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Transportes

Requalificação do aeroporto do Porto Santo vai melhorar resposta em situações de constrangimento na Madeira

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou que a requalificação do aeroporto do Porto Santo permitirá dar uma melhor resposta aos passageiros em situações de inoperacionalidade do aeroporto da Madeira.

Victor Jorge
Transportes

Requalificação do aeroporto do Porto Santo vai melhorar resposta em situações de constrangimento na Madeira

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou que a requalificação do aeroporto do Porto Santo permitirá dar uma melhor resposta aos passageiros em situações de inoperacionalidade do aeroporto da Madeira.

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Análise

Miguel Albuquerque, presidente do Governo da Madeira, admite que, nessas situações, os passageiros podem ser transportados para a Madeira através do navio ‘Lobo Marinho’, responsável pelo transporte marítimo entre as duas ilhas, ou aguardar a melhoria do tempo em melhores condições.

Miguel Albuquerque falava aos jornalistas à margem de uma visita a uma unidade de alojamento local, no concelho de Machico, tendo sido questionado sobre o vento forte que tem condicionado o aeroporto da Madeira desde segunda-feira de manhã.

“Neste momento, a gare do Porto Santo tem condições estruturais mínimas e a ideia é também, da parte da ANA, termos melhores condições de operacionalidade com uma melhor resposta para os passageiros que ficam temporariamente no Porto Santo”, apontou.

O presidente do Governo Regional da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, salientou que se trata de “um investimento substancial”, adiantando que o projeto final da obra deverá ser apresentado no final do mês.

“E, nesse sentido, tudo se encaminha para melhorarmos a resposta em questões de inoperacionalidade do aeroporto [da Madeira]”, reforçou.

Recorde-se que 30 voos programados para o dia esta terça-feira, 9 de maio, foram cancelados, devido ao vento forte, de acordo com a informação disponível no ‘site’ da ANA.

“Neste momento, estão previstos para os próximos dias alguns constrangimentos em termos de vento, mas olhe, contra o vento não se pode fazer nada”, disse Albuquerque.

Questionado sobre um plano alternativo, o chefe do executivo regional respondeu apenas: “O plano B é tentar controlar o vento, mas isso eu não consigo”.

Foto créditos: Depositphotos.com
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Início de 2024 mantém tendência de crescimento na movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais

Os aeroportos nacionais continuam em alta, com a movimentação de passageiros a registar um crescimento de 1,6% face ao primeiro mês de 2023, totalizando 4 milhões de passageiros em janeiro de 2024. França liderou como principal país de origem e de destino. Lisboa mantém a liderança, seguida do Porto e Madeira.

Victor Jorge

Em janeiro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram 4 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 1,6% face a janeiro de 2023, verificando-se “máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No primeiro mês deste ano, os aeroportos nacionais assinalaram um desembarque médio diário de 61,4 mil passageiros, valor superior ao registado em janeiro de 2023 (60,7 mil; +1,2%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado é o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

Em janeiro de 2024, 80,5% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 1,5 milhões de passageiros (+2,7%), na maioria provenientes do continente europeu (63,6% do total), correspondendo a um aumento de 0,9% face a janeiro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 11% do total de passageiros desembarcados (+12,1%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 82,2% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,7 milhões de passageiros (+3,5%), tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (67% do total), registando um crescimento de 2,2% face a janeiro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (10,3% do total; +13,1%).

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais em janeiro de 2024, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, apesar de ter registado decréscimos no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2023 (-9%; -7,7%). Espanha e Reino Unido ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino. Brasil e Alemanha alternaram a 4.ª e 5.ª posição consoante país de origem ou de destino dos voos.

O aeroporto de Lisboa continuar a ser a principal porta de entrada, movimentando 56,4% do total de passageiros (2,3 milhões), +0,7% comparando com janeiro de 2023. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 8,5% no movimento de passageiros (292,1 mil) e o aeroporto do Porto concentrou 23,2% do total de passageiros movimentados (930,1 mil) e aumentou 3,8%.

De salientar que o aeroporto da Madeira foi o 3.º aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2024 (302,1 mil; -3,7%), superando o aeroporto de Faro.

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Análise

Negócios no setor das viagens e turismo caiu 22,5%, revela a GlobalData

Nos primeiros dois meses de 2024, a atividade de negócios no setor das viagens e turismo passou de 120, no mesmo período de 2023, para os atuais 93.

Publituris

 

 

 

O setor das viagens e turismo registou 93 negócios globalmente durante os primeiros dois meses de 2024, uma quebra de 22,5% em comparação com o anúncio de 120 negócios durante o mesmo período em 2023, revela GlobalData.

Uma análise do Banco de Dados de Negócios da GlobalData revela que o número de fusões e aquisições (M&A) e negócios de financiamento de risco diminuiu, enquanto o volume de negócios de private equity apresentou melhora durante o período.

O número de negócios de fusões e aquisições diminuiu 25,8%, enquanto o volume de negócios de financiamento de risco registou um declínio anual de 22,2%. Enquanto isso, o volume de negócios de private equity aumentou de quatro durante janeiro-fevereiro de 2023 para seis durante janeiro-fevereiro de 2024.

Aurojyoti Bose, analista da GlobalData, refere que “a queda no sentimento de negociação em todos os setores e geografias face às condições voláteis do mercado também afetou a atividade de negociação no setor das viagens e turismo. Como resultado, o setor viu o anúncio de menos de 100 negócios durante os primeiros dois meses de 2024”.

A maioria das regiões e mercados-chave também registou um declínio no volume de negócios durante janeiro-fevereiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A América do Norte, Europa, Oriente Médio e África e região da América do Sul e Central registaram um declínio no volume de negócios, enquanto a região da Ásia-Pacífico apresentou uma melhoria marginal.

Já os mercados-chave como os EUA, o Reino Unido e a França registaram um declínio no volume de negócios durante janeiro-fevereiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a Índia, a Coreia do Sul e a Austrália testemunharam alguma melhoria.

Bose conclui que, “apesar desta recessão, existem áreas de resiliência e oportunidade, particularmente em regiões como a Ásia-Pacífico. À medida que os mercados evoluem, a identificação de bolsas de crescimento e inovação torna-se fundamental para as partes interessadas do setor”.

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06 MAR 2024, BERLIN/GERMANY:
Emirates Airlines, ITB Berlin
IMAGE: 20240306-01
RIGHTS OF USE: Unlimited rights of use in all media (print and online) of Emirates AIrline and the right to transmit this rights to third parties.

Transportes

Parceria entre Emirates e TUI Cruises renovada por mais duas temporadas

Com a renovação desta parceria, Emirates e TUI querem explorar sinergias operacionais com o objetivo de aumentar a procura por cruzeiros no Dubai.

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A Emirates renovou a sua parceria com a TUI Cruises para as próximas duas épocas de cruzeiros, reforçando o estatuto do Dubai como um centro de turismo de cruzeiros a nível mundial.

A parceria renovada com a TUI Cruises sublinha o compromisso da companhia aérea em trabalhar com parceiros que partilham os mesmos valores para proporcionar experiências de viagem perfeitas, tanto no ar como em terra, através das suas áreas de check-in dedicadas no terminal de cruzeiros e com o apoio colaborativo dos seus parceiros no Dubai.

A Emirates irá trabalhar em estreita colaboração com a TUI Cruises para oferecer opções de voo dedicadas que se alinham de perto com os próximos horários de cruzeiros, assegurando uma transição suave do ar para o mar para os seus passageiros. A companhia aérea irá, também, explorar soluções de transporte melhoradas entre o Dubai International (DXB) e o Porto Rashid, aproveitar os conhecimentos para melhorar os serviços em terra e fornecer equipas de apoio dedicadas aos passageiros dos cruzeiros. Atualmente, o porto do Terminal de Cruzeiros Hamdan bin Mohammed, o maior terminal de cruzeiros coberto do mundo, tem capacidade para receber 14 000 passageiros por dia.

Para além da coordenação das operações e da exploração de sinergias de marketing, a parceria centrar-se-á no desenvolvimento de pacotes e experiências de luxo exclusivas que mostrem o melhor do Dubai e dos programas da TUI Cruises na região.

Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates, salienta que “a Emirates orgulha-se de desempenhar um papel vital no apoio ao estatuto do Dubai como um dos melhores destinos de cruzeiros do mundo. Este é o resultado de muitos anos de trabalho para construir uma infraestrutura marítima inigualável, atrações turísticas e pontos de referência excecionais e uma conetividade aérea sem paralelo, juntamente com alfândegas e instalações de manuseamento em terra simplificadas para os turistas de cruzeiro que chegam.”

“Todos estes fatores fizeram do Dubai uma porta de entrada fundamental para alguns dos itinerários de cruzeiro mais procurados. O nosso acordo com a TUI Cruises tem como objetivo continuar os nossos esforços para aumentar as chegadas de passageiros de cruzeiros de toda a nossa rede, para que possam experimentar o melhor das viagens marítimas a bordo dos magníficos navios da TUI”, concluiu.

Já Wybcke Meier, diretor-executivo da Tui Cruises, frisa que “há mais de dez anos que fazemos escala no Dubai com a frota ‘Mein Schiff’ para dar aos nossos hóspedes a oportunidade de descobrirem connosco o mundo do Oriente. O Dubai não é apenas um importante porto de escala, mas o destino e a região oferecem aquilo que os clientes da ‘Mein Schiff’ desejam: uma mistura de metrópoles em constante evolução, praias maravilhosas e conhecimentos especiais sobre a cultura. Com a Emirates, sabemos que estamos a trabalhar com sucesso com uma companhia aérea que proporciona aos nossos passageiros, logo desde o início, aquela maravilhosa sensação de férias”.

De referir que no ano passado, a Emirates transportou, sensivelmente, 400.000 passageiros de cruzeiros para o Dubai. A cidade recebeu mais de 166 navios durante a última época de cruzeiros, tornando-a o maior porto de embarque da região e a escala mais popular para os navios de cruzeiro. A cidade espera um aumento de 23% de passageiros de cruzeiros na próxima época.

O crescimento das chegadas de navios de cruzeiro ao Dubai representa os esforços coletivos de parceiros de todo o ecossistema de viagens e aviação que trabalham em conjunto para uma experiência perfeita. Isto inclui procedimentos alfandegários e de entrada sem complicações e facilidades de visto sem problemas para os passageiros dos navios de cruzeiro, lojas e pontos de venda duty-free, balcões de operadores turísticos e serviços de transporte gratuitos para a cidade, para além dos balcões de check-in remoto da Emirates no Porto Rashid.

Os 16 balcões de check-in da Emirates permitem que os passageiros que desembarcam dos seus navios de cruzeiro façam o check-in da sua bagagem e obtenham os seus cartões de embarque até 4 horas antes da partida do voo, com a conveniência de explorar o Dubai sem as suas malas antes de se dirigirem diretamente ao aeroporto para o seu voo.

A TUI Cruises irá enviar dois navios para Porto Rashid na próxima temporada, sendo que cada navio pode acomodar mais de 2.500 passageiros. Os passageiros podem escolher entre dois programas, um com embarque e desembarque no Dubai, com destinos do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) como Abu Dhabi, Omã, Qatar e Arábia Saudita. O outro itinerário inclui pontos asiáticos como Singapura e Hong Kong.

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Top Atlântico abre nova agência no Alameda Shop & Spot

A Top Atlântico continua a expandir a sua rede de lojas. Recentemente abriu uma nova loja no Alameda Shop & Spot.

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A Top Atlântico iniciou o ano de 2024 com um reforço na tónica de expansão da rede. No passado dia 9 de março, renovou a imagem da sua loja no Alameda Shop & Spot, abrindo num novo espaço no Piso 1 do Shopping, loja 101 e encerrando o seu antigo espaço do piso 0, loja 12.

Paralelamente terminou o ano de 2023 com a abertura de uma nova loja no Braga Parque.  Reforçando assim a sua presença na cidade de Braga, onde já tinha uma agência no Largo do Barão de São Martinho 70 e 71 R/C.

As novas lojas Top Atlântico surgem no contexto de ampliação continua da rede de agências da marca e com o objetivo de estreitar cada vez mais a proximidade com os seus clientes já que o atendimento em loja e o contacto cara a cara com os clientes continua a ser uma variável muito valorizada no planeamento e marcação de viagens.

“O conhecimento dos consultores da marca, a oferta variada e competitiva, associada a uma experiência agradável de compra, são parte do segredo para uma viagem de sucesso. Conhecer a cara de quem vai acompanhar e apoiar na viagem até ao regresso a casa, é algo que muitos clientes não prescindem e valorizam”, refere em comunicado.

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Destinos

Turismo do Dubai aposta no crescimento do mercado português

Com uma média de 4,3 de noites dormidas no Dubai, o mercado português configura-se como um dos mais interessantes para o Turismo do Dubai. Por isso, o roadshow realizado nas cidades de Lisboa e Porto são “fundamentais para consolidarmos esta posição”, admite Najla Mohammad, Manager International Operation do Departamento e Economia do Turismo (DET) do Dubai.

Victor Jorge

Depois de ter alcançado o melhor desempenho de sempre com 17,15 milhões de turistas, em 2023, o Turismo do Dubai realizou um roadshow para o trade português, no qual participaram 12 stakeholders, representando companhia aérea, hotéis, parques temáticos e DMC, que mostraram a oferta a mais de 75 agentes.

Sem avançar com um número total de visitantes de portugueses ao Dubai, Najla Mohammad, Manager International Operation do Departamento e Economia do Turismo (DET) do Dubai, indicou que “as chegadas de turistas portugueses ao Dubai cresceram 4,9%, em 2023, face ao ano anterior, o que revela tratar-se de um mercado estável”.

De Portugal, refere Mohammad, existem dois voos semanais da Emirates, com partida de Lisboa, esperando a responsável, para breve, “a ligação com o Porto”.

De resto, o mercado português é um dos de maior aposta do Turismo do Dubai, refletindo-se na média de noites dormidas pelos portugueses (4,3), acima das 3,7 noites de média global.

“Por isso, julgamos que o mercado português tem muito potencial e queremos que a visita ao Dubai não se limite aos stop-overs, mas sim a uma maior permanência na cidade”.

A segurança é um dos pontos destacados pelos responsáveis do Turismo do Dubai, bem como a hospitalidade proporcionada pelas mais de 200 nacionalidades que vivem no Dubai e que recebem, maioritariamente, turistas do Médio Oriente e Norte de África, Europa Ocidental e sul da Ásia.

Num país em constante dinamismo, a realidade atual do Dubai mostra 821 hotéis, com um total superior a 150 mil quartos, indicando a Manager International Operation do Departamento e Economia do Turismo (DET) do Dubai, que existem ofertas “para todas as bolsas”.

De resto, Najla Mohammad admitiu que é difícil estarmos a falar no parque hoteleiro do Dubai, “já que este encontra-se com aberturas constantes”. Mas os números mostrados no roadshow, que se iniciou em Lisboa nesta terça-feira, 12 de março, seguindo posteriormente para o Porto, indicam a existência de 157 hotéis de 5 estrelas, 194 hotéis de 4 estrelas e 274 unidades entre 1 e 3 estrelas, existindo ainda 85 unidades Deluxe e 111 Standard.

Mas, como referiu a responsável do Turismo do Dubai, “o país é muito mais do que hotéis. Existe uma panóplia de ofertas que vão desde praias lindas, a parques temáticas, a centros comerciais, museus, diversos monumentos e outros locais obrigatórios visitar no Dubai”.

Assim, desde o Museu do Futuro, passando pelas Sky Views, Deep Dive, Theatre of Digital Art, Art Museum, SIRO One Za’abeel (um luxuoso hotel especializado em fitness holístico e wellbeing) e, no futuro, o Real Madrid World, numa parceria com o clube espanhol, “não faltam motivos para visitar o Dubai”.

Certo é que, segundo Najla Mohammad, “não queremos olhar para trás”, fazendo referência ao período pré-pandémico, “mas sim para o futuro”.

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Victor Jorge

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SRI LANKA

Templo Dourado de Dambula

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Localizado bem no centro do país, poderíamos assim dizer “Coração do Sri Lanka”, no topo de uma montanha, que se eleva a 160 metros de altura acima da planície, encontramos um complexo de cinco templos budistas, escavados na rocha granítica.

Para alcançarmos este reduto de serenidade e reflexão, temos de subir 350 degraus de uma escadaria, que se oferece como palco de uma paisagem magnífica, fazendo-nos esquecer o cansaço da subida.

A fundação destes templos Budistas data do século I aC e foram admitidas no Património Mundial da UNESCO em 1991. São visita imperdível para quem deseja conhecer a Pérola do Indico, o Sri Lanka.

Constituído por mais de oitenta cavernas, apenas cinco foram enriquecidas com pinturas e estátuas que representam Buda ou belíssimas pinturas que ilustram momentos da sua vida. Há também algumas estátuas de deuses hindus: Vishnu e Ganesh.

Devaraja Viharaya

É a primeira caverna/templo onde se destaca uma enorme estátua de Buda deitado, com quinze metros de comprimento. Representação dos últimos momentos de vida do Senhor Buda, que simboliza com o sorriso a compaixão e a calma, advindas da Iluminação.

Maharaja Viharaya

Ou o Templo do Grande Rei, é a segunda caverna/templo. De todos é o maior. Com os seus 50 metros de comprimento, 23 metros de largura e sete metros em altura. Nas suas paredes e tectos está expressa a vida terrena de Buda, muito especialmente os momentos mais conhecidos.

A quantidade de estátuas e a existência de algum dourado que ainda se pode encontrar nelas, ou nos desenhos, reflecte a luz que entrega ao espaço uma atmosfera mágica e serena.

Maha Alut Viharaya

A terceira entrada leva-nos um templo mais recente que os anteriores, datado já do século dezoito. No seu interior encontramos uma estátua de Buda deitado ou reclinado, que parece ser protegido por dezenas de outras estátuas de Buda em pé.

Pachima Viharaya

A menor das cavernas é precisamente a quarta caverna/templo, onde se destaca um enormíssimo Buda sentado, tendo à sua frente uma stupa ou dagobah, estruturas muito usadas nos templos budistas.

Devana Alut Viharaya

Por último, visitamos o templo mais recente de todo o complexo e também o mais simples. Um belíssimo buda deitado, “protegido” por Budas sentados. A simplicidade do lugar não lhe retira a espiritualidade, que as poucas pinturas e estátuas conferem-lhe.

Enquanto exploramos este complexo de templos escavados na rocha, podemos sentir a reverência e a espiritualidade que permeiam o local, tornando-o num destino de peregrinação importante para os budistas do mundo inteiro, que não é indiferente a todos os que o visitam.

Para chegar ao paraíso consulte os especialistas

https://www.quadranteviagens.pt/sub_destinos.php?subcat=Sri%20Lanka

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Atual contrato de concessão entre Estado e ANA é “uma das condicionantes mais importantes” para nova solução aeroportuária

Depois de indicar Alcochete e Vendas Novas como as soluções mais favoráveis para a localização do novo Aeroporto de Lisboa, a Comissão Técnica Independente (CTI) admite que o atual contrato de concessáo existente entre o Estado e a ANA é “uma das condicionantes mais importantes face à urgência da solução para a expansão da capacidade aeroportuária” em Lisboa.

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“O contrato de concessão atualmente em vigor tem uma importância fulcral na decisão de aumento da capacidade aeroportuária da Região de Lisboa”, refere a Comissão Técnica Independente (CTI) no relatório final sobre a localização do novo aeroporto para a região de Lisboa, publicado esta segunda-feira, dia 11 de março.

No documento pode ler-se que “todas as opções estratégicas em avaliação são, de uma forma ou de outra, influenciadas e/ou influenciam o contrato existente”, referindo-se no relatório que o contrato de concessão “não torna o direito de preferência da concessionária absoluto, permitindo ao concedente fazer escolhas para lá dos 75 Km da constrição territorial”. Contudo, a CTI alerta para o facto de “mesmo esta opção tem possíveis implicações contratuais: ou quanto à articulação de aeroportos, na solução dual; ou no phase out do AHD, na opção única”.

“A revisão do contrato de concessão é, porventura, inevitável, sendo urgente assegurar a designação de um gestor do contrato por parte do concedente e ponderadamente reequilibrar a posição das partes na relação contratual”, frisa a CTI.

Assim, dada a sua complexidade, o contrato de concessão “é uma das condicionantes mais importantes face à urgência da solução para a expansão da capacidade aeroportuária, pelo que deve ser das primeiras questões a ser revista”, refere o relatório da CTI.

A finalizar, a CTI refere ainda que “os resultados indicam que, excluindo a eventual necessidade de um pagamento por reequilíbrio financeiro da atual concessionária, não é necessário um sistema de subsidiação para construir um novo aeroporto no âmbito das opções estratégicas, considerando os horizontes temporais até 2082, ou mesmo até 2062”.

A CTI destaca ainda que, “o facto de existir um promotor privado disponível para operar um aeroporto em Santarém em concorrência, sem necessidade de financiamento público, comprova que o VAL incremental será positivo em todas as outras opções dentro da área de concessão da ANA, dado que beneficiam dos efeitos mais favoráveis da operação em monopólio”.

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Publituris lança 1.ª edição do “BOOK de Enoturismo” com apoio do Turismo de Portugal

A Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2024 marcou o lançamento de um novo produto no universo Publituris, com a 1.ª edição do “BOOK de Enoturismo”, com o apoio do Turismo de Portugal.

Publituris

A crescente relevância do Enoturismo em Portugal serviu de mote para o jornal Publituris lançar a 1.ª edição do “BOOK de Enoturismo”, com o apoio do “Visit Portugal”, do Turismo de Portugal, contando, igualmente, com a TryPor e André Villa de Brito como parceiros.

Portugal possuía no final de 2022, segundo dados do Turismo de Portugal, 458 unidades que desenvolviam atividade no mundo das experiências vínicas, com o segmento do Enoturismo a assumir uma relevância cada vez maior na diversificação da oferta turística em Portugal.

Em 128 páginas, a 1.ª edição do “BOOK de Enoturismo” do Publituris dá a conhecer algumas unidades, de Norte a Sul, incluindo ilhas, que desenvolvem a sua atividade no mundo das experiências vínicas, mostrando não só algumas quintas nas diversas regiões vitivinícolas do país, como, também, algumas empresas que prestam serviços nesta atividade.

Além da distribuição própria assegurada pelo jornal Publituris, a 1.ª edição do “BOOK de Enoturismo” será, também, distribuído pelas diversas delegações do Turismo de Portugal junto dos agentes dos respetivos mercados internacionais.

A importância do Enoturismo para o Turismo em Portugal foi, de resto, tema da conferência organizada pelo Publituris durante a realização da BTL 2024. Na altura, Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; Pedro Valle Abrantes, Managing Partner da TryPor; Alexandra Leroy Maçanita, Events & Wine Tourism Manager da Fita Preta; Luís Santos, General Manager do Palácio Ludovice Wine Experience Hotel; e Ana Maria Lourenço, Public Relations do World of Wine (WoW), reconheceram a importância deste segmento, que já é histórico no nosso país, tem grandes tradições, mas só há pouco tempo começou a ser olhado com maior atenção pelo valor acrescentado que traz ao destino Portugal, passando a ser considerado como um produto turístico que ajuda a incorporar o equilíbrio territorial e que permite um turismo ao longo do ano, esbatendo assim a sazonalidade, para além de atrair um público mais exigente, com maior poder de compra, e de países como os Estados Unidos, Canadá ou Brasil, para além dos europeus.

Para 2025 está prometida a 2.ª edição deste “BOOK de Enoturismo” do Publituris.

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André Gomes, Presidente da Região Turismo do Algarve. Loulé, 22 Agosto 2023. FOTO: VASCO CÉLIO/STILLS

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Algarve vai a Barcelona para conquistar mercado de viagens espanhol

A Região de Turismo do Algarve tem as baterias apontadas a Espanha, com a participação na B-Travel, feira que se realiza de 15 a 17 de março, em Barcelona.

Publituris

No fim de semana de 15 a 17 de março, o Turismo do Algarve marca a sua estreia na B-Travel, a maior feira destinada ao público viajante do mercado espanhol, que se realiza em Barcelona.

O stand, que reunirá o Turismo do Algarve e os municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, ocupará uma área de 72 metros quadrados.

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, diz-se “confiante” no potencial do mercado espanhol, enfatizando que Espanha é um mercado de proximidade crucial para o Algarve, com aproximadamente 900 mil dormidas anuais e considerável margem de crescimento.

“A existência de ligações aéreas entre Faro e várias cidades espanholas, incluindo Barcelona, servida pelas companhias Vueling e Ryanair, representa uma excelente oportunidade para fortalecer a presença deste mercado na hotelaria regional. Além disso, a participação conjunta com os municípios algarvios é um valor acrescentado na promoção do destino na comunidade autónoma da Catalunha, que conta com 7,9 milhões de habitantes”, frisa André Gomes.

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ITB Berlin cumpre objetivos com quase 100.000 visitantes

Apesar das greves que impactaram os voos e ferrovia na Alemanha, a ITB revela ter cumprido os objetivos ao atingir quase 100.000 visitantes.

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A ITB Berlin 2024 terminou o evento com quase 100.000 visitantes, números ligeiramente acima dos atingidos na feira de 2023, apesar das greves dos setores da viação e ferroviário que criaram sérias dificuldades na Alemanha.

A feira, que pelo segundo ano consecutivo depois da pandemia, repetiu o formato presencial, reduzindo para três dias, em vez dos cinco, dedicando-se exclusivamente à participação profissional, contou com 5.500 expositores de 170 países, espalhados por 27 pavilhões, tendo atraído 3.200 jornalistas.

A ITB tornou-se, igualmente, um ponto de encontro de políticos e diplomatas de todo o mundo. Além de numerosas delegações, quase 80 ministros e secretários de Estado, bem como 72 embaixadores, visitaram este ano a ITB Berlin.

De acordo com a organização, os temas mais importantes do evento foram a crescente importância da Inteligência Artificial, a escassez de mão de obra qualificada e a “justiça climática”.

Para Mario Tobias, diretor-geral da Messe Berlin, a ITB Berlin refletiu “mais uma vez” a evolução do setor, já que o clima entre expositores, visitantes e oradores foi “muito positivo em todos os momentos”.

“Em geral, concordaram que o desejo das pessoas de viajar não só satisfaz a procura reprimida após a pandemia, mas permanecerá basicamente estável. Nem a inflação nem os altos preços da energia parecem abrandar a procura”, concluiu Tobias.

A próxima edição do ITB tem datas marcadas de 4 a 6 de março de 2025, contando com a Albânia como país convidado.

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