MSC Cruzeiros lança ferramenta de otimização de planeamento de itinerários que vai reduzir emissões da frota
A MSC Cruzeiros explica que a OptiCruise inclui vários aspectos que influenciam a eficiência de um itinerário, permitindo reduzir as emissões em até 15% e mantendo a atratividade para os passageiros.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A MSC Cruzeiros anunciou o lançamento da OptiCruise, uma nova ferramenta de otimização de planeamento de itinerários, que vai permitir reduzir em até 15% as emissões da frota de navios da companhia de cruzeiros em 2026.
“A companhia desenvolveu um novo modelo matemático com a OPTIMeasy, uma empresa de investigação afiliada à Universidade de Génova, que examinou exaustivamente vários fatores que influenciam o planeamento de cada um dos itinerários da MSC Cruzeiros para alcançar o nível ideal de eficiência para uma viagem”, explica a MSC Cruzeiros, num comunicado divulgado esta terça-feira, 13 de agosto.
Segundo a companhia de cruzeiros, esta ferramenta vai além do planeamento de viagens orientado para a atratividade dos destinos dos navios para potenciais turistas e inclui “vários outros aspetos que influenciam a eficiência de um itinerário, incluindo a sequência das escalas, as horas de partida e de chegada aos portos, a velocidade do navio, a atração e o interesse dos destinos para o turista, as excursões em terra e os custos operacionais, como o combustível, as taxas portuárias e as provisões alimentares”.
“Os algoritmos da ferramenta utilizam todas as informações para identificar itinerários otimizados, que continuam a ser atrativos para os passageiros, ao mesmo tempo que permitem a eficiência energética”, refere a MSC Cruzeiros.
A companhia acrescenta que, por norma, os itinerários são planeados com dois anos de antecedência, pelo que “os benefícios do OptiCruise serão evidenciados em 2026, quando a frota da MSC Cruzeiros contar com 24 navios”.
“O MSC Bellissima foi escolhido para avaliar o protótipo da tecnologia durante um período de 12 meses, enquanto o navio navegava entre 17 portos no Mar Mediterrâneo”, indica a MSC Cruzeiros, explicando que esta ferramenta vem contribuir para a eficiência operacional, um dos três pontos em que a companhia foca a sua estratégia para atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050.
Segundo Michele Francioni, Chief Energy Transition Officer, da MSC Cruises, esta nova tecnologia foi desenvolvida para “otimizar o processo de tomada de decisão no planeamento de itinerários”, com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões em toda a frota da companhia a partir de 2026.
“A equipa da OPTIMeasy calcula que a poupança média de combustível feita e as emissões reduzidas pela utilização do OptiCruise estão na ordem dos 10-15 %, o que é um passo significativo na nossa ambição de atingir o nosso objetivo de zero emissões de gases com efeito estufa até 2050 para as nossas operações marítimas”, acrescenta o responsável.
O OptiCruise foi desenvolvido no âmbito do Projeto CHEK, financiado pela União Europeia, que foi criado para investigar e testar várias oportunidades de transporte marítimo com baixo teor de carbono, incluindo tecnologias de energia e projetos inovadores de navios.