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Air France já voa para Lisboa com o novo A220-300

Aparelho de médio curso de nova geração realizou segunda-feira, 6 de dezembro, o primeiro voo para Lisboa, que se junta a um restrito grupo de capitais europeias onde a Air France utiliza o A220-300.

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Air France já voa para Lisboa com o novo A220-300

Aparelho de médio curso de nova geração realizou segunda-feira, 6 de dezembro, o primeiro voo para Lisboa, que se junta a um restrito grupo de capitais europeias onde a Air France utiliza o A220-300.

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A Air France já está a voar para a capital portuguesa no novo avião A220-300, aparelho de médio curso de nova geração, que a companhia aérea está a utilizar para servir um grupo restrito de capitais europeias, incluindo Lisboa.

“Lisboa é uma das cidades escolhidas para operar o seu avião de última geração no médio-curso, o que reflete a aposta continuada da companhia francesa no mercado português”, avança a companhia aérea francesa em comunicado.

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O primeiro voo da Air France para Lisboa no novo aparelho decorreu esta segunda-feira, pelas 15h07, quando o voo AF1624 aterrou na capital portuguesa, que se junta assim a Barcelona, Berlim, Madrid, Milão e Veneza como as cidades que a Air France passa a servir com o A220-300.

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Com 148 assentos, o A220-300 da Air France está configurado com cinco lugares por fila e inclui duas classes de bordo, concretamente business e económica, e oferece bagageiras de maiores dimensões, enquanto o corredor central é mais largo, o que facilita a deslocação dentro do aparelho.

A nível ambiental, o A220-300 também se destaca, uma vez que consome 20% menos de  combustível do que o avião que substitui e as suas emissões de CO2 são também 20% menores, permitindo ainda uma redução de 10% no custo por assento face aos aviões A318 e A319.

“A sua pegada de ruído é também de menos 34%. Estas características vão exercer um papel crucial na redução da pegada ambiental e na realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Air France”, acrescenta a companhia aérea que, até 2030, pretende reduzir em 50% todas as suas emissões de CO2 por passageiro/km face a 2005, ou em 15% em termos absolutos.

Até ao final de 2025, a Air France espera receber um total de 60 aeronaves A220-300, que foram encomendadas em 2019 para substituir gradualmente os seus aviões A318 e A319, bem como vários aparelhos A320.

 

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Bruxelas dá luz verde à aquisição da ITA Airways pela Lufthansa

O acordo, que prevê a aquisição de 41% do capital da companhia italiana pela Lufthansa num primeiro momento e outros 49% numa fase posterior, vai levar também à alienação de slots da ITA Airways, numa contrapartida exigida pelas autoridades europeias da concorrência.

A Comissão Europeia aprovou sexta-feira, 29 de novembro, o acordo para a aquisição do capital da ITA Airways pela Lufthansa, avança o jornal espanhol Hoteltur, que cita um comunicado do executivo comunitário.

Este acordo, que prevê a aquisição de 41% do capital da companhia aérea italiana pela Lufthansa num primeiro momento e outros 49% numa fase posterior, vai levar também à alienação de slots da ITA Airways, numa contrapartida exigida pelas autoridades europeias da concorrência.

O Hosteltur avança que a Comissão Europeia aprovou o acordo existentes entre a Lufthansa, o Ministério da Economia italiano e a ITA Airways, o que quer dizer que Bruxelas não identifica problemas de concorrência.

Uma das contrapartidas exigidas para o negócio foi a alienação de slots da ITA Airways, que vão passar para a easyJet no caso da curta e média distância, assim como para a Air France-KLM e Grupo IAG no longo curso.

Estes acordos para a alienação de slots da ITA Airways são, segundo a Comissão Europeia, “consistentes com os compromissos” assumidos com as autoridades europeias, pelo que foi dada luz verde ao negócio.

Com a aprovação, estima-se agora que a Lufthansa pague 325 milhões de euros por 41% do capital da ITA Airways, num negócio que prevê, numa fase posterior, a aquisição de mais 49% do capital da companhia aérea italiana por mais 325 milhões de euros.

Recorde-se que a ITA Airways foi fundada em outubro de 2021, sucedendo à Alitalia, que foi desmantelada após inúmeras tentativas para evitar a sua liquidação e após anos à beira da falência.

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Brussels Airlines com oferta mais alargada de sempre para a África Subsariana

No verão de 2025, a transportadora belga irá operar 11 aviões de longo curso e oferecer mais 10% de capacidade para a região.

A Brussels Airlines anunciou a maior operação de longo curso para a África Subsariana para o Verão de 2025. A transportadora belga efetuará 56 voos semanais para a região, o que representa um aumento de 10% em relação ao verão de 2024. A capacidade do avião adicional e do 11.º avião de longo curso será utilizada na vasta rede da África Subsariana.

Com a chegada do 11.º avião de longo curso em junho de 2025, a Brussels Airlines pode aumentar as suas frequências para vários destinos. As rotas para Nairobi (Quénia) e Accra (Gana) passarão a ter rotações diárias. Banjul (Gâmbia), Freetown (Serra Leoa) e Conacri (Guiné) passarão a ter frequências adicionais. Dakar (Senegal) e Abidjan (Costa do Marfim) serão servidos com mais voos diretos em vez de voos triangulares.

Kinshasa (República Democrática do Congo – RDC) terá voos diretos diários a partir de março de 2025. Até agora, a capital congolesa era ligada cinco vezes por semana com um voo direto e duas vezes por semana com uma escala intermédia em Luanda (Angola).

“A Brussels Airlines oferecerá um horário de voo mais atrativo aos passageiros que viajam para Kinshasa. Um voo sem escalas não é apenas mais confortável, é também mais sustentável e reduz as hipóteses de atrasos ou outros problemas operacionais”, salienta a companhia aérea em comunicado.

Dorothea von Boxberg, diretora-executiva da Brussels Airlines, considera Kinshasa “a nossa rota de referência. A história da aviação na Bélgica começou há quase 100 anos com a ambição de ligar Kinshasa a Bruxelas por via aérea. A atualização desta rota para uma ligação diária sem escalas demonstra o nosso compromisso inabalável para com a República Democrática do Congo”.

A fim de operar todos os voos para Kinshasa sem escalas, as ligações a Luanda são consolidadas no Grupo Lufthansa. A Lufthansa irá operar três voos semanais diretos entre Luanda e Frankfurt, para assegurar a conectividade com Angola. O último voo da Brussels Airlines para a capital de Angola terá lugar a 25 de março. Todos os passageiros serão reencaminhados para voos da Lufthansa, o que significa que, a partir de agora, todos os voos para Luanda serão diretos.

A rede de longo curso da Brussels Airlines inclui igualmente dois destinos nos Estados Unidos: Nova Iorque (JFK) e Washington DC (IAD).

De referir que, nos próximos anos, a Brussels Airlines irá aumentar a sua frota de longo curso para 13 aviões. Até 2027, a companhia aérea belga pretende também introduzir um interior de cabina totalmente novo, com uma nova Classe Executiva, Classe Económica Premium e Classe Económica.

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easyJet fica com slots da ITA Airways em Roma e Milão

A passagem dos slots da ITA Airways para a easyJet ainda deverá ser aprovada pelas autoridades da concorrência europeias e surge no âmbito da compra de 41% do capital da transportadora italiana por parte da Lufthansa.

A easyJet vai expandir a sua presença em Itália, uma vez que a companhia aérea ficou com os slots da ITA Airways em Roma e Milão, o que deverá levar à abertura de novas rotas nestas cidades italianas no próximo verão, avança o jornal espanhol Hosteltur.

De acordo com a informação avançada, os slots destinam-se aos aeroportos de Roma-Fiumicino e Milão-Linate, ainda que a sua passagem para a easyJet esteja, por enquanto, dependente da aprovação por parte das autoridades da concorrência europeias.

Caso a operação seja aprovada, a easyJet reforça a sua presença em Itália, prevendo-se que, no próximo verão, a transportadora low cost britânica passe a contar com até oito aviões nos aeroportos de Roma-Fiumicino e Milão-Linate.

O Hoteltur recorda que a alienação de slots foi uma das medidas impostas pelas autoridades europeias na ocasião da compra de 41% da companhia aérea italiana pela Lufthansa.

Com contrapartida para o negócio, as companhias aéreas foram obrigadas a realizar algumas concessões com vista ao aumento da concorrência nos mercados de aviação italiano e europeu.

Desta forma, a easyJet deverá aumentar o número de voos de curta e média distância desde Roma e Milão, enquanto a Lufthansa vai aumentar o número de voos transatlânticos nestes aeroportos.

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Governo estabelece novo limite de idade para controladores de tráfego aéreo

O Estatuto de Controlador do Tráfego Aéreo passa a estabelecer um novo limite máximo de idade de 60 anos para o desempenho da profissão, depois do Governo ter aprovado, em Conselho de Ministros, um Decreto-Lei que altera o estatuto destes profissionais.

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O Governo aprovou esta quinta-feira, 28 de novembro, um Decreto-Lei que altera o Estatuto de Controlador do Tráfego Aéreo e que estabelece um novo limite máximo de idade de 60 anos para o desempenho da profissão.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o novo limite de idade aplica-se a “funções operacionais” e deve-se à “constante evolução técnica e tecnológica verificada nos equipamentos e sistemas de apoio à prestação de serviços de tráfego aéreo, a qual tem trazido uma melhoria das condições de trabalho” destes profissionais.

“A alteração tem em conta também a harmonização com a realidade atual das práticas internacionais e europeias no domínio do controlo do tráfego aéreo e encontra-se alinhada com o instrumento de regulamentação coletiva de trabalho”, lê-se ainda no comunicado do Conselho de Ministros.

O comunicado do Conselho de Ministros diz ainda que o Governo aprovou também uma resolução que “adapta o modelo de coordenação da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka Kansai à orgânica do XXIV Governo Constitucional”, passando a incluir também o Turismo de Portugal na estrutura.

“A alteração reflete a aposta do Governo na diplomacia económica, reforçando o papel do Ministério da Economia na coordenação deste projeto”, explica o comunicado do Conselho de Ministros.

O último Conselho de Ministros aprovou ainda uma resolução que prevê o investimento de 25 milhões de euros, a realizar pela Secretaria-Geral do Governo, “em hardware e software para os sistemas europeus de informação em matéria de fronteiras e estrangeiros”.

“Esta reprogramação acomoda as decisões europeias de adiamento da entrada em funcionamento do novo sistema de controlo de fronteiras externas, designado “Sistema de Entrada/Saída” (SES), e de introdução, já em 2025, do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem)”, refere a informação divulgada.

 

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Uma parceria intermodal com números recorde

A parceria entre a Lufthansa e a Deutsche Bahn acaba de apresentar números recorde até outubro, batendo os 432 mil clientes de 2023. Até ao final do ano, as duas companhias esperam superar as 500.000 reservas.

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Desde o início do ano, 432.000 viajantes optaram por utilizar o Lufthansa Express Rail de e para o aeroporto de Frankfurt. Isto significa que o resultado do ano anterior foi excedido em 28% em outubro de 2024.

A parceria entre a Lufthansa e a Deutsche Bahn (DB) já anunciou que, até ao final do ano, foram confirmadas mais de 500.000 reservas, números nunca antes atingidos por esta oferta conjunta de mobilidade.

Devido à elevada procura, a gama de destinos de ligação ao Aeroporto de Frankfurt – um dos maiores aeroportos da Europa – está a ser constantemente alargada, tendo aumentado, este ano, em quatro as cidades abrangidas pela oferta conjunta, totalizando agora 28 cidades alemãs.

As cidades de Augsburgo, Siegburg/Bonn, Wolfsburg e Essen são novas na lista, significando isto que mais do dobro das cidades serão ligadas pelo Lufthansa Express Rail do que a Lufthansa faz atualmente por voo.

Graças ao grande número de ligações Sprinter, os passageiros podem viajar mais rapidamente entre as metrópoles com tempos de viagem mais curtos. Para além das ligações domésticas alemãs, a cooperação assenta também numa ligação internacional entre a Estação Central de Munique e o Aeroporto de Zurique, com um possível embarque em Bregenz, na Áustria. Isto complementa a oferta para o hub da companhia aérea SWISS do Grupo Lufthansa. O número de comboios alimentadores também está a aumentar, com a DB e a Lufthansa a oferecer mais de 240 ligações ICE diárias com um número de voo da Lufthansa (números de código partilhado).

Michael Peterson, membro do Conselho de Administração da DB para o Transporte de Passageiros de Longa Distância, revela que “cada vez mais pessoas estão a tirar partido de uma viagem amiga do ambiente para o seu voo. A ligação em rede dos dois modos de transporte, o ferroviário e o aéreo, está muito em voga. A nossa oferta intermodal está a crescer continuamente – os nossos passageiros beneficiam muito, em particular, da rede ICE Sprinter com ligações extra-rápidas entre as metrópoles.”

Dieter Vranckx, membro do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG, reconhecer que, “com ligações adicionais, uma maior frequência e mais conforto, tornámos o serviço Lufthansa Express Rail atrativo para um número cada vez maior de clientes nos últimos anos. Uma ligação aérea e ferroviária ainda melhor no futuro só será possível com uma infraestrutura eficiente e moderna”.

A Lufthansa e a Deutsche Bahn estão continuamente a concentrar-se na expansão das ofertas conjuntas de comboios para voos. Há mais de 20 anos que a cooperação entre os dois parceiros permite que os clientes da Lufthansa comprem um bilhete combinado de comboio e de avião com apenas um passo de reserva.

Para além das companhias aéreas do Grupo Lufthansa, outras companhias aéreas da Star Alliance utilizam agora também o serviço Lufthansa Express Rail através da parceria intermodal com a Deutsche Bahn, sendo exemplo disso, a United Airlines que utiliza o serviço desde o final do ano passado com outras companhias da Star Alliance a pretenderem seguir esse mesmo exemplo.

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Procura nacional faz FlixBus reforçar oferta em 25% para Vigo

A FlixBus reforça a oferta de viagens para Vigo para dar resposta ao aumento de 25% na procura de viagens para esta cidade galega.

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ace à procura por viagens para a Vigo, especialmente depois do arranque da iluminação de Natal, no passado dia 16 de novembro, a FlixBus decidiu reforçar a oferta em 25% para a cidade galega.

Assim, a partir desta semana, passa a haver até 14 ligações diárias diretas a Vigo a partir de cidades como Lisboa, Fátima, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga.

“Vigo tem-se afirmado cada vez mais como um destino de Natal dos portugueses, sobretudo os que vivem no Norte do País, e a prova disto é este aumento da procura das viagens para esta cidade galega nesta quadra natalícia”, refere Pablo Pastega, vice-presidente para a Europa Ocidental e diretor-geral da FlixBus em Portugal.

Para o responsável do operador de mobilidade alemão a atuar no nosso mercado, “este é um aumento significativo, quando comparado com o ano passado, o que levou a FlixBus a reforçar a oferta”. Assim, a partir do Porto, a FlixBus oferece até 14 viagens diárias, sendo duas delas noturnas, adiantando Pastega que, “para além de ser uma opção mais sustentável e económica, é também mais confortável, já que a viagem dura pouco mais de duas horas, e evita os constrangimentos de trânsito e estacionamento que se verificam nesta época devido à grande afluência de visitantes”.

Nos últimos anos, a cidade de Vigo tornou-se um dos destinos europeus de referência na quadra natalícia. Este ano, as decorações de Natal desta cidade galega contam com 2.500 árvores iluminadas e mais de 4.000 grinaldas e objetos luminosos, num total de mais de 11,5 milhões de LED distribuídos por 420 ruas.

Mas não é só para Vigo que a FlixBus está a registar uma grande procura. Por cá, a “Óbidos Vila Natal” é, de acordo com os dados internos da FlixBus, o mercado de destaque em Portugal, já que a partir do próximo dia 6 de dezembro, data de início do evento, e até ao final do mês, se verifica um aumento de 33% na procura de viagens na FlixBus com destino às Caldas da Rainha.

“Aquilo que verificamos é que, apesar de não haver autocarros expresso a parar em Óbidos, as pessoas estão a viajar para as Caldas da Rainha, e a partir daí usam outros meios de transportes públicos para chegar até à vila de Óbidos”, frisa Pablo Pastega. “Este aumento da procura coincide com o início do mercado de Natal, o que prova o dinamismo e a importância destas atividades para o turismo da região”, acrescenta o responsável, revelando que a FlixBus disponibiliza diariamente 12 viagens entre Lisboa e Caldas da Rainha.

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Brasil: Turistas vão poder viajar entre os estados do Nordeste de comboio

O Nordeste do Brasil pode ganhar uma “transnordestina turística”, um comboio de passageiros que ligaria diversos estados da região. Esta informação foi avançada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em entrevista a um jornal local.

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Conforme avança o Diário do Nordeste, o comboio de passageiros partiria de Teresina, no Piauí, passaria pelo Delta do Parnaíba, situado entre os estados do Maranhão e Piauí, e seguiria pelo litoral do Nordeste até Salvador.

“Todo mundo ganha, e passaríamos a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas sim o turismo no Nordeste brasileiro. Então seria um ganho para todos, em vez dos estados estarem a competir um com o outro”, afirma.

A proposta está em discussão e, segundo o governador, poderia estimular o turismo da região. A construção da ferrovia depende da viabilidade económica do projeto.

“Um comboio só para passageiros precisa de estudo económico para saber se tem procura, porque é um investimento elevado, nenhuma empresa vai fazer isso sem procura”, comentou Elmano de Freitas.

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Porto de Lisboa assina Agenda AIVP 2030 com dez objetivos e 46 medidas sustentáveis

A conferência da AIVP visa promover uma reflexão profunda sobre o futuro das cidades portuárias e o seu papel essencial na sustentabilidade global.

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Durante a 19.ª Conferência Mundial da AIVP – Association Internationale Villes et Ports, a decorrer em Lisboa até ao próximo dia 30 de novembro, realizou-se a assinatura da Agenda AIVP 2030, que o Porto de Lisboa e a cidade de Lisboa subscreveram.

A Agenda AIVP 20230 inclui 10 objetivos com os principais desafios para as cidades portuárias sustentáveis e 46 medidas que os membros da AIVP adotaram na Conferência Mundial das Cidades e Portos do Quebeque, Canadá, em junho de 2018.

Cada um destes 10 objetivos da AIVP liga-se a vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

01 – Adaptação às alterações climáticas (Preparar as cidades portuárias para as consequências das alterações climáticas)
02 – Transição energética e economia circular (Desenvolver indústrias inovadoras e sustentáveis e projetos energéticos para territórios de cidades portuárias)
03 – Mobilidade sustentável (Encontrar novas soluções de mobilidade que liguem a cidade e o porto)
04 – Governação renovada (Utilizar uma governação inovadora para cidades portuárias sustentáveis)
05 – Investir em capital humano (Capital humano para o desenvolvimento portuário e social)
06 – Cultura e identidade portuária (A identidade portuária local como ativo fundamental para uma relação sustentável com os cidadãos)
07 – Comida de qualidade para todos (As cidades portuárias são cruciais para a distribuição sustentável de alimentos)
08 – Interface da cidade portuária (Interface cidade portuária é recurso para fundir diferentes programas)
09 – Saúde e qualidade de vida (Ter boas condições de vida como prioridade para a cidade portuária)
10 – Proteger a biodiversidade

O presidente da APL afirmou que “este é um momento de enorme importância para o Porto de Lisboa. Estamos profundamente comprometidos em reforçar a ligação entre o porto e a cidade de Lisboa, promovendo uma relação sustentável e integrada com as nossas comunidades”.

Carlos Correia sublinhou que “esta conferência reafirma o nosso compromisso com a proteção do ambiente, a promoção da economia azul e o desenvolvimento de soluções que contribuam para um futuro mais equilibrado e inovador. Queremos que o Porto de Lisboa seja não só uma infraestrutura essencial para a economia, mas também um espaço de proximidade e de valor para todos os lisboetas”.

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Lucros da easyJet superam 730 milhões de euros e opera 100 rotas em Portugal, em 2024

Os lucros da easyJet superaram, em 2024, 34% dos resultados obtidos no exercício anterior. Em Portugal, a companhia opera uma centena de rotas, tendo acrescentado nove novas rotas. Para 2025, já estão anunciadas ligações entre a Madeira e Luton e Faro e Zurique.

Victor Jorge

Os lucros da easyJet atingiram, no exercício de 2024 (terminado a 30 de setembro de 2024), as 610 milhões de libras (cerca de 730 milhões de euros), representando um crescimento de 34% face ao exercício anterior de 2023, correspondendo a mais 155 milhões de libras (cerca de 186 milhões de euros).

No que diz respeito às receitas atingidas durante o exercício agora terminado, a companhia aérea reporta um valor de 9,3 mil milhões de libras (cerca de 11,1 mil milhões de euros), correspondendo a uma subida de 14% face a período homólogo.

Durante o ano de 2024, a easyJet revela que operou 558.960 voos, mais 39.534 que no exercício anterior, tendo transportado 89,7 milhões quase sete milhões a mais que em 2023. Já quanto à capacidade, a companhia lowcost informa que registou um aumento de 8% para 100,4 milhões de lugares.

Do lado das despesas, estas cresceram, globalmente, de 5.683 milhões de libras para 6.476 milhões de libras, correspondendo a um incremento de 14%, enquanto os custos com combustível aumentaram em 9%, passando de 2.033 milhões de libras para 2.223 milhões de libras, em 2024.

Em Portugal, a easyJet chegou às 100 rotas de e para aeroportos portugueses, mantendo uma posição de liderança na Madeira – Funchal e Porto Santo – e garantiu o 2.º lugar nos principais aeroportos do continente – Porto, Lisboa e Faro.

A operação nacional registou um crescimento de cerca de 8% nas reservas de 2024 em comparação com o ano anterior, assim como uma taxa de ocupação de mais de 90%, entre as mais altas de toda a rede. “Estes resultados demonstram a eficiência da gestão da companhia aérea na adequação da sua oferta e no alcance de um elevado envolvimento dos passageiros”, refere a easyJet no comunicado que anunciam os resultados do exercício de 2024, salientando ainda que “a sólida taxa de ocupação reflete uma forte posição no mercado, a lealdade dos clientes e o compromisso contínuo da easyJet em aperfeiçoar a experiência dos seus passageiros”.

Recorde-se que durante este ano fiscal a easyJet adicionou nove novas rotas, operando um total de 100 rotas, de e para Portugal. Em outubro de 2023 iniciaram-se as ligações do Porto para Maraquexe e de Lisboa para Copenhaga e Agadir. No mês seguinte foi a vez da companhia ligar o Porto a Pisa e Genebra ao Funchal para, em dezembro, se iniciarem os voos entre Basileia e o Funchal. Já em abril deste ano, foi a vez de Bordéus se ligar ao Funchal, e, em junho, começaram os voos entre Faro e Southampton, passando, em julho a existir ligação entre a ilha de Menorca e o Porto.

Olhando para o ano fiscal de 2025, a easyJet passou a oferecer, desde outubro, novas rotas para Cabo Verde, com voos duas vezes por semana, a partir de Lisboa e Porto. Estas foram as primeiras rotas para a África subsariana na história da companhia.

Para 2025, a easyJet já anunciou que a partir do dia 2 de junho vai disponibilizar uma ligação direta entre a Madeira e Luton (Londres), com uma frequência de duas vezes por semana. Já a partir de 1 de abril, a easyJet vai possibilitar a união, sem escalas, entre o Algarve e a Suíça, através dos aeroportos de Faro e Zurique, com frequências de voos duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.

De referir que, em 30 de setembro de 2024, a easyJet detinha 347 aviões, mais 11 que em igual período de 2023, sendo que desse total 188 aeronaves são próprias e as restantes 150 em leasing.

A easyJet revela que pretende aumentar o número de aviões nos próximos anos, prevendo terminar 2025 com 356 aviões. Já para 2026, 2027 e 2028, as previsões apontam para que os respetivos exercícios terminem com 368, 381 e 395 aeronaves.

Kenton Jarvis, CFO e CEO designado da easyJet, que substituirá Johan Lundgren, afirma, em comunicado, que “as perspetivas para a easyJet são positivas e viajar continua a ser uma prioridade, com consumidores que valorizam as nossas tarifas baixas, a nossa rede e o nosso serviço”.

A concluir, diz que a companhia aérea “continuará a crescer, particularmente em rotas de lazer mais longas e populares, como o Norte de África e as Canárias”, salientando que a easyJet planeia “levar mais 25% de clientes em férias organizadas, uma vez que a easyJet holidays continua a prosperar”.

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Brussels Airlines expande-se no verão de 2025 e anuncia o Funchal a partir de abril

A Brussels Airlines expande-se no verão de 2025: mais lugares, mais frequências mais e mais de 300 empregos extra. A transportadora aérea belga, que aumenta a capacidade em 18%, face ao verão de 2024, anuncia que vai operar para o Funchal, a partir de abril, em voos diretos semanais de Bruxelas, enquanto acrescenta frequências extras para Faro e Porto.

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A Brussels Airlines está a preparar-se para a temporada de verão de 2025, com novos aviões, um novo destino e aumento de capacidade para destinos existentes. O que mais chama a atenção na rede europeia é o Funchal a partir de abril do próximo ano, em voos diretos semanais desde Bruxelas. Este é um novo destino para a Brussels Airlines, que cresce para quatro o número de aeroportos servidos no nosso país, ao mesmo tempo que reforça Faro e Porto com frequências extras.

De abril até o final de outubro de 2025, a Brussels Airlines operará 11 aviões de longo curso (Airbus A330) e 35 de curto e médio curso (Airbus A319/320). Além de sua própria frota, quatro Airbus A220 da Air Baltic estarão ao serviço da transportadora aérea belga durante o verão, o que levará a capacidade geral da Brussels Airlines para 50 aparelhos, atendendo 91 destinos. Para referência, no verão de 2024, a companhia aérea operou 44 aviões.

Na rede de curta e média distância, a Brussels Airlines oferecerá voos para mais de 71 destinos e oferecerá 18% mais capacidade em comparação ao verão de 2024.

A Brussels Airlines começou a voar para Fuerteventura no inverno de 2024-2025, o que continuará no verão, elevado o número total de destinos em Espanha, durante o verão, para 11. A transportadora belga também acrescenta capacidade para Málaga, Barcelona, ​​Valência e Madrid.

Por sua vez, a Grécia será atendida com nove destinos e a capacidade para Samos e Lesbos será aumentada. Outros destinos que receberão frequências maiores são Vilnius (Lituânia) e Tânger (Marrocos). Birmingham (Reino Unido), reiniciado durante a temporada de inverno, vai prolongar-se durante todo o ano.

A Brussels Airlines também começará a operar a maioria dos voos diários de Bruxelas para Munique e Frankfurt (Alemanha). Essas rotas mudam da Lufthansa para a Brussels Airlines. Além disso, os voos de Bruxelas para Zurique e Genebra (Suíça) serão transferidos da Swiss para a Brussels Airlines.

Em preparação para o verão, a Brussels Airlines também está a fazer contratações extras. A transportadora belga planeia contratar mais de 370 pessoas, entre tripulação de cabine, pilotos, funcionários de terra, manutenção e engenharia e para a sua sede.

 

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