Capital da Lituânia lança nova campanha turística e recorre ao humor para desmontar estereótipos
A nova campanha turística é dirigida aos visitantes britânicos e alemães, e pretende mudar a opinião da Europa Ocidental sobre a capital da Lituânia, país que continua a ser visto como “pobre” e “fortemente associado à Rússia”.

Publituris
AHP aponta para aumento de preço médio nos hotéis em 2025
Tunísia vai incluir circuito turístico de Manouba no da cidade de Tunes
Hotelaria de Lisboa e da Madeira mantém liderança em taxa de ocupação e RevPAR em 2024
Aeroporto de Munique entra na temporada de verão com mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo Portugal
Jovens formados na ESHTE cobiçados em todo o mundo
Teldar Travel entra em nova fase de desenvolvimento
Air Serbia abre nova rota entre Belgrado e Tiblissi
Hotéis Onyria em Cascais passam a ostentar marcas de luxo da IHG Hotels & Resorts
Futuro do turismo de saúde e bem-estar a partir dos Spas vai ser debatido no Algarve
Enóphilo Wine Fest Lisboa celebra 10 anos com mais de 350 vinhos
A cidade de Vilnius, capital da Lituânia, lançou uma nova campanha de promoção do turismo, denominada “Expectativas vs. Realidade.”, que recorre ao humor para desmontar estereótipos que os turistas internacionais possam ter sobre esta cidade da Europa de Leste.
“A nova campanha turística dirigida aos visitantes britânicos e alemães pretende mudar a opinião da Europa Ocidental sobre Vilnius”, indica em comunicado a Go Vilnius, agência de desenvolvimento turístico da capital lituana, explicando que a ideia é “gozar com os estereótipos que os estrangeiros têm frequentemente sobre a cidade”.
De acordo com a informação divulgada, a ideia surgiu depois de uma pesquisa mostrar que, apesar de até conhecerem a cidade pelo nome, os turistas provenientes de países com o Reino Unido ou a Alemanha criaram vários estereótipos relativamente a Vilnius, o que deriva, em grande parte, da Lituânia ter feito parte, no passado, a União Soviética.
“Tanto a capital como o país sofrem de estereótipos que derivam da época da Guerra Fria e que afetam a região da Europa Central e Oriental, que se libertaram da União Soviética”, acrescenta a Go Vilnius, sublinhando que muitos destes turistas julgam que a Lituânia é “um país pobre” e “atrasado”.
Outra pesquisa mostrou também que 10% dos cidadãos do Reino Unido e da Alemanha acreditam que a Lituânia ainda está “fortemente associada à Rússia” e outros tantos não sabem onde se localiza o país.
A ajudar ao fraco conhecimento que os turistas internacionais têm do país estão ainda as redes sociais que, segundo a Go Vilnius, transmitem ideias estereotipadas sobre os países da Europa de Leste, levando os utilizadores a pensar que estes destinos estão repletos de “vodka, batatas, céu cinzento e uma população hostil”.
No entanto, a Go Vilnius também apurou que, entre os britânicos e alemães que já visitaram a capital da Lituânia, 59% dizem querer regressar, pelo que, considera a agência de promoção e desenvolvimento turístico, por vezes é até positivo que os turistas tenham baixas expectativas quando visitam um destino.
“As baixas expectativas dos visitantes são rapidamente destruídas ao verem o quanto a Lituânia difere do rótulo negativo da Europa de Leste”, destaca a Go Vilnius, na informação divulgada.
A Go Vilnius lembra ainda que a Lituânia foi recentemente eleita como o país mais feliz do mundo para pessoas com menos de 30 anos, segundo o último Relatório Mundial sobre a Felicidade, tendo sido também considerada, em 2020, o primeiro país da UE em termos de crescimento real do PIB per capita e a 12ª economia mais livre do mundo. A nível geopolítico, a Lituânia é membro da NATO e da UE há 20 anos e aderiu à OCDE em 2018.
Por isso, esta campanha assenta num vídeo promocional que retrata justamente os estereótipos em relação à Europa de Leste e apresenta imagens repletas “de edifícios da era soviética, bêbados desfilando nas ruas, ladrões e vendedores obscuros – enquanto o narrador, satiricamente, descreve a cidade como uma pérola do Leste Europeu e um paraíso para fotógrafos”.
Na segunda parte do vídeo, Vilnius apostou em contradizer os estereótipos, mostrando que, na cidade, “a arquitetura e as ruas são coloridas em vez de cinza monocromáticas, que as delícias gastronómicas rivalizam com as melhores cozinhas da Europa e que existem inúmeras atividades internas e externas que reúnem multidões”.
“As imagens dos cartazes mostram contrastes nítidos entre as expectativas e a realidade, e exortam os transeuntes a estarem abertos a mudarem de ideia sobre Vilnius”, explica a Go Vilnius.
Segundo Dovilė Aleksandravičienė, CEO da Go Vilnius, esta é uma campanha de promoção turística “atípica”, uma vez que “nenhuma agência de turismo anunciaria um destino de forma satírica se estivesse próximo da realidade”.
“Quando questionados sobre Vilnius, muitos residentes internacionais não conhecem a cidade ou sabem muito pouco sobre ela. É normal que a nossa percepção dos lugares seja afetada pelo que é divulgado nos media e na cultura pop. Sejamos justos, a Europa Oriental tem muitos estereótipos provocados pelas dificuldades dos acontecimentos geopolíticos do século XX”, refere o responsável.
O objetivo desta campanha, acrescenta Dovilė Aleksandravičienė, é justamente o de “despertar o desejo das pessoas de verem como é a realidade” em Vilnius, uma vez que, “tal como a Lituânia, Vilnius apresenta uma realidade chocante para os visitantes, com a sua vibrante vida cultural, gastronómica e artística, o próspero ecossistema de startups, os empreendimentos empresariais internacionais e uma educação de alta qualidade”.
O vídeo promocional da nova campanha de promoção turística de Vilnius pode ser visualizado aqui.