Mais de três milhões e meio de passageiros sofreram atrasos nos aeroportos portugueses este verão
Dos quase 10 milhões de passageiros que apanharam um avião em Portugal, 38% sofreu algum tipo de perturbação no voo, avançam a AirHelp.
![Publituris](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/10/P_redes_sociais-120x120.jpg)
Publituris
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
Dos quase 10 milhões de passageiros que partiram de um dos aeroportos portugueses neste verão (junho, julho e agosto), apenas 62% partiram no horário indicado com mais de três milhões e meio de passageiros a sofrer algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento ou atraso), revelam os dados mais recentes disponibilizados pela AirHelp.
Analisando o número de passageiros que voaram a partir de Portugal, 2023 registou um aumento face aos registados em 2022 e 2019, mais 800 mil e 728 mil, respetivamente. Porém, no que respeita às perturbações sentidas pelos passageiros nos seus voos, existe espaço para melhorar, uma vez que, no presente ano, 38% foram impactados quando em 2019, este valor foi de 36% (38% em 2022).
“Quando falamos de atividade aérea por mês, os três meses registam números de passageiros muito próximos, no entanto julho continua a ser o mês preferido para viajar, com mais de três milhões e 300 mil passageiros distribuídos por mais de 22 mil voos. Os meses de junho e agosto apresentam dados muito idênticos, sendo que em junho existiram mais passageiros e em agosto registaram-se mais voos”, refere a AirHelp.
De acordo com a análise efetuada pela empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, a Eurowings é a companhia aérea mais pontual. Durante o período de verão, aproximadamente 99% dos voos não sofreu qualquer tipo de perturbação. Em segundo lugar, encontra-se a Jet2.com com 81% dos voos a não apresentar qualquer cancelamento ou atraso. Por fim, encontramos a Iberia com 76% dos voos sem perturbações. Já a TAP Portugal, transportou mais de 2,7 milhões de passageiros em mais de 18 mil voos: 42% destes voos apresentou algum tipo de perturbação (atraso ou cancelamento).
Já nos aeroportos portugueses, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, continua a destacar-se pelos melhores motivos: apenas 27% dos voos sofreram qualquer tipo de perturbação. O Aeroporto de Faro encontra-se em segundo lugar com apenas 28% dos voos a registar alguma perturbação. Em contrapartida, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, apresenta 47% dos voos com perturbações.