OMT diz que observatórios de turismo sustentável estão a transformar o setor
Os membros da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) da OMT reuniram-se, recentemente, para trocar ideias sobre a importância da governação, abordagens participativas e dados oportunos no avanço da sustentabilidade nos destinos.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A reunião apresentou os esforços dos observatórios de turismo sustentável em diversas áreas de medição, tais como níveis de satisfação local, capacidade de suporte do destino e aspetos ambientais e sociais do turismo.
Por outro lado, os membros da INSTO enfatizaram os desafios que enfrentam na monitorização, sublinhando a importância de dados fiáveis obtidos através de parcerias com diversos fornecedores. Destacaram também a seleção de indicadores relevantes adaptados às necessidades específicas de cada destino, facilitando a comparação entre eles.
Os destinos INSTO enfatizaram a importância de ações políticas oportunas e baseadas em evidências que apoiem a transformação contínua do setor do turismo. As discussões centraram-se em exemplos e experiências do mundo real dos principais destinos, bem como no progresso nas iniciativas de medição do turismo sustentável e One Planet e nos esforços relacionados com a ação climática da biodiversidade.
Composta por destinos líderes, os membros da rede INSTO da OMT, têm estado na vanguarda do trabalho para conceber e implementar práticas de desenvolvimento sustentável ao nível do terreno. Estas práticas, que se centram na inclusão e na tomada de decisões com base em evidências, estão a conduzir a uma mudança positiva no sentido de um desenvolvimento do turismo que seja ao mesmo tempo resiliente e inclusivo, refere a Organização, em comunicado.
A rede INSTO continua a expandir-se, acolhendo quatro novos observatórios durante a reunião entre os quais o do Centro de Portugal. Estes destinos demonstraram o seu trabalho em prol do turismo sustentável através de abordagens participativas, geração de evidências e transparência – requisitos essenciais para a adesão à INSTO.
Todos os membros do INSTO estão empenhados em avaliar o impacto do turismo em 11 áreas obrigatórias que abrangem dimensões económicas, ambientais e socioeconómicas. Este compromisso está alinhado com o novo quadro de Medição do Turismo Sustentável (MST) que a OMT está a desenvolver, que vai além de indicadores amplos como o PIB.