Número de trabalhadores no turismo aumenta 15% em Espanha
Depois da saída de milhares de profissionais, o turismo espanhol começa a recuperar e ver aumentado o número de pessoas a regressar ao setor.

Publituris
Pandemia intensifica desafios para o emprego no turismo
Espanha investe oito milhões em campanha até julho para posicionar destino a nível internacional
Conheça as tendências do mercado de trabalho em hospitalidade para o próximo ano
Turismo espanhol recebe 11 mil milhões de euros em apoios
Com o turismo a sofrer da falta de recursos humanos, os dados mais recentes da Turespaña, com base nos registos na Segurança Social espanhola, revelam que o número de trabalhadores no setor aumentou mais de 15% no mês de fevereiro, equivalendo a mais 305 mil pessoas a trabalhar no turismo.
Com este crescimento, o total de trabalhadores no setor do turismo atingiu os 2,3 milhões, em fevereiro, correspondendo a 11,7% do total de trabalhadores no mercado espanhol.
Citada pelo SchengenVisaInfo.com, a ministra para a Indústria, Comércio de Turismo, Reyes Maroto, refere que “os bons números do emprego no setor do turismo revelam que os planos de proteção implementados pelo Governo para proteger as empresas e trabalhadores, bem como a gestão sanitária devido à COVID, mostraram-se eficientes e permitiram-nos manter e até criar novos empregos num setor chave para a nossa economia”.
A ministra responsável pelo turismo, em Espanha, apontou, igualmente, o plano de modernização e sustentabilidade que permitirá ao modelo de turismo do país modernizar-se para que o país “continue a liderar o setor na UE”.
Os dados das entidades espanholas revelam, ainda, que, em termos de trabalhadores por conta de outrem, representando 79% do total de trabalhadores, em Espanha, aumentou 19,3%, comparado com o mês de fevereiro de 2021, enquanto os trabalhadores individuais, que representam 21% do total, subiu 2%.
Além disso, verifica-se que, dentro do setor do turismo, todos os segmentos registaram evoluções, com os hotéis e restaurantes a aumentarem o número de trabalhadores, no segundo mês de 2022, em mais de 231 mil funcionários – 182 mil dos quais nos serviços de Food & Beverage e mais de 49 mil nos serviços de alojamento. Já noutras atividades turísticas, o número aumentou em mais de 72 novos empregos, enquanto as agências de viagens viram entrar mais 960 novos trabalhadores, comparado com o período homólogo de 2021.
Por regiões, os maiores crescimentos foram registados na Andaluzia, na comunidade valenciana, Catalunha, Madrid e ilhas Canárias.
A Segurança Social espanhola registava mais de 2,3 milhões de trabalhadores estrangeiros – quase 140 mil mais que em fevereiro de 2020. De acordo com os dados oficiais, dos 2,240 milhões trabalhadores registados em janeiro, 782 mil (34,9%) eram provenientes de outros Estados-Membros europeus, enquanto 1,457 milhões, correspondendo aos restantes 65%, são de países externos à União Europeia
Dos países que mais contribuem para os números de trabalhadores estrangeiros, em Espanha, a Roménia lidera com mais de 327 mil, seguida de Marrocos (285 mil), Itália (138 mil), China (106 mil) e Venezuela (104 mil).