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Norwegian passa de lucros a prejuízo no 1.º semestre

A companhia aérea norueguesa apresentou os seus resultados trimestrais. Se no trimestre há uma descida, no acumulado dos primeiros seis meses o cenário não é melhor.

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A companhia aérea norueguesa apresentou os seus resultados trimestrais. Se no trimestre há uma descida, no acumulado dos primeiros seis meses o cenário não é melhor.

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A Norwegian apresentou, no segundo trimestre de 2023, um lucro de 537 milhões de coroas norueguesas (cerca de 46 milhões de euros), correspondendo a uma descida de 57% face aos 1.248 milhões de coroas norueguesas (cerca de 108 milhões de euros) obtidas em igual período de 2022.

No que toca aos resultados operacionais, a companhia aérea norueguesa revela que obteve um valor de 6.871 milhões de coroas norueguesas (cerca de 595 milhões de euros). Isto representa um acréscimo de 41% face às 4.868 milhões de coroas norueguesas (mais de 422 milhões de euros).

Já no acumulado do ano – de janeiro a junho de 2023 – a companhia refere que registou um prejuízo de 455 milhões de coroas norueguesas (39,5 milhões de euros), contra as 217 milhões de coroas norueguesa (perto de 19 milhões de euros) de período homólogo de 2022.

Tal como no segundo trimestre, também no primeiro semestre os resultados operacionais aumentaram, passando de 6.784 milhões de coroas norueguesas (588 milhões de euros) para 10.846 milhões de coroas norueguesas (pouco mais de 940 milhões de euros) na primeira metade do ano de 2023, correspondendo a uma subida de 60%.

Relativamente aos passageiros, tanto no segundo trimestre como no primeiro semestre de 2023, a Norwegian registou uma subida face aos mesmos períodos de 2022. Se no segundo trimestre passou de 4,96 milhões para 5,6 milhões, correspondendo a um crescimento de 13%, no acumulado dos primeiros seis meses essa evolução foi de 31%, o que equivale passar de 7,18 milhões para 9,41 milhões de passageiros transportados.

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AHRESP deixa sugestões para o Orçamento de Estado de 2024

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) anunciou esta segunda-feira, 25 de setembro, as 21 medidas que propõe para o Orçamento de Estado de 2024, baseadas em três eixos estratégicos: fiscalidade; capitalização das empresas e apoio ao investimento.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) anunciou esta segunda-feira, 25 de setembro, em comunicado, que “considera determinante que o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) tenha presente a realidade das empresas da restauração, similares e do alojamento turístico e que contemple medidas focadas na sustentabilidade destes setores, que se revelaram decisivos na recuperação económica de Portugal no período pós-pandemia e que continuam a ser forte motor de desenvolvimento da economia portuguesa”.

Por essa razão, a associação propõe 21 medidas para o OE24 baseadas em três eixos estratégicos: fiscalidade; capitalização das empresas e apoio ao investimento. As propostas são feitas “tendo em conta o atual cenário inflacionista e a escalada na subida das taxas de juro, bem como nos custos de energia”, que a associação considera “que está a deteriorar a tesouraria das famílias, cuja quebra de consumo já se faz sentir de forma significativa nas atividades turísticas”.

Das medidas propostas ao Governo a AHRESP destaca “a aplicação temporária, pelo período de um ano, da taxa reduzida IVA a todo o serviço de alimentação e bebidas para a tesouraria das empresas”, bem como a “reposição integral da taxa intermédia do IVA no serviço de alimentação e bebidas”.

Outra das medidas propostas passa pela “redução da taxa social única (TSU) paga pelas empresas pelos rendimentos de trabalho dos seus colaboradores, para proporcionar a melhoria das condições salariais, captando e retendo talento nas empresas”. É ainda destacada a “dotação orçamental para as autarquias, destinada ao apoio às rendas para a habitação de imigrantes que comprovem vir trabalhar para as atividades [afetas à associação], de forma temporária, para o processo de instalação destes trabalhadores no nosso país”.

É ainda colocada em cima da mesa a “redução da taxa do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC), em particular para as micro e pequenas empresas, a fim de se aumentar a competitividade das empresas nacionais face ao exterior e de se atrair investimento”.

Da lista de 21 medidas propostas constam ainda a “criação de mecanismos financeiros com vista à redução do endividamento das empresas, bem como promover a reposição dos capitais próprios até aos níveis pré-pandemia”, além do “apoio ao investimento em eficiência energética, eficiência hídrica e transição digital”.

A associação defende que estas medidas são propostas num contexto em que, “não obstante os crescimentos expressivos na atividade turística no acumulado entre janeiro e julho de 2023 face a 2019, certo é que milhares de empresas continuam a evidenciar estruturas financeiras frágeis e sobre endividadas”. Destaca também que, “além destas fragilidades, mantém-se o grave problema da falta de profissionais, sobretudo qualificados, para trabalhar nos setores da restauração e do alojamento”.

A AHRESP sente que a aproximação da época baixa “apresenta grandes desafios à sustentabilidade dos negócios, não só pela perda do poder de compra dos consumidores que se reflete na faturação dos estabelecimentos, como devido aos aumentos dos preços das matérias-primas, muito acima do que tem sido a atualização dos preços de venda”. Por todas as razões elencadas, “assim como das previsões das entidades internacionais de fraco crescimento económico”, a AHRESP apresenta a lista de 21 medidas ao Governo que pode ser consultada na totalidade através do link.

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ANAV afirma que a instituição do “Dia do Agente de Viagens é ideia sua

“É público que o “Dia Nacional do Agente de Viagens” é, e sempre foi, uma ideia peregrina da ANAV” reivindica a Associação Nacional das Agências de Viagens em comunicado de imprensa, lembrando que a ideia “foi prontamente apresentada no seu programa eleitoral, oficialmente apresentada à comunicação social e amplamente divulgada nos media e nas redes sociais”.

Esta tomada de posição por parte da ANAV vem na sequência de, na última sexta-feira, dia 22 de setembro, a APAVT tenha anunciado, em comunicado à imprensa, desejar criar o “Dia do Agente de Viagens”, com data definitiva – 31 de maio – para a realização da efeméride.

Por tal razão, a nota de imprensa, segundo a ANAV, visa a “reposição da verdade, de chamar a si a ideia e o mérito de instituir o “Dia Nacional do Agente de Viagens”, apesar da tentativa clara e inusitada de usurpação da mesma. Ainda assim, a ANAV congratula-se com a decisão da sua congénere APAVT, em assumir a necessidade da existência de um dia que celebre a nossa profissão, pese embora a mesma tenha demorado 73 anos para o fazer”.

A ANAV considera que o “Dia do Agente de Viagens” pertence a todas as mais de 3000 agências de viagens existentes, mas não se esgota aqui: “o “Dia do Agente de Viagens” é de todos os milhares de profissionais que trabalham diariamente no nosso setor”, refere o comunicado, que lembra que, em maio último o seu presidente, Miguel Quintas, anunciava que é “um dia que pretende comemorar e engrandecer uma das profissões mais importantes do turismo em Portugal e ainda não devidamente reconhecida, pese embora o esforço admirável que a nossa classe realiza diariamente para atender o mercado”.

Para a ANAV, pela justa razão de o “Dia do Agente de Viagens” “ser de e para todos os profissionais do setor, o mesmo nunca poderá ser propriedade de alguma associação em exclusivo”. Daí que “cada gente de viagens deve decidir quando gostaria de celebrar o seu próprio dia. Seria impensável, tal como veiculado pela associação congénere, que tal decisão fosse tomada dentro de quatro paredes, numa reunião fechada, a propósito de um tema que é obrigatório decidir-se democraticamente e de forma transparente por todos os agentes de viagens portugueses”.

A ANAV, ainda segundo a nota de imprensa, “envidará todos os esforços, junto de todas e quaisquer instâncias necessárias, para que o “Dia do Agente de Viagens” seja decidido de forma inclusiva, transparente e democrática, coisa que, aparentemente, ainda é difícil de entender para alguns atores deste nosso setor”, ao mesmo tempo de anuncia que “tem já em desenvolvimento o site, com exposição do tema e plataforma de votação independente, para todos os profissionais que pretendam escolher o aniversário do “Dia do Agente de Viagens” em https://www.diadoagentedeviagens.pt/.

A ANAV informa também que “se encontra em marcha um processo inclusivo, de validação por variadas entidades do nosso setor, para instituição do “Dia do Agente de Viagens”, entre as quais o governo, instituições públicas, operadores turísticos, agências de viagens e individualidades de referência. Ninguém pode ficar de fora numa decisão de tão grande importância, inclusivamente, a nossa congénere – a APAVT, que será, obviamente, convidada a participar deste mesmo processo”, sublinha o comunicado.

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Oásis Salinas Sea comemora 10 anos a estabelecer “novos padrões na indústria hoteleira” de Cabo Verde

Com 337 quartos, o Oásis Salinas Sea abriu a 25 de setembro de 2013, conta com uma localização privilegiada em Santa Maria, na Ilha do Sal, e, segundo o grupo hoteleiro português, veio estabelecer “novos padrões na indústria hoteleira em Cabo Verde”.

O Oásis Salinas Sea, resort de cinco estrelas do Grupo Oásis Atlântico, na Ilha do Sal, Cabo Verde, assinala esta segunda-feira, 25 de setembro, o seu 10.º aniversário, período ao longo do qual a unidade veio estabelecer “novos padrões na indústria hoteleira em Cabo Verde”, considera o grupo hoteleiro português, em comunicado.

“Nos últimos dez anos, o Oásis Salinas Sea tornou-se sinónimo de elegância, conforto e serviço impecável, estabelecendo novos padrões na indústria hoteleira em cabo Verde. Situado na melhor localização da ilha, o hotel tornou-se um destino preferido para viajantes exigentes de todo o mundo”, lê-se num comunicado divulgado esta segunda-feira.

Com 337 quartos, quatro restaurantes e três bares, o Oásis Salinas Sea conta com uma localização privilegiada em Santa Maria, na Ilha do Sal, assim como com uma “equipa, acomodações e gastronomia” que o tornaram no hotel número 1 da Ilha do Sal, segundo avaliações do Trip Advisor.

“Estamos imensamente gratos aos nossos hóspedes, funcionários e à comunidade local pelo seu apoio inabalável ao longo da última década. Este marco é uma prova da dedicação e paixão da nossa equipa, que se esforçam consistentemente para criar experiências inesquecíveis e autênticas para nossos hóspedes”, considera Alexandre Abade, CEO do Grupo Oásis Atlântico.

Spa, espaços para os mais variados tipos de eventos, um ginásio e um kids
club completam a oferta do resort Oásis Salinas Sea.

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Delta Air Lines retoma voos entre Lisboa e Boston em maio de 2024

Com a retoma dos voos entre Lisboa e Boston, em maio de 2024, a Delta Air Lines vai operar, no verão do próximo ano, 14 voos/semana entre Portugal e os EUA, oferecendo até 430 lugares diários.

A Delta Air Lines anunciou que vai retomar, em maio de 2024, os voos sem escalas entre Lisboa e Boston, nos EUA, numa operação diária que vai complementar os voos diários entre a capital portuguesa e Nova Iorque-JFK, que decorrem ao longo de todo o ano.

Num comunicado enviado à imprensa esta segunda-feira, 25 de setembro, a Delta Air Lines lembra que os voos entre Lisboa e Boston foram estendidos até fevereiro de 2024, sendo retomados em maio, o que permite que, no verão do próximo ano, a companhia aérea esteja a operar 14 voos/semana entre Portugal e os EUA, oferecendo até 430 lugares diários.

“Nunca houve um melhor momento para explorar a Europa com a Delta, e os clientes que aguardam aventuras de verão no exterior vão encontrar muitas opções inspiradoras, conjugadas com os serviços e comodidades premium que sabemos que os clientes da Delta desejam e apreciam”, afirma Joe Esposito, vice-presidente Sénior de Planeamento de Rede da Delta Air Lines.

Os voos entre Lisboa e Boston, no próximo ano, vão ser operados num avião Boeing 767-300, que é também o aparelho usado pela companhia aérea norte-americana nos voos entre a capital portuguesa e Nova Iorque-JFK.

A Delta Air Lines apresentou esta segunda-feira as novidades para o próximo verão, com destaque para a operação desde Nova Iorque-JFK, que vai contar com cerca de 260 voos semanais para 18 países e 29 destinos em toda a região da Europa, África e Médio Oriente.

Entre as novidades apresentadas, a companhia aérea sublinha a abertura de uma nova rota para Itália, uma vez que a Delta Air Lines vai passar a voar diretamente entre Nova Iorque-JFK e Nápoles, a partir de 23 de maio de 2024.

No próximo verão, a Delta Air Lines vai também regressar a Shannon, na Irlanda, com início a 23 de maio de 2024, num voo direto desde Nova Iorque-JFK que tinha sido operado até 2019 e que se vem juntar aos voos que a transportadora disponibiliza para Dublin.

A Delta Air Lines Delta vai também voar, a partir de Nova Iorque-JFK no próximo verão, para Munique, três vezes por semana, a partir de 9 de abril de 2024, sendo também a única transportadora a oferecer uma partida matinal de Nova Iorque-JFK para Paris.

A Delta Air Lines vai ainda oferecer um voo sem escalas entre Atlanta e Zurique, quatro vezes por semana, a partir de 31 de maio de 2024, que se junta aos quase 180 voos semanais para 21 destinos na Europa, África e Médio Oriente a partir do hub da cidade natal da companhia aérea. Para Paris e Veneza, a companhia aumentou, este verão, os seus voos semanais para estes dois importantes destinos.

A partir de Los Angeles, os voos diários para Auckland, Nova Zelândia, passam a decorrer ao longo de todo o ano a partir de 28 de outubro de 2023, , operando diariamente de novembro a março e três vezes por semana de abril a outubro, estando ainda previsto um aumento das ligações para para Sydney, Austrália, para dois voos/dia a partir de dezembro deste ano.

Desde Los Angeles, a companhia aérea vai ainda retomar, a 31 de maio de 2024, os voos para Xangai, com quatro ligações por semana ao longo de todo o ano, numa rota  que a companhia aérea já operava e que permite a ligação a vários destinos na China, através da parceria com a China Eastern Airlines.

A Delta Air Lines vai ainda ter voos adicionais para Paris a partir de Cincinnati e Detroit; para Barcelona a partir de Nova Iorque-JFK; para Reiquejavique a partir de Detroit; e para Atenas a partir de Boston.

 

 

 

 

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Manuel Ferreira é o novo Group Sales Executive do Lisbon Marriott Hotel

O profissional começou o seu percurso no setor no Noah Surf House, tendo transitado posteriormente para o Praia do Canal Nature Resort Hotel.

Manuel Ferreira assumiu este mês o cargo de Group Sales Executive do Lisbon Marriott Hotel, uma unidade da Sotéis. Desta forma, o profissional fica responsável pela contratação de grupos no Lisbon Marriott Hotel.

Licenciado em Turismo na Universidade do Algarve, iniciou a sua carreira profissional como recepcionista no Noah Surf House em Santa Cruz, do grupo das Areias do Seixo em 2020. Posteriormente, desempenhou funções como recepcionista de 1ª em 2021, no Praia do Canal Nature Resort Hotel, um boutique hotel de 5 estrelas pertencente ao Small Luxury Hotels (SLH), transitando para Group Sales Coordinator no Lisbon Marriott Hotel em 2022.

“Ter crescido dentro de um projeto turístico, quando os meus pais decidiram recuperar uma aldeia abandonada no Algarve, a Aldeia da Pedralva, fez despertar em mim a veia para o mundo hoteleiro. Sinto um enorme gosto continuar o meu percurso profissional nesta área e no grupo Marriott, em particular no Lisbon Marriott Hotel. Um dos principais desafios é garantir que apesar da vasta oferta presente no mercado, consigamos marcar sempre pela diferença, fazendo do Lisbon Marriott um dos “Go to Hotels” para quem procura realizar eventos”, acrescenta Manuel Ferreira, Group Sales Executive do Lisbon Marriott Hotel.

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Ultratur promove roadshow entre 7 e 9 de novembro

A Ultratur vai voltar a percorrer o país com o seu roadshow, iniciativa que decorre entre 7 e 9 de novembro e que vai dar a conhecer aos agentes de viagens não IATA “as mais recentes novidades da Plataforma Webimplant B2B e os últimos desenvolvimentos tecnológicos aplicáveis ao setor das reservas e emissões de bilhetes aéreos”. 

A Ultratur vai voltar a percorrer o país com o seu roadshow, iniciativa que decorre entre 7 e 9 de novembro e que vai dar a conhecer aos agentes de viagens não IATA “as mais recentes novidades da Plataforma Webimplant B2B e os últimos desenvolvimentos tecnológicos aplicáveis ao setor das reservas e emissões de bilhetes aéreos”.

O roadshow da Ultratur vai passar por três cidades nacionais e arranca a 7 de novembro, em Lisboa, onde a iniciativa tem lugar no Hotel Memmo Príncipe Real. No dia 8 de novembro, o roadshow passa pela Batalha, decorrendo no Hotel Lis Batalha, e no dia 9 de novembro tem lugar a sessão do Porto, a decorrer no Hotel Boeira Garden by Hilton.

Todas as sessões, que têm início pelas 09h30, contam com a parceria da Amadeus, assim como das companhias aéreas Air Canadá, Air Europa, LATAM Airlines e Grupo SATA.

Além das intervenções da Ultratur e dos seus parceiros, as sessões deste roadshow vão estar também abertas ao debate entre os participantes, que vão ser intercaladas por coffee breaks, seguindo-se um sorteio de prémios e almoço.

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Aviação doméstica brasileira viveu melhor agosto desde início do século

De acordo com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, o valor de 8,2 milhões de passageiros corresponde a um aumento de 12,8% face ao registado em igual mês do ano passado, enquanto a procura por voos domésticos no Brasil cresceu 7,9% face ao mesmo mês de 2022.

Em agosto, o mercado doméstico brasileiro de aviação contabilizou um total de 8,2 milhões de passageiros transportados, o valor mais elevado registado desde agosto do ano 2000, segundo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil.

De acordo com a ANAC, o valor de 8,2 milhões de passageiros corresponde a um aumento de 12,8% face ao registado em igual mês do ano passado, enquanto a procura por voos domésticos no Brasil cresceu 7,9% face ao mesmo mês de 2022.

No entanto, os crescimentos tornam-se mais modestos numa comparação com 2019, último ano antes da pandemia da COVID-19, tendo o movimento de passageiros aumentado 4,3%, enquanto a procura aérea cresceu 6,4%.

Por companhias aéreas, o destaque foi para a LATAM Airlines, responsável por 38,3% dos voos domésticos no Brasil em agosto, seguindo-se a GOL, com uma quota de 32,6%, e a Azul, que foi responsável por 28,6% dos voos domésticos no Brasil, em agosto.

 

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Ativos hoteleiros concentram 36% do volume transacionado no primeiro semestre de 2023

A consultora Cushman & Wakefield aponta que “apesar do evidente aumento do custo de vida, a procura hoteleira tem vindo a aumentar, sobretudo nos destinos de lazer, pelo que estes destinos vão-se manter na preferência dos investidores”. Destaca ainda a preferência dos investidores por destinos urbanos, com equilíbrio entre mercado corporativo e de lazer.

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Os ativos hoteleiros agregaram 36% do volume transacionado no primeiro semestre de 2023. O valor é apontado pela Cushman & Wakefield (C&W), consultora de serviços imobiliários, na 41ª edição do Marketbeat Portugal – uma publicação semestral que resume a atividade do mercado imobiliário nacional em 2023 e destaca as principais tendências do mercado.

Em nota de imprensa, a consultora indica que a atividade de investimento em imobiliário comercial registou um volume de negócios de 749 milhões de euros no primeiro semestre de 2023, um valor que se encontra 17% acima do período homólogo. Com cerca de 40 operações, o valor médio por transação situou-se nos 20 milhões de euros. Já os ativos de retalho retomaram a liderança, concentrando 38% do volume total investido.

Oferta hoteleira

Em termos de oferta hoteleira, a  Cushman & Wakefield indica que desde o início deste ano foram  inauguradas 30 novas unidades com mais de 2.100 quartos, sendo que mais de 60% é classificada como 4 estrelas. Os concelhos de Lisboa e Porto concentram a maior parcela desta nova oferta, com 12 novas unidades hoteleiras num total de 880 unidades de alojamento. Entre as maiores aberturas destacam-se o Renaissance Porto Lapa Hotel (4 estrelas), o Masa Hotel Campo Grande (4 estrelas), o Barceló Funchal Oldtown (5 estrelas) e a abertura de dois hotéis de 3 estrelas da B&B Hotels, em Guimarães e Oeiras.

Em relação à oferta futura, encontram-se em fase de projeto e/ou construção 90 novos projetos com abertura prevista para os próximos três anos, num total de 8.200 quartos. A oferta futura continua a concentrar-se maioritariamente em hotéis de 4 e 5 estrelas (32% e 31%, respetivamente) e nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Em Lisboa registaram-se seis novas aberturas de estabelecimentos hoteleiros em 2023, num total de 440 quartos, a quase todos de 4 estrelas. Até 2025, estão previstos mais 15 hotéis com 1.600 camas na capital, com maior preponderância da oferta de 5 e 4 estrelas, em percentagens de 37% e 28%, respetivamente. Entre estes destacam-se o Meliá Lisboa, um 5 estrelas com 240 quartos, e o Moxy Alfragide Lisbon, um 3 estrelas com 220 quartos.

Já no Porto, estima-se que nos próximos três anos estejam concluídos três hotéis com 250 quartos, com uma distribuição equilibrada entre 4 e 5 estrelas. Entre as aberturas previstas, destaque para o Meliá São João da Madeira, de 4 estrelas, e para o Altis Porto Hotel, de 5 estrelas, ambos com 100 quartos.

Tendências no setor

A  Cushman & Wakefield aponta que “apesar do evidente aumento do custo de vida, a procura hoteleira tem vindo a aumentar, sobretudo nos destinos de lazer, pelo que estes destinos vão-se manter na preferência dos investidores”.

A consultora indica ainda que se destacam igualmente nas preferências dos investidores os destinos urbanos, com equilíbrio entre mercado corporativo e de lazer, sendo que “os segmentos de luxo e baixo custo estarão menos expostos a oscilações de base económica, sobretudo nos segmentos de lazer e com ampla exposição a mercados com taxas de câmbio favoráveis ao euro”.

Também “a consciência dos players do setor à necessidade de adequar os ativos e empresas às políticas Environmental, Social and Governance (ESG) tem sido crescente, antecipando-se o reforço da prioritização desta temática nos projetos atuais e futuros”, de acordo com a consultora.

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Cabo Verde acena bandeira da estabilidade e localização para captar investimento

A estabilidade política e social e uma localização privilegiada são os argumentos que Cabo Verde, através do seu primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, apresentou no Fórum de Nova Iorque, para captar investimento estrangeiro.

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Durante o seu discurso de abertura na 5ª edição do Cabo Verde Investment Forum promovido pela Cabo Verde TradeInvest, o chefe do executivo assegurou que os incentivos fiscais ao investimento em Cabo Verde são competitivos e flexíveis, de acordo com notícia da Inforpress.

“O país está comprometido com a transparência e a cooperação fiscal internacional através do Fórum Global sobre Transparência e Intercâmbio de Informações Fiscais da OCDE e da Convenção sobre Assistência Mútua Administrativa em Matéria Fiscal, instrumentos reputacionais importantes” mostrando abertura de Cabo Verde ao investimento direto estrangeiro, cita a mesma fonte.

O chefe do Governo enumerou várias vantagens de investimento no arquipélago destacando, de entre eles, a estabilidade política e social que coloca o país como sendo de baixos riscos políticos e sociais e uma localização privilegiada entre o continente africano, a Europa, os EUA e o Brasil.

“Cabo Verde oferece estabilidade institucional e baixos riscos reputacionais regulados pela sua democracia, respeito pelos direitos humanos, respeito pelo primado da lei e baixo nível de corrupção, reconhecidos internacionalmente” disse.

“Estamos a construir um posicionamento externo de Cabo Verde como uma plataforma aérea, marítima, digital e financeira para a realização de investimentos no turismo, comércio e serviços, com base na localização, na estabilidade, na abertura ao mundo, na liberdade económica e nas vantagens comerciais de integração económica e de parcerias”, realçou Ulisses Correia e Silva, conforme noticia o órgão de comunicação cabo-verdiano.

Assim, acrescentou que como todos os países em desenvolvimento, Cabo Verde tem problemas e desafios a vencer. Daí que o primeiro-ministro tenha pedido confiança e comprometimento dos investidores para juntos poderem criar emprego e pagarem impostos para ajudar Cabo Verde a desenvolver.

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Roma ganha nova atração turística com reabertura da Domus Tiberiana

Antigo “palácio do poder” romano, a Domus Tiberiana, no topo do Monte Palatino, em Roma, foi reaberto aos turistas 50 anos depois de ter sido encerrado para restauro. Com quase 2000 anos, foi a casa dos governantes da época imperial da cidade, e permite uma vista deslumbrante do Fórum Romano.

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O público pode agora a Domus Tiberiana após décadas de trabalhos de restauro estrutural para reforçar o palácio por razões de segurança.

O diretor do Parque Arqueológico do Coliseu, que inclui o Monte Palatino, numa descrição escrita do palácio restaurado, citada pela Euronews.com, apelidou-o de “o palácio do poder por excelência”.

Embora a domus, ou residência, tenha o nome de Tibério, que governou o império após a morte de Augusto, estudos arqueológicos indicam que as fundações do palácio datam da era de Nero, pouco depois do incêndio de 64 d.C. que devastou grande parte da cidade.

Após o desaparecimento do Império Romano, a residência sofreu séculos de abandono, até que, nos anos 1500, a família nobre Farnese desenvolveu um extenso jardim à volta das ruínas.

Graças à reabertura do palácio ao público, os visitantes podem hoje ter uma melhor ideia do caminho que os antigos imperadores e as suas cortes percorriam a caminho da domus, indica ainda a Euronews.com.

A domus, construída na encosta noroeste da colina, é considerada o primeiro verdadeiro palácio imperial. Para além da residência do imperador, o complexo incluía jardins, locais de culto, alojamentos para a guarda pretoriana que protegia o governante e uma zona de serviço para os trabalhadores com vista para o Fórum Romano.

Em exposição para aqueles que visitam a domus reaberta está uma seleção de centenas de artefactos que foram encontrados, incluindo objetos em metal e vidro. Também foram desenterradas estátuas, outras decorações e moedas antigas.

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