Medidas de apoio ao turismo | Miguel Pinto Luz

Por a 3 de Junho de 2020 as 15:30

Por Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

Confiança, será esta a palavra de ordem na era pós-COVID-19. Já Francis Fukuyama projetava que por cada 10% de aumento dos níveis de confiança de um país, o PIB cresceria 1%.

A Confiança na era pós-COVID19 centrar-se-á naturalmente nos habituais indicadores, mas desta feita com um indicador altamente diferenciador. A confiança nas condições higieno-sanitárias de cada destino.
Neste campo, as medidas implementadas pelo Governo e pelas Autarquias garantiram-nos números bastante animadores a nível internacional, mas o aumento da confiança sem uma oferta diferenciadora poderá não chegar.
O Turismo e a Cultura são provavelmente as indústrias mais afetadas com esta pandemia. Soluções urgem, propostas e medidas urgem para retomar tão breve quanto possível estas atividades que muito contribuem para a nossa economia e que são elas responsáveis por uma grande fatia do nosso PIB.

À imagem do que já é feito em Cascais, acredito que Governo e Autarquias deviam dar as mãos à hotelaria e avançar com uma oferta inovadora a nível mundial: oferecer transportes públicos e tornar os nossos museus gratuitos a todos os turistas que nos visitem até ao final do ano.

Esta medida não terá seguramente um impacto assim tão significativo nas contas do Estado e Autarquias, mas por outro lado, estaríamos a colocar no mercado internacional um produto único e diferenciador, construindo assim uma oferta de valor imbatível.

Nota de editor: O Publituris vai publicar, ao longo dos próximos dias, uma lista de medidas de apoio ao turismo, com base na opinião e visão de 28 personalidades que trabalham neste setor em diversas áreas direta ou indiretamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *