Air France-KLM fica com 20% da SAS
A Air France-KLM assumirá uma participação não controladora máxima de 19,9% no capital social da SAS AB, indicando o grupo comprador que pretende “aumentar a presença nos mercados escandinavos através de uma cooperação comercial entre as suas companhias aéreas e a SAS AB”.
Victor Jorge
Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional
PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira
Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon
Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano
Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC
Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média
Holiday Inn Braga já abriu
Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro
Viagens de negócios atingem valor recorde de 1,5 biliões de dólares em 2024
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
O grupo Air France-KLM anunciou a compra de 19,9% da companhia aérea escandinava SAS, juntamente com a Castlelake, L.P., em nome de determinados fundos ou afiliadas, e a Lind Invest ApS (coletivamente, o “Consórcio”).
Em comunicado, o grupo refere que, “a Air France-KLM está determinada a desempenhar um papel ativo na consolidação da aviação europeia”, salientando que “a cooperação prevista com a SAS é um dos componentes do roteiro estratégico do grupo”.
A proposta de investimento do “Consórcio” ainda não foi finalizada e está sujeita a determinadas condições e aprovações regulamentares, incluindo, entre outras, a aprovação da Comissão Europeia, do tribunal dos EUA que supervisiona a reorganização do Capítulo 11 e, no que diz respeito à SAS AB, do tribunal sueco.
Contudo, caso esta transação seja aprovada e todas as outras condições (incluindo autorizações regulamentares e cancelamento de todas as ações existentes da SAS AB) sejam satisfeitas, o “Consórcio”, juntamente com o estado Dinamarquês, irá investir 1,175 mil milhões de dólares (cerca de 1.120 milhões de euros) dos quais 475 milhões de dólares (mais de 453 milhões de euros) em ações ordinárias e 700 milhões de dólares (perto de 670 milhões de euros) sob a forma de obrigações convertíveis garantidas.
O investimento da Air France-KLM representaria um total de 144,5 milhões de dólares (perto de 140 milhões de euros), dos quais 109,5 milhões de dólares (cerca de 105 milhões de euros) seriam investidos em ações ordinárias e 35 milhões de dólares (cerca de 33 milhões de euros) seriam aplicados sob a forma de obrigações convertíveis garantidas. Após a conclusão da transação, a Air France-KLM deterá até um máximo de 19,9% de participação não controladora no capital social da SAS AB.
Paralelamente à transação, o grupo Air France-KLM refere que, sujeita ao cumprimento de certas condições, incluindo a saída da SAS AB da Star Alliance, “a Air France-KLM procurará estabelecer uma cooperação comercial entre as suas companhias aéreas e a SAS AB. Ao fazer isso, a Air France-KLM fortalecerá a sua presença nos mercados escandinavos, onde a marca SAS e o programa de fidelidade estão bem estabelecidos. Essa cooperação comercial beneficiaria os clientes escandinavos através de uma conectividade alargada e de um acesso mais amplo à rede mundial da Air France-KLM”.
Recorde-se que o grupo Air France-KLM é, supostamente, um dos interessados no processo de privatização da TAP.