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MSC Cruzeiros promove roadshow até 8 de novembro em quatro cidades

O Roadshow anual da MSC Cruzeiros inicia-se esta terça-feira, no Funchal, e percorre ainda as cidades do Porto, Lisboa e Coimbra, contando ainda com quatro webinares.

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A MSC Cruzeiros inicia esta terça-feira, 17 de outubro, o seu roadshow habitual que terminará a 8 de novembro de 2023, servindo como ponto de partida para a nova temporada, e onde serão apresentadas várias novidades que a companhia tem para oferecer. A edição deste ano funcionará presencialmente no Funchal, Porto, Lisboa e Coimbra e em regime online com quatro webinares que serão realizados aos colegas agentes de viagens.

Nas quatro sessões online, pretende-se que os agentes de viagens fiquem a conhecer a Explora Journeys, a nova marca de luxo do Grupo MSC e os itinerários e produtos da MSC Cruzeiros nas temporadas de Inverno 2023/2024 e Verão 2024. Em dois dos webinares será possível assistir a uma apresentação realizada também pela Emirates, um parceiro da MSC Cruzeiros, e a última sessão contará também com uma apresentação realizada pela TAP.

A MSC Cruzeiros terá 22 navios a navegar no Inverno 2023/2024 com cruzeiros que variam de mini-cruzeiros a cruzeiros de sete noites até cruzeiros de 120 noites como o MSC World Cruises 2024. Esta ampla variedade de itinerários irá permitir ficar a conhecer 150 destinos à volta de 70 diferentes países.

O MSC Euribia, inaugurado em junho de 2023, em Copenhaga, navegará pelas Pérolas do Norte no Inverno 2023/2024, realizando itinerários com partida de Hamburgo e que visitará cidades emblemáticas como Zeebrugge/Bruges, Roterdão (Holanda), Le Havre (França), Southampton (Reino Unido) e desembarcará em Hamburgo (Alemanha).

O MSC World Europa vai manter-se no Mar Mediterrâneo, oferecendo cruzeiros de sete noites com partida de Barcelona, que passará por Génova, Civitavecchia,Palermo (Itália),Valetta (Malta) e Marselha (França), realizando o desembarque em Barcelona. Já o MSC Seascape, inaugurado também no ano passado, irá continuar a navegar pelas Caraíbas, efetuando cruzeiros de sete noites com partida de Miami que percorrerão o leste das Caraíbas com escala em Nassau, San Juan, Puerto Plata, Ocean Cay MSC Marine Reserve e desembarcará em Miami, havendo ainda um itinerário alternativo que percorre as Caraíbas Orientais com partida de Miami e que passa por cidades como Ocho Rios, George Town, Cozumel, Ocean Cay MSC Marine Reserve.

No Médio Oriente, a MSC Cruzeiros terá pacotes especiais com voos incluídos a bordo do MSC Opera e do MSC Virtuosa com voos Lisboa-Dubai-Lisboa. O MSC Opera fará itinerários de sete noites com embarque no Dubai aos Domingos, passando por cidades como Sir Bani Yas, Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Muscat (Omã) e Al Fujayrah (Dubai), antes de desembarcar no Dubai. Haverá itinerários alternativos que passarão pela cidade de Khasab (Omã) em vez de Al Fujayrah.

Já o MSC Virtuosa realizará partidas do Dubai no Inverno aos Sábados em itinerários de sete noites que passarão por Doha, Qatar, Dammam (Arábia Saudita), Abu Dhabi e Sir Bani Yas, com desembarque no Dubai.

Estará igualmente em destaque o Verão 2024 disponível para reserva, em que os 22 navios da MSC Cruzeiros irão estar a navegar para locais de visita obrigatória em todo o mundo. Com viagens que variam entre três e 21 noites, a nossa seleção de cruzeiros para o Verão 2024, incluirá certamente locais onde sempre quis ir.

O grande destaque no mercado português serão os 19 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa a partir de abril até novembro de 2024. O MSC Orchestra partirá de Lisboa e fará itinerários com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha), Olbia e Génova e fará ainda duas “empty legs” com partida de Génova e desembarque em Lisboa.

Para os passageiros da Madeira, será possível realizar cinco partidas com embarque e desembarque no Funchal a partir de outubro de 2024. O navio passará por Málaga, Barcelona, Santa Cruz de Tenerife (Espanha), Marselha (França), Génova (Itália), Casablanca (Marrocos) e ainda duas “empty legs”, uma com partida de Génova e desembarque no Funchal e outra com embarque no Funchal e desembarque em Génova.

O MSC Euribia, navio mais avançado da frota em termos ambientais, realizará itinerários espetaculares de sete noites para os fiordes noruegueses com partidas semanais de Kiel (Alemanha) com escalas em pontos turísticos de renome como Copenhaga (Dinamarca), Hellesylt (Noruega), Molde (Noruega) e Flaam (Noruega).

O MSC World Europa passará a sua temporada de Verão no Mediterrâneo, oferecendo aos passageiros uma experiência espetacular tanto a bordo como em terra. Os itinerários de sete noites apresentam os destinos mais populares da região-Génova, Nápoles e Messina em Itália, Valetta em Malta, Barcelona em Espanha e Marselha em França. Com o embarque possível em múltiplos portos, navegar a bordo navegar a bordo de um dos navios mais avançados da frota é conveniente e fácil.

Por último, entre os grandes destaques, o MSC Seascape oferecerá dois itinerários diferentes de sete noites de Miami, Flórida (EUA) pelas Caraíbas Orientais e Ocidentais. Pelas Caraíbas Ocidentais, o navio navegará com escala em Ocho Rios (Jamaica), George Town (Ilhas Caimão), Cozumel (México) e Ocean Cay MSC Marine Reserve e nas Caraíbas Orientais, o navio fará escala em Nassau, San Juan (Porto Rico), Puerto Plata (República Dominicana) ou Ocean Cay MSC Marine Reserve.

O Roadshow MSC Cruzeiros 2023 começa, como referido, a 17 de outubro, no Funchal, seguindo a 25 de outubro para o Porto, no Terminal de Cruzeiros de Leixões. No dia seguinte, a 26 de outubro, será a vez do Vandelli Botanical Garden, em Lisboa, terminando a 7 de novembro, no Hotel NH Coimbra Dona Inês, em Coimbra.

No que diz respeito aos webinares, estes terão os seguintes temas.

24 outubro | 11h00| Tema: Formação sobre a Explora Journeys, a nova marca de luxo do Grupo MSC– para participar basta aceder a este link

31 outubro | 11h00| Tema: Itinerários e Produtos MSC das Temporadas de Inverno 23/24 e Verão 24 e Apresentação da Emirates- para participar basta aceder a este link

31 outubro | 15h00 | Tema: Itinerários e Produtos MSC das Temporadas de Inverno 23/24 e Verão 24 e Apresentação da Emirates – para participar bastar aceder a este link

8 novembro | 15h00 | Tema: Itinerários e Produtos MSC das Temporadas de Inverno 23/24 e Verão 24 e Apresentação da TAP – para participar bastar aceder a este link

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Falta 1 semana para terminarem as votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2024”

Lançadas a 22 de janeiro, as votações para a 12.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL” terminam dentro de uma semana, a 16 de fevereiro. Há 96 nomeados em 16 categorias.

Pela 12.ª vez, o jornal Publituris organiza os “Portugal Trade Awards”, iniciativa que se destina a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no Trade no setor do Turismo.

Neste ano de 2024, voltamos a colocar a votação o que de melhor se fez no trade do setor do Turismo no ano de 2023.

Recorde-se que, face às edições anteriores dos “Publituris Portugal Trade Awards” existem categorias que transitaram para os “Publituris Travel Awards” que se realizarão em julho de 2024.

As categorias que transitaram para os “Publituris Portugal Travel Awards” foram todas as categorias relacionadas com a hotelaria, rent-a-car, cruzeiros, parques temáticos, animação turística e marinas.

A votação online decorre no site dos prémios – https://premios.publituris.pt/trade/2024 – entre os dias 22 de janeiro e 16 de fevereiro de 2024.

Para validar o voto é exigida a introdução do e-mail, que terá de ser idêntico ao de registo na newsletter do Publituris.pt.

Os vencedores resultarão de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%), sendo que os membros do Júri também votam online.

O júri é constituído por diversas personalidades: representantes de associações do setor, ex-secretários de Estado do Turismo, empresários, profissionais.

De referir que, desde 2022, os “Portugal Trade Awards” assumiram a denominação “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL”, numa parceria com a Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 28 de fevereiro de 2024, a partir das 11h00 na BTL 2024, em Lisboa.

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Só metade dos turistas chineses planeia visitar a Europa em 2024

Um recente estudo da European Travel Commission (ETC) apurou que apenas 57% dos turistas chineses contam viajar para a Europa neste ano, o que representa uma forte queda relativamente ao ano passado, quando 71% dos turistas oriundos da China contavam visitar território europeu.

A recuperação turística do mercado chinês está atrasada e assim deverá continuar em 2024, pelo menos na Europa, prevê um estudo da European Travel Commission (ETC), que apurou que apenas 57% dos turistas chineses contam viajar para a Europa neste ano.

O estudo da ETC nota que a percentagem de turistas chineses que conta viajar para a Europa este ano sofreu uma queda drástica relativamente à edição do ano passado, quando 71% dos turistas oriundos da China contavam visitar território europeu.

Um dos motivos apontados para a descida da intenção dos turistas chineses em visita a Europa é o facto destes turistas estarem, neste momento, a viajar mais pelos destinos asiáticos, uma vez que vários países desta região do mundo flexibilizaram os requisitos para a atribuição de vistos, a exemplo da Tailândia .

A menor disponibilidade financeira e poucos dias de férias disponíveis também ajudam a explicar a redução das intenções dos turistas chineses em viajarem para a Europa, este ano.

Recorde-se que a China era um mercado vital para vários destinos europeus antes da COVID-19, a exemplo do Reino Unido e Países Baixos, mas tem assistido a uma tímida recuperação desde a reabertura pós-pandemia.

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DMC indiano SenKay Tours chega a Portugal pelas mãos da TUREP

O operador turístico indiano SenKay Tours, com sede em Nova Deli e escritórios nas maiores cidades da Índia, Nepal, Butão e Sri Lanka, chegou a Portugal e é representada pela TUREP – Turismo Único Representações, dirigida por Luís Pinto.

Segundo informação dirigida ao mercado, a TUREP indica que a SenKay Tours oferece as melhores tarifas negociadas com diversos hotéis incluindo as maiores cadeias hoteleiras internacionais como sejam Marriott & Sheraton Hotels, Hilton Hotels, Hyatt Hotels, Accor Hotels, Radisson & Intercontinental (IHG) Hotels como também com as cadeias hoteleiras indianas como Taj Group of Hotels, ITC Hotels, The Oberoi Hotels & Resorts (The Oberoi & Trident Hotels).

Por outro lado, assegura “o transporte nos melhores veículos visando contribuir de forma decisiva para a valorização das experiências que proporcionamos a todos os nossos clientes”, ao mesmo tempo que destaca que trabalha tanto com clientes individuais, como com grupos e incentivos. Entretanto, uma vez que existem, na Índia, muito poucos guias a falarem português, a SenKay Tours só pode assegurar guias em espanhol ou em alternativa, em inglês.

Este operador turístico DMC disponibiliza uma brochura em que apresenta várias sugestões de programas e experiências na Índia, Nepal, Butão e Sri Lanka, e está disponível para qualquer alteração que os seus clientes – operadores turísticos e agentes de viagens desejem fazer aos programas já previamente construídos.

Tendo como diretor o conhecido profissional do setor das viagens e turismo, Luís Pinto, a TUREP – Turismo Único Representações representa em Portugal operadores turísticos internacionais, DMC, hotéis, centrais de reservas, destinos e organizações turísticas estrangeiras. Relativamente aos operadores turísticos “temos procurado apresentar sempre algo que seja diferente, pela inovação da oferta, e dos destinos que à partida podem não ter muita procura, mas que divulgados tem aceitação por parte dos clientes”.

O objetivo da empresa de representações é ajudar agências de viagens com produtos e mercados pouco conhecidos no nosso país, com foco em nichos. Para poder fazer um trabalho adequado de divulgação e promoção, é condição sine qua non da TUREP não representar empresas concorrentes entre si.

A equipa da empresa tem mais de 35 anos de experiência no sector de turismo, seja em agências de viagens, companhias aéreas, GSA e centrais de reservas hoteleiras, etc. “Essa experiência e o profundo conhecimento do setor turístico em Portugal, permite-nos com êxito, divulgar e promover as nossas representadas e atingir os objetivos a que nos propomos perante elas”, indica Luís Pinto, que dá conta que a TUREP atua sempre como se fosse um escritório ou um departamento comercial das suas representadas no nosso país, e para além de divulgar e promover essas empresas ou organizações, também presta toda a ajuda e informação aos seus clientes – agências de viagens e operadores turísticos – relativamente aos destinos representados.

 

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MSC Cruzeiros volta a ser distinguida com Prémio Cinco Estrelas

A MSC Cruzeiros voltou a ser distinguida com o Prémio Cinco Estrelas, galardão que é entregue à companhia de cruzeiros há sete anos consecutivos, na categoria “cruzeiros”, na qual a MSC Cruzeiros obteve uma satisfação global de 81,1%.

A MSC Cruzeiros voltou a ser distinguida com o Prémio Cinco Estrelas, galardão que é entregue à companhia de cruzeiros há sete anos consecutivos, de acordo com um comunicado enviado à imprensa.

O prémios foi atribuído à MSC Cruzeiros na categoria “cruzeiros”,  na qual constavam outras quatro marcas, tendo a companhia obtido uma satisfação global de 81,1%, depois da avaliação de 2254 consumidores.

“Esta distinção vem, uma vez mais, provar que as férias a bordo de um navio da MSC Cruzeiros são uma experiência única, distinguida pela qualidade e excelência. Os modernos e inovadores navios da frota da companhia oferecem uma experiência inesquecível e incomparável, com uma gastronomia autêntica e internacional, entretenimento premiado de classe mundial, alojamento confortável, bem como um excelente serviço com opções para toda a família”, congratula-se a MSC Cruzeiros.

O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que anualmente mede o grau de satisfação que os consumidores atribuem a produtos, serviços e marcas, tendo como critérios de avaliação a Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra ou Recomendação, Confiança na Marca e Inovação, sendo ainda avaliadas outras cinco características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo.

Na primeira fase, os candidatos passam por um Focus Group e pelo Comité de Avaliação, enquanto na fase seguinte são realizados testes de experimentação que são aplicados à medida das características de cada marca, em situação real de utilização, tendo em conta os serviços e os produtos. Já a terceira e última fase inclui a realização de um estudo de mercado à marca, sendo implementado um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população.

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B&B Hotels abriu mais duas unidades em Portugal

Com a abertura do B&B Hotel Olhão e do B&B Hotel Figueira da Foz, a B&B Hotels passa a contar com 14 unidades de alojamento hoteleiro em território nacional.

A B&B Hotels abriu mais duas unidades em Portugal, o B&B Hotel Olhão e o B&B Hotel Figueira da Foz, unidades que aumentam para 14 o número de hotéis desta cadeia de hotelaria em território nacional.

Num comunicado enviado à imprensa, a B&B Hotels indica que o B&B Hotel Olhão é “o primeiro da cadeia no Algarve” e fica localizado no centro comercial Ria Shopping, enquanto o B&B Hotel Figueira da Foz fica localizado no coração da cidade.

“Ambos os hotéis oferecem aos seus hóspedes amplos quartos duplos e triplos com todo o conforto, a preços acessíveis e sem abrir mão da qualidade e do excelente serviço. Além disso, desfrutarão de um renovado e farto buffet de café da manhã, Wi-Fi gratuito de alta velocidade em todo o edifício, café e bebidas quentes grátis, estacionamento gratuito e recepção 24 horas”, refere a B&B Hotels.

Ambos os hotéis são explorados pela B&B Hotels em regime de aluguer garantido de longa duração, num modelo de negócio asset light que, segundo a cadeia de hotelaria, permite “manter fortes taxas de crescimento e projetá-las de forma sustentada no futuro imediato”.

Com a abertura das duas novas unidades, a B&B Hotels passa a contar com 14 unidades em território nacional, depois de já ter aberto hotéis nas principais cidades portuguesas, como Lisboa, Porto, Guimarães ou Braga.

A cadeia de hotelaria, que está em processo de crescimento na Península Ibérica, conta ainda com 45 hotéis em Espanha, disponibilizando mais de cinco mil quartos em Portugal e Espanha.

A cadeia de hotelaria pretende, contudo, chegar aos 200 hotéis em 2030 na Península Ibérica, contando, por isso, com 20 unidades em construção, num número que continua a aumentar a cada mês.

“Temos uma estratégia muito focada no crescimento em Espanha e Portugal. Por um lado, aquisições que nos permitem cobrir e crescer muito no curto prazo; e por outro, novos desenvolvimentos. Nesse sentido, estamos a formar novas alianças com fundos e promotores, o que nos permite crescer ao ritmo desejado com um bom pipeline e, mais importante, um pipeline garantido”, afirma Lucía Méndez-Bonito, CEO da B&B Hotels.

Recentemente, a cadeia de hotelaria deu a conhecer um acordo com o Grupo Avintia Real Estate para o desenvolvimento conjunto de 10 novos hotéis até 2025, num projeto que consolidou uma aliança que começou no final de 2021 através de contratos garantidos de longo prazo e que, juntamente com outras colaborações, compõem um primeiro gasoduto avaliado em mais de 100 milhões de euros.

Mais tarde, a B&B Hotels fez o mesmo com a Construcciones Eliseo Pla (CEP), ao chegar a um acordo para desenvolver conjuntamente três novos hotéis recém-construídos em Valência, Sevilha e Alicante para os anos de 2024 e 2025.

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Depois da Alemanha, o destino preferido dos alemães é Espanha

Num inquérito feito pela alemã Stiftung für Zukunftsfragen, os resultados apontam para uma diminuição na escolha do mercado doméstico, embora continue na liderança, e uma preferência clara por Espanha.

A Stiftung für Zukunftsfragen (Fundação para os Estudos do Futuro, numa tradução literal) foi perceber, recentemente, o sentimento dos alemães para as próximas férias de verão. Embora a Alemanha continue a ser o principal destino de viagem dos alemães, representando 37% das principais viagens de férias, a quota de mercado diminuiu em três pontos percentuais (p.p.). Na Alemanha, a maioria dos turistas, 5,8% de todos os viajantes, viaja para a Baviera (-2,2%), enquanto 5,7% (-0,3%) são atraídos para Mecklenburg-Vorpommern. Seguiram-se a Baixa Saxónia com 4,9% (+1,1%), Baden-Württemberg com 4,2% (+0,4%) e Schleswig-Holstein com 3,3% (-1,3%).

Já quanto aos mercados externos, a análise conclui que Espanha, Itália e Escandinávia estão entre os países que registaram ganhos.

A análise, que se baseia num inquérito representativo a 3.000 pessoas com 18 anos ou mais na Alemanha, revela que a Espanha tem uma quota de mercado de 9% (+0,9% em relação a 2022) e a Itália de 7% (+0,5%). A Escandinávia atrai pouco menos de 5% (+1%) dos visitantes alemães, seguida da Turquia com 4,6% (-0,7%), Áustria com 3,2% (+0,4%) e da Grécia com 3% (-1,2%).

Viagens de longa distância ainda abaixo do valor de 2019
Segundo a mesma análise, 16,4% dos inquiridos foram atraídos para lugares distantes, representando mais 3 p.p. do que em 2022, mas ainda um pouco menos de 1% do que em 2019. A Ásia-Extremo Oriente tem a maior quota com 3,5% (+1,3%), à frente da América do Norte com 2,6% (+0,2%) e do Norte de África com 2,3% (+0,1%). O Médio Oriente representou 1,4% (+0,4%), enquanto a América Central e as Caraíbas atraíram 1,3% dos turistas alemães em 2023 (+0,2%).

De um modo geral, os números da Stiftung für Zukunftsfragen diferem significativamente dos da DRV e dos analistas de mercado da Travel Data + Analytics (TDA). Isto aplica-se, em particular, a destinos como a Turquia e Grécia, que registam um desempenho significativamente melhor neste último. Isto deve-se provavelmente, em grande parte, ao facto de a DRV e a TDA apenas analisarem as reservas efetuadas através de agências de viagens e operadores turísticos, enquanto este inquérito também inclui viagens auto-organizadas. Em países como a Turquia, a percentagem de turistas que reservam viagens organizadas é significativamente mais elevada do que em Itália ou na Escandinávia, por exemplo.

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Jolidey promove Páscoa nas Caraíbas

O operador turístico Jolidey está a promover a sua programação da Páscoa nas Caraíbas (Punta Cana e Riviera Maya) em voos da Iberojet à saída de Lisboa.

Em voos diretos da companhia aérea Iberojet à saída de Lisboa, o operador turístico Jolidey está a promover no mercado a sua programação da Páscoa nas Caraíbas, designadamente, Punta Cana na República Dominicana e Riviera Maya no México.

O pacote para Punta Cana tem partida marcada para o dia 25 de março e custa destes 1.490 euros por pessoa em duplo, enquanto para a Riviera Maya haverá duas saídas, a 24 e 31 de março, com preços por pessoa em alojamento duplo, que começam também nos 1.490 euros.

Os programas incluem voo de ida e volta de Lisboa, sete noites de alojamento em regime do tudo incluído, transferes, seguro básico de viagem, e taxas de aeroporto e governamentais.

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Melhor ano de sempre na atividade de cruzeiros no Porto de Leixões

Em 2023, o Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros.

Estes resultados, divulgados pela Associação dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), representam um crescimento de 37% no número de passageiros e mais quatro navios comparativamente com o ano anterior. Face a 2018, que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o aumento foi de 27%.

A entidade refere ainda no seu comunicado que, tendo por base os valores médios definidos pela CLIA para as receitas diretas dos passageiros e dos tripulantes, em 2023, a atividade de cruzeiros gerou uma receita direta de 19,7 milhões de euros na economia da região.

O Reino Unido continua a ser o principal mercado de origem dos passageiros que passam pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões, correspondendo a 44.1% do total seguindo-se os Estados Unidos da América com 23.2%, a Alemanha com 17.9%, o Canadá com 5% e ainda a Austrália com 1.6%.

De realçar as 14 escalas inaugurais registadas durante o último ano e ainda as quatro operações de ‘turnaround’ (cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no Porto de Leixões).

Tendo em conta que a atividade de cruzeiros na Costa Atlântica continua a ser marcada por alguma sazonalidade e a par do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, os meses mais fortes em Leixões foram maio (27.373 passageiros), setembro (24.932 passageiros) e outubro (29.219 passageiros). A par do ano passado, o mês de outubro voltou a ser o melhor mês do ano e, neste caso, o melhor mês de sempre no que ao número de passageiros diz respeito, apontou a APDL.

Reconhece, por outro lado, que o ano de 2023 foi o melhor de sempre da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, fruto do esforço na promoção da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, nomeadamente do Terminal de Cruzeiros (Porto Cruise Terminal), junto das principais companhias de cruzeiro e armadores a nível mundial e com grande impacto no turismo da Região Porto & Norte de Portugal.

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Cuba prevê crescimento do turismo em 2024

O ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos García assume que a ilha não desiste do objetivo de ultrapassar a barreira dos três milhões de visitantes, para o que é fundamental aumentar a conectividade aérea.

Cuba experimentou um aumento na atividade turística em 2023 e planeia crescer neste setor em 2024, declarou o ministro do Turismo, Juan Carlos García, ao programa de rádio e televisão Mesa Redonda, tendo destacado que o destino caribenho recebeu 2.436.980 visitantes o ano passado, o que significa um crescimento de mais de 800 mil turistas em relação a 2022.

Para crescer ainda mais e chegar à meta prevista dos três milhões de turistas estrangeiros, o governante diz que é fundamental aumentar a conectividade aérea, bem como diversificar os mercados, enfrentar as campanhas mediáticas de descrédito contra a ilha, melhorar os serviços, ampliar as opções e oferecer facilidades e incentivos aos cubanos residentes no exterior, em correspondência com a política do país de estreitar os laços com os seus compatriotas no exterior, entre outros ações.

Cuba está otimista apesar do complicado cenário que representa o bloqueio dos Estados Unidos – afirmou – e destacou que a política unilateral de Washington e a inclusão arbitrária da ilha na lista de países patrocinadores do terrorismo afetam significativamente a atividade turística.

Apesar desta situação, o destino pretende crescer em 2024, e estima-se a reconexão alcançada em 2023 com 32 países através de 50 companhias aéreas.

Explicou que o Canadá encabeça a lista de mercados emissores, seguido pelos cubanos residentes no exterior, pela Rússia e pelos Estados Unidos mesmo com as limitações do bloqueio.

García afirmou que também é crescente a chegada de visitantes europeus, liderados por Espanha, Portugal e Alemanha.

Além disso, aumentam as chegadas de países latino-americanos como Colômbia, Brasil, Venezuela, Argentina, Peru, Bolívia e trabalha-se para recuperar o mercado mexicano, tradicional na ilha e com amplas perspectivas, observou, para acrescentar que outros países como a Turquia e a Polónia consolidaram-se como mercados emissores.

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Lusanova apresenta programação 2024/25 a 5 e 7 de março no Porto e em Lisboa

O roadshow de apresentação da programação do operador turístico Lusanova para 2024/2025 vai ter lugar no dia 5 de março no Porto e a 7 em Lisboa.

O roadshow da Lusanova dedicado à divulgação da oferta do operador turístico junto dos agentes de viagem, realçará as mais-valias e as novidades dos destinos propostos para a nova temporada, na qual celebra o seu 65º aniversário. As sessões terão início às 18h30 e incluirão jantar, animação e atribuição de prémios aos participantes.

Os agentes de viagem interessados em participar nos eventos, cujos locais serão anunciados em breve, podem confirmar a sua presença através do envio de um email para [email protected]

Após semanas de formação com os agentes de viagens portugueses, a Lusanova está prestes a desvendar um leque de novidades e experiências exclusivas que o operador tem reservado para os turistas em Portugal.

 

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