FITUR 2024 prevê 9.000 empresas e mais de 150.000 participantes profissionais
Prevê-se que a FITUR 2024 atinja uma ocupação de mais de 140.000 m2 em nove pavilhões e que reúna mais de 9.000 empresas e 150.000 participantes profissionais do setor turístico mundial provenientes de 145 países.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Organizada pela IFEMA MADRID, a 44.ª edição da FITUR será realizada de 24 a 28 de janeiro de 2024. As previsões de crescimento absoluto da feira em todos os parâmetros são um claro indicador da força do setor turístico e colocam a FITUR na vanguarda das grandes feiras internacionais de turismo. Neste sentido, tudo aponta para que a FITUR ocupe um total de mais de 140.000 m2, em nove pavilhões, e reúna mais de 9.000 empresas e mais de 150.000 participantes profissionais do setor turístico mundial provenientes de 145 países. Estima-se também que cerca de 100.000 pessoas visitem a FITUR durante o fim de semana.
De acordo com Jose Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo da IFEMA MADRID, “é importante o papel desempenhado pela IFEMA MADRID como um dos grandes atores e impulsionadores do turismo internacional, bem como o peso especial que a FITUR tem, tornando-se o principal embaixador da IFEMA MADRID no mundo e uma referência importante da Marca Espanha”.
E acrescenta, “estamos muito orgulhosos da liderança mundial da FITUR, a única feira de turismo que não viu a sua realização interrompida durante a pandemia, superando em participação e assistência profissional qualquer outra grande feira de turismo do circuito internacional”.
FITUR pelo desenvolvimento sustentável
Com uma sólida orientação empresarial, o fio condutor das grandes propostas de empresas e destinos, bem como das secções especializadas e atividades da FITUR, será o desenvolvimento sustentável, nos eixos económico, social e ambiental, bem como a inovação e todos os conteúdos de vanguarda que vão marcar o desenvolvimento do setor turístico. A FITUR continua também a avançar na sua linha de especialização, ajudando a promover os diferentes setores industriais que têm impacto no turismo e que desenvolveram toda uma estratégia turística em redor da sua atividade.
Para além deste vasto leque de atividades do Observatório de sustentabilidade da FITUR, a FITUR Next, que este ano se centra na forma como o turismo pode contribuir para a revitalização dos territórios, desenvolve um programa completo de apresentações e atribui prémios às melhores iniciativas turísticas que, em consonância com os ODS, contribuam para atenuar o despovoamento com o objetivo de promover o emprego e o consumo local, reduzir as desigualdades nas zonas rurais e promover o equilíbrio entre o rural, o urbano e a sustentabilidade.
Equador país parceiro da FITUR 2024
O Equador será o “País Parceiro da FITUR 2024”. A ligação entre Espanha e Equador manteve uma forte presença com quase 75.000 visitantes anuais até 2023, e o ministro do Turismo do Equador, Niels Olsen, afirmou que “a FITUR 2024 é uma oportunidade única para mostrar ao mundo todas as maravilhas que o Equador tem para oferecer”. E salientou que “o nosso compromisso é com as famílias equatorianas que vivem do turismo, com a nossa riqueza natural e cultural e, claro, com os nossos visitantes”.