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AHETA dinamiza três reuniões de trabalho em novembro

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) vai dinamizar três reuniões de trabalho dirigidas aos associados nos dias 6, 14 e 17 de novembro.

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Desta forma, a 6 de novembro, terá lugar uma “Reunião de Trabalho sobre a Agenda do Trabalho Digno”, com a participação de Fátima Fragoso, diretora regional da ACT, Madalena Feu, diretora regional do IEFP e António Tavares, diretor do Núcleo de Identificação, Qualificação e Gestão de Remunerações do ISS Faro. Nesta reunião pretende-se “discutir as alterações surgidas com a implementação desta legislação e todas as outras questões que os associados quiserem apresentar às três entidades”, como indicado pela AHETA em comunicado.

Já a 14 de novembro será feira uma “Análise do Ano Turístico – Expectativas e Estratégias para 2024”, numa reunião onde será avaliada a atividade hoteleira no Algarve em 2023 e se perspetivam os próximos anos. A sessão de abertura ficará a cargo de Hélder Martins, presidente da AHETA, e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

Seguem-se dois painéis: “Como conseguir mais turistas para o Algarve?” e “O Algarve é caro?”. O primeiro painel conta com a moderação de Alexandra Rodrigues, diretora da ESGHT do Algarve e a participação de Ricardo Batista, diretor de gabinete de estudos da AHETA, Hugo Nascimento, diretor da Associação de Turismo do Algarve e Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro. Já o segundo painel junta Luís Serra Coelho, da Universidade do Algarve; Pedro Lopes, do grupo Pestana e Mário Ferreira, numa sessão moderada por Rodrigo Borges de Freitas, delegado regional da ADHP.

A sessão de encerramento desta reunião de 14 de novembro fica a cargo de André Gomes, presidente da RTA, e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços. As inscrições para esta reunião devem ser feitas através do link.

Por fim, a 17 de novembro, terá lugar um seminário sobre a Portugal Ventures e da Call Turismo +Crescimento, “que incluirá outras apresentações de possibilidades de apoio às empresas”, como indicado pela AHETA.

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Turismo

ETC celebra 75º aniversário

A European Travel Commission (ETC) acaba de assinalar o seu 75º aniversário com a adesão de novos membros, confirmados na 106ª Assembleia Geral que decorreu em Tenerife (Canárias).

A Comissão Europeia de Viagens comemorou 75 anos de promoção e representação do turismo europeu na sua 106ª Assembleia Geral, em Tenerife. O evento contou com uma participação recorde, reunindo líderes 33 organizações nacionais de turismo europeias, bem como membros associados da ETC do setor privado.

Recorde-se que a ETC foi criada em 1948 para promover a Europa como destino e defender o turismo como um setor crucial para a manutenção da paz e da prosperidade. 75 anos depois, a ETC e os seus 35 membros continuam a colaborar para promover conjuntamente o continente europeu no exterior e impulsionar a transição para um ecossistema de viagens mais resiliente e regenerativo.

Para assinalar este marco, a ETC convidou os seus membros e parceiros a refletir sobre o futuro do turismo europeu. As discussões reuniram especialistas da Comissão Europeia, da Organização Mundial do Turismo (OMT), da Associação Europeia de Turismo (ETOA), do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), da Turespaña e do Turismo de Tenerife para partilhar ideias e melhores práticas sobre como construir um futuro verde e próspero para o setor de viagens.

Segundo o presidente da ETC, Miguel Sanz, esta Assembleia Geral foi uma “excelente oportunidade” para a organização celebrar o seu 75º aniversário “ao lado de tantos dos nossos valiosos membros e parceiros. Depois de três quartos de século a promover o turismo europeu, é maravilhoso ver que a ETC continua a crescer, com o regresso da Go Türkiye à nossa organização. Também estamos entusiasmados em dar as boas-vindas ao Hilton Group, Mastercard, Miles Partnership e Queer Destinations como novos membros associados. Essa forte colaboração e clareza de visão colocam-nos numa excelente posição para orientar a indústria em direção a um futuro próspero, resiliente e sustentável”.

Mesmo depois de 75 anos, a ETC continua a crescer para acolher novos membros nacionais e parceiros do setor privado. A partir de 2024, Go Türkiye voltará a aderir como membro de pleno direito, elevando para 36 o número de conselhos de turismo que a organização representa. Foi igualmente anunciado que o Grupo Hilton, Mastercard, Miles Partnership e Queer Destinations se juntariam como membros associados no próximo ano. Os novos associados participarão na missão da ETC de melhorar a sustentabilidade e a inclusão do turismo europeu através de pesquisas especiais e colaborações de marketing.

 

 

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TAAG com reforço nas rotas africanas

Depois de São Tomé e Príncipe e São Paulo (Guarulhos), a TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai aumentar os voos, a partir de Luanda para mais destinos em África.

tagsTAAG

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai aumentar os voos, a partir de Luanda, para a Namíbia (Windhoek), República do Congo (Ponta Negra) e Moçambique (Maputo) a partir de 11 de dezembro de 2023.

Este anúncio vem depois da companhia aérea angola já ter revelado um aumento de frequências para São Tomé e Príncipe e São Paulo-Guarulhos.

Os destinos africanos agora anunciados têm observado, segundo a TAAG, “um crescimento significativo de procura no mercado, sendo rotas preferenciais do segmento corporativo, de lazer e de tráfego oriundo da lusofonia, este último no caso específico dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)”.

Assim, a TAAG passará a contar com voos diários para Windhoek (WDH); introduz uma segunda frequência, com voos à segunda-feira e sexta-feira, para Ponta-Negra (PNR), e acrescenta uma quinta frequência, com voos à terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sábado e domingo, para Maputo (MPM).

Adicionalmente, em Angola, haverá um aumento de frequências para a cidade de Lubango, província da Huíla, que, a partir do dia 11 de dezembro, passa a ter dois voos diários à quinta-feira, totalizando 9 frequências semanais.

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World2Meet compra Viajes Cibeles

A divisão de viagens da Iberostar liderada por Gabriel Subías, World2Meet (W2M) adquiriu acaba de adquirir o Viajes Cibeles, que está no setor há mais de 30 anos, após uma operação que começou no verão passado.

Este é considerado, segundo o diário espanhol para profissionais de turismo, Agenttravel, um movimento estratégico para a World2Meet, pois representa a sua entrada no programa Rotas Culturais da Comunidade de Madrid, do qual participa a Viajes Cibeles. Este operador turístico e agência de viagens, presente no mercado há mais de 30 anos, possui cinco escritórios espalhados por toda a Comunidade de Madrid, dois deles na capital.

Recorde-se que, recentemente, o grupo de viagens adquiriu a rede comercial Azul Marino Viajes, bem como a Viajes Eroski. Além disso, a W2M conta com o grupo gestor ByTour no seu portefólio.

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Barceló Funchal Oldtown celebra o Natal e Ano Novo com elegância e encanto

O Barceló Funchal Oldtown preparou um programa de celebrações que inclui jazz, um espectáculo de videomapping e um Jantar de Gala.

O Barceló Funchal Oldtown, hotel de 5 estrelas situado no coração do Funchal, preparou um conjunto de eventos para celebrar o Natal e Passagem de Ano com elegância e encanto, que inclui um concerto de jazz, um espetáculo de videomapping e um Jantar de Gala.

O restaurante Noz é o local para para reunir amigos e família nos convívios da quadra natalícia: a 24 de dezembro, será servida a Ceia de Natal, e a 30 de dezembro será realizado o evento “Make a Wish”, com um concerto de jazz ao vivo da Associação Melro Preto, enquanto expressa os seus desejos para o ano que se avizinha. Para culminar esta época de celebração haverá um Jantar de Gala no dia 31 de dezembro, com a noite a culminar com os fogos-de-artífico no B-Heaven Rooftop Bar.

“Estamos muito satisfeitos por oferecer uma gama diversificada de experiências aos nossos hóspedes e à comunidade local durante esta época festiva. O nosso objetivo é tornar esta época festiva mágica para todos os que optarem por celebrar connosco. Desde jantares requintados a entretenimento encantador, o Barceló Funchal Oldtown é o lugar para estar nesta época festiva”, refere Cristina Pérez, Diretora Geral do Barceló Funchal Oldtown.

Ceia de Natal (24 de dezembro): Para a noite da Consoada, a equipa de cozinha do restaurante Noz, elaborou um menu de jantar festivo que irá deliciar o paladar de toda a família. A entrada conta com trouxinha de queijo de cabra e nozes, pequena salada verde e molho de frutos vermelhos. Para prato principal, o restaurante Noz sugere Filete de dourada corado, puré de batata violeta, legumes baby salteados em manteiga de alho, molho de champagne ou Peito de peru recheado com espinafres e frutos secos, batata doce assada com mel de cana, espargos verdes salteados em azeite bio e molho de citrinos. Na sobremesa não falta o tradicional Tronco de Natal. Com música ao vivo, Welcome-drink e bebidas durante a refeição, este Jantar de Natal promete ser inesquecível.

Jantar de Véspera de Ano Novo – “Make a Wish” (30 de dezembro): Este evento encantador promete ser memorável, cheio de esperança e antecipação para o ano que se aproxima. A música jazz da Associação Melro Preto irá animar este jantar, enquanto faz os seus desejos para o ano que se aproxima. Carpaccio de novilho Black Angus, pequena salada verde e lâminas de queijo parmesão para entrada, Lombo de bacalhau com crosta de broa e chouriço, puré de batata violeta, legumes baby salteados em manteiga de alho ou Carne de pato confitada, batata- doce asada com mel de cana, cogumelos Portobello salteados em azeite Bio e molho de citrinos para prato principal e Bolo de chocolate e caramelo salgado com gelado de nata e molho de frutos vermelhos para sobremesa, são as propostas do restaurante Noz.

Passagem de Ano – “A Floresta Encantada” (31 de dezembro): Este será o primeiro ano de celebração da Passagem de Ano no Barceló Funchal Oldtown e reúne as condições ideais para que seja uma experiência memorável. Com um Jantar de Gala no Restaurante Noz, um menu especial e animação ao vivo pelas Divas da Madeira e videomapping pelos Glitch Visual Artists, este evento será aberto aos clientes do hotel, bem como à comunidade local. Ao reservar o Jantar de Gala, terá acesso ao B-Heaven Rooftop Bar para o icónico fogo de artificio e também à actuação do Dj João Garcia, que promete animar as hostes até às 3 da madrugada. A equipa do chef João Lima preparou um menu especialmente para a ocasião garantirá que os participantes tenham uma experiência gastronómica excepcional, que irá incluir uma entrada de Lagosta Marinada em Citrinos e Alga wakame sobre salada de Manga e Abacate, maionese de Laranja do Algarve e Pimenta Rosa, gel de Framboesas. Do Mar, será servido um Robalo selvagem e Carabineiro, arroz cremoso em caldo de Mariscos e Salicórnia, Telha de tinta de Choco e da Terra Filete de Angus, medalhão de Foie Gras, Polenta ao Parmegiano, Legumes glaceados em Mel de Urze, Shimeji e molho Vinho de Madeira 20 anos. Para a sobremesa, o chef João Lima irá servir uma Sweet Surprise of chocolate, banana and passion fruit. O menu será acompanhado de uma cuidada selecção de vinhos que irá complementar a experiência, especialmente seleccionado pela equipa da sommelier Filipa Sousa.

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Brasil com boas perspetivas para o início de 2024

À medida que o Brasil se prepara para a época alta, os dados da ForwardKeys apontam para que o país está prestes a atingir os níveis pré-pandemia nas chegadas de turistas. E Portugal aparece em destaque na procura para o 1.º trimestre de 2024.

Uma análise da ForwardKeys sugere que, à medida que o Brasil se prepara para a época alta, os dados apontam para que o destino está perto de atingir os níveis pré-pandemia nas chegadas de turistas, destacando províncias como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina como sendo as regiões com melhor desempenho no país.

Os números indicam um aumento no interesse entre viajantes internacionais em visitar o Brasil neste mês de dezembro, afirmando a ForwardKeys “que o interesse crescente é uma excelente notícia para a indústria de viagens do Brasil”, referindo que, no geral, os bilhetes para chegadas de turistas internacionais, em dezembro, estão apenas 4% atrás de 2019.

Mas a recuperação está longe de ser uniforme em todo o país, afirma a ForwardKeys, acrescentando que, a nível regional, a recuperação é “desigual devido a diferentes circunstâncias”, como a conectividade dos voos e a dependência de mercados de origem de diferentes nacionalidades de viajantes.

A ForwardKeys afirma que existe um forte interesse no mercado de longo curso e que a procura de viagens ainda é forte no primeiro trimestre de 2024, especialmente nos mercados de longo curso. As perspetivas também são muito promissoras para mercados regionais como Uruguai, Chile e Argentina.

Olhando para os principais eventos do calendário do turismo, os dados do Flight Search da ForwardKeys revelam que o Carnaval do Rio de Janeiro, em fevereiro, tem um forte apelo para os viajantes internacionais.

Os EUA, França, Portugal, Reino Unido, Alemanha e Espanha são os mercados mais interessados em visitar este evento, uma visão crucial para outros destinos que pretendam promover a sua “experiência carnavalesca brasileira” junto do público internacional.

“Tudo isto mostra que existe uma forte procura, apesar da limitada conectividade de voos internacionais para alguns estados. Na verdade, a capacidade de assentos para voos internacionais atingiu, finalmente, os níveis pré-pandemia no quarto trimestre, mas o restabelecimento das ligações internacionais é desigual entre os estados”, afirmando ainda a ForwardKeys que “esta situação cria uma dependência de aeroportos de entrada como São Paulo”.

Além disso, mostra que o potencial de crescimento é maior, desde que a conectividade de voo atinja níveis adequados, alertando a ForwardKeys que “a conectividade insuficiente pode aumentar as tarifas aéreas e afastar os viajantes durante a popular época alta no Brasil”.

A análise refere ainda que os viajantes da Alemanha, Suíça e Itália desempenharão um papel crucial para manter o setor do turismo ocupado no próximo ano.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Grande Rota 22 das Aldeias Históricas de Portugal passa a ser ibérica

A GR22 – Grande Rota as Aldeias Históricas de Portugal vai passar a incluir também 13 municípios da Deputação de Cáceres, em Espanha, que lhe acrescentam 200 km no país vizinho.

A GR22 – Grande Rota as Aldeias Históricas de Portugal cresceu e ganhou dimensão ibérica, passando a incluir também 13 municípios da Deputação de Cáceres, em Espanha, que lhe acrescentam 200 km no país vizinho, revelou a  Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT), durante um recente encontro da ERA Associação Europeia de Caminhada.

“A GR22 contava com cerca 600 km de extensão, distribuídos por 20 municípios, num percurso circular que unia as 12 Aldeias Históricas de Portugal, caminhos históricos e natureza em estado puro. Agora, a aventura envolve também o país vizinho: juntam-se a esta rota 13 municípios da Deputação de Cáceres, acrescentando mais de 200 km de território espanhol e inúmeras povoações históricas”, avança a associação, num comunicado enviado à imprensa após o encontro.

A GR22 totaliza agora aproximadamente 900 km de percurso, incluindo os cerca de 80 km na ligação de Portugal à fronteira com Espanha, numa “verdadeira vivência ibérica”.

“Agora, quem percorrer a GR22 vai passar não só pelas Aldeias Históricas de Portugal, âncoras deste percurso, como também lugares históricos em Espanha, tornando a experiência numa verdadeira vivência ibérica. São, no total, 111 localidades em Portugal e 36 em Espanha”, destaca a AHP – ADT.

A ampliação da rota surge ao abrigo do projeto POCTEP – Cooperação Transfronteiriça e implicou a assinatura de um protocolo com a Deputação de Cáceres que formaliza este projeto transfronteiriço, no âmbito do qual está prevista a mudança de nome desta rota, que passa a ser conhecida como “GR22 – Aldeias Históricas”.

A colaboração com Deputação de Cáceres prevê ainda o melhoramento do sistema de monitorização já existente na GR22, que passa a estar “mais alinhado com o racional estratégico da Rede dedicado à sustentabilidade”, nomeadamente através da “introdução de painéis fotovoltaicos para alimentar os contadores que viabilizam a contagem do número de passagens de aventureiros a pé ou de bicicleta”.

Recorde-se que a GR22 é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe (LQT), certificação que foi entregue pela primeira vez às Aldeias Históricas de Portugal pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada) em 2019 e que foi agora renovado até 2025, durante o encontro que se realizou no início do mês.

A European Ramblers Association certifica os melhores destinos de caminhada na Europa segundo critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionado ao utilizador, a qualidade do traçado, e a riqueza cultural e natural.

 

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OMT diz que observatórios de turismo sustentável estão a transformar o setor

Os membros da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) da OMT reuniram-se, recentemente, para trocar ideias sobre a importância da governação, abordagens participativas e dados oportunos no avanço da sustentabilidade nos destinos.

A reunião apresentou os esforços dos observatórios de turismo sustentável em diversas áreas de medição, tais como níveis de satisfação local, capacidade de suporte do destino e aspetos ambientais e sociais do turismo.

Por outro lado, os membros da INSTO enfatizaram os desafios que enfrentam na monitorização, sublinhando a importância de dados fiáveis obtidos através de parcerias com diversos fornecedores. Destacaram também a seleção de indicadores relevantes adaptados às necessidades específicas de cada destino, facilitando a comparação entre eles.

Os destinos INSTO enfatizaram a importância de ações políticas oportunas e baseadas em evidências que apoiem a transformação contínua do setor do turismo. As discussões centraram-se em exemplos e experiências do mundo real dos principais destinos, bem como no progresso nas iniciativas de medição do turismo sustentável e One Planet e nos esforços relacionados com a ação climática da biodiversidade.

Composta por destinos líderes, os membros da rede INSTO da OMT, têm estado na vanguarda do trabalho para conceber e implementar práticas de desenvolvimento sustentável ao nível do terreno. Estas práticas, que se centram na inclusão e na tomada de decisões com base em evidências, estão a conduzir a uma mudança positiva no sentido de um desenvolvimento do turismo que seja ao mesmo tempo resiliente e inclusivo, refere a Organização, em comunicado.

A rede INSTO continua a expandir-se, acolhendo quatro novos observatórios durante a reunião entre os quais o do Centro de Portugal. Estes destinos demonstraram o seu trabalho em prol do turismo sustentável através de abordagens participativas, geração de evidências e transparência – requisitos essenciais para a adesão à INSTO.

Todos os membros do INSTO estão empenhados em avaliar o impacto do turismo em 11 áreas obrigatórias que abrangem dimensões económicas, ambientais e socioeconómicas. Este compromisso está alinhado com o novo quadro de Medição do Turismo Sustentável (MST) que a OMT está a desenvolver, que vai além de indicadores amplos como o PIB.

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Portugal com sete prémios no Great Wine Capitals

Os ‘Best Of Wine Tourism’, atribuídos pela Great Wine Capitals, atribuiu sete prémios a Portugal

A Great Wine Capitals divulgou, recentemente, a classificação para 2024 dos seus prémios globais e regionais, distinguingo Portugal com sete prémios.

A organização é uma rede de grandes cidades globais nos hemisférios norte e sul, que partilham um ativo económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas de renome internacional.

Este ano, os prémios globais foram entregues à Quinta do Bomfim (na categoria Aquitetura & Paisagem) e Quinta do Soalheiro (People´s Choice na categoria Serviços de Enoturismo).

Nos prémios regionais, foram distinguidas as Caves Graham´s (categoria Serviços de Enoturismo), Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (categoria Alojamento), Caves Cockburn´s (categoria Arte & Cultura), Six Senses Douro Valley (categoria Práticas Sustentáveis em Enoturismo) e Restaurante Seixo by Vasco Coelho Santos (categoria Restaurantes de Enoturismo).

Esta é a única rede deste tipo que une os chamados ‘Velho’ e ‘Novo’ mundo do vinho e tem como objetivo incentivar viagens, formação e intercâmbios de negócios entre as prestigiadas regiões vinícolas de Adelaide (Sul da Austrália), Bilbao/Rioja (Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo/Cape Winelands (África do Sul), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz/ Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), São Francisco/Napa Valley (EUA), Valparaíso/Vale de Casablanca (Chile) e Verona (Itália).

Os prémios ‘Best Of Wine Tourism’ são atribuídos num muito considerado concurso anual. Este concurso internacional tem como objetivo premiar as adegas de cada cidade e região vinícolas membros da rede que se tenham distinguido pela excelência das suas instalações em diversas categorias, desde arte e cultura ao enoturismo sustentável, e pela disponibilização de experiências de qualidade ao público.

Fundada em 1999, esta rede tem vindo a desenvolver diversos projetos, iniciativas e programas com o objetivo de alcançar a excelência em turismo, serviços empresariais e educação no âmbito da aliança global das suas renomadas regiões vinícolas.

De referir que em edições anteriores foram distinguidos The House of Sandeman Hostel & Suites (categoria Alojamento, 2019), The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca (categoria Arquitetura & Paisagem, 2020), Monverde Wine Experience Hotel (categoria Alojamento, 2021), Ventozelo Hotel & Quinta, People’s Choice (categoria Arquitetura & Paisagem, 2022) e Quanta Terra Douro (categoria Arte & Cultura, 2023).

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Três hotéis Vila Galé no Brasil na final do ‘óscar’ dos eventos e turismo

Vila Galé Fortaleza, Vila Galé Eco Resort de Angra e Vila Galé Touros, todos no Brasil, estão na final, em diferentes categorias na 24ª edição do Prémio Caio, conhecido como o “óscar dos Eventos e do Turismo”.

Segundo indica a imprensa brasileira, o Vila Galé Fortaleza, no Ceará, concorre ao ‘Melhor Hotel com Espaços para Eventos de Médio Porte do Nordeste’, enquanto o Vila Galé Touros (Rio Grande do Norte) quer ser o ‘Melhor Resort de Praia do Nordeste’; e o Vila Galé Eco Resort de Angra (Angra dos Reis), busca a distinção de Melhor Resort de Praia do Brasil.

Em cada categoria, são três empreendimentos da cadeia hoteleira portuguesa finalistas selecionados por um corpo de jurados. As distinções Jacaré de Ouro, Prata e Bronze serão entregues no próximo mês de dezembro, em São Paulo.

 

 

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Guestcentric regista “forte procura” por hotéis portugueses para o Natal e Ano Novo

De acordo com dados recolhidos pela Guestcentric até ao início de novembro de 2023, as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45% em comparação com o ano anterior. Já para as estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas subiram 56% em relação a 2022.

A Guestcentric registou ” um aumento significativo” no número de pesquisas de hotéis em Portugal para o Natal e Ano Novo de 2023.

Os dados recolhidos até ao início de novembro de 2023, revelados pela Guestcentric em nota de imprensa, dão conta de que as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento de 45% em comparação com o ano anterior. Também o preço médio dos alojamentos para esta data subiu, com um aumentou 26% comparativamente ao verificado em 2022.

Já para as estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas subiram 56% em relação às do ano passado, sendo que “a aceleração na atividade de pesquisa foi especialmente visível em outubro”. Os preços médios para estadias na véspera do Ano Novo estão 23% acima de 2022, atualmente.

“Os hotéis portugueses podem esperar uma época de Natal francamente positiva este ano, com procura muito elevada, tanto para o Natal como para o Ano Novo. Os nossos dados revelam um aumento substancial nas pesquisas e nas reservas por hotéis, refletindo o regresso definitivo na confiança dos viajantes. O desafio neste momento para os hotéis é como gerir o seu negócio de forma rentável, nestes tempos incertos, e gerir os picos súbitos na procura”, afirma Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.

Para as datas específicas do Natal e Fim de Ano, a Guestcentric recomenda aos hotéis “focarem-se nos seus clientes diretos, passados e potenciais, enquanto segmento de mercado mais rentável para o hotel, e com menor custo de aquisição”. Deixa também a nota aos hoteleiros para “confirmarem todo o negócio potencial, com tarifas não-reembolsáveis e estadias mínimas mais longas”.

Em termos operacionais, a Gestcentric é da opinião de que “os hotéis devem orçamentar os custos de energia e de recursos humanos desta quadra natalícia, refletindo-os nos seus preços e programas”. Dada a atual “escassez de mão de obra na hotelaria e restauração, [os hotéis] podem investir numa estratégia de recursos humanos específica à época natalícia, que inclua outros benefícios, para além da remuneração adicional e variável, para atrair e reter colaboradores – sejam estes permanentes, temporários ou estudantes”.

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