Alentejo e Ribatejo com agenda cheia para 2024
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo lançou o portal “Alentejo & Ribatejo Outdoor”, uma plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos. Além disso, José Santos, presidente da ERT, aproveitou a BTL para divulgar o calendário anual de eventos que irão decorrer em 2024 nos dois destinos.
Victor Jorge
Ministro das Finanças admite que turismo é “muito importante” para Portugal, mas diz que é necessário “reduzir” a importância no PIB
CATAI coloca no mercado programação de venda antecipada 2025
Negócios no setor das Viagens e Turismo continuaram a cair até outubro
TAP prevê ultrapassar 2 milhões de passageiros nas rotas do Brasil em dezembro
TAP já soma mais de 12 mil passageiros para Florianópolis e 7.300 para Manaus
Sabre Red Launchpad já disponível para agências de viagens em todo o mundo
AL: limehome transforma edifícios de escritórios em apartamentos turísticos
Sonhando volta a apostar na Tunísia com vasta programação de verão
Portugal mostra oferta de turismo interior na Intur
Dia Mundial da Oliveira é assinalado em 32 municípios de norte a sul de Portugal
“Alentejo & Ribatejo Outdoor” é a nova plataforma da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo que através do site http://www.alentejo-ribatejo-outdoor.com/pt, dá acesso a cerca de 130 percursos pedestres e mais de 140 percursos de bicicleta (BTT, ciclismo de estrada, gravel e cicloturismo) dos territórios alentejanos e ribatejanos, aos ‘Caminhos de Santiago’ e respetivas etapas que atravessam os destinos e informação e à localização dos Centros Cyclin’Portugal para apoio ao ciclista.
O portal permite ainda descarregar e navegar nas aplicações Caminhos de Santiago, “Responsible Trails” e “Outdooractive”.
Durante a realização da mais recente BTL, José Santos, presidente da ERT Alentejo e Ribatejo teve a oportunidade de referir que, neste novo portal “passamos a disponibilizar informação estruturada e detalhada sobre as várias opções de percursos dos dois destinos”.
E adiantou ainda que, “existe uma oferta diversificada quer no Alentejo, quer no Ribatejo, que convidamos a explorar ao longo de todo o ano. Este lançamento insere-se na estratégia de desenvolvimento regional da oferta turística e reforçar a estruturação dos produtos e a sua divulgação junto do público-alvo”.
Para quem pretende visitar a natureza do Alentejo e Ribatejo, encontra neste portal as diferentes opções desenvolvidas pelas entidades gestoras, nomeadamente Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Rota Vicentina, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e seus municípios.
O portal de destino “Alentejo & Ribatejo Outdoor” foi desenvolvido em parceria com a A2Z, tendo subjacente a tecnologia ‘Outdooractive’, para que os utilizadores planeiem a aventura de natureza e façam a navegação pelos percursos, recorrendo ao portal e às aplicações para smartphone.
2024 cheio de novidade
O Alentejo e Ribatejo, contudo, não se ficaram por aqui, com José Santos a divulgar o calendário anual de eventos que irão decorrer em 2024 nos dois destinos.
Assim, a agenda anual do Ribatejo celebra a gastronomia, a natureza, a música e o cavalo, em diversos eventos como o Mês da Enguia e Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, em Salvaterra de Magos, em março; o Festival Internacional de Balonismo, em Coruche, de 21 a 24 do mesmo mês; o Festival do Vinho do Cartaxo, entre 26 de abril e 1 de maio; o Sorraia Summer Fest, de 12 a 14 de julho, na Reserva Natural do Cavalo Sorraia; o Festival da Sopa da Pedra, de 26 de agosto a 1 de setembro, em Almeirim; ou a Feira do Cavalo da Golegã, de 1 a 11 de novembro.
Já o Alentejo convida a viver a sua autenticidade, identidade e tradição, aliadas à inovação. Até dezembro, muitas são as propostas para visitar as terras alentejanas, desde o Congresso das Açordas, de 22 de março a 7 de abril, em Portel; passando pela XXI Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 19 e 20 de abril; o Pés no Chão – Festival Internacional de Dança de Campo Maior, de 3 a 5 de maio; Congresso das Migas, em Mourão, em maio; ou o 10º Festival Internacional de Música de Marvão, de 19 a 28 de julho.
A concluir, José Santos salientou que “há muitos motivos para visitar o Ribatejo e o Alentejo em 2024. A acrescer à nossa oferta é possível agora escolher um ou mais eventos destes dois calendários contendo ambos experiências irrecusáveis”.