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AirHelp estima que 3.ª greve da easyJet em Portugal venha a impactar “milhares de passageiros”

A AirHelp estima que a terceira greve da easyJet em Portugal, agendada para os dias 21 a 25 de julho, venha a impactar “milhares de passageiros”, sugerindo, por isso, que os passageiros consultem o “Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos” para terem conhecimento dos seus direitos.

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AirHelp estima que 3.ª greve da easyJet em Portugal venha a impactar “milhares de passageiros”

A AirHelp estima que a terceira greve da easyJet em Portugal, agendada para os dias 21 a 25 de julho, venha a impactar “milhares de passageiros”, sugerindo, por isso, que os passageiros consultem o “Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos” para terem conhecimento dos seus direitos.

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A AirHelp estima que a terceira greve da easyJet em Portugal, agendada para os dias 21 a 25 de julho, venha a impactar “milhares de passageiros”, sugerindo, por isso, que os passageiros afetados consultem o “Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos” para terem conhecimento dos seus direitos.

Num comunicado enviado à imprensa, a AirHelp lembra que os tripulantes de cabine da easyJet em Portugal já realizaram duas greves este ano para reivindicar condições semelhantes aos tripulantes de outras bases da companhia aérea, a primeira das quais decorreu em abril, enquanto a segunda teve lugar em finais de maio e início de junho.

Em julho, os tripulantes da easyJet preparam-se para mais uma paralisação que, segundo a AirHelp, “vai perturbar negativamente os planos de milhares de portugueses que tinham escolhido esta companhia aérea para voar nas suas férias de verão”.

Desta forma, a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos recomenda que os passageiros afetados pela greve na easyJet consultem o Guia de Direitos dos Passageiros Aéreos, que pode ser acedido aqui, de forma a saberem em que situações têm direito a compensação devido às perturbações nos voos.

“Em situações de greve, milhares de passageiros não chegarão ao seu destino como tinham planeado. Em caso de atrasos superiores a três horas ou cancelamento de voos, os passageiros afetados poderão ter direito a uma indemnização até 600€. Em 2021, no Tribunal de Justiça Europeu, a AirHelp conseguiu demonstrar que as companhias aéreas são responsáveis por greves anunciadas e não anunciadas e devem compensar os seus clientes, quando as greves são convocadas por trabalhadores da companhia área, que é o que se verifica”, refere Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista.

Pedro Miguel Madaleno lembra que, “frequentemente, as companhias aéreas rejeitam pedidos de indemnização por parte dos passageiros com o argumento de que as greves estão fora do controlo da companhia aérea”, algo que o especialista recusa, garantindo que “as perturbações causadas pelas greves dos funcionários das companhias aéreas são compensatórias”.

A AirHelp lembra que, quando o embarque de um passageiro é recusado devido a cancelamento do voo, o passageiro tem direito a um voo de reencaminhamento, no caso do voo ter sido cancelado ou de a ligação ter sido perdida devido a um atraso da companhia aérea, assim como a alimentação, bebida e internet, além de alojamento, no caso de ser necessário devido a um atraso ou cancelamento do voo.

“Para isso, é importante que o passageiro recolha e guarde todos os documentos de viagem, bem como todas as comunicações e documentos fornecidos pela companhia aérea. Estes serão necessários para reclamar reembolsos ou compensações”, aconselha a AirHelp.

Se o voo for cancelado, indica ainda a empresa, o passageiro pode abdicar do voo de reencaminhamento e pedir o reembolso do montante total do bilhete e lembra que, se durante a espera o passageiro tiver custos adicionais causados pela interrupção do voo, pode pedir à companhia aérea que assuma a totalidade do valor gasto.

“De acordo com o Regulamento 261/2004,  que regula os voos com partida ou chegada na UE, os cancelamentos e atrasos de voos podem dar aos passageiros direito a uma compensação até 600€ por pessoa em caso de atrasos superiores a 3 horas à chegada ao destino, cancelamento sem aviso prévio antes de 14 dias antes da data de partida e recusa de embarque de passageiros devido a overbooking causado pela companhia aérea”, lembra ainda a AirHelp.

A AirHelp diz ainda que, “em caso de greves convocadas por trabalhadores das companhias aéreas, os passageiros têm o direito de fazer reclamações e todos eles são elegíveis para compensação”.

 

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Travelport e Aerolineas Argentinas renovam acordo de distribuição a longo prazo

O acordo de distribuição de longa data entre a Travelport e a Aerolineas Argentinas foi renovado a 1 de setembro e permite que a empresa de tecnologia para agências de viagens continue a distribuir o conteúdo da transportadora aérea da Argentina.

A Travelport e a Aerolineas Argentinas, companhia aérea com sede na Argentina, renovaram a 1 de setembro o acordo de distribuição que de longa data que já mantinham, o que permite que a empresa de tecnologia para agências de viagens continue a distribuir o conteúdo da transportadora.

“O acordo de renovação plurianual confirma que o conteúdo da Aerolineas Argentinas será distribuído na plataforma Travelport + e que as agências de viagens parceiras da Travelport terão acesso contínuo à ampla gama de produtos e conteúdo adicional da companhia aérea”, informa a Travelport, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Fabian Lombardo, diretor Comercial da Aerolineas Argentinas, a colaboração com a Travelport é “muito importante” para que a companhia aérea continue a crescer e a “fornecer à comunidade de agências acesso contínuo” às suas tarifas e ofertas.

“A plataforma Travelport + facilita a apresentação de ofertas altamente relevantes e mais opções da Aerolineas Argentinas para as agências de viagens, para que juntos possamos oferecer aos consumidores e viajantes corporativos uma experiência de reserva mais rápida e um serviço superior”, acrescenta o responsável.

Já Carlos Torres, diretor de Parceiros Aéreos – América Latina da Travelport, sublinha que a plataforma “Travelport+ foi criada para que as agências de viagens gerenciem facilmente o conteúdo de qualquer fonte, para que possam visualizar e comparar rapidamente ofertas dinâmicas e reservar as opções certas para seus clientes”.

“O nosso acordo renovado com a Aerolineas Argentinas é um passo significativo na evolução da estratégia da venda moderna da companhia aérea, e a comunidade de agências na América Latina e em todo o mundo se beneficiará muito com a capacidade de prover e vender o conteúdo da Aerolineas Argentinas por meio da plataforma Travelport +”, explica o responsável da Travelport.

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Aeroporto do Porto distinguido pela qualidade do serviço prestado

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi classificado como o quarto melhor a nível europeu na qualidade do serviço prestado, sendo mesmo a única infraestrutura aeroportuária nacional a constar de um ranking elaborado pela Bounce.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi classificado como o quarto melhor a nível europeu na qualidade do serviço prestado, sendo mesmo a única infraestrutura aeroportuária nacional a constar do ranking, segundo um estudo da Bounce.

De acordo com informação publicada no portal Porto.pt, o estudo da empresa de armazenamento de bagagem teve em consideração o volume de passageiros, assim como as taxas de estacionamento, lojas e restaurantes dos aeroportos europeus com mais movimento, assim como a classificação atribuída pela AirHelp aos aeroportos europeus em termos de qualidade de serviço.

Desta forma, a lista é liderada pelo aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, que obteve 8,25 pontos em 10 possíveis, enquanto o Aeroporto Internacional de Viena, na Áustria, com 7,79 pontos, ficou na segunda posição.

Já a terceira posição foi atribuída ao Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona El-Prat, com 7,68 pontos, enquanto o quarto lugar é ocupado pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que obteve 7,67 pontos.

O aeroporto portuense ficou, desta forma, à frente de infraestruturas aeroportuárias como a de Copenhaga, na Dinamarca; Paris-Orly, em França; Estocolmo Arlanda, na Suécia; Istambul Sabiha Gokcen International, na Turquia; e ainda do aeroporto de Alicante, em Espanha; e do aeroporto de Oslo, na Noruega, que encerra o Top10 deste ranking.

Em termos de experiência pré-voo, o aeroporto que mais se destacou foi o de Istambul, na Turquia, com uma pontuação de 9,57 valores, seguido das infraestruturas de Copenhaga e Barcelona.

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TAAG acrescenta uma frequência à rota de São Tomé e Príncipe

A partir de 11 de dezembro, a TAAG passa a realizar dois voos por semana entre Luanda e São Tomé e Príncipe, juntando ao voo de sexta-feira uma nova frequência às segundas-feiras.

A TAAG  – Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir de 11 de dezembro, vai passar a operar mais uma frequência semanal na rota entre Luanda, capital de Angola, e São Tomé e Príncipe, que passa a contar com duas ligações aéreas por semana.

De acordo com uma nota informativa da companhia aérea de bandeira angolana, a nova frequência vai ser operada às segundas-feiras, juntando-se ao voo que a TAAG já realizava às sextas-feiras.

A nova frequência da TAAG para São Tomé e Príncipe já se encontra disponível para reserva através do website da companhia aérea, assim como através do call center da transportadora angolana.

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Cabo Verde: Santo Antão continua a dar cartas como destino de aventura e autenticidade

Santo Antão mantém-se como um dos destinos mais procurados em Cabo Verde para os viajantes que procuram aventura e autenticidade, através de caminhadas em trilhas (trekking), o principal produto turístico desta ilha.

Em plena época alta do turismo em Cabo Verde, o posto de turismo do Porto Novo enalteceu o facto de Santo Antão estar a ser muito procurado pelos “viajantes à procura da aventura e de autenticidade”.

O comunicado do posto do turismo lembra, conforme citado pela Inforpress, que a ilha das montanhas “permite um contacto direto com a natureza em pleno esplendor, repleta de vastas riquezas, como as suas montanhas, vales e ribeiras verdejantes”.

A mesma fonte exortou os turistas a “fazer desde logo as malas e embarque nesta aventura”, que é uma visita à ilha de Santo Antão, que está, de resto, nesta altura do ano, a ser muito visitada por turistas estrangeiros e nacionais.

 

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Jet2 lança mais 70 mil lugares para o próximo verão com aumento também em Faro

Faro é um dos 24 destinos de sol e praia que vão contar, no próximo verão, com um reforço de capacidade da Jet2 à partida de vários aeroportos britânicos.

A Jet2 anunciou um aumento de capacidade para o próximo verão que chega a 70 mil lugares, num crescimento que abrange também a operação da companhia aérea para Faro, no Algarve.

No total, a Jet2 anunciou mais 70 mil lugares para o próximo verão para destinos em Espanha continental, nas ilhas Canárias e também nas Baleares, assim como em Portugal, Turquia, Croácia e Grécia.

Lanzarote, Dubrovnik, Fuerteventura, Heraklion, Ibiza, Kalamata, Costa de Almeria, Gran Canaria, Menorca, Palma, Reus, Rodes, Halkidiki, Tenerife, Zante, Izmir, Málaga, Alicante, Antalya, Corfu, Dalaman, Faro, Girona e Cós são os destinos que vão contar com um aumento de capacidade, de acordo com a publicação britânica Travel Weekly.

O aumento de capacidade vai estar disponível entre final de setembro e o início de novembro, à partida de oito aeroportos britânicos, concretamente Belfast, Birmingham, East Midlands, Edimburgo, Glasgow, Leeds Bradford, Manchester e Newcastle.

“Estamos a observar uma procura forte e sustentada para o verão de 2024 em todos os setores, com o final da temporada de verão a mostrar-se muito popular”, afirma Steve Heapy, presidente executivo da Jet2 e da JetHolidays.

De acordo com o responsável, o aumento de capacidade para o próximo verão inclui 24 destinos de sol e praia, num reforço que vai ao encontro da procura dos turistas britânicos.

“Ao acrescentar serviços adicionais a uma série de destinos para o final da temporada de verão, estamos a oferece aos nossos clientes exatamente aquilo que eles desejam e sabemos o quanto eles vão aproveitar a oportunidade de fugir e desfrutar de uma última fatia do sol de verão”, acrescenta Steve Heapy.

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Velsen, the Netherlands – April, 20 2018: MSC Magnifica in North Sea Canal, detail of funnel

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MSC Cruzeiros confirma encomenda de mais dois navios movidos a GNL

Os navios encomendados pela MSC Cruzeiros aos estaleiros franceses de Chantiers de l´Atlantique vão ser movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) e devem ser entregues à companhia de cruzeiros em 2026 e 2027.

A MSC Cruzeiros veio esta quarta-feira, 15 de novembro, confirmar a encomenda de mais dois navios da class World aos estaleiros franceses de Chantiers de l´Atlantique, cruzeiros que vão ser movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) e que vão ser entregues à companhia em 2026 e 2027.

Segundo a MSC Cruzeiros, os “novos navios serão uma evolução do Protótipo “World Class” de última geração com soluções inovadoras para maximizar a eficiência energética, com utilização extensiva de recuperação de calor e outras soluções tecnológicas”, o que, de acordo com a companhia de cruzeiros, “fará com que os navios tenham uma pegada de carbono ainda mais reduzida”.

“Para além disso, os novos navios estarão prontos para uma variedade de combustíveis alternativos, incluindo o metano biológico e sintético e o metanol verde. Os navios também serão equipados com motores de combustão interna, biocombustível de próxima geração com um deslizamento reduzido de metano”, acrescenta um comunicado divulgado pela MSC Cruzeiros.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, mostra-se orgulhoso com a encomenda que dá continuidade à já longa parceria com os estaleiros de Chantiers de l´Atlantique e que permitiu construir “alguns dos navios mais avançados do mundo”.

“Estamos empenhados em pesquisar e investir em tecnologias ambientais à medida que estiverem disponíveis, para garantir que continuamos a progredir na nossa viagem de descarbonização para alcançar zero emissões de gases com efeito estufa até 2050”, afirma o responsável.

Os novos navios World Class vão contar com ligação plug-in de energia em terra para reduzir as emissões de carbono nos portos, os mais avançados sistemas de tratamento de águas residuais concebidos de acordo com a IMO, novos avanços na gestão de resíduos e uma gama abrangente de equipamentos de bordo com eficiência energética para otimizar a utilização dos motores e as necessidades energéticas das acomodações para reduzir ainda mais as emissões.

Recorde-se que o primeiro navio a LNG da MSC Cruzeiros foi o MSC World Europa, navio que foi inaugurado em novembro de 2022 e ao qual se seguiu, em junho desde ano, o MSC Euribia, navio da Classe Meraviglia que também é movido a GNL.

A companhia de cruzeiros está atualmente a aguardar a chegada do MSC World America, que será entregue na Primavera de 2025 e que foi concebido para o mercado de cruzeiros norte-americano, sendo igualmente movido a GNL.

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Roadshow da MSC Cruzeiros com balanço positivo

A MSC Cruzeiros faz um balanço positivo do seu roadshow que, entre meados de outubro e início de novembro, percorreu as cidades do Funchal, Porto, Lisboa e Coimbra, ao qual acrescentou, na edição deste ano, quatro webinares.

As sessões levadas a cabo serviram como ponto de partida para a nova temporada, e onde foram apresentadas várias novidades que a MSC Cruzeiros tem para oferecer, e contaram com a presença e apresentação de dois parceiros da companhia, a Emirates e a TAP.

Nos eventos presenciais, realizados em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal estiveram presentes cerca de 700 agentes de viagens no total, enquanto os quatro webinares contaram com a participação de 600 agentes de viagens, o que, para a MSC Cruzeiros constitui um recorde absoluto de presenças desde que o roadshow é realizado.

Nas sessões presenciais como online, os agentes de viagens ficaram a conhecer melhor a Explora Journeys, a nova marca de luxo do Grupo MSC e os itinerários e produtos da MSC Cruzeiros nas temporadas de inverno 2023/2024 e verão 2024, tendo também tido a oportunidade de assistir a apresentações realizadas pela Emirates e pela TAP com maior foco nos destinos onde a companhia opera em conjunto, com os pacotes cruzeiro & voos incluídos.

Entre as várias novidades apresentadas, a MSC Cruzeiros deu a conhecer a sua oferta para o inverno 2023/2024, com 22 navios a navegar e com cruzeiros que variam de mini-cruzeiros a cruzeiros de sete noites até cruzeiros de 120 noites como o MSC World Cruises 2024. Esta ampla variedade de itinerários irá permitir ficar a conhecer 150 destinos à volta de 70 diferentes países.

O grande destaque no mercado português serão os 19 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa a partir de abril até novembro de 2024. O MSC Orchestra partirá de Lisboa e fará itinerários com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha), Olbia e Génova e fará ainda duas “empty legs” com partida de Génova e desembarque em Lisboa.

Para os passageiros da Madeira, será possível realizar cinco partidas com embarque e desembarque no Funchal a partir de outubro de 2024.  O navio passará por Málaga, Barcelona, Santa Cruz de Tenerife (Espanha), Marselha (França), Génova (Itália), Casablanca (Marrocos) e ainda duas “empty legs”, uma com partida de Génova e desembarque no Funchal e outra com embarque no Funchal e desembarque em Génova.

 

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Viagens Tempo promovem últimos lugares para réveillon na Madeira com saída do Porto

A proposta das Viagens Tempo para o réveillon na Madeira conta com partida do Porto a 29 de dezembro e regresso a 3 de janeiro, e inclui alojamento em quarto duplo no hotel Pestana Miramar, de quatro estrelas, no Funchal.

As Viagens Tempo estão a promover os últimos lugares para um programa de cinco noites para o réveillon na Madeira e que conta com saída do Porto, numa oferta que apresenta preços desde 1.190 euros por pessoa.

A proposta das Viagens Tempo para o réveillon na Madeira conta com partida do Porto a 29 de dezembro e regresso a 3 de janeiro, e inclui alojamento em quarto duplo no hotel Pestana Miramar, de quatro estrelas, no Funchal.

O preço desde 1.190 euros por pessoa já inclui taxas aeroportuárias, assim como jantar de réveillon na noite de 31 de dezembro e alojamento em meia pensão.

Recorde-se que, além das saídas do Porto, as Viagens Tempo lançaram também saídas de Lisboa, que se encontram já esgotadas, assim como programas mais curtos, com a duração de quatro noites, com saídas de Lisboa e Porto, para os quais também já não existe disponibilidade.

O programa está disponível online, através do site do operador turístico, e pode ser consultado aqui.

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Unicâmbio celebra 31.º aniversário com abertura de balcão nos Açores

De acordo com a Unicâmbio, celebrou o seu 31.º aniversário com a abertura de um novo balcão no aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, esta expansão reforça a presença “nos principais aeroportos de Portugal, consolidando a sua posição como líder do setor, após ter sido a vencedora de um concurso internacional”. 

A Unicâmbio celebrou esta terça-feira, 14 de novembro, o seu 31.º aniversário, data que marcou também a chegada da empresa de câmbio ao Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, Açores.

Num nota informativa enviada à imprensa, a empresa explica que “esta expansão reforça a presença da Unicâmbio nos principais aeroportos de Portugal, consolidando a sua posição como líder do setor, após ter sido a vencedora de um concurso internacional”.

Além do aniversário e da abertura do novo balcão no aeroporto de Ponta Delgada, a Unicâmbio está ainda a celebrar a renovação da sua parceria estratégica com a TAP Miles & Go por um período de três anos, através da qual os clientes da Unicâmbio podem “ganhar milhas ao efetuarem operações de câmbio, como a compra de moeda estrangeira”.

“Esta parceria oferece aos clientes a oportunidade única de ganhar milhas ao efetuarem operações de câmbio, como a compra de moeda estrangeira. A cada euro gasto, os clientes recebem uma milha no seu cartão TAP Miles & Go”, explica a Unicâmbio.

“Para ganharem milhas, os clientes necessitam apenas de apresentar o seu cartão TAP Miles & Go, seja ele físico ou virtual, no momento da compra de moeda estrangeira em qualquer balcão da Unicâmbio”, explica a empresa.

Esta parceria entre a Unicâmbio e a TAP Miles & Go visa “maximizar o valor das compras de moeda estrangeira dos clientes, permitindo-lhes acumular milhas que podem ser usadas para descontos em voos e outras vantagens”, acrescenta a empresa de câmbio.

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Alojamento turístico ultrapassa os 23 milhões de hóspedes e proveitos ficam perto dos 5 mil milhões de euros no acumulado de 2023

O mês de setembro registou, mais uma vez, evoluções no que diz respeito ao alojamento turístico, com os números do INE a indicaram 3,2 milhões de hóspedes e 8,2 milhões de dormidas, gerando 707,0 milhões de euros de proveitos totais. Já no acumulado do ano, o número de hóspedes ficou bem perto dos 23,5 milhões, enquanto as dormidas ultrapassaram 61 milhões.

Em setembro de 2023, o setor do alojamento turístico registou 3,2 milhões de hóspedes (+9%) e 8,2 milhões de dormidas (+6,7%), gerando 707,0 milhões de euros de proveitos totais (+15,7%) e 550,9 milhões de euros de proveitos de aposento (+17,0%), revelam os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comparando com setembro de 2019, os números mostram uma continuação de “aumentos mais expressivos”, indicando o INE um crescimento de 41% nos proveitos totais e 43,9% nos relativos a aposento, refletindo também os aumentos dos preços dos serviços prestados.

No 3.º trimestre de 2023, as dormidas cresceram 3,2% (-4,4% nos residentes e +7,2% nos não residentes), a que corresponderam aumentos de 11,8% nos proveitos totais e 12,9% nos relativos a aposento (+39,5% e +41,7%, respetivamente, comparando com o mesmo período de 2019).

No período acumulado de janeiro a setembro de 2023, as dormidas cresceram 11,3% (+1,7% nos residentes e +16,1% nos não residentes), a que corresponderam aumentos de 21,3% nos proveitos totais e 22,5% nos relativos a aposento (+38,8% e +41,6%, respetivamente, comparando com o mesmo período de 2019).

Considerando a generalidade dos meios de alojamento (estabelecimentos de alojamento turístico, campismo e colónias de férias e pousadas da juventude), registaram-se 25,6 milhões de hóspedes e 68,1 milhões de dormidas no período acumulado de janeiro a setembro de 2023, correspondendo a crescimentos de 13,6% e 10,9%, respetivamente. Comparando com o mesmo período de 2019, as dormidas aumentaram 8,2% (+6,5% nos residentes e +9,2% nos não residentes).

Já no que diz respeito aos estabelecimentos de alojamento turístico (tirando parques de campismo, colónias de férias e pousadas da juventude), nos primeiros nove meses de 2023, os proveitos totais cresceram 21,3% e os relativos a aposento aumentaram 22,5%. Neste período, os proveitos atingiram 4,8 mil milhões de euros no total e os relativos a aposento ascenderam a 3,7 mil milhões de euros. O número de hóspedes, neste período, ficou muito perto das 23,5 milhões, enquanto as dormidas ultrapassaram as 61 milhões. Comparando com igual período de 2019, continuaram a observar-se aumentos mais expressivos, 38,8% e 41,6%, respetivamente, refletindo também o aumento generalizado dos preços.

Todas as regiões com proveitos em alta
Em setembro, Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos, totais e de aposento (30,3% e 31,8%, respetivamente), seguida pelo Algarve (29,1% e 28%) e pelo Norte (16,4% e 17%). Os maiores crescimentos, contudo, ocorreram nos Açores (+25% nos proveitos totais e +27,1% nos de aposento), no Norte (+22,6% e +23,8%, pela mesma ordem) e no Centro (+19,7% e 21,6%, respetivamente).

Face a setembro de 2019, continuaram a destacar-se os Açores (+74,5% nos proveitos totais e +79,3% nos de aposento), a Madeira (+61% e +75,2%, pela mesma ordem) e o Norte (+57% e + 60,2%, respetivamente).

Já no período acumulado de janeiro a setembro de 2023, os maiores crescimentos nos proveitos totais e de aposento ocorreram em Lisboa (+28,8% e +30,4%, respetivamente), nos Açores (+28% e +29,5%), no Norte (+25,9% e +27,1%) e na Madeira (+25% e +28,4%). Comparando com igual período de 2019, os maiores aumentos nos proveitos totais e de aposento verificaram-se nos Açores (+60,2% e +62,3%, respetivamente), na Madeira (+56,9% e +69,3%), no Norte (+49,2% e +51,6%) e no Alentejo (+47,2% e +52,4%).

Norte e Lisboa com máximos no RevPAR
Analisando o conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 87,9 euros em setembro, registando um aumento de 12,5% face a igual período de 2022 (+6,6% em agosto) e de 32,7% em comparação com setembro de 2019.

Os valores de RevPAR mais elevados foram registados em Lisboa (129,6 euros) e no Algarve (97,2 euros), seguindo-se a Madeira (87,1 euros) e os Açores (85,1 euros). Os maiores crescimentos ocorreram nas regiões autónomas (+17,7% em ambas), seguindo-se o Norte (+16%) e o Centro (+15,9%).

Algarve ainda penalizado face a 2019
Em setembro de 2023, do total de 8,2 milhões de dormidas (+6,7%) nos estabelecimentos de alojamento turístico, 73,1% concentraram-se nos 23 principais municípios.

O município de Lisboa concentrou 17,7% do total de dormidas em setembro (8,7% do total de dormidas de residentes e 21,3% de não residentes), atingindo 1,5 milhões. Comparando com setembro de 2019, as dormidas aumentaram 9,4% (+9,5% nos residentes e +9,3% nos não residentes).

Albufeira (peso de 11,2%; 8,3% do total de dormidas de residentes e 12,4% de não residentes) registou 923,1 mil dormidas e continuou abaixo dos níveis registados em 2019 (-10,2% no total; -23,4% nos residentes e -5,8% nos não residentes).

No Porto, registaram-se 619,8 mil dormidas (7,6% do total), representando um acréscimo de 31,2% face a setembro de 2019 (+10,9% nos residentes e +34,6% nos não residentes).

No Funchal, as dormidas cresceram 23,4% (+48,5% nos residentes e +20,3% nos não residentes) face a setembro de 2019, registando 573 mil dormidas (quota de 7%).

Face a setembro de 2022, Ourém (1,8% do total de dormidas) continuou a destacar-se, registando o maior crescimento de dormidas (+27,6%), principalmente de não residentes (+35% e +14,8% nas dormidas de residentes). Em sentido contrário, Lagoa (2,4% do total de dormidas) registou o maior decréscimo (-10%; -30,4% nas dormidas de residentes e -3,5% nos não residentes).

No acumulado de janeiro a setembro de 2023, face a igual período de 2019 e entre os principais municípios, Vila Nova de Gaia continuou a destacar-se com um crescimento de 34,4% (+23,8% nos residentes e +41,7% nos não residentes), seguindo-se o Porto (+28,7%; +18,6% nos residentes e +30,7% nos não residentes). Em sentido contrário, os maiores decréscimos registaram-se em municípios do Algarve, Vila Real de Santo António (-16,8%; -17,3% nos residentes e -16,4% nos não residentes) e Albufeira (-10%; -19,2% nos residentes e -7,2% nos não residentes).

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