Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

Macau acolhe em setembro o Fórum Global de Economia do Turismo

Projetado para promover o desenvolvimento sustentável do setor de turismo mundial, o Fórum Global de Economia do Turismo (GTEF) tornou-se uma plataforma internacional líder na última década. A edição de 2023 será realizado de 20 a 23 de setembro, em Macau.

Publituris
Destinos

Macau acolhe em setembro o Fórum Global de Economia do Turismo

Projetado para promover o desenvolvimento sustentável do setor de turismo mundial, o Fórum Global de Economia do Turismo (GTEF) tornou-se uma plataforma internacional líder na última década. A edição de 2023 será realizado de 20 a 23 de setembro, em Macau.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Nova Edição: Entrevistas Pedro Costa Ferreira (APAVT), Dália Palma (BTL), WTM Global Travel Report, Festuris, IA e Programação 2024
Distribuição
Edição Digital: Entrevistas Pedro Costa Ferreira (APAVT), Dália Palma (BTL), WTM Global Travel Report, Festuris, IA e Programação 2024
Edição Digital
Piauí acredita que os seus atrativos turísticos podem cativar portugueses
Destinos
Novos menus de Natal e Réveillon no Sofitel Lisbon Liberdade
Press Releases
A época festiva está a chegar ao Pine Cliffs Resort
Press Releases
Casa das Penhas Douradas tem programa de passagem de ano em torno da Artesania
Press Releases
NEYA Hotels apresenta os Menus de Natal e Passagem de Ano
Press Releases
“Black Friday” promove aumento do número de seguros de viagem
Destinos
Independente Comporta será alargado após ocupação de verão “a quase 100%”
Alojamento
Novo relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa apresentado a 5 de dezembro
Aviação

Promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), desde 2012, o GTEF, que celebra a sua 10ª edição em 2023, reúne líderes de opinião, políticos, académicos, líderes corporativos e empreendedores de todo o mundo para explorar oportunidades e desafios na economia global do turismo.

Este ano, o Fórum espera receber líderes dos setores público e privado e volta a Macau para celebrar a 10ª edição.  O GTEF 2023 apresenta o tema “Destino 2030: Desbloquear o poder do turismo para negócios e desenvolvimento.” Os líderes deste e de outros setores explorarão oportunidades para o crescimento e desenvolvimento sustentável do turismo e o caminho para um setor mais resiliente. O GTEF 2023 trará à tona o potencial do setor para equilibrar as necessidades das pessoas e do planeta, ao mesmo tempo em que contribui para a prosperidade.

Este ano, o comité organizador apresentou a Itália como país parceiro, que terá a oportunidade de destacar a sua arte, arquitetura, gastronomia, património e design e mostrar como a sua economia do turismo se interlaçou com sucesso, cultura e indústrias criativas. Já Xangai será a cidade chinesa em destaque. Tanto a Itália quanto Xangai apresentam exemplos vívidos de destinos com visões inovadoras para o futuro da economia mundial do turismo.

O GTEF 2023 também oferece uma oportunidade para ver como Macau está a desbloquear o poder do turismo para negócios e desenvolvimento com sua “política 1+4”. Avançando na diversificação da cidade, Macau está a fortalecer o turismo e o lazer através da fusão de indústrias, como alta tecnologia, finanças modernas e convenções e exposições, incluindo cultura e desportos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Nova Edição: Entrevistas Pedro Costa Ferreira (APAVT), Dália Palma (BTL), WTM Global Travel Report, Festuris, IA e Programação 2024
Distribuição
Edição Digital: Entrevistas Pedro Costa Ferreira (APAVT), Dália Palma (BTL), WTM Global Travel Report, Festuris, IA e Programação 2024
Edição Digital
Piauí acredita que os seus atrativos turísticos podem cativar portugueses
Destinos
Novos menus de Natal e Réveillon no Sofitel Lisbon Liberdade
Press Releases
A época festiva está a chegar ao Pine Cliffs Resort
Press Releases
Casa das Penhas Douradas tem programa de passagem de ano em torno da Artesania
Press Releases
NEYA Hotels apresenta os Menus de Natal e Passagem de Ano
Press Releases
“Black Friday” promove aumento do número de seguros de viagem
Destinos
Independente Comporta será alargado após ocupação de verão “a quase 100%”
Alojamento
Novo relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa apresentado a 5 de dezembro
Aviação
PUB
Distribuição

Nova Edição: Entrevistas Pedro Costa Ferreira (APAVT), Dália Palma (BTL), WTM Global Travel Report, Festuris, IA e Programação 2024

1500. É este o número que o jornal PUBLITURIS celebra nesta edição. Para tal convidámos Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT para diretor, além de ser o entrevistado que faz capa desta edição especial. Além disso, temos as tendências das viagens de lazer, uma viagem à Islândia, uma antevisão da BTL 2024, resumo do Global Summit do WTTC e do Festuris, Inteligência Artificial nas viagens e turismo e um dossier dedicado à programação 2024.

Publituris

O jornal PUBLITURIS comemora no dia 24 de novembro de 2023 a edição 1500. Por ser uma edição especial, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), é o diretor convidado que, em conjunto com a redação do PUBLITURIS, definiu algumas das temáticas que fazem parte deste número.

Mas além de definir alguns temas, Pedro Costa Ferreira também é um dos entrevistados desta edição, no âmbito do 48.º Congresso da APAVT, que se realiza entre 30 de novembro e 2 de dezembro, na cidade do Porto.

Com o congresso a ser dedicado à Inteligência Artificial (IA), o presidente da APAVT admite, de resto, que “no futuro, simplesmente, ninguém vai conseguir competir sem utilizar IA”, considerando ainda que “hoje a IA é uma oportunidade estratégica de negócio muito importante e é, naturalmente, também um risco de negócio se essa oportunidade não conseguir ser realizada”.

Quanto ao setor das agências de viagem, Pedro Costa Ferreira salienta que, “se tudo correr decorrer como está a decorrer, em 2024, ou seja, em três anos [2022, 2023 e 2024] conseguiríamos recuperar os balanços de 2019”.

No que diz respeito à atualidade e à crise política desencadeada com a demissão do primeiro-ministro, António Costa, o presidente da APAVT frisa que “a instabilidade política é inibidora do consumo”, e, portanto, “quando as pessoas têm menos certezas relativamente ao futuro, tendem a proteger-se”.

Já no que toca às decisões adiadas – Aeroporto e privatização da TAP – Pedro Costa Ferreira admite que “o maior custo é o da não decisão [relativamente ao novo aeroporto]”, sendo que, “quando as circunstâncias fazem com que a decisão seja adiada, essa a pior notícia para todos”.

E conclui: “Agora temos a certeza que os atrasos [Aeroporto e TAP] vão ser absolutamente significativos”. E isso, é segundo o presidente da APAVT, “absolutamente demolidor para um país que depende do turismo e um turismo que depende do aeroporto”.

Apresentado no World Travel Market (WTM) London 2023, o Global Travel Report, realizado em associação com a Tourism Economics, da conta que, apesar de se registar, globalmente, uma desaceleração económica, fruto das mais diversas políticas monetárias, altas das taxas de juro e quebras no rendimento disponível, as estimativas para as viagens de lazer, para 2024, permanecem robustas.

Nas “Viagens”, o PUBLITURIS foi até à Islândia, a convite da PLAY airlines. Localizada no Oceano Atlântico Norte, com 103 mil quilómetros quadrados e uma população de pouco mais de 370 mil habitantes, a Islândia é daqueles países que, quando referimos que visitámos, cria alguma inveja.

Desde as paisagens, a natureza, glaciares, geisers, gastronomia, piscinas aquecidas, cascatas e pessoas, a Islândia começa a ter cada vez mais procura por parte dos turistas que reconhecem que há muito para ver e experimentar na ilha.

No “Meeting Industry”, entrevistámos Dália Palma, gestora Coordenadora da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a propósito do maior evento do turismo realizado em Portugal que se realiza de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024.

Para Dália Palma, a BTL desemprenha “um importante papel, enquanto promotor da contratação do destino Portugal, na vertente do B2B, mas também um acelerador na reserva de férias dos portugueses na vertente B2C”.

Quanto à internacionalização do certame, a gestora Coordenadora da BTL deixa a certeza que esta “é uma das nossas prioridades estratégicas”.

Ainda no “Meeting Industry”, damos conta da relevância que o continente africano poderá ter no futuro, admitindo Julia Simpson, CEO e presidente do World Travel & Tourism Council (WTTC), que “África é uma região muito apetecível para o investimento no turismo”. Numa entrevista conjunta realizada durante o Global Summit que o WTTC organizou pela primeira vez em terras africanas (Ruanda), Julia Simpson considerou ainda que “as alterações climáticas são uma das grandes preocupações no setor das viagens e turismo”.

Do Ruando para o Brasil, mais concretamente, para o Festuris, realizado de 9 a 12 de novembro, em Gramado, Portugal regressou ao evento com presença reforçada e novo posicionamento. Portugal contou com um novo stand que quadruplicou de tamanho e que estreou um novo conceito: o luxo. No final, o balanço foi positivo, tanto da feira como da participação portuguesa.

A propósito do congresso da APAVT, trazemos a Inteligência Artificial, tema que esteve em destaque no Global Summit do WTTC e no WTM London 2023. Se do Ruanda ficou a ideia de que a IA não está no futuro, mas está a acontecer agora e é inevitável, seja no setor das viagens e do turismo ou em qualquer outra atividade”, no WTM destacou o facto de “a indústria das viagens e turismo ser um negócio que envolve dados e, por isso, a IA é fundamental para desenvolver e estruturar os produtos a disponibilizar aos consumidores e clientes”.

Neste capítulo, Nelson Boyce, Managing Director da Google para a área de Viagens e Turismo deixou a seguinte questão: “Hoje teremos de olhar para o consumidor do futuro e esse é, sem dúvida nenhuma, muito mais tecnológico do que qualquer geração anterior. Agora imaginem dentro de cinco ou dez anos?”.

Nos “Transportes”, damos conta dos ventos de feição que sopram para as companhias áreas de baixo custo (Low Cost Companies – LCC) que saíram fortalecidas da pandemia, tendo recuperado não só para os níveis pré-pandemia, como estão muito otimistas em relação ao futuro. Isso ficou patente durante a realização do AviationEvent, em Viena, onde se reuniram administradores de companhias aéreas e de aeroportos europeus e especialistas em aviação.

O “Dossier” da edição 1500 do jornal PUBLITURIS é dedicado à programação dos operadores turísticos para 2024. Para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto a nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

Por fim, além do “Check-in” do Conselho Editorial, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Pedro Castro (SkyExpert), e António Paquete (economista).

Boas leituras!

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: Entrevistas Pedro Costa Ferreira (APAVT), Dália Palma (BTL), WTM Global Travel Report, Festuris, IA e Programação 2024

1500. É este o número que o jornal PUBLITURIS celebra nesta edição. Para tal convidámos Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT para diretor, além de ser o entrevistado que faz capa desta edição especial. Além disso, temos as tendências das viagens de lazer, uma viagem à Islândia, uma antevisão da BTL 2024, resumo do Global Summit do WTTC e do Festuris, Inteligência Artificial nas viagens e turismo e um dossier dedicado à programação 2024.

Publituris

O jornal PUBLITURIS comemora no dia 24 de novembro de 2023 a edição 1500. Por ser uma edição especial, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), é o diretor convidado que, em conjunto com a redação do PUBLITURIS, definiu algumas das temáticas que fazem parte deste número.

Mas além de definir alguns temas, Pedro Costa Ferreira também é um dos entrevistados desta edição, no âmbito do 48.º Congresso da APAVT, que se realiza entre 30 de novembro e 2 de dezembro, na cidade do Porto.

Com o congresso a ser dedicado à Inteligência Artificial (IA), o presidente da APAVT admite, de resto, que “no futuro, simplesmente, ninguém vai conseguir competir sem utilizar IA”, considerando ainda que “hoje a IA é uma oportunidade estratégica de negócio muito importante e é, naturalmente, também um risco de negócio se essa oportunidade não conseguir ser realizada”.

Quanto ao setor das agências de viagem, Pedro Costa Ferreira salienta que, “se tudo correr decorrer como está a decorrer, em 2024, ou seja, em três anos [2022, 2023 e 2024] conseguiríamos recuperar os balanços de 2019”.

No que diz respeito à atualidade e à crise política desencadeada com a demissão do primeiro-ministro, António Costa, o presidente da APAVT frisa que “a instabilidade política é inibidora do consumo”, e, portanto, “quando as pessoas têm menos certezas relativamente ao futuro, tendem a proteger-se”.

Já no que toca às decisões adiadas – Aeroporto e privatização da TAP – Pedro Costa Ferreira admite que “o maior custo é o da não decisão [relativamente ao novo aeroporto]”, sendo que, “quando as circunstâncias fazem com que a decisão seja adiada, essa a pior notícia para todos”.

E conclui: “Agora temos a certeza que os atrasos [Aeroporto e TAP] vão ser absolutamente significativos”. E isso, é segundo o presidente da APAVT, “absolutamente demolidor para um país que depende do turismo e um turismo que depende do aeroporto”.

Apresentado no World Travel Market (WTM) London 2023, o Global Travel Report, realizado em associação com a Tourism Economics, da conta que, apesar de se registar, globalmente, uma desaceleração económica, fruto das mais diversas políticas monetárias, altas das taxas de juro e quebras no rendimento disponível, as estimativas para as viagens de lazer, para 2024, permanecem robustas.

Nas “Viagens”, o PUBLITURIS foi até à Islândia, a convite da PLAY airlines. Localizada no Oceano Atlântico Norte, com 103 mil quilómetros quadrados e uma população de pouco mais de 370 mil habitantes, a Islândia é daqueles países que, quando referimos que visitámos, cria alguma inveja.

Desde as paisagens, a natureza, glaciares, geisers, gastronomia, piscinas aquecidas, cascatas e pessoas, a Islândia começa a ter cada vez mais procura por parte dos turistas que reconhecem que há muito para ver e experimentar na ilha.

No “Meeting Industry”, entrevistámos Dália Palma, gestora Coordenadora da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a propósito do maior evento do turismo realizado em Portugal que se realiza de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024.

Para Dália Palma, a BTL desemprenha “um importante papel, enquanto promotor da contratação do destino Portugal, na vertente do B2B, mas também um acelerador na reserva de férias dos portugueses na vertente B2C”.

Quanto à internacionalização do certame, a gestora Coordenadora da BTL deixa a certeza que esta “é uma das nossas prioridades estratégicas”.

Ainda no “Meeting Industry”, damos conta da relevância que o continente africano poderá ter no futuro, admitindo Julia Simpson, CEO e presidente do World Travel & Tourism Council (WTTC), que “África é uma região muito apetecível para o investimento no turismo”. Numa entrevista conjunta realizada durante o Global Summit que o WTTC organizou pela primeira vez em terras africanas (Ruanda), Julia Simpson considerou ainda que “as alterações climáticas são uma das grandes preocupações no setor das viagens e turismo”.

Do Ruando para o Brasil, mais concretamente, para o Festuris, realizado de 9 a 12 de novembro, em Gramado, Portugal regressou ao evento com presença reforçada e novo posicionamento. Portugal contou com um novo stand que quadruplicou de tamanho e que estreou um novo conceito: o luxo. No final, o balanço foi positivo, tanto da feira como da participação portuguesa.

A propósito do congresso da APAVT, trazemos a Inteligência Artificial, tema que esteve em destaque no Global Summit do WTTC e no WTM London 2023. Se do Ruanda ficou a ideia de que a IA não está no futuro, mas está a acontecer agora e é inevitável, seja no setor das viagens e do turismo ou em qualquer outra atividade”, no WTM destacou o facto de “a indústria das viagens e turismo ser um negócio que envolve dados e, por isso, a IA é fundamental para desenvolver e estruturar os produtos a disponibilizar aos consumidores e clientes”.

Neste capítulo, Nelson Boyce, Managing Director da Google para a área de Viagens e Turismo deixou a seguinte questão: “Hoje teremos de olhar para o consumidor do futuro e esse é, sem dúvida nenhuma, muito mais tecnológico do que qualquer geração anterior. Agora imaginem dentro de cinco ou dez anos?”.

Nos “Transportes”, damos conta dos ventos de feição que sopram para as companhias áreas de baixo custo (Low Cost Companies – LCC) que saíram fortalecidas da pandemia, tendo recuperado não só para os níveis pré-pandemia, como estão muito otimistas em relação ao futuro. Isso ficou patente durante a realização do AviationEvent, em Viena, onde se reuniram administradores de companhias aéreas e de aeroportos europeus e especialistas em aviação.

O “Dossier” da edição 1500 do jornal PUBLITURIS é dedicado à programação dos operadores turísticos para 2024. Para já, são muito similares às apresentadas em 2023, tanto a nível do volume como de destinos, embora alguns estejam a avaliar novas operações, bem como a estudar a melhoria das existentes. No entanto, a programação 2024 está praticamente toda nas redes de distribuição, e as ofertas são aliciantes, cobrindo dos charters à operação regular.

Por fim, além do “Check-in” do Conselho Editorial, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Pedro Castro (SkyExpert), e António Paquete (economista).

Leia a edição aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Piauí acredita que os seus atrativos turísticos podem cativar portugueses

Não tem voos diretos de Portugal, mas o Piauí, estado do Nordeste do Brasil, oferece atrativos turísticos, naturais, culturais, históricos, arqueológicos e gastronómicos que cheguem para atrair turísticas portugueses, afiançou Isabela Carneiro, diretora da Unidade Regional Parnaíba do Sebrae, na ação de promoção do Piauí, em Lisboa.

Nos últimos anos, Portugal tem-se posicionado entre os cinco principais mercados emissores para o Piauí, conjuntamente com os EUA, Alemanha, Suíça e Reino Unido, segundo a Embratur. Os dados contabilizados pelo Piauí dão contam que 35 mil portugueses visitam todos os anos aquele estado nordestino do Brasil, mas quer muito mais, e o objetivo do Sebrae /PI é fomentar o desenvolvimento sustentável deste fluxo turístico.

Foi por isso que o Piauí veio mostrar-se em Lisboa porque, com todas as suas mais diversas atrações, quer mais turistas portugueses, entendendo que, mesmo não havendo ligações diretas de Portugal, é fácil aceder ao estado via Fortaleza (Ceará) ou Maranhão, com uma comitiva de 15 empresários e serviços do estado brasileiro para “conquistar visitantes portugueses para um destino singular na cultura e gastronomia”, disse a diretora da Unidade Regional Parnaíba do Sebrae.

Conhecido pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, o Piauí oferece turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições únicas, paisagens e experiências inesquecíveis, segundo Isabela Carneiro, em declarações aos jornalistas.

Conjuntamente com o Maranhão e o Ceará, o estado do Piauí integra a conhecida Rota das Emoções, na qual se destacam as atrações Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

A cultura do Piauí é reveladora de uma forte influência indígena, africana e portuguesa, que resulta numa herança cultural única. Na gastronomia do estado, destacam-se pratos à base de carne de sol e peixes dos rios, como a famosa “Carne de Sol com Macaxeira”, mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, como as caldeiradas de camarão e torta de caranguejo.

O diversificado artesanato é também um dos cartões de visita do Piauí, desde as rendas finas dos municípios de Buruti dos Montes e Luzilândia, às opalas de Pedro II da cidade com o mesmo nome. Os cestos de palha de carnaúba, a cerâmica ou as artes em couro enriquecem a oferta artesanal do destino.

Um passeio no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha são alguns dos muitos atrativos que o turista pode desfrutar no Piauí.

No Piauí, encontra-se também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a sua herança remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres, sítios funerários e arqueo-palentológicos, entre outros. A riqueza ambiental da Serra de Capivara é outra das atrações de salientar, com uma das últimas áreas semi-árido possuidoras de uma enorme diversidade biológica. Na região, encontra-se também uma das renomadas unidades artesanais do Brasil: a Cerâmica Serra da Capivara, conhecidas por utilizar argilas selecionadas do semi-árido piauiense.

Esta iniciativa, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Piauí com co-realização do Governo do Estado do Piauí e Investe Piauí, e com participação de 15 empresários piauienses, teve como objetivo dar a conhecer as mais-valias do destino turístico ao trade português, posicionando-se como uma escolha atrativa para os turistas portugueses. A promoção do destino esteve a cargo da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).

Este Showcase pretendeu impulsionar o desenvolvimento económico e turístico do Piauí, através de ações de promoção e parcerias estratégicas que fortaleçam o intercâmbio de relações comerciais, o conhecimento e os laços culturais entre o Piauí e Portugal, explorando as oportunidades de negócios e tornar o destino mais atrativo para o mercado português para além do intercâmbio e sinergias ao nível das boas práticas implementadas em Portugal.

A ação em Lisboa foi complementada com dois cookings shows com os Chefs Marcio Leandro Ricci e Daniela Lima Castello Branco no Time Out Market para degustar o melhor da gastronomia piauiense e ainda reuniões institucionais.

Para o presidente da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), Glauco Fuzinatto “o nosso foco é em cima de Piauí como destino turístico, cultural e de negócios em Portugal. Nós selecionamos todos os anos um destino turístico brasileiro específico para ser um destino específico em Portugal. O ano passado foi dedicado a Minas Gerais e em 2023/2024 selecionamos o estado do Piauí, um estado bastante interessante e com diversidade enorme de aventura, cultura, praias, sol. E estamos a apostar que o Piauí vai ser um dos destinos de destaque em vários mercados” para realçar que “este é um destino verdadeiramente especial, repleto de oportunidades de exploração e descobertas. Queremos que os portugueses se apaixonem pelo Piauí tanto quanto nós”.

Glauco Fuzinatto referiu aos jornalistas que a VBRATA pretende continuar a trazer sempre mais e novidades ao mercado português, novos produtos e estar em contacto com os agentes de viagens”, destacando que “um dos nossos objetivos é trazer ao trade turístico novos produtos, novos destinos, novos segmentos, apostando agora em experiências. E não há nenhum lugar melhor hoje em dia para ter uma maravilhosa experiência do que o estado do Piauí”.

“Bora ali, no Piauí” é mote de campanha

O Governo do Estado está a desenvolver a campanha “Bora ali, no Piauí?”, que visa dar visibilidade aos principais atrativos turísticos do estado junto à União Europeia, especialmente em Portugal.  A ação envolve a parceria do Governo do Estado com o Sebrae no Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

A campanha é voltada para o público europeu e pode ser também acompanhada através do Instagram @vbrataeu, aonde é possível conhecer o Piauí como um verdadeiro paraíso de oportunidades – especialmente devido aos seus atrativos turísticos e culturais.

A ação da campanha integra um conjunto de atividades que estão a ser implementadas no âmbito do projeto Showcase Piauí. Em Lisboa, o que teve lugar, nos dias 22 e 23 deste mês, teve como metas a realização de missões empresariais, seminário de turismo e de divulgação das potencialidades do Piauí, rodadas de negócios, além de degustação dos pratos típicos piauiense associados à culinária portuguesa.

“Um dos aspetos mais acentuados deste projeto é a promoção do produto turístico piauiense junto a esse importante público ávido por desbravar praia e sol, natureza e cultura, itens nos quais o nosso estado já se posiciona com amplo valor no cenário do turismo brasileiro e mundial”, assinala o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

O diretor aponta, ainda, que “navegar” na indústria do turismo, que é altamente competitiva e em constante mudança, não é uma tarefa simples”, por isso, o Piauí precisa de se destacar, numa multidão em constante expansão, para ter sucesso. Assim, “uma publicidade turística eficaz é essencial para que se alcance os objetivos do desenvolvimento pela via do turismo, beneficiando inúmeros pequenos negócios que atuam nesse segmento”.

“Não se faz necessário apenas criar campanhas publicitárias cativantes e mensagens impactantes para envolver potenciais clientes, mas também garantir que essas campanhas alcancem o público certo”, concluiu Júlio Cesar Filho.

O Publituris falará mais sobre o destino turístico Piauí numa das suas próximas edições

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos

Copyright Phototèque ACCOR. Photo Gilles TRILLARD.

Press Releases

Novos menus de Natal e Réveillon no Sofitel Lisbon Liberdade

O Sofitel Lisbon Liberdade, hotel de cinco estrelas na Avenida da Liberdade, e o seu restaurante Matiz Lisboa apresentam as propostas gastronómicas especialmente criadas para a época festiva de Natal e Réveillon, com menus individuais e destinados a empresas.

Publituris

Este ano, a inspiração remonta à década de 1860, ao momento em que Paris foi a primeira cidade do mundo a iluminar as suas ruas à noite com mais de 56 mil lâmpadas, ficando conhecida como a Cidade das Luzes. Este facto histórico levou a Sofitel a criar o Ritual das Velas, uma tradição da marca que assinala a passagem do dia para a noite diariamente, ao entardecer.

Foi sobre o brilho da iluminação da luz das velas que o chef Daniel Schlaipfer se inspirou para a oferta festiva do Matiz Lisboa, com menus de Natal e de Réveillon, que celebram o glamour francês e a tradição portuguesa.

Para o Jantar de Natal, na noite de 24 de dezembro, o chef propõe um menu servido no Matiz Lisboa, que terá início com uma entrada original de Foie Gras, Trufa Preta e Figos em Vinho do Porto Agridoce. A evocar o calor da noite de Consoada, segue-se um reconfortante Creme De Abóbora e Gengibre Com Charuto De Lavagante. Como pratos principais, e fazendo jus à tradição, o sabor do mar estará à mesa com um Bacalhau À Lagareiro e Confitado, seguido dos sabores inconfundíveis do campo com Perna de Borrego Confitada, Morilles, Aipo, Terrina de Batata e Castanhas. Como sobremesas serão servidos Tronco de Natal, Castanhas, Tangerina, Gelado de Abóbora, Macarons e Mignardises. O menu tem um valor de 160€ por pessoa, com bebidas incluídas e animação musical até à meia-noite.

No Dia de Natal, 25 de dezembro, o Matiz Lisboa apresenta um Brunch de Natal perfeito para os fãs das iguarias da época festiva, disponível das 12h30 às 15h30. Para começar, haverá entradas deliciosas como Ostras com Vinagrete de Chalotas e Salmão Marinado e Fumado com Caviar. A proposta prossegue com um live showcooking com Gambas à Guilho e Seleção de Grelhados e um reconfortante Creme de Lavagante e Marisco com Croutonse Pernod. Como pratos principais, haverá uma proposta vegetariana a evocar os sabores da terra, com Caril de Legumes com Quinoa, Rebentos de Soja e Tofu; uma criação inspirada no mar, com Robalinho Salteado com Molho de Vinho do Porto; e um prato que enaltece os ingredientes do campo, com Posta Mirandesa Grelhada com Batata Gratinada Trufada. Para finalizar a celebração, as sobremesas prometem sabores memoráveis, com opções que vão das tradicionais Bolachas de Gengibre, a uma Estação de Chocolate Quente e doces tradicionais de Natal, entre outras. O valor do brunch é de 85€ por pessoa, com bebidas incluídas.

Para o Réveillon, o chef Daniel Schlaipfer propõe um menu no Matiz Lisboa que tornará a última noite do ano inesquecível. O menu inicia com um cocktail de boas-vindas especialmente criado para a celebração, seguindo-se um surpreendente Foie Gras com Geleia de Moscatel, Pólen e Mel Manuka. A experiência gustativa prossegue com sabores da costa marítima, com um delicado Aveludado de Lavagante com Tártaro de Carabineiro, seguido de Vieiras Salteadas com Puré de Maçã, Açafrão e Caviar Oscietre e finalizando com Pregado, Creme de Mexilhão, Enguia Fumada e Trufa Preta. Um subtil Champagne Sorbet marca a transição para o prato de carne, um apurado Lombo de Vitela Gratinado com Crosta de Alheira, Ragoût de Morilles e Strudel de Legumes. O jantar termina com deliciosas sobremesas, como o irresistível Trio Luminoso – Chocolate. Este menu tem um valor de 220€ por pessoa, com bebidas incluídas e animação musical até à meia-noite.

O Sofitel Lisbon Liberdade dispõe ainda de ofertas destinadas às empresas, nas opções de menu ou buffet. Os valores variam entre os 70€ por pessoa, como no Brilho de Natal Menu, e os 90€ por pessoa, como no Buffet Sob as Estrelas, todos eles com bebidas incluídas, entradas, prato principal e sobremesa.

Além dos menus individuais e destinados a empresas, o Sofitel Lisbon Liberdade oferece ainda a possibilidade de fazer uma pausa das ruas movimentadas de Lisboa durante o período festivo para desfrutar da tradição do chá com influência francesa. O Festive Afternoon Tea & Chocolate permite saborear um delicioso chá, café ou chocolate da seleção de alta qualidade do hotel, nas opções quente ou frappé. A acompanhar, será possível escolher entre as criações expostas na vitrine de pastelaria do Matiz Lisboa. Este serviço está disponível das 15h às 18h e tem um valor de 15€ por pessoa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Press Releases

A época festiva está a chegar ao Pine Cliffs Resort

Este ano, o resort de luxo sugere um conjunto de experiências que permite desfrutar ao máximo, seja entre família ou amigos, como se estivesse em casa.

Publituris

No Pine Cliffs Resort, localizado em Albufeira, já arrancaram os preparativos para celebrar aquela que é, por excelência, uma das épocas mais especiais do ano: o Natal e a Passagem de Ano. Este ano, o resort de luxo sugere um conjunto de experiências que permite desfrutar ao máximo, seja entre família ou amigos, como se estivesse em casa.

Consoada – 24 de dezembro:
No restaurante O Pescador, espaço fiel às raízes algarvias, será servido um menu à la carte onde se destacam os ingredientes estrela desta estação em pratos tipicamente portugueses tais como Bacalhau assado com crosta de broa, grelos e batata ao alho (42€), Polvo à lagareiro com batata-doce e grelos ao alho (46€) ou Cabrito na brasa, arroz de enchidos e miúdos (48€).

Já no Corda Café, os convidados poderão também escolher à carta entre Bacalhau no forno (33€) ou Perna de cabrito assada lentamente com grelos e batata (35€).

Em ambos os espaços, os menus contemplam uma seleção de entradas e sobremesas tradicionais desta altura do ano.

Almoço de Natal – 25 de dezembro:
O Jardim Colonial, restaurante clássico localizado no coração do resort, será palco do tradicional almoço de Natal. Neste espaço, será servido um buffet dedicado aos sabores festivos com destaque para uma seleção de peixes, mariscos, queijos e charcutaria nacional, como entrada, perú e bacalhau como estrelas da refeição, e uma vasta oferta de sobremesas natalícias (62€/pessoa).

Passagem de Ano – 31 de dezembro:
A localização privilegiada do Pine Cliffs Resort, em pleno areal da Praia da Falésia, faz com que este seja, por excelência, o sítio perfeito para dar as boas-vindas a 2024. E é com os pés na areia que o Maré, restaurante de praia do resort, convida a despedir-se de 2023 numa festa exclusiva para adultos que inclui um menu exclusivo para esta noite, bar aberto e ceia. A noite será animada com a atuação de DJ ao vivo e adereços de Ano Novo. Os convidados terão ainda acesso exclusivo ao upperdeck do Maré para celebrar a meia-noite com um brinde de champanhe. (295€/pessoa).

Para quem procura uma celebração mais intimista, o MIMO é a escolha perfeita. A despedida a 2023 acontece com uma edição exclusiva do jantar Chef’s Table (apenas para adultos) que inclui um menu de oito pratos e harmonização vínica. A meia-noite será celebrada no Mirador Champanhe Bar, em plena falésia algarvia, com um brinde de champanhe (325€/pessoa).

Na Sala São Rafael, um espaço com vista favorecida para os magníficos jardins do Pine Cliffs Resort, estará disponível um buffet festivo que inclui uma seleção de saladas, entradas frias e sopa. Para além dos pratos principais, Bife Wellington e Papillote de Robalo, será também servida uma seleção de sobremesas e bebidas (160€/pessoa).

Com um ambiente mais familiar, o restaurante O Pescador convida a celebrar o último jantar do ano com um menu festivo à la carte na qual o chef sugere, entre muitas outras opções, Ostras da Ria Formosa (24€) como entrada, Arroz de lagosta e vieiras (135€ para duas pessoas) como prato principal e Mousse de lichias e rosas (13€) para sobremesa.

Para quem preferir uma opção de jantar buffet com um maior leque de opções, o Jardim Colonial irá servir um Buffet de Ano Novo que inclui uma seleção de saladas e entradas frias, Bife Wellington e Papillote de Robalo como pratos principais e uma variedade de doces tradicionais para sobremesa (98€/pessoa). Os mais pequenos terão, no Canto das Crianças, mini hambúrgueres, pasta no forno e brownie de chocolate.

O restaurante Piri Piri também se junta às celebrações de Passagem de Ano com a oferta de sugestões à carta entre as 18h e as 23h30. À meia-noite, os clientes são convidados a celebrar o Ano Novo com um brinde de champanhe e fogo de artifício nos jardins centrais do Pine Cliffs Resort.

Todos os clientes estão convidados para celebrar a meia-noite com vista privilegiada para o fogo de artifício, brinde com champanhe e animação ao vivo com DJ nos jardins principais do Pine Cliffs Resort.

Almoço Ano Novo – 1 janeiro
O Pine Cliffs Resort convida a celebrar o primeiro almoço do ano no restaurante Maré, na Praia da Falésia. Neste espaço, onde estarão disponíveis várias opções à la carte, os clientes poderão escolher entre uma seleção de entradas, saladas, ceviches, peixes e marisco. O almoço terá entretenimento ao vivo (jazz).

Oferta de Alojamento – Passagem de Ano
Para quem pretende celebrar o Ano Novo em grande, a sul de Portugal, o Pine Cliffs Resort preparou ofertas especiais de alojamento no Pine Cliffs Residence, Pine Cliffs Hotel, Pine Cliffs Ocean Suites e Pine Cliffs Gardens. Para além da estada, os pacotes incluem ainda jantar buffet de Passagem de Ano no restaurante Jardim Colonial, pequeno-almoço e acesso gratuito ao Oásis Termal do Serenity Spa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Foto: José Campos

Press Releases

Casa das Penhas Douradas tem programa de passagem de ano em torno da Artesania

Num ambiente muito acolhedor e caseiro, com o Inverno e a natureza em estado puro lá fora a servirem de cenário perfeito, a Casa das Penhas Douradas propõe uma viagem às tradições de outros tempos.

Publituris

Um fim-de-semana prolongado, em que se celebram as heranças da Artesania, feita a partir das histórias da Serra da Estrela — é esta a proposta da Casa das Penhas Douradas para o Réveillon deste ano, que inclui cantares ancestrais das Adufeiras do Paúl, passeios pedestres, interação com artesãos e momentos gastronómicos com os melhores sabores da região.

“A Artesania é a poesia das mãos que se revela nas memórias da terra” é o ponto de partida para o encerramento de 2023, no hotel que fica a 1500 metros de altitude. Num ambiente muito acolhedor e caseiro, com o Inverno e a natureza em estado puro lá fora a servirem de cenário perfeito, a Casa das Penhas Douradas propõe uma viagem às tradições de outros tempos, com um pacote de 3 noites, que inclui estadia, refeições e atividades.

Esta é a primeira estância de montanha em Portugal, concebida pelo médico Sousa Martins na sequência da Expedição Scientifica de 1881 à Serra da Estrela, que o considerou o lugar mais saudável de Portugal. 130 anos depois, em 2010, a Casa das Penhas Douradas, com 17 quartos e uma suite, vem retomar o conceito da expedição que revelou este lugar inexplorado

Os valores da experiência de passagem de ano começam nos 1950€ em quarto duplo, para as três noites, e as reservas deverão ser feitas para [email protected]

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Press Releases

NEYA Hotels apresenta os Menus de Natal e Passagem de Ano

A NEYA Hotels preparou menus exclusivos de Natal e Passagem de Ano para celebrar esta época.

Publituris

A época mais festiva do ano está a chegar e é o momento ideal para conviver com os seus colegas, amigos e familiares. A NEYA Hotels preparou menus exclusivos de Natal e Passagem de Ano para celebrar esta época tão aguardada, rodeado por todos aqueles que o fazem feliz proporcionando experiências memoráveis em ambientes acolhedores.

Se procura o local ideal para realizar o jantar de Natal da sua empresa ou do seu grupo de amigos, a NEYA Hotels, em Lisboa ou no Porto, oferece sugestões a partir de 35 euros. Os menus incluem opções de carta fixa ou serviço de buffet, proporcionando uma oferta variada que vai ao encontro de todos os paladares, restrições alimentares e uma seleção de pratos que certamente despertarão o seu apetite para a ceia de Natal.

Reúna a família e os amigos para celebrar o Natal com alegria, paz e amizade, num ambiente de convívio elegante e acolhedor. Para esta celebração especial, a NEYA Hotels elaborou deliciosos pratos, confecionados com alguns dos mais típicos ingredientes da quadra, para acompanhar as conversas animadas. Disponível tanto no Porto como em Lisboa, menus especiais de Buffet para a Ceia e Almoço de Natal, a partir de 60 euros por pessoa.

Celebre ainda a chegada do Novo Ano com alegria e esperança junto das pessoas mais especiais para si, num ambiente elegante, animado e sustentável. Por cada pacote de Passagem de Ano reservado, a NEYA Hotels compromete-se a plantar uma árvore! Participe nesta festa consciente e torne a sua Passagem de Ano ainda mais significativa, enquanto desfruta do conforto e hospitalidade que o NEYA Porto Hotel tem para oferecer. Pode contar com um programa de Passagem de Ano completo que inclui: Menu de Degustação de 8 Momentos (com opção vegetariana), celebração à meia-noite no Rooftop com vista para o fogo de artifício sobre o rio Douro, com oferta de bebida no Skybar, música a cargo de DJ convidado por 230 euros por pessoa. E caso queira o pacote completo, ainda tem duas noites de alojamento com pequeno-almoço incluído a partir de 660 euros para duas pessoas. Mas não fica por aqui! A NEYA Hotels ainda preparou para si, para a sua família e amigos estarem reunidos no primeiro dia do ano com uma vista privilegiada sobre o Douro, um buffet de Ano Novo delicioso e diversificado seguido de sobremesas tradicionais da época por 65 euros por pessoa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

“Black Friday” promove aumento do número de seguros de viagem

Com as companhias aéreas e empresas de alojamento a promoverem ofertas e descontos a “Black Friday”, cada vez mais viajantes subscrevem seguros de viagem para esta altura do ano.

Publituris

O turismo continua a sua tendência ascendente e prepara-se para a campanha de Natal. Os dois últimos meses do ano são fundamentais no mercado das viagens, em que as pessoas aproveitam os feriados, as férias e a oferta de destinos para a época de inverno. Para além disso, as companhias aéreas e as empresas de alojamento promovem ofertas e descontos da “Black Friday”, o que constitui um incentivo para as reservas e para as políticas de viagem.

Analisando os dados disponibilizados pela Allianz Partners, na “Black Friday” 2022, 66% dos viajantes subscreveram seguros de férias em todas as suas formas, mas estes são especialmente elegíveis quando o destino é fora da União Europeia, uma opção mais do que habitual nesta altura do ano, optando os clientes, nestes casos, por apólices premium.

Em 2022, 44% dos viajantes escolheram os Estados Unidos, contra 31% que optaram pelas principais capitais europeias (Londres, Paris, Roma, Viena, Praga, entre outras), indicando a empresa de seguros de assistência e viagens que as viagens de negócios também são comuns nesta altura, representando, durante a “Black Friday”, uma percentagem significativa do número total de apólices de seguro subscritas.

“A tecnologia e a necessidade de nos sentirmos protegidos alteraram a forma como viajamos nos últimos anos. O perfil do viajante de hoje procura quatro requisitos essenciais: segurança, proteção, acessibilidade e rapidez. Por esta razão, o seguro de viagem vem juntar-se às estatísticas do setor”, salienta a Allianz Partners.

Além disso, também o comportamento dos clientes se alterou, mostrando-se cada vez mais exigentes, preferindo gerir as suas próprias viagens. Para isso, o telemóvel é o aliado, através do qual os viajantes fazem reservas, organizam atividades, organizam os seus documentos e fazem seguros de viagem, indicando os dados de setembro da seguradora que “70% das apólices foram geridas através deste dispositivo”.

“A campanha ‘Black Friday’ deste ano será, sem dúvida, marcada pela inflação, com o mercado das viagens a ser arrastado pelo aumento dos custos dos últimos meses, nomeadamente dos transportes e da eletricidade, e os clientes pela perda de poder de compra”, refere a Allianz Partners. Mesmo assim, as previsões são positivas: “a tendência do setor do turismo deverá continuar a aumentar”, conclui a seguradora.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Créditos: Kerry Murray

Alojamento

Independente Comporta será alargado após ocupação de verão “a quase 100%”

O grupo Independente já tem em vista um plano de expansão para a segunda unidade hoteleira que abriu este ano, o Independente Comporta, com a construção de mais 30 villas num terreno de 50 hectares. Atualmente, a unidade conta com 40 quartos e 34 villas, que registaram uma taxa de ocupação de “quase 100%” em agosto deste ano.

Carla Nunes

O grupo Independente vai apostar na expansão do segundo hotel que abriu este ano, o Independente Comporta, que deu as boas-vindas aos primeiros hóspedes em agosto.

Após um investimento de 1,5 milhões de euros na ótica do operador, “que não incluem o investimento em infraestrutura e na promoção imobiliária”, como explica Duarte D’Eça Leal, administrador e fundador do grupo Independente, este hotel na Comporta abriu a 1 de agosto com 40 quatros, dos quais 12 são comunicantes, e 34 villas, com tipologias que variam entre o T0 e o T5.

Com uma taxa de ocupação em época alta que “andou perto dos 100% em agosto”, e à “volta dos 80% em setembro”, o Independente prepara-se para aquela a que denomina a fase dois deste projeto na Comporta, com a criação de uma nova área de villas.

À semelhança das atuais 34 villas do hotel, estas novas construções estarão disponíveis para compra em sistema de leasing, com o grupo Independente a fazer a gestão hoteleira das mesmas.

Apesar de Duarte D’Eça Leal não revelar muito sobre este novo projeto, visto ainda estar “em desenvolvimento e o promotor ainda não ter aberto vendas”, a Publituris Hotelaria soube numa visita ao Independente Comporta guiada pelo diretor da unidade que esta nova fase vai contar com 50 hectares de área, estando prevista a construção de 30 villas, cada uma com um hectare, uma vinha de dois hectares, um campo de paddle e ténis e uma horta biológica.

“O conceito e posicionamento vão ser muito semelhantes [ao atual]. Vamos ter villas maiores em termos de capacidade de ocupação – estamos a falar de T4 e T5. Em termos de áreas de terrenos, maiores também”, explica Duarte D’Eça Leal.

Dos projetos em pipeline, além desta segunda fase do projeto, Duarte D’Eça Leal revela que têm ainda “uma outra unidade contratada, mas que estamos a manter confidencial até à fase em que vamos anunciar esse acordo, as equipas, a localização, o investimento previsto” – algo que “não acontecerá até ao final do verão do ano que vem”, já que “estamos a falar de unidades que provavelmente só entrarão em operação provavelmente em 2026/2027”.

No que respeita às atuais 34 villas do Independente Comporta, Duarte D’Eça Leal dá conta que 40% foram adquiridas por portugueses e 60% por estrangeiros, entre eles dos Estados Unidos da América (EUA), Espanha e França. Não foi referido o valor de aquisição destas villas nem a percentagem de retorno do investimento, quer para as villas existentes, quer para as previstas na segunda fase do projeto.

A operação atual do Independente Comporta

Após os valores da época alta, o Independente Comporta entrou na época baixa com uma ocupação “à volta dos 30%”, de meados de outubro até ao presente mês de novembro. Se o preço médio rondou os 350 a 400 euros na época alta, os valores para a atual época baixa situam-se nos 180 euros.

No entanto, Duarte D’Eça Leal antecipa que “a época baixa do próximo ano vai ser diferente”, dado já terem aberto a tour operação. Para minimizar os efeitos da época baixa, o hotel conta com algumas campanhas como a late late late check out, através da qual os hóspedes usufruem de quatro noites mas só pagam três. De destacar ainda uma campanha de remote work posta em marcha para “atrair os mercados nórdico e dos EUA”, que “podem trabalhar a partir do hotel e fugir ao mau tempo e frio típicos dos seus países”.

Atualmente a unidade conta com aproximadamente 50 colaboradores, estimando-se que estes cheguem aos 70 para a próxima época alta.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Aviação

Novo relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa apresentado a 5 de dezembro

A Comissão Técnica Independente (CTI) vai apresentar o novo relatório de “análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” no próximo dia 5 de dezembro.

Publituris

A Comissão Técnica Independente (CTI) apresentará no próximo dia 5 de dezembro (terça-feira), um novo relatório que dará a conhecer a avaliação relativamente às várias opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa.

As nove opções estratégicas até agora divulgadas incluem uma solução dual, em que o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar, incluindo a capacidade para o aeroporto principal substituir integralmente a operação do aeroporto secundário; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitua, de forma integral, o AHD; uma outra solução dual, em que o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e um Aeroporto localizado em Santarém o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que substitua, de forma integral, o AHD.

Além destas possibilidades, a CTI incluiu ainda as localizações Vendas Novas mais Pegões; AHD com Vendas Novas-Pegões; e Rio Frio mais Poceirão.

A avaliação terá por base cinco fatores críticos (segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico; e investimento público e modelo de financiamento), 24 critérios de avaliação e 88 indicadores.

Após a realização da conferência, o relatório será disponibilizado para consulta pública por um período de 30 dias úteis, sendo que, findo este prazo, a CTI elaborará o relatório final, dando por concluído o mandato que lhe foi conferido pelo atual Governo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.