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Até ao final do ano há visitas guiadas gratuitas no centro histórico de Cascais

Visitas decorrem os sábados e domingos.

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A Associação de Turismo de Cascais vai promover até 31 de dezembro visitas guiadas gratuitas em Cascais, uma iniciativa que tem como objetivo convidar os turistas a descobrir as ruas e histórias da vila.

Durante duas horas, aos sábados e domingos, as visitas guiadas gratuitas estão abertas ao público em geral, mediante marcação prévia, para grupos com um mínimo de 4 pessoas e máximo de 10.

“Esta oferta é a forma ideal para conhecer a vila de Cascais de forma gratuita e com toda a segurança que o momento exige. E é apenas uma das muitas medidas que, em conjunto com as outras entidades que assinaram este protocolo de cooperação, visa a promoção do turismo em Cascais e o apoio a um setor que tanto sofreu os impactos da pandemia.” Bernardo Corrêa de Barros, Presidente da Associação de Turismo de Cascais

O protocolo assinado entre a Associação de Turismo de Cascais, a Associação da Hotelaria de Portugal, a Câmara Municipal de Cascais, a Associação Empresarial do Concelho de Cascais e a Cascais Invest, inclui ainda parques de estacionamento gratuitos junto às maiores zonas de comércio e bilhetes para os equipamentos que integram o Bairro dos Museus para quem ficar alojado em Cascais.

Saiba mais sobre tudo o que está disponível em Cascais aqui.

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Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

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Conheça as datas das feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade de 2024

No próximo ano a Bolsa de Empregabilidade estende o evento ao Alentejo, com uma feira de emprego a decorrer em fevereiro. Regiões como Lisboa, Porto, Centro e Algarve também estão contempladas para a realização deste evento que pretende “aproximar profissionais de turismo às empresas”.

Já são conhecidas as datas das próximas feiras da Bolsa de Empregabilidade de 2024, que no próximo ano decorrem nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa, Porto e Centro.

A Bolsa de Empregabilidade organiza feiras de emprego há sete anos, “com o objetivo de aproximar profissionais de turismo às empresas”, como indicado em nota de imprensa. Se em 2023 a organização chegou ao Algarve, Lisboa, Porto e Centro, na cidade de Coimbra, a novidade da próxima edição passa pela extensão do evento à região do Alentejo, não estando ainda definidas as cidades em que decorrem as feiras.

Por enquanto sabe-se que a Bolsa de Empregabilidade chega ao Algarve a 30 janeiro, ao Alentejo em fevereiro, com data ainda por definir, a Lisboa a 1 março, ao Porto a 12 de março e à região Centro em abril, também com data ainda por definir.

Para as empresas que pretendam começar já o processo de recrutamento, a Bolsa de Empregabilidade permite a inscrição com desconto de Early Bird até 31 de outubro através do seu website, possibilitando o acesso à participação nas feiras de emprego e subscrição na plataforma em 2024.

As inscrições para candidatos ainda não estão oficialmente abertas, no entanto, os interessados podem requisitar a notificação da abertura das mesmas através do link.

A Bolsa de Empregabilidade, considerado pela organização da mesma como um “hub de contratação no turismo”, existe desde 2016 num formato físico. Desde 2022 conta com uma plataforma de recrutamento online, sendo que ao longo dos anos já recebeu cerca de 2.5000 candidatos nas feiras e 525 empresas à procura de profissionais.

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WOW vai celebrar o que de mais autêntico existe em Portugal

De 10 a 15 de agosto, o WOW vai celebrar o país autêntico, destacando a cultura, as artes e os ofícios, a gastronomia, a música e promovendo uma série de workshops e oficinas infantis. A grande maioria da programação acontece dentro dos museus do WOW, mas há outras atividades ao ar livre.

O WOW, em Vila Nova de Gaia, vai promover de 10 a 15 de agosto o “Portugal WOWtêntico”. Em cada dia do certame, estará em destaque um museu do WOW, sempre com uma programação temática, que preencherá o dia com atividades. Para participar, basta comprar o bilhete para o museu em causa e este dará direito a entrar e sair do museu durante o dia inteiro.

No dia 10 de agosto, o destaque é para o Museu do Vinho, com o tema “Uma casa portuguesa, com certeza”, onde há sempre “pão e vinho sobre a mesa”. Durante o dia, espalhados pelo museu, haverá uma série de encenações históricas, atividades infantis e workshops para adultos. Será possível provar a gastronomia e aprender mais sobre os costumes. Ao final da tarde, às 19h, atua o humorista Joel Ricardo Santos no auditório no segundo piso do museu.

No dia 11, o Museu da Cortiça é o protagonista. Subordinado ao tema “Portugal Dourado”, neste dia toda a programação nos levará numa viagem às planícies alentejanas, com degustações de pão e azeite, workshops de lã e música regional. O dia no museu termina, às 19h, com uma festa que é uma ode aos néctares alentejanos.

No dia 12 de agosto, sábado, há “Festa na Aldeia” dentro do Pink Palace. A ideia é reviver o espírito, os ritmos e os sabores das festas de verão na aldeia, tudo isto dentro de um museu. Há música regional minhota ao longo do dia, vários workshops, o jogo da malha, provas de vinho e um espetáculo de fado às 19h.

No dia 13, o Museu do Chocolate é o destaque do “Portugal WOWtêntico”, revelando como o chocolate ocupa lugar nas celebrações e na mesa portuguesa. Haverá teatro, jogos familiares, workshops e demonstrações gastronómicas sobre o cacau e o chocolate.

Na segunda-feira, dia 14, o The Bridge Collection, o museu arqueológico que compreende mais de 2000 artefatos usados por diferentes civilizações ao longo de 9000 anos, é o destaque, numa imersão na história mundial e brindar com bebidas tradicionais portuguesas. Há desafios para os mais novos e jogos de bebida para os “mais velhos”. Por entre os momentos musicais, haverá harpa e música greco-romana.

O último dia do festival, no Museu da Região do Porto o destaque vai ser o “Bravo Português” que vai ser desbravado ao longo do dia: das recriações históricas que vão animar o museu, às degustações de especiarias que trouxemos nas expedições marítimas, aos workshops de talha em madeira, de escovaria e pintura de azulejos.

 

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Candidaturas aos CET nas Escolas do Turismo de Portugal abertas até 8 de setembro

Estão abertas, até ao próximo dia 8 de setembro, as candidaturas a Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5) nas Escolas do Turismo de Portugal.

O Turismo de Portugal anuncia, na sua página oficial, que os candidatos podem escolher uma das seguintes áreas de formação profissional: Hotelaria/Alojamento; Cozinha; Pastelaria; Restauração e Bebidas; Turismo de Natureza e Aventura; Turismo Cultural e do Património; Gestão de Turismo; ou Animação Turística.

A mesma informação refere que os atuais cursos, com a chancela do Turismo de Portugal, pretendem preparar profissionais do turismo que pensem criticamente, que influenciem mudanças positivas, que sejam agentes de preservação do território, das tradições e da identidade do país.

Formar líderes ativos nesta mudança global, que saibam assumir a responsabilidade que o turismo tem na construção das sociedades, é a visão ‘holística’ sobre a qual assenta a oferta formativa oferecida pela rede de 12 escolas do Turismo de Portugal, diz a nota.

Refira-se que, entre outras distinções, a rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a Certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo, a primeira que esta organização atribui, a nível mundial, a uma rede de escolas com estas características.

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Herdade da Lisboa na Vidigueira conquista certificação em sustentabilidade

A Herdade da Lisboa, na Vidigueira, acaba de alcançar a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. As práticas de viticultura e o trabalho de adega foram reconhecidas pelo seu desempenho ambiental, social e económico, numa plataforma que pretende controlar, proteger e afirmar a marca dos vinhos do Alentejo nos mercados interno e externo.

As práticas na produção de uva e vinho da Herdade da Lisboa, lugar da Família Cardoso na Vidigueira, desde 2011, onde a modernidade da adega se cruza com a tradição das caves alentejanas e a diversidade da viticultura se soma à evolução permanente da enologia, foram reconhecidas, alcançando a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, uma plataforma em Portugal que controla, protege e certifica os vinhos da região.

Implementado pela Universidade de Évora e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, este programa é uma ferramenta que permite avaliar como os produtores desenvolvem atualmente as suas atividades, oferecendo recomendações para melhorar as suas ações, aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos vinhos do Alentejo, contribuindo para a afirmação da marca nos mercados interno e externo.

Produção vitícola, gestão de solos, conservação e qualidade da água, eficiência energética, gestão de resíduos, gestão de pragas e doenças, recursos humanos, gestão sustentável de ecossistemas, gestão de materiais na produção, opções de embalamento, envolvimento da comunidade ou desenvolvimento regional e socioeconómico são alguns dos setores que compõem o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

 

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TAAG garante mais voos entre Luanda e Kinshasa

O reforço da ligação entre Angola e a República Democrática do Congo, com mais uma frequência entre Luanda e Kinshasa, pretende dar “resposta aos indicadores de procura de mercado”, como indicado pela TAAG.

A partir de 14 de agosto, a TAAG Linhas Aéreas de Angola vai reforçar a ligação para a República Democrática do Congo (Kinshasa), passando a disponibilizar quatro frequências semanais.

O reforço vem “no sentido de fomentar as trocas comerciais, desenvolvimento de negócios e mobilidade entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC), bem como em resposta aos indicadores de procura de mercado”, como a TAAG indica em comunicado.

Desta forma, a TAAG Linhas Aéreas de Angola vai disponibilizar uma frequência adicional na ligação entre Luanda e Kinshasa. A rota de Kinshasa passará a contar com quatro frequências semanais, com saídas de Luanda às segundas, terças e quintas-feiras, bem como aos sábados, operados por uma aeronave modelo DASH-8, com capacidade para transportar 74 passageiros – 64 em classe económica e dez em classe executiva.

Coincidentemente, o reforço da conexão regional de Angola, no caso específico com a República Democrática do Congo, surge numa altura em que decorre em Kinshasa o 1.º Fórum Económico Angola – RDC. Sob o tema “Parcerias Económicas rumo a um crescimento mútuo”, o certame reúne representantes do Governo de ambos países, entidades de fomento ao investimento, tecido empresarial, entre outros participantes.

“A TAAG assinala assim o seu compromisso em continuar a aportar cada vez mais conectividade e serviços de conveniência ao cliente, posicionando Angola como um hub importante na ligação regional e internacional”, refere a companhia aérea em comunicado.

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Casa Relvas convida a sentir o Alentejo e as suas tradições através do vinho

A Casa Relvas volta a abrir as portas da sua herdade em Redondo para mais uma edição do evento “Um Dia em São Miguel”, que decorrerá a 16 de setembro, numa tarde de convívio, entre família, amigos, vinho, gastronomia, música, artesanato, animação e muitas surpresas.

No dia 16 de setembro, sábado, a Casa Relvas promove mais uma edição do evento “Um Dia em São Miguel”. Para esta data, o produtor alentejano convida todos a passar uma tarde no campo, entre família e amigos, e a brindar ao melhor que o Alentejo tem para oferecer.

“As edições anteriores deste evento, que é muito especial para a Casa Relvas, foram um verdadeiro sucesso”, realçou Alexandre Relvas, CEO do grupo, para acrescentar que, este ano “queremos surpreender ainda mais os que nos visitam, com atividades para toda a família, atuações musicais imperdíveis, entre muitas outras surpresas”.

“Um Dia em São Miguel é, na verdade, muito mais do que um evento, uma vez que temos a oportunidade de abrir as portas da herdade, as portas da nossa casa, a todos os nossos clientes, amigos e parceiros, para brindarmos, juntos, à história da Casa Relvas e à riqueza cultural do Alentejo”, acrescenta o gestor.

Das provas de vinho e gastronomia aos concertos, passando pelos jogos tradicionais ou pela demonstração de produtos e artesanato da região, não faltarão motivos para rumar ao Alentejo para se juntar à família Casa Relvas neste evento anual.

 

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MSC World Europa

Turismo

MSC Cruzeiros continua firme no compromisso de criar uma indústria mais responsável do ponto de vista ambiental

A MSC Cruzeiros destaca, no seu relatório sobre o ano de 2022, os seus compromissos de sustentabilidade, bem como os importantes passos e avanços dados na sua estratégia sobre esta matéria a longo prazo.

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A MSC Cruzeiros publicou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2022, destacando o progresso nas suas práticas sobre esta matéria ao longo do ano.

A estratégia de sustentabilidade sustentada pela avaliação da materialidade realizada em 2019 e revisitada em 2021 garantiu que a atenção da MSC Cruzeiros se concentre nas questões de maior importância para os stakeholders externos e internos da companhia e onde o seu impacto no mundo significa que tem a responsabilidade de agir.

O Plano de Ação de Sustentabilidade está focado em seis frentes de trabalho prioritárias com o progresso em ações específicas incluídas no seu Relatório de Sustentabilidade para garantir que a companhia seja responsável pela sua concretização. As seis áreas do Plano de Ação de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU- uma visão partilhada para o papel que indivíduos, empresas e governos devem desempenhar na transição para um mundo sustentável.

A companhia de cruzeiros refere que, em 2022, foram alcançados progressos em todas as áreas do Plano de Ação de Sustentabilidade com destaque para a transição para zero emissões, melhoria da qualidade atmosférica local e análise da utilização de recursos e resíduos. A empresa assegura que está totalmente empenhada em desempenhar o seu papel no combate às alterações climáticas e na promoção da biodiversidade dos oceanos. Com uma determinação resoluta, a companhia está a acelerar ativamente no sentido de atingir zero emissões até 2050.

Através de uma estreita colaboração com empresas de tecnologias de renome, estaleiros navais e fornecedores de combustível, está a desenvolver um esforço com vista a ultrapassar os limites da inovação e explorar as novas possibilidades.

Um passo importante nesta jornada crucial foi a introdução do seu primeiro navio movido a LNG em 2022, “marcando um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável”, sublinha em nota de imprensa, para adiantar que “continuamos firmes no nosso compromisso de criar uma indústria de cruzeiros mais responsável do ponto de vista ambiental”.

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PLAY Airlines anuncia bom desempenho no 2º trimestre

No segundo trimestre desde ano, a PLAY Airlines transportou 392 mil passageiros, e alcançou uma taxa de ocupação de 84,6%, com uma receita que atingiu os 73,1 milhões de dólares, em comparação com os 32,5 milhões de dólares face ao mesmo período de 2022.

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No segundo trimestre deste ano, a PLAY Airlines anunciou que bateu os recordes anteriores de número de passageiros transportados num mês, tanto em junho como em maio, e diz que as reservas futuras permanecem fortes, com um status de reserva significativamente melhorado em comparação com o mesmo período de 2022.

A PLAY Airlines lançou as rotas Fuerteventura e Verona durante o segundo trimestre e vai adicionar Frankfurt à sua rede de destinos, com voos a partir de 14 de dezembro de 2023.

A companhia aérea low cost islandesa, que opera a partir de Lisboa e Porto com destino a Reiquiavique, terminou o segundo trimestre de 2023 com resultados financeiros surpreendentes, realçando até que este período representou “um verdadeiro marco”, uma vez que “se assiste ao fim de uma fase inicial de crescimento da companhia aérea, concluída com a entrega do décimo avião no início de junho, um A321neo”.

Até ao final do ano, a PLAY Airlines prevê transportar entre 1,5 e 1,7 milhões de passageiros e gerar uma receita total de 280-310 milhões de dólares.

A companhia aérea pretende aumentar a sua frota nos próximos dois anos, estando já em negociações preliminares para adquirir um novo avião no verão de 2024 e mais quatro em 2025.

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Decorrem concursos para concessão do Colégio de São Fiel e da Casa das Fardas para fins turísticos

As candidaturas para concessão do Colégio de São Fiel, em Castelo Branco, no âmbito do programa Revive, decorre té 6 de setembro, enquanto para a Casa das Fardas, em Estremoz, terão lugar até 21 outubro de 2023.

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Em 26 julho 2023, foi enviado para publicação em Diário da República o anúncio do concurso público para a concessão de exploração do imóvel denominado “Colégio de São Fiel”, em Louriçal do Campo, Castelo Branco, com vista à realização de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como empreendimento turístico, alojamento local, ou outro projeto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor, indica o Turismo de Portugal na sua página oficial.

O Colégio de São Fiel, um edifício do antigo colégio jesuíta, localiza-se no sopé da serra da Gardunha. Inserido numa vasta propriedade arborizada, este móvel data da segunda metade do século XIX, articulado em diversas alas de planta retangular, com dois ou três pisos e um torreão. A igreja situa-se num topo e o claustro, embora adulterado, é de inspiração franciscana. Além de importantes laboratórios e equipamentos de ensino, o colégio possuía um observatório meteorológico que funcionou até 1910, um museu zoológico e um valioso herbário.

A área a afetar a uso turístico é a totalidade do imóvel (excluindo a área do campo de jogos e piscina), numa concessão de 50 anos, com uma renda anual de 21. 750 euros.

Também, em relação à Casa das Fardas (Estremoz), cujas candidaturas, no âmbito do Revive, terão lugar até ao próximo dia 21 de outubro, segundo o Turismo de Portugal, em 21 de junho de 2023, foi enviado para publicação em Diário da República o anúncio do concurso público para a sua concessão de exploração com vista à realização de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, alojamento local, ou outro projeto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor. A duração da concessão, com uma renda mínima anual de 3.581,40 euros, será também de 50 anos.

 

 

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Bounce abre sede europeia em Lisboa

Considerando Portugal como um mercado em crescimento e com um enorme potencial, a Bounce, startup de travel tech que oferece serviço de armazenamento de bagagem para turistas em diversas cidades no mundo, abriu recentemente a sua sede europeia em Lisboa.

A Bounce fez uma análise que revela que Portugal está entre os top 10 países a nível mundial, no que diz respeito ao número de turistas que recorre ao serviço de armazenamento de bagagem.

Por outro lado, o estudo concluiu que, só este Verão, Lisboa já é a sexta cidade mais popular do mundo, competindo com destinos como Londres, Madrid, Veneza e Amsterdão, e que, entre as 10 cidades do mundo com a maior taxa de crescimento está o Porto, que regista uma taxa de 200%. Esta métrica é avaliada através do número de armazenamentos registados diariamente.

A startup de travel tech que oferece, o que é considerado o maior serviço de armazenamento de bagagem do mundo para turistas, considera que, em Portugal, foram registados mais de 18 mil armazenamentos no último ano, e que os últimos três meses, as cidades com maior taxa de utilização dos serviços Bounce foram Lisboa, Porto, Faro, Albufeira e Lagos. Por sua vez, as top 5 cidades em termos de crescimento de parceiros Bounce são Lisboa, Porto, Albufeira, Faro e Portimão/Quarteira, que estão no mesmo nível.

Foi por estas razões que fizeram com que a Bounce, que opera em mais de nove mil locais em todo o mundo na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, num número crescente de cidades como Londres, Paris, Lisboa, Singapura e Sydney, abrisse a sua sede europeia na cidade de Lisboa.

 

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