como é que se pode criar uma mudança positiva através da “alegria de viajar”, um dos vossos lemas?
As viagens têm o poder de mudar o mundo para melhor. As viagens e o turismo geram um em cada 10 empregos a nível mundial – o nosso setor apoia milhões de pessoas. Para ter um impacto social positivo, é essencial estabelecer uma ligação com as pessoas que vivem na comunidade para compreender as questões que lhes interessam e como as nossas ações podem afetar positivamente as suas vidas. Como uma empresa de viagens que se concentra na imersão dos viajantes numa comunidade local em vez de os isolar dela, temos a enorme responsabilidade de garantir que as nossas viagens são feitas de forma responsável para as pessoas que vivem nas comunidades visitadas.

É por isso que trabalhamos exclusivamente com líderes locais, por exemplo. Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem.

Um excelente exemplo de mudança e impacto positivos que gostaria de referir são as nossas Expedições para Mulheres, lançadas pela primeira vez em 2018 e que têm sido algumas das excursões mais populares até à data. São uma coleção de excursões conduzidas inteiramente por líderes femininas que visam quebrar barreiras para as mulheres viajantes. Proporcionam emprego às mulheres locais através de experiências conduzidas localmente, ao mesmo tempo que apoiam empresas detidas e geridas por mulheres na nossa cadeia de abastecimento.

Colaborações como esta resultam em experiências significativas e agradáveis para os viajantes, assegurando simultaneamente que a cultura e a história partilhadas durante estas aventuras são autênticas e factuais.

O nosso objetivo é capacitar as mulheres em todas as áreas, para além das nossas expedições, claro. Por exemplo, no Nepal, fomos uma das primeiras empresas a liderar caminhadas compostas inteiramente por mulheres carregadoras e guias. A indústria do trekking no Nepal tem sido historicamente dominada por homens, mas a Intrepid está a trabalhar arduamente para mudar esta situação, contratando, formando e apoiando uma nova vaga de talentos femininos locais. A Intrepid tem atualmente cerca de 20 líderes e guias assistentes.

Existimos para inspirar, criar, partilhar e conduzir as melhores experiências de viagem de sempre – tanto para as pessoas como para o planeta.

Um Portugal “apetecido”
Portugal tem registado um aumento considerável de turistas norte-americanos, destacando-se os números de 2023 face a 2022 e mesmo face ao período pré-Covid de 2019. Porque é que os americanos estão tão interessados em Portugal?

Portugal tem muito para oferecer. Desde as suas cidades pitorescas, costa encantadora e incrível história culinária, tem um enorme apelo para os norte-americanos e tudo o que procuram numa aventura europeia num só país.

Os norte-americanos também estão limitados a apenas duas ou três semanas de férias por ano. Isto pode ser um desafio quando se tem uma lista de viagens ambiciosa. Felizmente, existem destinos maravilhosos, como Portugal, que podem ser explorados confortavelmente em apenas sete dias.

Temos uma série de viagens no destino, incluindo uma popular que é completamente dedicada à comida, pois sabemos que é um grande atrativo. Uma nova experiência “WOW” que adicionámos a esta viagem para 2024 é uma estadia no Vale do Côa, uma região em Portugal conhecida pelos esforços de locais apaixonados para reflorestar a área e trazer turistas para desfrutar dos excelentes ambientes naturais e produtos locais. Os viajantes ficarão alojados numa aldeia fortificada no topo de uma montanha e desfrutarão dos produtos locais mais frescos, servidos e preparados de forma tradicional pelos nossos acolhedores anfitriões. Os nossos viajantes vêm ter connosco porque procuram uma experiência autêntica e envolvente, onde possam interagir com os habitantes locais, pelo que pensamos que esta será uma adição muito popular à viagem.

Para além da comida, os norte-americanos também são atraídos por aventuras ativas. A caminhada e o trekking explodiram após a pandemia – na verdade, vimos um aumento de 445% nas vendas (ano-ano) na nossa linha de caminhada e trekking em 2023.

O nosso “Hike the Rota Vicentina” em Portugal é uma aventura perfeita para quem procura aventura neste destino. A Rota Vicentina de Portugal, também conhecida como Trilho dos Pescadores, pode não ser a caminhada mais famosa da Europa, mas é certamente uma das mais espetaculares. Os viajantes juntar-se-ão a um líder local para se maravilharem com penhascos recortados, atravessarem dunas de areia repletas de vida selvagem única.

Por último, a Intrepid é conhecida pelas aventuras em grupos pequenos. As nossas viagens têm uma média de apenas 10 pessoas. Suficientemente pequenos para se sentir como se estivesse a explorar um destino de forma independente, mas suficientemente grandes para criar um bom ambiente social. Isto permite o acesso a locais no destino que muitos dos grupos turísticos maiores, com mais de 50 viajantes, que se veem pela Europa, não podem experimentar devido ao seu tamanho. Os nossos grupos permitem misturar-se e conhecer Portugal como um local.

Com base nos números atuais, como prevê este ano [2024] em termos de fluxo turístico da América do Norte para Portugal?
Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino é popular neste momento! Para contextualizar, maio, junho e setembro são os meses com maior número de partidas, por isso, o facto de estarmos apenas em abril e já estarmos a subir em relação ao ano anterior significa que estamos provavelmente no bom caminho para ultrapassar a visitação do ano passado.

Isto é especialmente impressionante, uma vez que estamos a assistir a uma queda global no Sul da Europa em locais tradicionalmente populares como Itália e Espanha para o verão de 2024 de cerca de 25% a nível global. Entretanto, Portugal está a crescer!

E nos anos seguintes, poderá haver alguma mudança?
2023 representou o melhor desempenho financeiro e os melhores resultados de impacto da Intrepid nos nossos 34 anos de história, marcando o fim do período de recuperação da pandemia e refletindo uma procura global crescente de viagens sustentáveis e experienciais.

Esperamos que este entusiasmo pelas viagens continue. Portugal tem muito para oferecer, pelo que estamos entusiasmados por continuar a trazer os nossos viajantes ao destino nas nossas viagens para o experimentarem.

 

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Formalizado em Lisboa o capítulo Espanha & Portugal do SITE

O Capítulo Espanhol e Português do SITE (Sociedade para Excelência em Viagens de Incentivo), que reúne profissionais da indústria, desde hotéis, a companhias aéreas, DMC, Conventions Bureaux, e todos os que fazem parte da cadeia de valor na área do MICE, foi formalizado esta quinta-feira em Lisboa.

A participação portuguesa neste capítulo do SITE, que acaba de ser formalizado, num encontro que decorreu, esta quinta-feira, no DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton, é ainda muito pequena, uma vez que são apenas oito membros, contra os 60 em Espanha, mas o objetivo é que pelo menos duplique muito rapidamente, conforme avançou ao Publituris, Eduarda Neves, CEO da Portugal Travel Team (PTT), um dos membros desta organização a nível global há quase 25 anos.

“Temos agora o “member get member”, ou seja, cada membro pode convidar outro a associar-se e esse membro tem um desconto do fee, e esses também podem convidar outros tantos. Temos, na minha opinião, capacidade para ter um número igual a Espanha, nesta organização que existe há mais de 50 anos e tem vindo a crescer em todo o mundo com os vários capítulos”, esclareceu Eduarda Neves. Refira-se que cada membro, e é na base individual e não por empresa, paga um fee anual de 495 dólares.

A formação e o networking, como disse, são as grandes bandeiras do SITE, bem como um código de ética “muito rigoroso”, e sendo associado do capítulo, o membro é automaticamente associado do SITE Global, com possibilidade participar nas conferências anuais bem como nas reuniões de outros capítulos geográficos.

O objetivo do SITE, avançou ainda ao Publituris a CEO da Portugal Travel Team “não é captar negócio diretamente, mas é uma oportunidade de networking para futuros negócios. Temos todos os anos a conferência global, que em 2024, teve lugar em fevereiro, em Istambul, e em 2025, será em Tulum, em março”, para lembrar que em 2012 teve lugar em Lisboa.

Refira-se que nas conferências anuais do SITE Global, para além dos speakers em várias em várias áreas há ainda a atribuição dos prémios SITE Crystal Awards, em várias categorias, sendo que a Portuga Travel Team já ostenta um troféu.

Sobre este segmento tão importante para o turismo em Portugal e conhecendo os seus impactos económicos para o país, mas também lembrando um dos grandes propósitos do SITE, que é a formação, Eduarda Neves, profissional há muitos anos na área do MICE faz uma observação: “As universidades que têm cursos de turismo e de organização de eventos, com mestrados e pós-graduações, não contam e não pedem a colaboração de quem trabalha nos vários segmentos do MICE, para fazer uma apresentação de uma hora em cada curso sobre esta temática que é tão variado”.

Em declarações ao Publituris, defendeu ainda que “e um tipo de turismo que traz valor acrescentado para o país porque compra hotelaria, restauração, salas de conferências, palácios e outros espaços com um valor muito mais alto, e cuja média de gasto por pessoa ronda entre os sete mil e os 12 mi euros, ou seja, um valor muito mais alto do que o turismo de lazer. Nós não queremos acabar com o outro tipo de turismo, o que queremos é ter aquilo que precisamos para poder desenvolver ainda mais este segmento em Portugal.

Para Borja Llopart, presidente do capítulo SITE Spain & Portugal, “esta fusão emocionante abre um mundo de possibilidades para nós, e estamos cheios de entusiasmo pelas oportunidades que temos pela frente”, para realçar que o capítulo ultrapassou os 70 membros, e que “esta conquista é uma prova da dedicação e do trabalho duro dos membros do nosso Conselho e do Comité, cujos esforços incansáveis ​​nos impulsionaram para a frente”, para enaltecer que “vamos embarcar nesta jornada juntos, com entusiasmo renovado e um compromisso compartilhado com a excelência”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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GEA vai formar agentes de viagens em parceria com HT Porto e Turismo de Portugal

A GEA vai formar os seus agentes de viagens em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e Turismo de Portugal, ao abrigo de um acordo com as duas entidades, no âmbito do programa Formação + Próxima.

Esta colaboração visa promover a formação especializada e certificada para os colaboradores das agências do grupo através do curso “Introdução ao Turismo nas Agências de Viagens”, com duração total de 24 horas, permitindo que desenvolvam ou reforcem as suas competências, posicionando-se de forma competitiva num mercado em constante evolução.

De acordo com o grupo de gestão, este curso foi desenhado para capacitar os participantes com os conhecimentos fundamentais necessários para atuar no setor do turismo, com foco especial nas agências de viagens. O conteúdo é abrangente e prático, garantindo que os formandos adquiram competências atualizadas e relevantes para o seu desempenho profissional. Os conteúdos programáticos cobrem áreas-chave do turismo, como conceitos base do sistema do turismo; o atendimento presencial e online; os canais de distribuição e promoção de produtos turísticos, estratégias para maximizar a visibilidade e a eficiência; gestão económico-financeira nas agências de viagem e a importância da boa gestão para a sustentabilidade dos negócios no setor.

Para Pedro Gordon e Carlos Baptista, administradores da GEA Portugal, esta parceria, torna-se ainda mais relevante tendo em conta a perda de recursos humanos na atividade da agência de viagens.

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Pipadouro diversifica oferta Vintage Wine Travel

Visita e almoço na Casa Redonda da Quinta das Carvalhas, a joia da coroa da Real Companhia Velha, reforçam o leque de opções do programa “Um Dia no Douro” do Pipadouro, operador de turismo fluvial de luxo.

A Pipadouro continua a diversificar a sua oferta de Vintage Wine Travel, propondo aos seus clientes uma viagem ao mundo da mais antiga companhia de vinhos de Portugal: a Real Companhia Velha.

O operador acrescentou uma nova rota ao programa “Um Dia no Douro”, o mais procurado pelos turistas ao longo de 2024, por representar uma opção completa para quem pretende explorar os inúmeros encantos da região duriense num curto espaço de tempo.

O programa já englobava a navegação nos Gentleman’s Vintage Boats da empresa, a partir do cais privado no Pinhão, seguida de visita e almoço harmonizado em espaços emblemáticos como a Quinta do Crasto, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo ou a Quinta de Ventozelo, entre outras. Agora, apresenta como opção a Quinta das Carvalhas, a joia da coroa da Real Companhia Velha.

Os clientes terão assim a possibilidade de conhecer uma propriedade histórica – as primeiras referências escritas à quinta remontam ao ano de 1759 -, com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro, distinguida nos prémios ‘Best Of Wine Tourism 2022’, na categoria ‘serviços de enoturismo’. A Pipadouro Experience by Real Companhia Velha tem a duração de seis horas (entre as 11h00 e as 17h00).

A Casa Redonda, localizada a cerca de 550 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica de 360 graus sobre a propriedade de 500 hectares – 135 hectares de vinha – e o Douro Valley. Após o almoço, em que os sabores da região serão harmonizados com os vinhos da Real Companhia Velha, a tarde será passada a bordo dos iates clássicos da Pipadouro.

A frota vintage do operador é constituída pelo Friendship I, um superiate de 1957 construído nos estaleiros já extintos da E.F. Elkins em Christchurch, no sul de Inglaterra, para a British Royal Navy, e pelo Pipadouro II, datado de 1965 e construído nos estaleiros de João Brites, em Lisboa, com recurso a desenhos da Americana Chris-Craft.

 

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HolaCamp estreia-se em Portugal com aquisição do Camping Albufeira

A empresa catalã HolaCamp aposta em Portugal para iniciar a sua expansão internacional, onde prevê investir mais de 4 milhões de euros nos próximos três anos em melhorias no Camping Albufeira, no Algarve, um dos maiores do nosso país, com uma área de 26 hectares.

“Optámos por adquirir o Camping Albufeira pela sua localização privilegiada num ambiente natural, por ser um destino turístico internacional de primeiro nível e pela sua grande dimensão, o que nos permitirá criar diferentes espaços para os diversos perfis de clientes que temos em carteira”, destaca CEO, Alfonso Leprevost, CEO da HolaCamp.

Imagem da esquerda para a direita, Alfonso Leprevost, Martin Becker Héctor Fina e Alejo Olano, sócios da HolaCamp

Com esta incorporação, a cadeia aumenta para oito campings sob gestão, em pleno processo de expansão nacional e internacional, como assinala o executivo, que anunciou que a empresa planeia integrar pelo menos cinco novos campings por ano, apostando em investir na melhoria das instalações e serviços ao cliente.

Depois de vários meses a trabalhar no camping, onde a HolaCamp já contava com alojamentos antes desta incorporação, a empresa faz um balanço “muito positivo”, tendo alcançado uma ocupação superior a 90% neste verão nas suas tendas glamping. “Estamos muito satisfeitos”, admite Leprevost. “As avaliações foram excelentes, e a recetividade dos nossos clientes foi incrível; estamos entusiasmados por introduzir novos alojamentos, como as nossas tiny houses neste outono, o que nos permitirá oferecer ainda mais opções aos nossos hóspedes”, acrescentou.

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DIT leva II Macro Convenção, mas também “esperança” a Cuba

Com a realização da II Macro Convenção, que se realiza em Cuba de 5 a 12 de outubro, a DIT liderou uma campanha humanitária, em colaboração com a ONG Unidos Infinity. Denominada “Coração Cubano”, a iniciativa conseguiu reunir uma grande quantidade de produtos de primeira necessidade para apoiar as comunidades mais desfavorecidas do país.

Segundo a DIT, a campanha superou todas as expectativas ao recolher mais de 25 paletas de medicamentos, roupa, material sanitário, material médico, comida e outros produtos essenciais, alcançando um total aproximado de 5.500 kg de ajuda humanitária para a ilha caribenha.

Através da Unidos Infinity, ONG criada pela Lovers Travel, uma agência associada DIT em Espanha e ao operador Fly For Vacations, estabeleceu-se uma ponte de solidariedade internacional que canaliza os recursos para projetos sustentáveis, destinados a melhorar as condições de vida das comunidades mais necessitadas na ilha. Esta colaboração, indica o grupo de gestão de agências de viagens, em nota de imprensa “é um exemplo inspirador de como o turismo pode converter-se num motor de mudança e bem-estar para os destinos que visitamos”.

Neste sentido, a II Macro Convenção de Cuba não será apenas um encontro no qual as agências de viagens da familia DIT poderão conhecer as novidades da rede, partilhar conhecimentos, conhecer e desfrutar das potencialidades turísticas da ilha (nomeadamente uma zona menos conhecida) e fomentar a colaboração entre elas, mas também uma plataforma para que os participantes se envolvam ativamente numa causa solidária.

Desta forma, “Coração Cubano” reforça a ideia de que o turismo responsável não consiste apenas em desfrutar de um destino de forma sustentável, mas também em contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Destacando que o êxito desta iniciativa demonstra que o setor turístico pode desempenhar um papel crucial na promoção da solidariedade internacional, a DIT ressalva a importância de combinar a atividade turística com ações de impacto local, sublinhando que o turismo é uma poderosa ferramenta para melhorar a realidade social dos lugares que se visitam.

“Coração Cubano” também foi desenhado para gerar um impacto duradouro. As doações não proporcionarão apenas alívio imediato às pessoas mais necessitadas, mas também serão geridas em colaboração com entidades locais em Cuba para assegurar que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e sustentável. Este método garante que a ajuda chegue a quem mais necessita e que se maximizem os benefícios para as comunidades.

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Soltrópico anuncia campanha especial de Réveillon para destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde

A Soltrópico acaba de colocar no mercado uma campanha especial de Réveillon, que vai decorrer em três fases distintas: destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde, até 23 de outubro.

A primeira fase da campanha do operador turístico, que arrancou esta quinta-feira, 3 de outubro, é dedicada ao território nacional, com destaque para o Funchal, Porto Santo, São Miguel e Terceira. Para o Funchal, na operação charter com partida de Lisboa e do Porto a 28 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 834€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Dorisol Estrelicia. Para o Porto Santo, na operação charter com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de três noites tem o valor desde 667€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Vila Baleira Porto Santo.

Na operação com lugares garantidos para São Miguel, com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 499€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas VIP Executive Azores Hotel, enquanto para a Terceira, na operação com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites custa desde 655€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Azoris Angra Garden Plaza Hotel.

Na segunda fase da campanha, que arranca dia 10 de outubro, o operador turístico sugere o Brasil no fim de ano. Assim, para Fortaleza, na operação com partida de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o custo desde 1 818€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na Pousada Jardim dos Orixás, enquanto o pacote de oito noites em Natal, na operação com partida de Lisboa a 29 de dezembro, o valor é a partir de 1 544€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Arituba Park Hotel. Para Recife, na operação com saída de Lisboa a 26 de dezembro, o pacote de sete noites custa desde 1 556€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três Hotel Enseada dos Corais. Ainda no que diz respeito ao Brasil, na operação com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de sete noites para Salvador custa a partir de 1 498€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas B Hotel.

A campanha termina com foco especial na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Na operação com saída de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o valor desde 1 363€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Hotel Central Santa Maria e na operação com partida do Porto a 26 de dezembro, o valor é desde 1 270€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na mesma unidade hoteleira.

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APG-IET passa a incluir AnimaWings

A AnimaWings é uma companhia aérea romena, que foi fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni.

A APG Portugal anunciou a integração da companhia aérea romena AnimaWings no programa APG-IET, passando a oferta desta transportadora a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

De acordo com a APG Portugal, a AnimaWings é uma companhia aérea fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni, na Roménia, voando para vários destinos domésticos em território romeno, assim como para França, Grécia, Chipre e Dubai.

A AnimaWings está presente no GDS com o código A2 e conta com uma frota composta apenas por aparelhos Airbus 320-200.

Com a integração da AnimaWings, o programa APG-IET passa a contar com 148 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

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Transportes

FlixBus chega a Pombal e aumenta ligações de Fátima e Coimbra ao Aeroporto de Lisboa

A partir de 7 de outubro, a FlixBus chega a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que vai reforçar as ligações ao Aeroporto de Lisboa desde Fátima e Coimbra.

A FlixBus vai continuar a expandir a sua rede em Portugal e, a partir de 7 de outubro, vai chegar também a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que anunciou um reforço das ligações desde Fátima e Coimbra para o Aeroportos de Lisboa.

De acordo com uma nota informativa da FlixBus, a linha de Pombal vai contar com “quatro ligações diárias à cidade, ligações estas que serão reforçadas a partir do dia 17 de outubro”.

Além da nova linha de Pombal, a operadora de autocarros expresso de passageiros vai ainda reforçar a operação com destino ao Aeroporto de Lisboa, que passa a contar com 10 ligações por dia desde Fátima e outras 10 desde Coimbra.

“A FlixBus reforçou algumas das suas ligações domésticas ao aeroporto de Lisboa. Assim, a partir de agora, Fátima passa a ter 10 ligações diárias ao aeroporto Humberto Delgado, cinco em cada sentido, e em Coimbra, as ligações ao aeroporto da capital foram reforçadas no final do mês de setembro, passando a cidade a ter, também, dez rotas diárias para o aeroporto de Lisboa”, lê-se na informação divulgada.

Segundo Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental, “estas novas linhas fazem parte do plano de desenvolvimento da operação doméstica em Portugal”, na âmbito do qual a empresa pretende levar este “meio de transporte sustentável a cada vez mais portugueses”.

“Por outro lado, continuamos com a nossa estratégia de reforçar as ligações diretas aos aeroportos nacionais”, refere ainda o responsável, explicando que o objetivo é “facilitar as viagens de ligação a todos os que viajam de avião”.

Os bilhetes para as novas ligações da FlixBus já se encontram disponíveis para aquisição aqui, assim como na app da operadora, e os preços começam nos 1,99 euros para viagens entre Pombal e Coimbra ou Aveiro, bem como nos 2,99 euros para viagens entre Pombal e Lisboa.

 

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Qatar Airways abre voos para Toronto a 11 de dezembro

A partir de 11 de dezembro, a cidade canadiana de Toronto passa a contar com voos da Qatar Airways, numa nova rota que vai contar com três voos por semana e que será a segunda da companhia aérea no país, depois de Montreal.

A Qatar Airways anunciou a abertura, a 11 de dezembro, de uma rota para Toronto, o segundo destino da companhia aérea do Qatar no Canadá e o 14.º no continente americano, que vai contar com três voos por semana.

Num comunicado enviado à imprensa, a Qatar Airways explica que Toronto vai ser o seu segundo destino no Canadá, depois de Montreal, para onde a companhia aérea já transportou mais de 1,6 milhões de passageiros nos sete voos por dia que disponibiliza nos dois sentidos.

Os voos da Qatar Airways para Toronto têm destino ao Toronto Pearson International Airport (YYZ) e vão ser realizados em aviões Boeing 777-300ER, com capacidade para 42 passageiros em executiva e 312 em económica.

“A rota de Toronto representa um forte e duradouro compromisso para oferecer aos passageiros canadianos da Qatar Airways melhores conexões”, afirma Badr Mohammed Al-Meer, CEO do grupo Qatar Airways.

Os voos para Toronto vão decorrer às quartas, sextas e domingos, com partida de Doha, capital do Qatar, pelas 09h50, chegando à cidade canadiana às 15h55, enquanto em sentido contrário as partidas são às 20h00, chegando a Doha às 16h30.

 

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Destinos

Porto é o Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

“A escolha do Porto confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto ‘gourmets’, como viajantes em busca de cultura e autenticidade”, justifica a organização dos World Culinary Awards.

A cidade do Porto ultrapassou as cidades europeias de Batumi (Geórgia), Berlim (Alemanha), Cannes (França) e Dubronvik (Croática), num resultado que, segundo a Câmara Municipal do Porto, é “o reflexo da aposta que o Município tem feito neste setor”.

A autarquia recorda o lançamento de projetos como o Global Kitchen, uma “viagem gastronómica à volta do mundo” e que tem “trazido à cidade grandes nomes da culinária internacional”, assim como a participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Brasil, no qual o Porto o primeiro convidado internacional, e no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center.

“O investimento do posicionamento da cidade a nível internacional neste segmento, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, tem sido feito em conjunto com diversas entidades, entre elas o Turismo do Porto e Norte, e levou a que o Porto fosse, recentemente, escolhido como anfitrião da gala do Guia Michelin que, em 2025, voltará a distinguir os melhores restaurantes nacionais”, refere ainda a autarquia.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

 

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