Braga analisa novas agendas para o turismo a olhar para 2030
O Salão Nobre da Associação Empresarial de Braga (AEB) acolheu a conferência “Novas agendas para o turismo – Horizonte 2030”, com a presença do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, iniciativa que decorreu no âmbito da Semana do Turismo de Braga.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
António Barroso, em representação do município de Braga, abordou alguns dos desafios do turismo na cidade, frisando a necessidade de “se projetar de forma ponderada e estratégica o futuro do setor”, firmando o compromisso da Câmara Municipal em continuar a “promover Braga como um destino turístico de excelência e sustentável”.
O autarca, citado em comunicado, aproveitou a ocasião para lançar alguns desafios a Carlos Abade, nomeadamente o de trabalhar em conjunto com o município de Braga e a AEB para um futuro melhor para o sector. “Em primeiro lugar, conte connosco para lutar contra o ataque que tem sido feito ao alojamento local, pois Braga é um bom exemplo das boas práticas do AL e do contributo positivo que este serviço pode dar em termos de reforço da oferta de alojamento e da reabilitação urbana”.
Em segundo lugar, disse: “Ouvimos falar da importância dos apoios para a Cultura, e bem, mas faltam apoios para o Turismo. É preciso que o Estado disponibilize mais verbas para o Turismo de Portugal reforçar as suas ações de promoção e, sobretudo, o apoio às iniciativas e eventos que os municípios desenvolvem e que tanto contribuem para o nosso país ser o destino de excelência que é”.
António Barroso, alertou ainda, segundo o comunicado, para a necessidade de valorização do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, uma vez que, “se queremos captar outros mercados, temos de fortalecer o aeroporto do Norte e pensar já na sua expansão”.
“O Turismo de Portugal pode contar com o total empenho do município de Braga. Apesar de todos os desafios, queremos levar Braga mais além, bem como toda a região do Minho. Temos que trabalhar em harmonia, projetando e antecipando aquele que será o futuro do Turismo”. Com essa visão, sublinhou, “estamos confiantes de que conseguiremos captar ainda mais valor para toda a região, promovendo um turismo sustentável e de qualidade para todos”, concluiu o representante da autarquia local.
Apesar da evidente progressão do setor em Portugal, Daniel Vilaça, presidente da AEB, vincou que “como qualquer outra atividade económica, o turismo está sujeito a ciclos de prosperidade, de retoma e de recessão”. Por isso, continuou, “temos e devemos de prosseguir a debater os desafios que o setor enfrenta, tentando encontrar as melhores soluções para um crescimento sustentado, coeso e inclusivo desta parcela tão relevante do nosso tecido económico e social”.
Neste contexto, a escolha do tema de hoje ‘Novas agendas para o Turismo’ “surge da constatação de que o futuro deste setor, como de outros, tem de ser devidamente preparado, dinamizado e garantido”, defendeu.
Por sua vez, Carlos Abade, salientou que o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o setor como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa. Defendendo a “evidente evolução” e o “positivo percurso” do setor, o presidente do Turismo de Portugal afirmou que um dos objetivos desta instituição passa por fomentar a articulação com os agentes turísticos.
“Uma das atuais missões do Turismo de Portugal é, precisamente, articular-se com as empresas do setor, a fim de encontrar, em conjunto, soluções e estratégias benéficas para todos”. Daí ser “fundamental ouvir e compreender as preocupações dos empresários, para assim alinharmos o nosso trabalho às suas necessidades reais”, sublinhou.
Durante a sua intervenção, Carlos Abade abordou ainda os inúmeros desafios, atualmente, enfrentados pelo tecido empresarial neste setor. A crescente digitalização do turismo, o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos destinos, as novas oportunidades, o combate à sazonalidade, a atração de talento, a formação dos profissionais, os incentivos ao investimento, a mobilidade e os desafios fiscais, foram algumas das temáticas exploradas pelo presidente do Turismo de Portugal, segundo o comunicado da autarquia de Braga.