Setor de viagens e turismo deve contribuir com 1,44MM€ para a economia da UE este ano, diz WTTC
O setor de viagens e turismo deve contribuir com 1,44 mil milhões de euros para a economia da União Europeia este ano, aproximando-se em 98% dos resultados pré-pandemia de 2019, que atingiu 1,47 mil milhões de euros, revela a pesquisa de impacto económico de 2023 do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Carolina Morgado
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O WTTC prevê ainda que o setor crie mais de 687 mil postos de trabalho este ano, recuperando quase 90% dos empregos perdidos devido à pandemia de Covid-19 para atingir mais de 22,4 milhões, com um em cada nove trabalhadores em toda a UE, no setor de viagens e turismo.
O Conselho refere que o ano passado, a contribuição do PIB do setor de viagens e turismo cresceu 40,5%, atingindo mais de 1,37 mil milhões de dólares, representando 8,7% da economia da região, aproximando-se em 9,6% do período pré-pandemia.
Em 2022, o setor também criou mais 2 milhões de empregos em relação ao ano anterior, atingindo 21,8 milhões de empregos – um em cada dez em toda a UE. De acordo com a pesquisa anual do organismo mundial de turismo, o setor já recuperou 3,1 milhões dos 3,6 milhões de empregos perdidos durante a pandemia.
O WTTC indica ainda que o ano passado, também houve uma recuperação de viajantes internacionais rumo à UE, com gastos que cresceram 81%, chegando a quase 385 mil milhões de euros, enquanto os gastos dos visitantes domésticos foram totalmente recuperados em 2022, ultrapassando a alta pré-pandémica de 809 mil milhões de euros, a atingindo 814 mil milhões de euros.
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC comenta estes resultados declarando que na UE o setor está se recuperar fortemente com o aumento de procura de visitantes”, realçando que o número de empregos criados pelas viagens e turismo é de 21,8 milhões, mas até o final deste ano chegará a quase 22,5 milhões de empregos, apenas 2% abaixo dos números de 2019.
E como será a próxima década? O organismo mundial de turismo prevê que o setor aumentará a sua contribuição para o PIB europeu para quase 1,9 mil milhões de euros até 2033, mais de 10% da economia da UE e empregará mais de 26,3 milhões de pessoas em toda a região, com um em cada oito residentes da União Europeia a trabalhar no setor.