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Unted Arab Emirates, Dubai

Médio Oriente e Mar Vermelho: A MSC CRUZEIROS oferece tudo incluído este Inverno!

Embarque nesta aventura com a MSC Cruzeiros! 

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  • Quer opte por realizar um cruzeiro pelo Médio Oriente, pelas Caraíbas e Antilhas, pelo Mediterrâneo, pelo Norte da Europa. pelo Mar Vermelho ou caso opte por uma Grand Voyage poderá efetuar a sua reserva com a MSC Cruzeiros e ter a possibilidade de ter tudo incluído neste Inverno 2022/2023!
  • A MSC Cruzeiros vai disponibilizar pacotes especiais com voo incluído que engloba cruzeiro+transferes+voo de Lisboa para o Dubai e regresso a Lisboa. A bordo do MSC World Europa ou do MSC Opera, será possível realizar itinerários de 7 noites com embarque e desembarque no Médio Oriente, mais concretamente no Dubai.
  • No Mar Vermelho, o MSC Splendida fará um itinerário de 7 noites com porto de embarque em Safaga, com escala em Aqaba, Jeddah, Yanbu, Porto de Sokhna, regressando a Safaga.
MSC World Europa

 Para os passageiros que pretendem encontrar hotéis luxuosos, os edifícios mais altos do mundo e reminiscências de uma longa e rica história árabe, o Médio Oriente é o destino de eleição!

Neste Inverno, a MSC Cruzeiros vai disponibilizar pacotes especiais com voo incluído que engloba cruzeiro+transferes+voo de Lisboa para o Dubai e regresso a Lisboa. A bordo do MSC World Europa ou do MSC Opera, será possível realizar itinerários de 7 noites com embarque e desembarque no Médio Oriente, mais concretamente no Dubai.

United Arab Emirates, Dubai – Burj Al Arab

O MSC World Europa iniciará a sua navegação com embarque no Dubai. Antes de iniciar o seu cruzeiro tem uma boa oportunidade de descobrir Bur Dubai, a parte mais antiga do Dubai, onde poderá encontrar as casas árabes mais antigas, assim como museus emblemáticos como o principal Museu do Dubai e o envolvente Souk dos tecidos.

Alguns quilómetros a sul do centro antigo da cidade, encontra-se a zona moderna onde é imperativo que visite a Sheikh Zayed Road, onde encontrará uma série de arranha-céus, como é exemplo as cintilantes Emirates Towers. Poderá encontrar também outro tipo de empreendimentos como o Downtown Dubai, o Burj Khalifa, considerado o edifício mais alto do mundo, ladeado por outras atrações que bateram recordes, como o gigante Dubai Mall e a espetacular Dubai Fountain.

De seguida, o navio navegará para a capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. Entre as principais atrações dos seus cruzeiros nesta região, inclui-se o extravagante hotel Emirates Palace e a ainda mais espetacular Mesquita do Xeque Zayed, ao passo que as várias atrações da Yas Island, a ilha onde se encontra o enorme parque de diversões Ferrari World, estão mesmo ao virar da esquina.

United Arab Emirates, Abu Dhabi – Ferrari World

A cerca de 15 km do centro de Abu Dhabi, a imponente Mesquita do Xeque Zayed domina toda a paisagem ao redor da cidade, o seu conjunto branco-neve de domos e minaretes, visível a quilómetros de distância, constitui um símbolo extraordinário do orgulho islâmico à entrada da capital dos Emirados Árabes Unidos. A mesquita, concluída em 2007, foi encomendada pelo Xeque Zayed bin Sultan al Nahyan (tendo recebido o seu nome) e é uma das maiores do mundo e das mais caras, tendo sido necessários doze anos para a sua construção, a custo de aproximadamente 500 milhões de dólares norte-americanos. Para além disso, apresenta outra característica invulgar dado ser uma das duas únicas mesquitas dos Emirados Árabes Unidos abertas a não muçulmanos.

O MSC World Europa deslocar-se-á para Sir Bani Yas, onde terá a possibilidade de observar animais raros dentro de uma área protegida na qual a maioria dos animais (incluindo girafas, flamingos e chitas, entre outros) vive em liberdade. Poderá desfrutar de safaris na natureza selvagem, praticar alguns dos desportos empolgantes disponíveis ou descontrair nas praias e comodidades que esta ilha oferece.

Oman

O navio fará escala ainda em Damman,  cidade que é conhecida pelo desporto, diversão e arte. A cidade era antes uma vila de pescadores que cresceu rapidamente com a descoberta de petróleo e tornou-se uma das maiores cidades do Reino e do Conselho de Cooperação do Golfo.

Antes de fazer o desembarque no Dubai, o navio ainda passará por Doha. Nesta cidade, a Aspire Tower , edifício mais alto do país, domina o horizonte com os seus 300 metros. Está situado junto à cidade do desporto, na qual já decorreram eventos como os Jogos Pan Árabes XII e onde mais recentemente está a ser realizado o Campeonato do Mundo de Futebol.

Grande parte de Doha, inclusivamente os locais de culto, como a nova mesquita na Qatar Faculty of Islamic Studies, parecem já estar no futuro. Não deixe de visitar o Complexo Pearl, um ponto artificial circular e futurista que está a ser desenvolvido a norte do centro da cidade!

No centro histórico de Doha encontrará um Souk onde é possível trocar de tudo, desde camelos a ouro, e o Forte Al Khoot que remonta a finais do século XIX e que recentemente foi transformado num museu. No seu cruzeiro a Doha com a MSC Cruzeiros, algumas excursões levá-lo-ão à descoberta do norte do país e da história deste Emirado fascinante.

Com Tarifa Básica, os preços deste cruzeiro a bordo do MSC World Europa iniciam-se nos 1199€ + 200€ taxas portuárias + 70€ de Taxa de Serviço de Hotelaria (TSH), já com a promoção das Bebidas Incluídas o preço inicia-se nos 1339€ +200€ de taxas portuárias + 70€  (TSH) durante 7 noites.

United Arab Emirates, Sir Bani Yas Island By courtesy of Abu Dhabi Ports

O MSC Opera também estará a navegar na região do Médio Oriente. Com porto de embarque no Dubai, o navio passará por Abu Dhabi, Sir Bani Yas, sendo que depois navegará para uma das cidades mais antigas do Médio Oriente, Muscat. O seu grande ponto de atração é o Muttrah, o centro histórico de comércio e atividades da capital, considerada uma das zonas mais curiosas e bem preservadas do centro da cidade. Um mercado de peixe e o mercado Muttrah Soug são um dos destinos preferidos dos passageiros de cruzeiros.

Antes de regressar ao Dubai, o MSC Opera navegará para a cidade de Khasab, considerada a Noruega árabe. Um dos locais que não pode perder é Musandam,uma das 11 províncias constitutivas do Sultanato de Omã, o mais longo e famoso fiorde desses litorais, com as suas longas enseadas escavadas no calcário, que se abre em direção ao interior através das falésias que se erguem verticalmente das águas azuis cristalinas, repletas de golfinhos e de ampla e variada vida marinha.

Uma das maneiras mais fascinantes de explorar essas terras é a bordo de um dhow, barcos típicos utilizados na Península Arábica.

O seu cruzeiro a bordo do MSC Opera poderá ser adquirido com voos por preços a partir de 979€ +200€ +70€ TSH em Tarifa Básica e com a Promoção das Bebidas poderá ser adquirido a partir de 1119€ + 200€ + 70€ TSH durante 7 noites.

Em relação aos cruzeiros no Mar Vermelho, poderá descobrir o que a Arábia Saudita, Jordânia e Egito têm para lhe oferecer do ponto de vista histórico. Navegue pelas águas quentes do Mar Vermelho e descubra uma série de lugares Património da Humanidade da UNESCO a bordo do MSC Splendida.

Jordan, from Aqaba – Petra

Ao longo de 7 noites, o MSC Splendida terá como porto de embarque Safaga, uma vila litoral do Mar Vermelho. Através de uma excursão terrestre poderá ter a oportunidade de descobrir Luxor e a avassaladora concentração de relíquias da religião.

Os principais pontos de interesses a visitar no Egito são as ruínas de Tebas, o Templo de Luxor, o Templo de Karnak e as maravilhosas tumbas e templos mortuários da Necrópole de Tebas.

O navio segue para Aqaba, na Jordânia, onde poderá desfrutar da sua paisagem idílica e soalheira na costa do Mar Mediterrâneo. Aqaba transformou-se num destino de lazer agradável, ainda que com poucos recursos. Poderá encontrar hotéis de várias categorias, assim como empreendimentos de luxo à beira-mar acima e ao largo da costa.

Em Aqaba poderá também encontrar alguns dos melhores locais de mergulho do mundo, que se situam nas barreiras de corais inexploradas, formando um contraste interessante com as atrações desérticas vizinhas de Wadi Rum e Petra, sendo que em Petra poderá realizar uma  excursão com a MSC Cruzeiros para conhecer melhor este enclave arqueológico.

O MSC Splendida fará escala em Jeddah, um verdadeiro núcleo de herança e modernidade. Jeddah é uma das maiores cidades do Golfo, tendo sido a primeira paragem de muitos peregrinos a caminho de Meca, o que a tornou uma das cidades mais globais do país.

Nos últimos anos tornou-se a capital artística da Arábia Saudita, oferecendo também algumas das melhores experiências costeiras do país. A sua cidade velha Al Balad é um dos melhores exemplos de uma cidade absolutamente tradicional que subsiste num país moderno.

Em Jeddah terá muito para onde escolher, desde a famosa Mesquita Flutuante Al Rahma que foi construída acima da água, à nova Jeddah Corniche. Para os apreciadores de arquitetura, a Fonte do Rei Fatad é a maior do seu estilo e a Torre de Jeddah será o primeiro edifício do mundo com 1 km de altura.

A cidade velha de Jeddah, Al Balad, também é um ponto de atração imperdível, com os seus belíssimos edifícios e um soak antigo que não pode perder. Também é um dos lugares eleitos pela UNESCO como Património da Humanidade dos muitos que existem na Arábia Saudita.

O navio continuará a navegação, fazendo uma escala em Yanbu al Bahr. Os passageiros encontrarão uma cidade velha com mais de 2500 anos que oferece um dos mais antigos souks.

Dividida em três administrações, Yanbu al Bahr é um dos destinos de praia de excelência da Arábia Saudita. A Leste, encontra-se a Yanbu Al Nakhl, fundada há mais de dois mil anos onde terá a oportunidade de visitar várias aldeias. A Sul  podemos observar o centro governamental e industrial da região, Yanbu Al Sinaiyah e , por fim, em Yanbu Al Bahr poderá desfrutar de um local onde a maioria das atividades costeiras estão disponíveis.

Oman, Muscat – Mirani Fort

A aproximadamente 55 km ao norte de Suez, encontra-se a cidade de Sokhna, o último destino do cruzeiro antes de desembarcar em Safaga.

Em Sokhna, poderá desfrutar de praias muito populares entre os Egípcios. Ao realizar uma MSC Grand Voyage terá a oportunidade de ver manchas claras no mar que indicam os recifes de coral.

Para os passageiros que pretendem conhecer um lado ainda mais cultural desta região, a cerca de 30 km ao sul de Sokhna, a cidade de Za´Farana é a cidade mais próxima para se encontrar os mosteiros do Mar Vermelho.

Poderá realizar este cruzeiro em tarifa básica por apenas 279€ + 200€ taxas portuárias + 70€ TSH. Se pretender optar pela promoção das Bebidas Incluídas poderá adquirir este cruzeiro por 419€ + 200€ em taxas portuárias +70€ TSH.

Não lhe faltam motivos para fazer um cruzeiro!

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“A promoção na Europa não pode ser só Macau”

Depois de anunciar a cimeira da ECTAA em Macau, em 2025, Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da DST de Macau, admitiu que a promoção de Macau terá de passar por uma maior complementaridade de destinos e não limitar-se somente a Macau”.

A promoção de Macau na Europa é uma realidade e a parceira com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) tem contribuído para esta evidência. Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau, explicou isso mesma durante a abertura da MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, ao frisar que “a APAVT foi um grande parceiro durante muitos anos, mesmo antes da transferência [da soberania de Macau de Portugal para a República Popular da China em 20 de dezembro de 1999] até agora e ajudou-nos, para além de Portugal, a abrir a porta para a Europa”.

A vinda do congresso da APAVT e da cimeira da ECTAA para Macau, em 2025, é, por isso, vista por Senna Fernandes como “um passo importante e que temos vindo a realizar em parceria com a APAVT tanto nas iniciativas em Portugal [Roadshow e BTL] como em Espanha [FITUR]”.

Quanto às possíveis melhorias de conectividade entre Portugal e Macau, Senna de Fernandes admitiu que “esse é o nosso grande sonho”, revelando que “ainda não há muitos avanços a este nível, mas passo a passo, espero que as ligações melhorem”.

A caminho pode estar, no entanto, um voo da Air Macau com ligação a Istambul (Turquia) que a diretora da DST espera que possa acontecer “ainda este ano de 2024” e que é considerado como “mais um passo em frente”. “Estamos sempre de braços abertos, mas claro que as companhias aéreas têm os seus cálculos e nós percebemos esta situação”.

A melhoria, ou melhor, a facilidade de ligação de Hong Kong a Macau também foi assinalada como mais um passo para atrair os turistas a visitar Macau, além de Senna Fernandes considerar que “a forma como Macau está a promover-se na Europa também terá de ser integrada com outros destinos”.

“A promoção na Europa não pode ser só Macau, porque quem faz uma viagem de longo curso não está só à procura de um destino, também quererá visitar a China, Hong Kong, a Grande Bahia, por exemplo”, concluiu a diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau.

*O Publituris viajou para a MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – a convite da APAVT. 
Sobre o autorVictor Jorge

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APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu

No dia da abertura da 12.ª edição da MITE, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destacou o papel da associação no posicionamento de Macau no mercado europeu. A organização do congresso da APAVT e cimeira da ECTAA, ambas em 2025, são consideradas boas plataformas para a promoção junto dos diversos mercados da Europa.

A 12.ª edição da MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – serviu para o anúncio da cimeira da ECTAA, bem com de Macau como “Destino Preferido” para 2025.

Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), referiu, no discurso de abertura e deste anúncio que se trata de uma “grande oportunidade de juntar um importante mercado de origem – Europa – e os destinos turísticos de Macau, fazendo essa extensão lógica a toda a China”.

Na realidade, a APAVT, que realizará o 50.ª congresso precisamente em Macau, em 2025, teve “o papel principal”, segundo o presidente das APAVT, no que será a realização da cimeira da ECTAA em Macau, frisando Pedro Costa Ferreira que “tivemos a ideia, colocámo-la primeiramente a Macau, tentando perceber se havia interesse, e havendo todo o interesse, colocámo-la ECTAA que respondeu, desde logo, de forma positiva”.

“Sentimos que existe um estreito laço de confiança entre a APAVT e o Turismo de Macau que, como todos os laços de confiança que são fortes, demorou algum tempo a reformar-se, mas que parece estar hoje no ponto fortalecer-se”.

De resto, Pedro Costa Ferreira salientou que a relação próxima entre a APAVT e Macau passa, justamente, por “Portugal constituir uma porta de entrada para a China, mas também Portugal ser visto como porta de entrada para a Europa. Se olharmos para a China enquanto mercado emissor, é só o primeiro mercado emissor mundial. Portanto, todos terão interesse em implementar este tipo de relação”.

Quanto ao que poderia aumentar o número de turistas portugueses em Macau, o presidente da APAVT é lacónico: “comunicação, comunicação, comunicação e, depois, estruturação de oferta”.

“A comunicação é fundamental porque a verdade é que Macau, apesar de tudo, quando se fala do Oriente, não está no top of mind dos portugueses”, considera Pedro Costa Ferreira. “Depois é preciso conhecimento e não foi por acaso que apostámos [APAVT] no e-learning”, até porque, de acordo com o presidente da APAVT, “os agentes de viagens costumam vender o que conhecem e sentem-se confiantes a vender o que conhecem. Portanto, sem conhecer fica mais difícil” e, por isso, a vinda de agentes de viagens à MITE “ajuda a conhecer a oferta existente”.

Já no que toca à estruturação de produto, “Macau não deve ser visto como um destino per si para o mercado emissor europeu, nem mesmo para o português”, admite Pedro Costa Ferreira, salientando que “o português pode ter um tempo médio de estadia um pouco mais prolongado em Macau, mas o que faz sentido é juntar Macau com outras realidades, sejam elas de pura praia, quer realidades mais culturais e mais recentes do ponto de vista das tradições do turista europeu, que é a própria China”.

Para isso, é, no entanto, necessária conectividade, assinalando Pedro Costa Ferreira que “um voo direto [Portugal – Macau] ajudaria imenso”.

*O Publituris viajou para a MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – a convite da APAVT. 
Sobre o autorVictor Jorge

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“Vê-se mesmo que são do Norte” ganha bronze nos New York Festivals

A mais recente campanha do Turismo do Porto e Norte “Vê-se mesmo que são do Norte” foi premiada com bronze nos New York Festivals TV & Film Awards, na categoria Filmes de Turismo.

Publituris

“Esta campanha é a prova de que realmente há muito para ver no Porto e Norte de Portugal”, diz Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), a propósito do prémio (bronze) ganho pela mais recente campanha do Turismo do Porto e Norte “Vê-se mesmo que são do Norte” nos New York Festivals TV & Film Awards, na categoria Filmes de Turismo.

“Este é um destino com paisagens inigualáveis, gastronomia única e uma enorme riqueza cultural. Mas o que realmente faz a diferença é a autenticidade e generosidade das gentes do Norte. São as pessoas que transformam o Porto e Norte num destino memorável”,  afirma Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, lembrando que vários são os filmes promocionais lançados pela organização que têm merecido diversos prémios internacionais.

O filme tem assinatura da CAETSU TWO e é produzido pela LOBBY PRODUCTIONS. Conta, também, com a voz-off de Pedro Abrunhosa. Os vencedores foram anunciados no evento digital Storytellers Gala, que distingue as melhores marcas e contadores de histórias de todo o mundo.

O filme foi apresentado publicamente em simultâneo com a nova marca do Turismo do Porto e Norte, que remete para a origem e o original da região, para a fundação da nação e para todo o património único, material e imaterial, transversal aos quatro subdestinos, que, distinguindo-se pelas suas especificidades, formam um todo indivisível.

Além do prémio, a campanha “Vê-se mesmo que são do Norte” também garantiu pontos para o Ranking CIFFT, que reúne os vídeos e campanhas turísticas mais premiados do ano e é responsável por consagrar os Melhores Filmes de Turismo do Mundo.

Com um painel composto por produtores executivos premiados, jornalistas, realizadores de documentários, diretores e argumentistas de duas dezenas de países, os New York Festivals TV & Film Awards celebraram as narrativas inovadoras e a diversidade de conteúdos criados por contadores de histórias visionários, para audiências globais, em todas as plataformas de visualização.

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Macau regista mais de 8,8 milhões de visitantes no primeiro trimestre do ano

Macau registou a entrada de mais de 8,8 milhões de visitantes no primeiro trimestre do ano, mais 79,4% face ao período homólogo de 2023, indicam dados divulgados.

Publituris

Este número de entradas de visitantes (8.875.757) representa uma recuperação de 85,7% em relação a igual período de 2019, último ano antes da pandemia da covid-19, de acordo com um comunicado da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

No primeiro trimestre do ano, o número de entradas de excursionistas (4.791.721) subiu 107,5% e o de turistas (4.084.036) 54,8%, em termos homólogos.

A maioria dos visitantes entre janeiro e março continua a ser da China: 6.291.912, ou mais 94,3%, em termos anuais, sendo que destas entradas 3.469.957 eram de visitantes com visto individual (+68,3%), referiu a DSEC.

Depois de três anos de rigorosas restrições devido à pandemia da covid-19, o território reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, a partir de 08 de janeiro de 2023.

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Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024

Um dos maiores eventos de Management e Marketing da Europa reunirá mais de 3.500 quadros médios e superiores para refletir sobre o Futuro das Organizações

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De 2 a 4 de julho de 2024, o QSP SUMMIT está de volta sob o mote ‘Rethinking Organizations’. Com foco nas organizações e no futuro do trabalho, mais do que nunca, é tempo das organizações refletirem sobre inovação, adaptação e transformação.

Mediante um leque abrangente de tópicos a serem explorados em torno da temática principal ‘Rethinking Organizations’, desde a importância crescente da agilidade, liderança, gestão de talento e cultura organizacional, até a questões de inovação, o impacto da IA no mundo do trabalho e as grandes tendências do futuro em certas áreas de negócio. Serão ainda alvo de debate alguns tópicos essenciais, entre eles: a importância da estratégia e da data, as tecnologias de integração de equipas, o reskilling e upskilling das equipas, o bem-estar organizacional, e outras matérias de interesse.

Entre as primeiras novidades está Linda Hill, professora da Harvard Business School e etnógrafa americana com uma carreira distinta, especialista em desenvolvimento de liderança e inovação, mas mais nomes como Costas Markides – Professor de de Estratégia e Empreendedorismo, o especialista em tendências Rohit Bhargava, a data expert Christina Stathopoulos, entre outros, já foram anunciados. No total, o evento contará com aproximadamente 98 gurus, especialistas e profissionais das mais diversas áreas.

O QSP SUMMIT conta também com uma área de exposição com mais de 130 marcas envolvidas e apresenta novos palcos este ano, adicionando mais sessões e novas áreas de partilha de conhecimento.

Para mais informações ou aquisições de passes, pode consultar o website oficial do evento, em www.qspsummit.pt.

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Transportes

Aeroporto Internacional de Hamad é o “Melhor do Mundo”

Além de ter sido considerado como “Melhor Aeroporto do Mundo” nos Skytrax World Airport Awards de 2024, o Aeroporto Internacional de Hamad também foi reconhecido como “Melhor Aeroporto do Mundo para Compras” pela segunda vez consecutiva e “Melhor Aeroporto do Médio Oriente” pelo décimo ano consecutivo.

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O Aeroporto Internacional de Hamad (DOH) garantiu novamente a sua distinção como o “Melhor Aeroporto do Mundo” nos Skytrax World Airport Awards 2024, atribuídos na Passenger Terminal Expo 2024 em Frankfurt, Alemanha. O aeroporto também conquistou o título de “Melhor Aeroporto do Mundo para Compras” pela segunda vez consecutiva e de “Melhor Aeroporto do Médio Oriente” pelo décimo ano consecutivo.

O reconhecimento do Aeroporto Internacional de Hamad baseia-se em avaliações meticulosas efetuadas por passageiros de companhias aéreas. Estes avaliaram o desempenho do aeroporto em vários indicadores-chave e elegeram-no como o melhor do mundo entre um grupo com mais de 500 aeroportos concorrentes a nível mundial.

Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways que liderou o desenvolvimento e crescimento do Aeroporto Internacional de Hamad durante a última década, considera que este feito é “um testemunho da dedicação da nossa equipa e dos nossos parceiros, que contribuíram para proporcionar aos passageiros a melhor experiência de viagem”.

Badr Mohammed Al-Meer sublinhou, de resto, a importância de compreender as necessidades dos passageiros e a evolução das tendências de viagem. “No centro da nossa estratégia de crescimento estão os passageiros, a evolução das suas necessidades e o nosso empenho em satisfazer e exceder as suas expectativas. Introduzimos uma série de experiências no aeroporto, incluindo o ‘Souq Al Matar’, que aproxima os viajantes da hospitalidade e da cultura do Qatar, o ‘Orchard’, local ideal para relaxar e repor energias entre voos, e um conjunto de lounges de luxo. Continuamos empenhados em superar os padrões da indústria para manter a nossa posição como o principal aeroporto do mundo.”

O Aeroporto Internacional de Hamad serviu mais de 45 milhões de passageiros, em 2023, correspondendo a um aumento de 31% em comparação com o ano anterior, ultrapassando o impulso que havia sido estabelecido durante o Campeonato do Mundo da FIFA. O aeroporto também deu as boas-vindas a novas companhias aéreas parceiras, incluindo a Vistara, Iberia, Xiamen Airlines, Garuda Indonesia e Japan Airlines, e serve mais de 250 destinos, incluindo voos de passageiros, de mercadorias e charter.

À medida que o Aeroporto Internacional de Hamad se aproxima do seu 10.º ano de operações, os responsáveis preveem um 2024 “cheio de atividade”. Os planos incluem o acolhimento de novas companhias aéreas parceiras, a melhoria das ligações e o apoio aos esforços do Qatar para receber diversos eventos globais. Comprometido com a Visão Nacional do Qatar para 2030, o Aeroporto Internacional de Hamad tem como objetivo aumentar os esforços de sustentabilidade através de investimentos em novas tecnologias e de iniciativas pioneiras no setor, solidificando ainda mais a sua posição como líder na indústria da aviação.

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Transportes

Grupo SATA com sistema braille a bordo

Com a adoção deste novo sistema, o grupo SATA pretende proporcionar viagens mais inclusivas e tranquilas para todos os passageiros.

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A companhia aérea Azores Airlines passou a disponibilizar a bordo das suas aeronaves folhetos de segurança em Sistema Braille e aposta na formação em língua gestual portuguesa. Estas iniciativas fazem parte do “Programa SATA Inclusiva” que tem como objetivo proporcionar a melhor experiência de viagem a todos os passageiros, garantindo o seu conforto e segurança.

Os folhetos em braille indicam os procedimentos que devem ser adotados em caso de emergência e serão entregues pela tripulação de bordo aos passageiros com deficiência visual. Estarão disponíveis a partir desta sexta-feira, 19 de abril, na Azores Airlines e, muito brevemente, na SATA Air Açores, sendo mais um passo a juntar-se a outros já incorporados nos serviços prestados pelas transportadoras aéreas do Grupo SATA.

O grupo informa, em comunicado, que a formação em linguagem gestual será “gradualmente introduzida nos planos de formação e é essencialmente destinada aos funcionários que desempenham funções nas áreas com maior contacto com os passageiros, em particular, aos que asseguram serviços de assistência especial”.

As companhias aéreas do Grupo SATA têm implementado medidas para assegurar a mobilidade dos passageiros com necessidades específicas, garantindo o cumprimento dos princípios de acessibilidade e mobilidade previstos nas leis e regulamentos dos países em que operam.

Assim, com vista a assegurar o conforto, bem-estar e segurança dos passageiros com incapacidades, as companhias aéreas já dispõem de medidas como o transporte gratuito de dispositivos auxiliares de locomoção e de cães de assistência; a assistência por pessoal com formação nos aeroportos e a bordo dos aviões; a acomodação em lugares adequados; a disponibilização de um website e de uma aplicação móvel adaptados.

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10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo

A realizar de 3 a 5 de junho, em Torres Vedras, a 10.ª edição do “Vê Portugal” – Fórum de Turismo Interno, centrará os temas à volta dos desafios futuros das ERT, mas também no papel da segurança e da paz para captar turismo e desenvolver territórios. No fundo, como espelha o tema do fórum, será um evento para “gerar entendimentos”.

Victor Jorge

A 10.º edição do “Vê Portugal” – Fórum de Turismo Interno pretende debater “pontes para gerar entendimentos”. Assim, de 3 a 5 de junho, o evento da Turismo do Centro (TdC) ruma a Torres Vedras onde, segundo Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva da TdC, “o objetivo da 10.ª edição do evento é a mesma da 1.ª edição: discutir o turismo interno nas suas mais diversas vertentes”.

Segundo o mesmo, “não queremos discutir o presente, mas sim o futuro” e “o Centro quer estar sempre na frente da inovação quando se fala de turismo”. De resto, Jorge Sampaio não deixou de notar que “ainda falamos de pandemia, mas esta já acabou, alterando o paradigma de como o turismo é visto pela procura e pela oferta”.

O responsável na Comissão Executivo deixou, aliás, claro que “não há outra forma de inovar sem discutir o turismo, já que se trata de uma atividade responsável por cerca de 20% do nosso Produto Interno Bruto (PIB)”, admitindo mesmo que se trata das atividades que mais evoluiu e mais inovação trouxe à economia”.

No que diz respeito ao programa do “Vê Portugal” de 2024, Sílvia Ribau, chefe de Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística na Turismo Centro de Portugal, frisou que o evento tem como objetivo “trabalhar mais a aproximação aos agentes profissionais”. Daí a 10.ª edição do evento da Turismo do Centro arranque com reuniões B2B, no dia 3 de junho, onde os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais ficarão a conhecer a oferta turística da região Centro de Portugal, com especial incidência na sub-região do Oeste, e poderão assim estabelecer oportunidades de negócio para o futuro.

“Queremos contribuir para a facilitação da venda dos produtos e serviços que a região oferece”. Assim, a aposta passa por “valorizar, inovar, qualificar o produto, perspectivar caminhos para essa qualificação e determinar a procura.

Jorge Sampaio admitiu mesmo que, “durante anos, o turismo foi visto pela procura. Agora será mais pelo lado da oferta”, considerando que, por isso, “há que estruturar a oferta, qualificá-la, de forma a podermos oferecer mais por mais valor e transformar território em destinos turísticos”.

Também Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, anfitriã do evento, considera que “é importante a escolha de cidades intermédias e não só as grandes cidades para a realização deste tipo de eventos”.

“Nesta região e, mais especificamente, nesta sub-região, há facilidade em atrair pessoas residentes como não residentes”, disse Laura Rodrigues, fazendo referência aos 20 quilómetros de costa, qualificada como “Quality Coast”.

Quanto ao debate que deverá levantar algumas questões referentes ao futuro funcionamento das Entidades Regionais de Turismo, Jorge Sampaio deixou o recado: “gostava que o país tivesse juízo”, considerando que “não podemos ter o turismo, que representa 20% do nosso PIB a mudar de estratégia de quatro em quatro anos”, mostrando-se “confiante “ que o novo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado [antigo presidente da ERT do Centro de Portugal] “vai ter essa estratégia para os próximos 10 ou 15 anos”.

No final ficou a indicação de que o “Vê Portugal” de 2024 terá na paz e na segurança uma das mensagens principais, até porque, segundo Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo do Centro, “o turismo é um fator para se aumentar pontes de entendimento. E a paz é fundamental para o conseguir”.

As inscrições na 10.ª edição do Fórum “Vê Portugal” são gratuitas e o programa já está disponível e pode ser consultado aqui.

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Análise

Negócios no setor das viagens e turismo caíram 14,9%

A GlobalData, empresa especializada em dados e análises, dá conta de que no primeiro trimestre de 2024 o setor das viagens e turismo registou uma descida no número de negócios celebrados face ao período homólogo. Se as maiores descidas foram verificadas na América do Norte e na Europa, o volume de negócios na região da Ásia-Pacífico permaneceu praticamente estável.

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Durante o primeiro trimestre de 2024 o setor das viagens e turismo registou 165 negócios a nível mundial, entre fusões e aquisições, private equity (PE) e negócios de financiamento de risco. Este valor representa uma queda de 14,9% face ao primeiro trimestre de 2023, altura em que se registaram 194 negócios, de acordo com a GlobalData, empresa especializada em dados e análises.

“A descida do número negócios na América do Norte e na Europa, que coletivamente representaram cerca de dois terços do número total de negócios anunciados globalmente durante o primeiro trimestre de 2024, impulsionou o declínio geral no volume de negócios”, refere Aurojyoti Bose, analista líder da GlobalData, em nota de imprensa.

Enquanto na América do Norte a descida do número de negócios foi de 26,2%, a Europa registou um declínio de 12,3% neste indicador durante o primeiro trimestre de 2024, em comparação com o primeiro trimestre de 2023.

As regiões da América do Sul e Central, bem como do Médio Oriente e África, também verificaram uma descida no volume de negócios durante o primeiro trimestre de 2024. Por outro lado, o volume de negócios na região da Ásia-Pacífico permaneceu praticamente estável.

Vários mercados-chave em todas as regiões mundiais registaram uma atividade de transações moderada, como foi o caso dos Estados Unidos da América, que registou uma descida de 21,7% no primeiro trimestre de 2024 face ao período homólogo, Reino Unido (descida de 30%), China (66,7%), França (27,3%) e Japão (28,6%).

Uma análise do banco de dados de negócios da GlobalData revelou que o volume de negócios para fusões e aquisições, bem como negócios de financiamento de risco, diminuiu 14,2% e 29,2%, respetivamente, durante o primeiro trimestre de 2024 em comparação com o primeiro trimestre de 2023, enquanto o número de negócios de private equity registou “algumas melhorias”.

Em comunicado, a Global Data ressalva que os dados podem sofrer alterações, caso algumas transações sejam acrescentadas a meses anteriores devido a um atraso na divulgação de informações no domínio público.

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Destinos

Macau facilita entrada de portugueses com passagem automática na fronteira

Macau vai facilitar, a partir de sexta-feira, 19 de abril, a entrada de visitantes portugueses no território, com o alargamento da passagem automática fronteiriça a quem for titular de um passaporte de Portugal, anunciaram as autoridades.

Victor Jorge

Com o objetivo de “elevar a experiência de passagem fronteiriça dos visitantes estrangeiros” e torná-la “mais conveniente e eficiente”, a PSP vai permitir que “visitantes estrangeiros titulares de passaporte português e de passaporte de Singapura entrem ou saiam de Macau através dos canais de passagem automática”, lê-se num comunicado da corporação.

Nacionais portugueses, com idade igual ou superior a 11 anos de idade, devem efetuar o registo para poderem utilizar os canais nos postos fronteiriços, acrescenta-se na nota da PSP.

As pessoas que efetuam o registo devem ter o passaporte com pelo menos 90 dias de validade, e quem tiver menos de 17 anos deve fazer-se acompanhar pelos pais ou tutor.

Após a inclusão de portugueses e singapurianos na lista de destinatários, o Governo “continuará a alargar” a lista, para “promover ativamente a facilitação da circulação de pessoas” e “contribuir para o novo desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, referiram as autoridades.

Este ano assinala-se o quinto aniversário da Área da Grande Baía, uma das três principais estratégias do líder chinês, Xi Jinping, para a integração regional.

O projeto abrange as regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong e nove cidades da província de Guangdong, através da criação de um mercado único e da crescente conectividade.

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