Edição digital
Assine já
PUB
Destinos

Portugal e Espanha definem “pontos de encontro” no turismo transfronteiriço

Portugal e Espanha acordaram uma nova Estratégia para o Turismo Fronteiriço. Se do lado português, o ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, considera que “definirá conceitos de turismo virados para o futuro”, a ministra do Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Maria Reyes Maroto, refere que se trata de “uma oportunidade e não de uma necessidade”.

Victor Jorge
Destinos

Portugal e Espanha definem “pontos de encontro” no turismo transfronteiriço

Portugal e Espanha acordaram uma nova Estratégia para o Turismo Fronteiriço. Se do lado português, o ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, considera que “definirá conceitos de turismo virados para o futuro”, a ministra do Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Maria Reyes Maroto, refere que se trata de “uma oportunidade e não de uma necessidade”.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
ACISO reclama maior atenção ao Turismo Religioso
Meeting Industry
MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada ao Funchal no inverno 2024-2025
Transportes
Portugal entre os destinos com melhor performance em 2023, dizem dados da UN Tourism
Destinos
GoldenPark: A Nova Casa de Apostas em Portugal
Sabia que a Betclic Também Tem Jogos de Casino
Conheça a Secção de Desporto da Betclic
Porto e Norte de Portugal vai ter maior participação de sempre na BTL
Destinos
Algarve leva experiência imersiva pela região à BTL
Destinos
Booking.com e TAP com melhor reputação em 2024
Turismo
França marca presença sem precedente na BTL com a sua delegação “French Travel Tech”

O ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa e Silva, e a ministra do Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Maria Reyes Maroto, apresentaram esta quinta-feira, 19 de janeiro, no decorrer da FITUR 2023, em Madrid, a nova Estratégia de Sustentabilidade do Turismo Transfronteiriço 2022-2024 no que o ministro português considerou ser um “projeto transformador” e que irá desenhar “novos pontos de encontro entre os dois países”.

António Costa e Silva destacou mesmo “o dia histórico”, uma vez que se trata de um “acordo único no mundo”. De acordo com o ministro português, este acordo permitirá, através do turismo, “fixar população, atrair talento e qualificar pessoas”, dando enfâse ao que os dois países poderão oferecer em termos de gastronomia, enologia, literatura, cultura, arte, entre outros.

Salientando o facto de “estarmos a falar de 1.234 quilómetros de fronteira” e, em termos demográficos, de “cerca de 140.000 quilómetros quadrados de território”, Costa e Silva considera que este projeto “redefine o turismo através do território”, uma vez que existe “uma forte ligação entre as regiões transfronteiriças portuguesas e espanholas”.

Contudo, o ministro da Economia e do Mar português salientou o facto de ser necessário” reinventar produtos turísticos para oferecer experiências novas” que assentarão, também, numa estratégia de promoção externa conjunta.

“As comunidades sentem-se abandonadas”, destacando Costa e Silva “a coesão territorial” como factor essencial para o futuro, frisando ainda que “com as acessibilidades que estão e serão construídas, teremos a capacidade de fidelizar fluxos turísticos”.

“Os países quando trabalham juntos podem ser transfigurados”, admitindo mesmo que esta estratégia agora apresentada e que será desenvolvida no futuro, “poderá reinventar a identidades dos dois países. No fundo, queremos apresentar conceitos de turismo virados para o futuro”, terminou António Costa e Silva.

Já Maria Reyes Maroto também destacou o “acordo único” que os dois países passam a desenvolver a partir de agora e que fora assinado na Cimeira Bilateral de novembro de 2022 em Viana do Castelo. “Estamos a falar oportunidades e não de necessidades”, considerou a ministra do Indústria, Comércio e Turismo de Espanha.

Reyes Maroto definiu, de resto, quatro pontos estratégicos para este acordo: “oportunidade; desenvolvimento económico e social do território; sustentabilidade não só ambiental, mas também económica e social; e coesão”.

No final, António Costa e Silva referiu que “as duas entidades responsáveis pela promoção do turismo de ambos os países irão agora definir a respetiva estratégia conjunta”, não tendo avançado com prazos, investimentos e quais os mercados onde será realizada a aposta na promoção desta nova parceria.

 

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Artigos relacionados
ACISO reclama maior atenção ao Turismo Religioso
Meeting Industry
MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada ao Funchal no inverno 2024-2025
Transportes
Portugal entre os destinos com melhor performance em 2023, dizem dados da UN Tourism
Destinos
GoldenPark: A Nova Casa de Apostas em Portugal
Sabia que a Betclic Também Tem Jogos de Casino
Conheça a Secção de Desporto da Betclic
Porto e Norte de Portugal vai ter maior participação de sempre na BTL
Destinos
Algarve leva experiência imersiva pela região à BTL
Destinos
Booking.com e TAP com melhor reputação em 2024
Turismo
França marca presença sem precedente na BTL com a sua delegação “French Travel Tech”
PUB
Destinos

Portugal entre os destinos com melhor performance em 2023, dizem dados da UN Tourism

O Barómetro Mundial do Turismo das Nações Unidas monitoriza regularmente as tendências do turismo a curto prazo para fornecer às partes interessadas do turismo mundial uma análise atualizada do turismo internacional. Neste barómetro que analisa as melhores performances dos destinos, Portugal aparece em destaque.

Victor Jorge

Publicado quatro vezes por ano, incluindo uma análise dos dados mais recentes sobre destinos turísticos (inbound) e mercados de origem (outbound), Barómetro Mundial do Turismo das Nações Unidas (UN Tourism) coloca as Ilhas Turcas e Caicos com a melhor performance no ano 2023 face a 2019, com um crescimento de 127%.

Neste barómetro, Portugal aparece destacado com um crescimento de 11%, sendo que na região da Europa, somente Albânia (+53%), Andorra (+31%), Lichtenstein (+16%) e Sérvia (+15%) aparecem à frente de Portugal.

O barómetro estima que 1286 milhões de turistas internacionais (dormidas) foram registados em todo o mundo em 2023, um aumento de 34% em relação a 2022, correspondendo a mais 325 milhões.

Segundo as contas, o turismo internacional recuperou 88% dos níveis pré-pandémicos em 2023, apoiado por uma forte procura reprimida.

O Médio Oriente liderou a recuperação por regiões em termos relativos, sendo a única região a superar os níveis pré-pandémicos com chegadas 22% acima de 2019.

A Europa atingiu 94% dos níveis pré-pandémicos em 2023, enquanto a África recuperou 96% e as Américas 90%.

A Ásia e o Pacífico atingiram 65% dos níveis pré-pandémicos, com uma recuperação gradual desde o início de 2023.

Quatro sub-regiões: Norte de África, América Central (ambas +5%), Europa do Sul Mediterrânica e Caraíbas (ambas +1%) excederam os níveis pré-pandémicos em 2023.

Já as receitas totais das exportações do turismo (incluindo o transporte de passageiros) estão estimadas em 1,6 biliões de dólares em 2023 (cerca de 1,48 biliões de euros), quase 95% dos 1,7 biliões de dólares (1,57 biliões de euros) registados em 2019.

As estimativas preliminares do Produto Interno Bruto Direto do Turismo (PIBDT) apontam para 3,3 biliões de USD em 2023 (pouco mais de 3 biliões de euros), ou seja, 3% do PIB mundial, o mesmo nível de 2019, impulsionado pelas viagens nacionais e internacionais.

“Após uma forte recuperação em 2023, espera-se que o turismo internacional recupere totalmente os níveis pré-pandémicos em 2024, com estimativas iniciais que apontam para um crescimento de 2 % acima dos níveis de 2019 nas chegadas de turistas internacionais”, refere a UN Tourism.

As perspetivas positivas para o setor estão refletidas no último inquérito do Índice de Confiança do Turismo da ONU, com 67 % dos profissionais do turismo a indicarem perspetivas melhores ou muito melhores para 2024 em comparação com 2023.

“Espera-se que o desencadeamento da restante procura reprimida, o aumento da conectividade aérea e uma recuperação mais forte dos mercados e destinos asiáticos sustentem uma recuperação total até ao final de 2024”, admite o relatório da UN Tourism.

Os desafios económicos e geopolíticos continuam a representar desafios significativos para a recuperação sustentada do turismo internacional e dos níveis de confiança.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos

Fonte: GoldenPark

GoldenPark: A Nova Casa de Apostas em Portugal

GoldenPark

Brand SHARE

A GoldenPark é uma marca espanhola que chegou recentemente a Portugal. Trata-se de uma casa de apostas (e também casino online), que até ao momento da sua chegada era desconhecida para a maioria dos apostadores, mas traz consigo boas surpresas.

Para entrarmos com o pé direito, ao fazer o registo recebemos logo 10€ grátis para apostar. Além disso, no nosso primeiro depósito, temos acesso a um bónus de boas-vindas de até 40€ em apostas grátis!

No que diz respeito às modalidades disponíveis, neste momento são 17, desde o tradicional futebol, ténis e basquetebol, até ao ciclismo ou MMA.

5 Modalidades mais Populares para Apostar na GoldenPark

Quando o tema é as melhores casas de apostas online, precisamos ter em conta alguns fatores importantes. A diversidade das modalidades desportivas, bem como a oferta de mercados em cada uma delas, são exemplos disso.

Na nossa opinião, estas são as 5 modalidades mais populares na GoldenPark.

    1. Futebol

Como não poderia deixar de ser, esta é a modalidade com maior representação na plataforma. São mais de 45 competições, entre elas a Premier League, Bundesliga e Liga dos Campeões.

Um jogo entre equipas de uma das ligas do Top 5 europeu, tem uma média superior a 130 mercados. Entre eles, o vencedor da partida, resultado exato, hipótese dupla e número de golos.

    2. Basquetebol

Trata-se de uma modalidade que conquista cada vez mais adeptos, principalmente à custa da competição mais fascinante, a NBA. De qualquer forma, as outras competições não foram esquecidas, ao todo são mais de 12.

Numa partida de NBA, temos mais de 130 mercados, entre eles o vencedor do jogo, vencedor por período, total de pontos e handicap.

    3. Ténis

Nesta modalidade estão presentes competições do ATP e WTA, singulares e pares. Os torneios do Grand Slam não poderiam faltar, e competições inferiores como os Challenger.

Os jogos que estão disponíveis atualmente, oferecem mais de 35 opções de mercados para cada partida. Não faltam os de vencedor do encontro, resultado exato, vencedor de set e handicap.

    4. Hóquei no gelo

Tal como no basquetebol, esta modalidade tem maior peso graças à sua competição mais famosa, a NHL. Apesar disso, a oferta é atualmente superior a 12 competições.

Um jogo a contar para a NHL, tem normalmente mais de 25 mercados disponíveis, entre eles o vencedor do jogo, hipótese dupla e total de pontos.

    5. MMA

A modalidade de artes marciais está representada pela sua competição de maior relevo, a UFC. Neste momento, tem 65 combates disponíveis, sendo que apenas podemos apostar no mercado de vencedor do combate.

Notas Finais

Já lá vão muitos anos desde que o governo foi autorizado a legislar este setor, e a verdade é que continuam a entrar novas empresas neste mercado competitivo das apostas legais.

Apesar da GoldenPark ainda estar numa fase inicial, faltando-lhe, por exemplo, uma aplicação móvel, a marca tem uma boa margem para continuar a crescer.

Vale a pena ainda referir que a plataforma apresenta um bom suporte ao cliente, por via de telefone, email e chat ao vivo, bem como vários métodos de pagamento, entre eles um dos favoritos no nosso país, o MBWay.

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos

Betclic

Sabia que a Betclic Também Tem Jogos de Casino

Betclic

Brand SHARE

Quando pensamos na prestigiada marca, rapidamente nos lembramos de apostas desportivas. Contudo, existe também uma vertente de casino, e lá podemos encontrar não só as melhores slots da betclic, como também outros jogos fantásticos.

Ao optar por esta estratégia de juntar desporto e casino, a Betclic conseguiu atrair um público com gostos bastante diversificados.

Além de ser um dos casinos online que adiciona slots e jogos de mesa com mais regularidade, realiza ainda vários torneios e até oferece rodadas grátis. 

4 Tipos de Jogos de Casino na Betclic

Como sabemos, um bom casino é constituído por diferentes tipos de jogos, e podemos dizer que a Betclic sabe disso. Veja o que pode encontrar na plataforma:

    1. Slot machines

Este é sem dúvida o jogo que mais atrai os fãs de casino. A Betclic tem um número superior a 1600 slots, sendo mais de 10 exclusivas. 

Com apostas mínimas tão baixas como 0.10€, é acessível a qualquer tipo de banca. Apesar da grande maioria ser em formato tradicional, estão disponíveis também slots Megaways e Hold & Win.

Temos ainda à disposição, mais de 180 slots especiais (jackpot), onde os prémios podem chegar a valores bem acima da média. 

    2. Roleta

Faz parte dos jogos de mesa com muita tradição no casino. Podemos contar com mais de 10 opções, sendo 4 delas exclusivas da marca. 

Estão disponíveis todos os tipos de apostas comuns, números individuais, grupos de números, par ou ímpar e cores.

De destacar a inclusão de uma roleta americana, algo que não encontramos com tanta frequência nos seus concorrentes.

    3. Blackjack

Quem é fã de casino, está certamente familiarizado com o blackjack. E a plataforma apresenta mais de 16 títulos, e a maioria é exclusiva. Dentro dessa oferta, estão disponíveis os formatos de single hand ou multi hand.

É um jogo onde o fundamental é tomar a decisão certa, entre pedir cartas, parar, dobrar a aposta ou dividir os pares.

    4. Banca francesa

Por último, a novidade. Trata-se da banca francesa, um jogo com uma procura crescente, e que a Betclic já implementou no seu casino. São duas salas, ambas exclusivas.

São lançados 3 dados, sendo que o objetivo do jogador é prever qual será a soma dos números em cada lançamento. Existem 3 seleções possíveis que incluem diferentes somas, grande, pequeno e ases.

Um facto curioso, é que apesar do seu nome, é de origem portuguesa.

Notas Finais

Claramente, o número de slot machines é muito superior à restante oferta, mas a quantidade de jogos de mesa também tem aumentado. Algo que demonstra o interesse da plataforma em agradar ao maior número de jogadores possível. 

Para além de tudo isso, não podemos ignorar os fatores de segurança e credibilidade que uma marca como a Betclic transporta consigo.

Em Portugal a evolução pós-regulamentação é notória, o que é um ótimo sinal para outros países que ainda não o fizeram. E talvez por influência desse mesmo sucesso, o Brasil parece aproximar-se da legalização.

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos

Fonte: Betclic

Conheça a Secção de Desporto da Betclic

Betclic

Brand SHARE

A Betclic apresenta uma boa secção de desporto. Atualmente, são mais de 12 as modalidades disponíveis e podemos contar também com uma boa variedade de mercados, dentro de cada um dos eventos.

Foi a primeira marca a obter licença para operar em Portugal, e ao longo destes 7 anos, tem conquistado a preferência de muitos apostadores.

As melhores casas de apostas oferecem bons bónus e odds atrativas. Contudo, algo fundamental é que tenham também as melhores modalidades disponíveis. E uma coisa é certa, esse aspeto não foi esquecido pela Betclic.

4 Melhores Modalidades na Betclic

Um bom site de apostas desportivas, não pode estar limitado a um ou dois desportos. Ter várias opções que agradem a muitos tipos de apostadores, é essencial.

Mostramos agora uma lista daquelas que, na nossa opinião, são as melhores modalidades presentes na Betclic.

    1. Futebol

É uma modalidade com adeptos espalhados um pouco por todo o mundo, e o mediatismo do futebolista argentino Lionel Messi ou de Cristiano Ronaldo, em muito contribui para isso.

Não existem dúvidas de que está no topo da preferência, são mais de 35 competições, e um jogo entre equipas das principais ligas, apresenta mais de 200 mercados disponíveis para apostar.

São mais de 50 competições desde a Premier League, Liga Portugal, Liga dos Campeões entre outras e poderá encontrar mais de 150 eventos por dia.

    2. Basquetebol

Este é um desporto que beneficia bastante do grande sucesso que é a NBA. Contudo, a Betclic tem também mais de 20 ligas de países diferentes, bem como a principal competição de equipas europeias, a Euroliga.

Num jogo de NBA, existem mais de 150 mercados para apostar. Vencedor do jogo, total de pontos, resultado handicap e desempenho do jogador são alguns exemplos.

    3. Ténis

Aqui podemos contar com os torneios do Grand Slam, e ainda com competições de nível inferior, atualmente estão mais de 5 Challengers disponíveis. Também é possível apostar nos encontros femininos e de pares.

Um evento disputado, por exemplo, no Open da Austrália, oferece mais de 40 mercados. Entre os quais, destacamos o vencedor do encontro, vencedor do set, total de jogos e handicap de sets.

    4. Hóquei no gelo

Com mais de 10 ligas presentes, o interesse por este desporto tem aumentado nos últimos tempos. O principal fator é a competição dos Estados Unidos da América, a NHL.

Cada encontro da NHL, tem um número superior a 50 mercados de aposta, estando entre eles o resultado do jogo, total de golos e resultado handicap 3-way.

Notas Finais

Como seria de esperar, o futebol tem um lugar de grande destaque na marca. Até pelo facto da Betclic ser o patrocinador principal da Liga Portugal. Contudo, podemos verificar que existem também outras modalidades, com imensos mercados de interesse. 

Não deixe de explorar o site, pois a plataforma atualiza a sua oferta de desportos com alguma regularidade e apresenta ainda várias transmissões ao vivo, em diversos eventos.

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos
Turismo

Booking.com e TAP com melhor reputação em 2024

Numa escala de 100 pontos, entre mais de 2.000 marcas auditadas (associadas a mais de 70 setores de atividade) pela OnStrategy, nos setores das “Viagens e Lazer”, Booking.com e TAP lideram.

Publituris

Todos os anos a consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo de “Reputação de Marca” em Portugal.

Referente ao ano consolidado de 2023, em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), consolidando a informação referente à dimensão emocional de reputação (Relevância, Consideração, Confiança, Admiração, Intenção de Compra, Preferência, Recomendação e Defesa), em “Travel&Leisure”, a liderança pertence à Booking.com, com uma pontuação de 73,1. Em segundo lugar, com a mesma pontuação (71,8) surge o Pestana e as Pousadas de Portugal.

Fazem ainda parte deste ranking: Sheraton, Vila Galé, viagns Abreu, VIP, Ritz Carlton, Top Atlântico e Marriott.

Já nas “Companhias Aéreas”, o primeiro lugar ficou reservado para a TAP, com 72,9 pontos, seguindo-se a Emirates (72,8) e British Airways (71,7).

Neste ranking aparecem ainda: Lufthansa, Air France, Sata, KLM, Iberia, Ryanair e easyJet.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

França marca presença sem precedente na BTL com a sua delegação “French Travel Tech”

Pela primeira vez, a França estará presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, de 28 de fevereiro a 1 de março de 2024, representada por 8 start-ups dedicadas à “Travel Tech” (soluções digitais para viagens e turismo). Estas empresas contribuíram para vários projectos internacionais e têm excelentes referências no sector. Venha conhecê-las.

Brand SHARE

O Ministério francês da Economia e das Finanças, o BPI France, banco de investimento francês, e a Business France, agência francesa para a internacionalização da economia francesa, apoiam 8 empresas na segunda fase da missão “Digitalização do turismo no Sul da Europa” em Portugal. Este programa de apoio e de promoção permitirá às empresas Broke & Abroad, Clorofil (Majorian), Ezus, Guidap, Keru Project, MTrip, Peek´in e The City Hub prepararem-se para as especificidades deste mercado e desenvolverem a sua atividade no mesmo.

Para mergulhar no ecossistema tecnológico do turismo em Portugal, as empresas terão um stand (Pavilhão 3, 3E41) na Bolsa de Turismo de Lisboa. Este espaço permitir-lhes-á apresentar as suas soluções inovadoras aos grandes investidores portugueses e a outros visitantes, identificando simultaneamente os actores locais do sector do turismo e das viagens, de forma a criar oportunidades de negócio no país.

Desde já, pode descobrir 8 soluções que melhoram a produtividade das agências de viagens ou dos centros de lazer, a experiência dos hospedes nos hotéis, a pegada ambiental destes últimos e até a ligação entre os sítios turísticos e os seus visitantes https://www.french-tourism-solutions.com/pt

Se estiver de visita à feira, passe pelo pavilhão Choose France para conhecer os fundadores destas oito start-ups. Pode assistir às sessões de apresentação de empresas todos os dias, entre as 11h30 e as 12h00. Se não estiver presente no evento, pode sempre contactar as equipas da Business France para o pôr em contacto com as empresas: https://world.businessfrance.fr/portugal/contate-nos/

 

INOVAÇÃO FRANCESA DEDICADA À TECNOLOGIA DE TURISMO E VIAGENS

No âmbito do programa de aceleração, a Business France e os seus parceiros selecionaram cuidadosamente 8 empresas francesas do sector das tecnologias de viagem.

  • GUIDAP, o software de gestão do seu smartphone para empresas de lazer
  • mTrip, aplicações móveis para o sector das viagens
  • BROKE AND ABROAD, a viagem da nova geração
  • EZUS, o software de agência de viagens para viagens a medida
  • KERU, ampliar as suas experiências, criar lembranças digitais
  • CLOROFIL, a solução para calcular a sua pegada de carbono
  • PeeK’in, a solução de gestão de bens perdidos para profissionais da hotelaria
  • The City Hub, explore a cidade com o City Hub

A MISSÃO DE DIGITALIZAR O TURISMO E OS EVENTOS NO SUL DA EUROPA

Business France e Bpifrance lançam a primeira edição da missão Digitalização do Turismo e dos Eventos no Sul da Europa, com o apoio da Direção-Geral das Empresas, no âmbito do plano de recuperação e transformação do turismo (PRTT) anunciado pelo Primeiro-Ministro no dia 20 de novembro de 2021.

Este programa destina-se a start-ups tecnológicas francesas inovadoras nos sectores do turismo e dos eventos. Entre janeiro e outubro de 2024, as 8 empresas selecionadas participarão em três feiras internacionais em Espanha, Portugal e Itália. Este programa de aceleração, destinado a favorecer o desenvolvimento das empresas, permitir-lhes-á conhecer melhor as especificidades do mercado do turismo e dos eventos do Sul da Europa, desenvolver a sua rede de contactos e acelerar o seu desenvolvimento nesta região. Espanha, Portugal e Itália destacam-se como actores-chave do turismo na Europa e no mundo. Portugal é o 7º país mais visitado por turistas internacionais na Europa. O país investiu 2,5 mil milhões de euros na sua transição digital e no desenvolvimento do seu património nacional.

 

 

 

 

 

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos
Destinos

Praia da Falésia ganha prémio “Travellers’ Choice” do Tripadvisor como “Melhor praia do Mundo”

Areias douradas, costas irregulares, águas azuis cristalinas – as praias vencedoras deste ano do“Travellers’ Choice” do Tripadvisor são as favoritas dos viajantes. E a Praia da Falésia está em primeiro lugar.

Publituris

O título “O melhor dos melhores dos Prémios Travellers’ Choice” celebra o mais elevado nível de excelência nas viagens. É atribuído àqueles que recebem um elevado volume de avaliações e opiniões que excedem as expetativas da Comunidade do Tripadvisor ao longo de um período de 12 meses.

Na edição de 2024, o título de “Melhor Praia” fica no Algarve: a Praia da Falésia.

“Conhecida pelas suas falésias impressionantes, areias douradas e águas azuis cintilantes”, a Praia da Falésia ficou à frente de outras, tais como Isola dei Conigli (Lampedusa, Donostia, Itália), La Concha Beach (Donostia, Espanha), Ka’anapali (Maui, Havai), Grace Beach (Ilhas Turcas e Caicos), Anse Lazio (Seicheles), Manly Beach (Sydney, Austrália), Eagle Beach (Aruba), Siesta Beach (Flórida, EUA) ou Varadero (Cuba).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Emprego e Formação

Há uma nova formação em “Atividades de Turismo de Natureza: Serra da Aboboreira”

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) com os Municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses e em parceria com o Turismo de Portugal, vão promover a formação “Atividades de Turismo de Natureza: Serra da Aboboreira” entre o mês de março e abril.

Publituris

A ação de formação é presencial, com duração de 24 horas e irá decorrer na Biblioteca Municipal de Baião de 7 de março a 4 de abril, com atividades teóricas nos dias 7, 14 e 21 março, entre as 14h e 17h. As atividades de terreno decorrerão nos dias 28 de março e 04 de abril entre as 9h00 e as 13h, 14h e 18h.

Esta formação é destinada a profissionais de atividades de turismo de natureza e aventura, RH internos dos municípios da região com o objetivo de elevar a qualificação dos trabalhadores do setor.

A mesma é dada através do programa Formação +Próxima com objetivos claros na qualificação dos profissionais, permitindo que estes consigam reconhecer o enquadramento legal do turismo de natureza e aventura, identificar o conceito e as tipologias de turismo de natureza e aventura, os territórios e equipamentos mais relevantes para a sua prática. Ainda, planear e gerir atividades de turismo de natureza e aventura, tendo como objetivos a utilização eficiente dos recursos e o cumprimento dos parâmetros de qualidade que devem presidir à prestação do serviço de cliente, bem como a capacidade para aplicar metodologias adequadas de gestão do risco em atividades de turismo de natureza e aventura.

A formação terá como conteúdos de aprendizagem a contextualização e enquadramento legal do turismo de natureza e aventura; a qualidade e sistemas de certificação aplicados ao turismo de natureza e aventura; atividades de turismo de natureza e aventura: caminhadas e percursos pedestres; passeios e atividades em bicicleta; birdwatching; a introdução à gestão do risco e sua relevância e, ainda, o planeamento e gestão de atividades de turismo de natureza e aventura.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Acordo entre Portway e sindicatos

Depois de em julho do ano passado não terem chegado a acordo, Portway e sindicatos quebraram o impasse e estabelecem novo acordo.

Publituris

A Portway chegou a acordo com quatro estruturas sindicais representativas dos trabalhadores na empresa – SITAVA, SINDAV, SIMEMRVIP e STHA – para atualizações salariais e estabeleceu um novo Acordo de Empresa (AE2024) que revoga o AE2020.

Num breve comunicado, a Portway limita-se a sublinhar “a boa cooperação entre representantes dos trabalhadores e da empresa, que possibilitou a assinatura deste acordo”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Governo espanhol reduz voos de curta duração, inferiores a duas horas e meia

A medida será aplicada sempre que exista uma alternativa de comboio, exceto nos casos de ligação a aeroportos centrais que estabeleçam ligações com rotas internacionais.

Publituris

Na sequência do acordo entre o PSOE e o Sumar na Comissão de Transição Ecológica do Congresso, o Governo espanhol irá promover a redução dos voos que demorem menos de 2,5 horas e que tenham uma alternativa de comboio. Esta medida não será implementada nos casos de ligação com aeroportos centrais que fazem ligação com rotas internacionais.

Esta proposta levará o Executivo a analisar uma possível restrição dos voos em jatos privados, bem como um imposto sobre o combustível utilizada no setor da aviação. Com o objetivo de promover a sustentabilidade, o grupo político Sumar propôs também, recentemente, a criação de uma nova taxa turística que pretende aplicar às estadias dos turistas. Além disso, pretendem impor um limite turístico aos destinos espanhóis.

No que diz respeito a esta taxa, de acordo com o Boletim Oficial do Parlamento espanhol, o Sumar registou uma proposta não legislativa para a sua criação. Especificamente, seria “um imposto para compensar a sociedade pelo custo ambiental de certas atividades que distorcem ou deterioram o ambiente no território, o que contribui para melhorar as condições de vida dos territórios e, por conseguinte, da sociedade espanhola”.

“A liderança e as ferramentas podem ser promovidas a partir da administração central, embora as competências em matéria de turismo sejam descentralizadas, mas não as relacionadas com o emprego e a energia, entre outras. O objetivo do turismo deve ser a melhoria das condições de vida da sociedade e, neste sentido, a ecotaxa pode ajudar a atenuar um dos principais problemas gerados pelo turismo de massas, o impacto no território, que no final pode resultar na adaptação do modelo turístico para gerar diferentes condições de emprego e não introduzir incentivos para a persistência do aumento dos preços da habitação nas zonas turísticas”, acrescenta o Sumar.

Por todas estas razões, o grupo político Sumar propõe que o Ministério da Indústria e do Turismo crie um grupo de trabalho com as Comunidades Autónomas competentes para coordenar propostas destinadas a estabelecer taxas sobre as estadias turísticas e medidas de promoção do turismo sustentável.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.