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Azul permite reemissão de voos cancelados pela suspensão das ligações entre Portugal e Brasil

Companhia aérea está também a verificar, junto das autoridades, “a possibilidade de operar voos extra de carácter humanitário”.

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A Azul vai permitir a reemissão sem custos e para uma data posterior dos voos cancelados devido à decisão do Governo português, que anunciou esta quarta-feira, 27 de janeiro, a suspensão de todos os voos entre Portugal e o Brasil, devido à evolução da pandemia da COVID-19.

“Para todas as reservas compreendidas no período em vigor dessa medida, a Azul autorizará a reemissão sem custos para uma data posterior, mantendo a mesma cabine do bilhete original, e a reacomodação deverá ser na classe de reserva mais baixa disponível”, informa a Azul, num comunicado enviado à imprensa esta quinta-feira, 28 de janeiro.

A reemissão não contempla, no entanto, os voos em code-share, apenas em ligações operadas pela Azul e será involuntária, devendo constar no campo de Endossos e Restrições a informação “CHG FREE OF CHARGE DUE BORDERS CLOSED”.

Já nos casos de reembolso, “a regra da tarifa deverá ser aplicada”, acrescenta a Azul, que garante estar já em contacto com as autoridades para verificar “a possibilidade de operar voos extra de carácter humanitário” e diz que “qualquer novidade a esse respeito será informada oportunamente”.

Recorde-se que a suspensão de voos entre Portugal e o Brasil abrange as todas as ligações aéreas, privadas e comerciais, de todas as companhias aéreas que operam rotas entre os dois países e entra em vigor à meia-noite desta sexta-feira, 30 de janeiro, mantendo-se até dia 14 de fevereiro.

 

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Empresas de David Neeleman não estão falidas e empresário quer pedido de desculpas de António Costa

Antigo acionista da TAP acusa o primeiro-ministro de ter “faltado à verdade” quando disse que as empresas de David Neeleman estavam falidas e lembra a criação da Breeze Airways nos EUA, que nasceu em “plena pandemia”.

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O empresário e ex-acionista da TAP, David Neeleman, reagiu esta terça-feira, 18 de janeiro, às palavras de António Costa, acusando o primeiro-ministro e líder do Partido Socialista (PS) de ter “faltado à verdade” num debate para as eleições legislativas de 30 de janeiro, uma vez que, apesar do período difícil por que a aviação tem passado com a pandemia, nenhuma das suas “empresas foi à falência nem foi sujeita a qualquer tipo de intervenção similar até à presente data”.

Num comunicado enviado à Lusa, David Neeleman considera que, no debate que opôs António Costa a Rui Rio, presidente do Partido Social Democrata (PSD), a 13 de janeiro, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS proferiu “afirmações falsas”, que afetaram o seu “nome e reputação”, quando disse que o Estado nacionalizou a TAP “para prevenir precisamente que aquele privado que lá estava e que não merecia confiança, não daria cabo da TAP no dia em que fosse à falência'”.

Na reação enviada à Lusa, o empresário explica que “desde o início” da sua carreira teve “a oportunidade de criar cinco empresas de aviação em diferentes países como os Estados Unidos da América, Canadá e Brasil” e que, “apesar de nos dois últimos anos a indústria da aviação ter passado pela sua maior crise de sempre, nenhuma dessas empresas foi à falência nem foi sujeita a qualquer tipo de intervenção similar até à presente data”.

“Ao contrário do que o Dr. António Costa disse nesse debate, todas as empresas de aviação que fundei foram e continuam a ser projetos de grande sucesso com valorizações consideráveis para os seus ‘stakeholders’, tendo demonstrado ser sustentáveis e resilientes o suficiente para sobreviver neste cenário de crise”, reforça David Neeleman na nota enviada à Lusa.

David Neeleman garante que nenhuma das suas empresas está falida e diz até que isso pode ser comprovado, uma vez que  “há muita informação sobre essas empresas, desde logo por serem cotadas”, considerando, por isso, que não é necessário “detalhar a situação de cada uma delas”, ainda que destaque notícias que dão conta dos “enormes sucessos” da Jet Blue e da Azul, assim como do mais recente projeto do empresário nos EUA, a Breeze Airways, que “iniciou atividade em plena pandemia”.

“É com surpresa que noto que o Dr. António Costa entende que eu não sou merecedor de ‘confiança’, isto depois de após o início da pandemia o Dr. António Costa ter reconhecido em 30 de abril de 2020 em entrevista à RTP que a TAP até à pandemia estava a executar o plano estratégico que tinha sido aprovado pelo Estado”, acrescenta David Neeleman, que quer um pedido de desculpas por parte do primeiro-ministro.

“O Dr. António Costa faltou à verdade e com as suas declarações afetou o meu nome e a minha reputação, pelo que espero um pedido de desculpas”, lê-se na nota enviada à Lusa.

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Frederic Leger é o novo vice-presidente sénior de Produtos Comerciais e Serviços da IATA

Responsável já ocupa o cargo de forma interina desde julho de 2021, quando a divisão de Produtos Comerciais e Serviços da IATA foi criada.

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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) nomeou Frederic Leger como novo vice-presidente sénior de Produtos Comerciais e Serviços, cargo que o profissional já ocupa de forma interina desde julho de 2021, quando a divisão de Produtos Comerciais e Serviços da associação foi criada.

Num comunicado enviado à imprensa, a IATA explica que Frederic Leger reporta diretamente a Willie Walsh, diretor geral da associação, e vai manter também o cargo de presidente da IATA Cargo Network Services nos EUA, que desempenha desde maio de 2021.

Frederic Leger ingressou na IATA em 2005 como chefe de serviços de faturação eletrónica e, desde então, ocupou diversos cargos na associação, nomeadamente em áreas relacionadas com produtos e serviços comerciais, bem como de carga da IATA.

“Mais recentemente, supervisionou o desempenho comercial de produtos e serviços relacionados com o trabalho da IATA nas atividades aeroportuárias, de passageiros, carga e segurança”, acrescenta a associação.

Antes de chegar à IATA, Frederic Leger trabalhou na Cap Gemini e na bioMerieux, tendo feito também parte da equipa de startups da CPGmarket.com na indústria de bens de consumo embalados.

A nível académico, o novo vice-presidente sénior de Produtos Comerciais e Serviços da IATA conta com um Mestrado em Estratégia pela Grenoble School of Management e estudou Supply Chain e Finanças na Lyon School of Management.

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Ómicron atrasa recuperação da Delta Air Lines para daqui a dois meses

Último trimestre de 2021 da Delta Air Lines ficou marcado por uma perda de 408 milhões de dólares na sequência do surgimento da variante Ómicron, que levou a milhares de cancelamento de voos e reservas.

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A Delta Air Lines revelou esta sexta-feira, 14 de janeiro, que o seu último trimestre de 2021 ficou marcado por uma perda de 408 milhões de dólares na sequência do surgimento da variante Ómicron, que levou a milhares de cancelamento e deverá atrasar a recuperação da indústria e da empresa para daqui a dois meses.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, em que dá conta que, em 2021, a transportadora norte-americana obteve lucros de 280 milhões de dólares (244,7 milhões de euros), a Delta Air Lines mostra-se reticente em relação ao arranque de 2022, até porque a atual vaga de COVID-19 teve um impacto negativo nos resultados da companhia aérea de dezembro, pelo que se prevê mais uma perda trimestral antes da Primavera.

Segundo Ed Bastian, CEO da Delta Air Lines, cerca de 8.000 empregados da companhia aérea contraíram COVID-19 ao longo das últimas quatro semanas, explicando que “trabalhadores doentes e tempestades de Inverno levaram a mais de 2.200 voos cancelados desde 24 de dezembro”.

A tendência de cancelamentos já está, nos últimos dias, a conhecer uma inversão, no entanto, a Delta Air Lines estima que o total de voos suprimidos tenha provocado uma perda de 75 milhões de dólares, o que a juntar ao impacto global da Ómicron deverá levar a que a recuperação seja atrasada para daqui a dois meses.

A Lusa recorda que o CEO da Delta Air Lines já tinha dito, numa entrevista, que não acreditava numa recuperação das reservas e viagens já em janeiro, nem provavelmente na primeira parte de fevereiro, meses que tradicionalmente já são dos mais fracos do ano para a aviação mas que, alerta o responsável, este ano “vai ser sempre muito mais fraca por causa da Ómicron”,

“Temos de confiar que as viagens vão voltar assim que o vírus desapareça”, acrescentou Ed Bastian.

No ano passado, a Delta Air Lines obteve lucros de 280 milhões de dólares (244,7 milhões de euros), valor que compara com os 4.767 milhões de dólares (4.170 milhões de euros) apresentado em 2019.

Já as receitas da companhia aérea norte-americana atingiram os 29.899 milhões de dólares no ano passado, contra 47.007 milhões de dólares em 2019, adianta a transportadora.

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Costa confirma que há companhias aéreas interessadas em adquirir 50% do capital da TAP

O futuro da TAP foi um dos temas em destaque no debate que opôs António Costa e Rui Rio esta quinta-feira, 13 de janeiro, no âmbito das eleições legislativas de 30 de janeiro.

Inês de Matos

O primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, confirmou esta quinta-feira, 13 de janeiro, que “há, felizmente, já outras companhias interessadas em adquirir” 50% do capital da TAP, que o Estado pretende alienar depois da reestruturação.

“A companhia estará em condições de, assim que possível, podermos alienar 50% do capital e há, felizmente, já outras companhias interessadas em adquirir”, afirmou António Costa, num debate com Rui Rio, presidente do Partido Social Democrata (PSD), no âmbito das eleições legislativas do próximo dia 30 de janeiro.

Confirmando que o Estado não vai injetar mais dinheiro na TAP, uma vez que “essa foi a garantia dada pela Comissão Europeia, que escrutinou o processo e reconheceu a viabilidade do plano de reestruturação”, António Costa confirmou que existem interessados em ficar com metade da companhia aérea nacional e aproveitou para garantir que não há razões para duvidar do sucesso do plano já aprovado por Bruxelas.

Já Rui Rio, que se mostrou muito crítico da forma como o atual governo conduziu o processo de nacionalização e reestruturação da transportadora, garantiu que, se for eleito primeiro-ministro, a TAP é para privatizar “o mais depressa possível” e acusou a companhia aérea de prestar um serviço “absolutamente indecente”.

“Não é amanhã, porque se não vende mal, não vou vender mal, mas isto não é sustentável, não é sério nem é competente”, criticou, dizendo que foram investidos na empresa 3,3 mil milhões de euros ,quando a receita anual do IRC no país é de 5,5 mil milhões.

Rio acusou a empresa de prestar um serviço “absolutamente indecente” até no aeroporto de Lisboa e de “não ligar nada ao resto do país”, dando como exemplo um voo Madrid – São Francisco, nos EUA, com escala em Lisboa, que custa “a um espanhol 190 euros”, enquanto os portugueses que apanhem o mesmo avião em Lisboa pagam 697 euros.

“É companhia de bandeira, mas é companhia de bandeira espanhola ou de outro país qualquer, isto é revoltante, isto é inadmissível”, criticou o presidente do PSD, defendendo que “a TAP não deveria ter sido nacionalizada”.

Já António Costa frisou que, se o Estado não tivesse readquirido 50% do capital da transportadora aérea nacional, a TAP teria “ido para o buraco”, uma vez que as várias empresas do acionista privado David Neeleman estavam a ir à falência.

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Procura internacional animou viagens aéreas em novembro de 2021

Dados ainda não refletem o impacto da variante Ómicron que, segundo a IATA, levou a novas restrições e a um arranque de 2022 “mais difícil do que o esperado”.

Inês de Matos

As viagens aéreas conheceram uma recuperação em novembro de 2021 devido ao aumento da procura internacional, que cresceu face a outubro, ainda que se continuem a manter quebras significativas face ao período pré-pandemia e que se esperem novas descidas em dezembro por causa da variante Ómicron, alerta a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que divulgou quarta-feira, 12 de janeiro, os dados relativos ao transporte aéreo de novembro do ano passado.

Em novembro de 2021, a procura global por viagens aéreas desceu 47% face a igual mês de 2019, valor que, segundo a IATA, representa “um aumento em comparação com a contração de 48,9% de outubro”, e que traduz diferentes comportamentos da procura doméstica e internacional.

De acordo com os dados da IATA, as viagens domésticas “deterioraram-se ligeiramente” e a procura caiu 24,9% em novembro, depois de, no mês anterior, ter apresentado uma descida de 21,3%, o que se deveu essencialmente ao mercado chinês, que apresentou uma queda de 50,9% no tráfego, na sequência de várias cidades terem introduzido “restrições de viagem mais rígidas para conter surtos de COVID (pré-Omicron)”.

Já a procura internacional por viagens aéreas ficou 60,5% abaixo de novembro de 2019, o que representa uma melhoria face ao decréscimo de 64,8% que tinha sido registado em outubro do ano passado.

“A recuperação do tráfego aéreo continuou em novembro. Infelizmente, os governos reagiram exageradamente ao surgimento da variante Ómicron no final do mês e recorreram aos métodos testados e fracassados ​​de encerramento de fronteiras, testes excessivos de viajantes e quarentenas para retardar a propagação”, afirma Willie Walsh, diretor geral da IATA, que alerta para o impacto destas restrições no final de 2021 e arranque de 2022.

“De forma pouco surpreendente, as vendas internacionais de viagens aéreas realizadas em dezembro e início de janeiro caíram acentuadamente em relação a 2019, sugerindo um primeiro trimestre mais difícil do que o esperado”, acrescenta o responsável.

Por regiões, foi na Ásia-Pacífico que o tráfego aéreo de passageiros mais desceu, numa contração que chegou aos 89.5% face a novembro de 2019, ainda assim melhor do que a descida de 92.0% de outubro. Já a capacidade caiu 80.0% e o load factor desceu 37,8 pontos percentuais, fixando-se nos 42,2%, o mais baixo de todas as regiões.

Em África, a descida no tráfego chegou aos 56.8% em novembro, também com uma melhoria face à quebra de 59.8% de outubro. A capacidade em África desceu 49.6% e o load factor diminuiu 10,1 pontos percentuais, para 60.3%.

No Médio Oriente, a descida do tráfego aéreo foi de 54.4% em novembro, igualmente melhor do que a descida de 60.9% identificada em outubro. Já a capacidade ficou 45.5% abaixo de novembro de 2019 e o load factor baixou 11,9 pontos percentuais, para 61.3%.

Na América Latina, a descida do tráfego aéreo chegou aos 47.2%, o que também representa uma recuperação face à descida de 54.6% de outubro, enquanto a capacidade caiu 46.6% e o load factor apresentou uma descida de 0,9 pontos percentuais, fixando-se nos 81,3%, o mais alto entre todas as regiões do mundo pelo 14.º mês consecutivo.

Na América do Norte, o tráfego aéreo desceu 44.8%, o que indica mais uma vez uma recuperação em comparação com a descida de 56.7% de outubro. Já a capacidade desceu 35.6% e o load factor apresentou um decréscimo de 11.6 pontos percentuais, situando-se nos 69.6%.

A Europa foi, por sua vez, a região do mundo onde o tráfego aéreo menos desceu em novembro, numa quebra que se situou nos 43.7%, valor que, segundo a IATA, também representa uma melhoria face a outubro, quando a descida tinha sido de 49.4%. Já a capacidade na Europa apresentou uma quebra de  36.3% e o load factor desceu 9.7 pontos percentuais, para 74.3%.

 

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Azul ajusta voos domésticos até 31 de janeiro devido à Ómicron

A Azul vai reduzir os voos domésticos no Brasil entre 15 e 31 de janeiro, devido ao impacto da COVID-19/Influenza.

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A Azul anunciou que, até 31 de janeiro, vai efetuar uma “redução da malha aérea doméstica”, devido ao impacto da COVID-19/Influenza, informa a companhia aérea brasileira num comunicado divulgado esta quarta-feira, 12 de janeiro.

A redução de voos domésticos acontece já a partir de sábado, dia 15 de janeiro, com a companhia aérea a informar os agentes de viagens que podem consultar as reservas dos seus clientes que vão viajar no período abrangido pela redução através do site www.voeazul.com.br.

“Caso tenha algum cliente impactado, é autorizada a remarcação sem custos em voos AD na data/voo mais próximo ao original ou então o reembolso integral”, acrescenta a companhia aérea brasileira em comunicado.

 

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TAP encerra operações de manutenção e engenharia no Brasil 

A decisão estava tomada, depois da Comissão Europeia ter aprovado o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, tendo imposto, contudo, condições, incluindo a separação dos ativos não-essenciais, nomeadamente, o negócio de manutenção no Brasil.

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O Grupo TAP decidiu encerrar as operações de Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME), como parte do plano de reestruturação aprovado por Bruxelas em dezembro.

Em comunicado, a companhia aérea nacional refere que, “a medida não interfere na operação de transporte aéreo de passageiros da companhia no país, seu principal mercado exterior”.

O Brasil representa entre 25% e 30% da receita da TAP, que continua a aumentar a oferta naquele mercado, com presença em 11 capitais e expectativa de expansão dos voos semanais.

À Lusa, Christine Ourmières-Widener, presidente executiva da companhia aérea, anunciou que, “depois de uma análise aprofundada e muitos estudos, a TAP decidiu fechar a Manutenção & Engenharia no Brasil e encerrar de forma gradual a operação no Brasil e hoje vamos discutir com os trabalhadores, claro, que são a principal prioridade, mas também discutir com os nossos clientes”.

Em comunicado, a TAP revela que “os serviços de manutenção referentes a aeronaves já contratados e/ou em andamento serão realizados normalmente, de acordo com os contratos entre a TAP ME e seus clientes”.

Além disso, a TAP ME “não aceitará novos pedidos para prestação de serviços de manutenção”, concluindo ainda que, “somente depois da conclusão dos serviços de manutenção em andamento ou daqueles já contratados é que a TAP ME encerrará suas atividades”.

Em entrevista à Lusa, Christine Ourmières-Widener disse que encerrar o negócio de engenharia e manutenção no Brasil “não é uma decisão fácil”, porque envolve 500 trabalhadores, mas foi tomada após tentativas falhadas de venda.

“Não é uma decisão fácil, porque estamos a falar de pessoas, mas estamos a tentar fazer tudo para garantir que esta decisão e a sua implementação é feita respeitando os nossos trabalhadores, a experiência que eles têm em engenharia e toda a lealdade que têm para com a companhia”, afirmou.

Segundo a responsável, a Manutenção & Engenharia Brasil (ex-VEM – Varig Engenharia e Manutenção) tem atualmente 500 trabalhadores, após várias reestruturações que incluíram despedimentos, dos quais pouco menos de 400 estão no ativo.

Alvo de várias reestruturações com despedimentos, a última das quais em 2018, a M&E Brasil recebeu da TAP, globalmente, entre 2010 e 2017, injeções financeiras num total de 538 milhões de euros, a valores nominais, sendo que em 2018 foram feitas transferências de 30 milhões de euros.

Recorde-se que a Comissão Europeia informou em 21 de dezembro que aprovou o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, mas impôs condições, incluindo a separação dos ativos não-essenciais, nomeadamente o negócio de manutenção no Brasil, e os de ‘catering’ (Cateringpor) e de ‘handling’ (Groundforce).

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Air France-KLM financia transição para combustíveis sustentáveis com sobretaxa

O grupo franco-holandês criou uma sobretaxa, cujo valor depende da distância da viagem e da cabine escolhida, e que poderá ir até aos 12 euros por bilhete.

Victor Jorge

Desde 10 de janeiro de 2022, os clientes das companhias aéreas do Grupo Air France-KLM contribuem para o esforço de incorporação gradual de combustível de aviação sustentável.

Para tal, o grupo franco-holandês criou uma sobretaxa, cujo valor depende da distância da viagem e da cabine escolhida. No caso da Air France e da KLM, o valor da sobretaxa vai variar de 1 a 4 euros na cabine “Economy” e de 1,5 a 12 euros na cabine “Business”, sendo diretamente visível nos detalhes da tarifa. Para a Transavia, será integrado diretamente na própria tarifa. Além disso, a partir de 13 de janeiro de 2022, os clientes que desejarem poderão contribuir voluntariamente para a compra de combustível de aviação sustentável adicional. Mais para a frente, os membros do programa de passageiro frequente “Flying Blue” também vão poder comprar combustível com as suas milhas.

Em comunicado, o grupo Air France-KLM refere estar “convencido de que o uso de combustível de aviação sustentável (SAF) é fundamental para a descarbonização da aviação”.

Assim, a partir deste ano, a Air France, KLM e Transavia vão começar a integrar combustível de aviação sustentável nos voos com partida da França e dos Países Baixos. Isto traduzir-se-á, segundo contas efetuadas pelo grupo e divulgadas em comunicado, “na substituição de 0,5% a 1% da quantidade total de combustível usada anualmente”. Para o futuro, o grupo admite que a trajetória de descarbonização será acelerada com a incorporação de SAF à medida que aumenta a produção, “com um objetivo de 5% em 2030 e até 63% em 2050”, diz o grupo.

Produzidos, atualmente, a partir de óleo de cozinha usado ou resíduos florestais e agrícolas, estes combustíveis não fósseis não competem com a indústria alimentar humana e podem ser incorporados de forma segura sem modificar os aviões em operação atualmente.

O grupo salienta que estes combustíveis “podem reduzir a pegada de carbono dos voos numa média de 80% ao longo de todo o seu ciclo de vida e, portanto, constituem – juntamente com a renovação da frota e da eco-pilotagem – uma importante alavanca para alcançar a ambição de zero emissões líquidas de CO2 até 2050”.

Recorde-se que o grupo Air France-KLM é um dos pioneiros no uso de SAF, com os primeiros voos operados com SAF já em 2011.

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Alemanha passa a ter “coordenadoras” para as pastas do Turismo e Aeroespacial

O novo Governo alemão, liderado por Olaf Scholz, já nomeou as “coordenadoras” das pastas do turismo e setor aeroespacial.

Victor Jorge

O novo ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, nomeou Claudia Müller, dos Verdes, para “coordenadora” da Economia Marítima e Turismo, enquanto Anna Christmann (também dos Verdes) assume a coordenação Aerospacial.

O novo Governo alemão, liderado por Olaf Scholz, saído das eleições de 26 de setembro do ano passado e que ditou o fim de 16 anos de liderança de Angela Merkel, deixa de ter, assim, um delegado responsável pela pasta do turismo, o equivalente a secretário de Estado, cargo exercido até agora por Thomas Bareiß, e que estava sob a alçada do Ministério da Economia e Energia.

Claudia Müller estudou administração de empresas e, segundo o seu currículo, trabalhou como freelancer no setor do turismo até 2011. Como coordenadora do Turismo do Governo Federal, Müller vai trabalhar, segundo nota do Ministério da Economia, “para um desenvolvimento positivo e sustentável do turismo na Alemanha e do turismo estrangeiro”.

Müller será “o ponto de contacto dos interesses da indústria do turismo e atuará como uma ligação entre negócios, política e sociedade”, diz mensagem do Ministério Federal da Economia.

Já Anna Christmann assume a o cargo de coordenadora do Governo Federal para a indústria aeroespacial alemã e irá acompanhar “ativamente a futura transformação da aviação rumo à neutralidade climática a nível nacional, europeu e internacional”, não tendo tido contacto, até agora com o setor da aviação.

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2021: um dos anos mais seguros na aviação

Apesar de existirem menos voos, devido à pandemia, os dados estatísticos da To70 indicam que a taxa de acidentes fatais desceu e é a melhor da última década.

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Um recente estudo da To70, consultora mundial na área da segurança no setor da aviação, vem demonstrar que o ano de 2021 foi um dos anos mais seguros na aviação mundial, muito, claro, devido ao menor número de voos a nível global.

É conhecido que o ano transato foi outro ano muito difícil para a aviação civil, resultando na falência de mais de uma dúzia de companhias aéreas, muitas regionais, mas duas nacionais: Air Namibia e Alitalia.

Além disso, muitas companhias aéreas e aeroportos estão a conceder empréstimos ou contraíram dívidas adicionais para manterem a atividade, com aeroportos e seus fornecedores a registaram, igualmente, uma queda acentuada nos voos, passageiros e receitas, com uma série de falências a registarem-se, inclusivamente, em, com o caso mais conhecido a ser o do aeroporto de Frankfurt Hahn.

Contudo, “além da economia, não foi testemunhado um efeito de arrastamento em termos de acidentes em voos comerciais de passageiros”, ao longo de 2021, admite a To70.

Em 2021, ocorreram 38 acidentes, quatro dos quais fatais, resultando em 81 mortes. Em 2020, ocorreram 40 acidentes, cinco dos quais fatais, resultando em 299 mortes. A taxa de acidentes fatais para aviões de grande porte no transporte aéreo comercial é de 0,18 acidentes fatais por milhão de voos, em comparação com 0,27 por milhão em 2020, correspondendo, assim, à menor taxa de acidentes fatais desde 2017. Essa é a taxa de um acidente fatal a cada 5,3 milhões de voos. A taxa de acidentes fatais deste ano é melhor do que a média dos últimos dez anos.

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