Braga analisa novas agendas para o turismo a olhar para 2030
O Salão Nobre da Associação Empresarial de Braga (AEB) acolheu a conferência “Novas agendas para o turismo – Horizonte 2030”, com a presença do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, iniciativa que decorreu no âmbito da Semana do Turismo de Braga.
Publituris
WTM London – Book your free ticket
Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€
Mercado nacional mantem queda no Algarve
Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi
Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos
Festuris Gramado lança app oficial
Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial
HiJiffy celebra parceria com a Booking.com
A arte de vindimar ao sabor do Alentejo na Casa Relvas
NEST lança programa de pré-incubação para o turismo
António Barroso, em representação do município de Braga, abordou alguns dos desafios do turismo na cidade, frisando a necessidade de “se projetar de forma ponderada e estratégica o futuro do setor”, firmando o compromisso da Câmara Municipal em continuar a “promover Braga como um destino turístico de excelência e sustentável”.
O autarca, citado em comunicado, aproveitou a ocasião para lançar alguns desafios a Carlos Abade, nomeadamente o de trabalhar em conjunto com o município de Braga e a AEB para um futuro melhor para o sector. “Em primeiro lugar, conte connosco para lutar contra o ataque que tem sido feito ao alojamento local, pois Braga é um bom exemplo das boas práticas do AL e do contributo positivo que este serviço pode dar em termos de reforço da oferta de alojamento e da reabilitação urbana”.
Em segundo lugar, disse: “Ouvimos falar da importância dos apoios para a Cultura, e bem, mas faltam apoios para o Turismo. É preciso que o Estado disponibilize mais verbas para o Turismo de Portugal reforçar as suas ações de promoção e, sobretudo, o apoio às iniciativas e eventos que os municípios desenvolvem e que tanto contribuem para o nosso país ser o destino de excelência que é”.
António Barroso, alertou ainda, segundo o comunicado, para a necessidade de valorização do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, uma vez que, “se queremos captar outros mercados, temos de fortalecer o aeroporto do Norte e pensar já na sua expansão”.
“O Turismo de Portugal pode contar com o total empenho do município de Braga. Apesar de todos os desafios, queremos levar Braga mais além, bem como toda a região do Minho. Temos que trabalhar em harmonia, projetando e antecipando aquele que será o futuro do Turismo”. Com essa visão, sublinhou, “estamos confiantes de que conseguiremos captar ainda mais valor para toda a região, promovendo um turismo sustentável e de qualidade para todos”, concluiu o representante da autarquia local.
Apesar da evidente progressão do setor em Portugal, Daniel Vilaça, presidente da AEB, vincou que “como qualquer outra atividade económica, o turismo está sujeito a ciclos de prosperidade, de retoma e de recessão”. Por isso, continuou, “temos e devemos de prosseguir a debater os desafios que o setor enfrenta, tentando encontrar as melhores soluções para um crescimento sustentado, coeso e inclusivo desta parcela tão relevante do nosso tecido económico e social”.
Neste contexto, a escolha do tema de hoje ‘Novas agendas para o Turismo’ “surge da constatação de que o futuro deste setor, como de outros, tem de ser devidamente preparado, dinamizado e garantido”, defendeu.
Por sua vez, Carlos Abade, salientou que o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o setor como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa. Defendendo a “evidente evolução” e o “positivo percurso” do setor, o presidente do Turismo de Portugal afirmou que um dos objetivos desta instituição passa por fomentar a articulação com os agentes turísticos.
“Uma das atuais missões do Turismo de Portugal é, precisamente, articular-se com as empresas do setor, a fim de encontrar, em conjunto, soluções e estratégias benéficas para todos”. Daí ser “fundamental ouvir e compreender as preocupações dos empresários, para assim alinharmos o nosso trabalho às suas necessidades reais”, sublinhou.
Durante a sua intervenção, Carlos Abade abordou ainda os inúmeros desafios, atualmente, enfrentados pelo tecido empresarial neste setor. A crescente digitalização do turismo, o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos destinos, as novas oportunidades, o combate à sazonalidade, a atração de talento, a formação dos profissionais, os incentivos ao investimento, a mobilidade e os desafios fiscais, foram algumas das temáticas exploradas pelo presidente do Turismo de Portugal, segundo o comunicado da autarquia de Braga.