Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura dá o pontapé de saída oficialmente esta sexta-feira
O Primeiro-Ministro, António Costa, os ministros da Cultura, Pedro Adão e Silva, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo e o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, dão o pontapé de saída ao Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, numa sessão oficial que terá lugar esta sexta-feira, 26 de janeiro, a partir das 17h.
Publituris
WTM London – Book your free ticket
Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€
Mercado nacional mantem queda no Algarve
Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi
Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos
Festuris Gramado lança app oficial
Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial
HiJiffy celebra parceria com a Booking.com
A arte de vindimar ao sabor do Alentejo na Casa Relvas
NEST lança programa de pré-incubação para o turismo
A sessão protocolar, que terá lugar, esta sexta-feira, a partir das 17 horas, no Museu da Cidade e Teatro Aveirense, marca o momento de apresentação formal da Capital Portuguesa da Cultura e decorre no dia em que se celebra a primeira referência a Aveiro num documento oficial: o testamento de Mumadona Dias, condessa do Condado Portucalense, datado de 959. O testamento, confiado à Torre Tombo e raramente exibido, estará na exposição SAL de Aveiro, SAL do Mundo, no Museu da Cidade.
A cerimónia constará, além dos discursos oficiais, com a inauguração desta exposição, que contempla vários objetos raros e documentos inéditos, que instituem, asseveram e ilustram Portugal enquanto território com forte ligação ao sal.
O evento continua no Teatro Aveirense, com um concerto de guitarra portuguesa por parte de Marta Pereira da Costa, às 18h. A compositora e instrumentista ganhou recentemente notoriedade mundial depois de tocar guitarra portuguesa no programa Tiny Desk Concerts, da rádio pública norte-americana.
Sob o lema “O ano como palco. Um cenário infinito”, Aveiro vai apresentar, ao longo deste ano, o melhor que se faz na área cultural.