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Lufthansa é o candidato melhor colocado para ficar com a Alitalia

Imprensa italiana avança que as low cost easyJet e Ryanair estarão fora da corrida aos activos da Alitalia.

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A Lufthansa é o candidato melhor colocado para ficar com os activos da Alitalia, a companhia aérea italiana que abriu insolvência em Maio, com a imprensa italiana a avançar mesmo que tanto a easyJet como a Ryanair estão fora da corrida.

A imprensa italiana avança que, entre os activos da Alitalia, o que mais interessa à Lufthansa é a rede de rotas da companhia transalpina, que conta com uma vasta rede de destinos domésticos e obrigações de serviço público em voos para a Sicília e Sardenha, além de uma posição interessante nos mercados da América do Norte e América Latina, onde existem extensas comunidades de emigrantes italianos.

Além da Alitalia, a Lufthansa é também um dos mais fortes candidatos à compra da airberlin, a segunda maior transportadora aérea alemã, que entrou em insolvência em Agosto, num caso para o qual se espera uma decisão a 12 de Outubro e que também interessa à easyJet, que se mantém na corrida para a aquisição de activos da airberlin.

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Airbus Global Business Services abre escritório em Coimbra em 2023

A Airbus vai abrir, no primeiro semestre de 2023, um escritório satélite do Global Business Services Centre em Coimbra, para o qual prevê contratar até 100 colaboradores. O processo de recrutamento abre nas próximas semanas.

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A Airbus vai abrir, no primeiro semestre de 2023, um escritório satélite do Global Business Services Centre em Coimbra, delegação que vem alargar os serviços do fabricante aeronáutico europeu a mais uma cidade portuguesa, depois da abertura, em 2021, do hub principal em Lisboa.

“A Airbus Global Business Services expande agora as suas operações para mais uma cidade portuguesa, reforçando o investimento que a Airbus está a fazer em Portugal”, lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira, 21 de setembro. 

O novo escritório da Airbus em Portugal vai criar até 100 postos de trabalho, cuja campanha de recrutamento arranca dentro de poucas semanas, prevendo-se que os primeiros colaboradores contratados iniciem funções no início do próximo ano.

“Depois de abrir em 2021 o principal hub do seu Global Business Services (GBS) em Lisboa, que já emprega mais de 350 pessoas e prevê contratar até ao final do ano mais cerca de 100 colaboradores, a Airbus procura agora contratar em Coimbra colaboradores nas áreas de Contabilidade, Procurement, IT Systems, Recursos Humanos e Travel & Expenses”, indica o fabricante aeronáutico.

A Airbus explica que decidiu abrir este novo escritório “para estar mais perto dos potenciais talentos a serem contratados” e porque Coimbra se tem destacado como “a cidade mais relevante para a implementação deste novo projeto devido à sua localização estratégica, opções de transporte e infraestruturas disponíveis, bem como pela presença das instituições de ensino superior politécnico e universidades escolhidas por milhares de estudantes para desenvolverem a sua formação em várias áreas”.

A Airbus Global Business Services abriu em Portugal em maio de 2021 e é uma plataforma internacional de desenvolvimento de talento da Airbus na Europa, que conta atualmente com mais de 350 colaboradores em Lisboa a trabalhar nas áreas de Finanças, Recursos Humanos, Procurement, Gestão de Informação, Engenharia, Comunicação, Atendimento ao Cliente, Jurídica e Compliance.

A Airbus GBS diz ainda que oferece aos seus colaboradores um “pacote salarial atraente e uma gama completa de benefícios”, incluindo seguro de saúde, práticas de success sharing e equipamentos para home office, assim como “uma política de trabalho flexível”, que disponibiliza também oportunidades de mobilidade e desenvolvimento internacional.

As oportunidades de carreira disponíveis atualmente  na Airbus GBS podem ser consultadas aqui.

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Summerwind Portugal tem novos contactos

A Summerwind Portugal atualizou os seus contactos gerais, assim como os e-mails dedicados às companhias aéreas Binter e LAM.

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A Summerwind Portugal atualizou os seus contactos gerais, assim como os e-mails dedicados às companhias aéreas Binter e LAM, informou a empresa de representação de companhias aéreas.

A Summerwind Portugal informa que a sua morada é na Av. Sidónio Pais, 24, 2.º Esq., 1050-215 Lisboa, e que o e-mail geral da empresa é [email protected], estando também disponíveis os números de telefone 211 642 034 e 210 965 713.

Além dos contactos gerais, a empresa atualizou também os emails dedicados para as companhias aéreas Binter e LAM, com a companhia aérea das Canárias a estar agora disponível pelos e-mails [email protected], [email protected] e [email protected]

Já a LAM, companhia aérea de bandeira moçambicana, passa a contar com o e-mail dedicado [email protected]

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easyJet assinala alargamento de rede em Portugal com oferta de 20% de desconto

Nova campanha da easyJet oferece descontos até 20% em 56 destinos europeus e é válida para reservas até 26 de setembro, cujas viagens decorram até 30 de março de 2023.

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A easyJet lançou uma nova campanha promocional para assinalar o alargamento da sua rede à partida de Portugal, que é válida para reservas até 26 de setembro e que oferece descontos até 20% em 56 destinos na Europa.

“A companhia aérea líder na Europa tem agora 110.000 lugares disponíveis, para reserva a partir de hoje, em viagens a usufruir até 30 de março do próximo ano”, indica a easyJet, num comunicado enviado à imprensa.

Com esta campanha, que já está disponível para reservas no site da companhia aérea, a easyJet está a oferecer preços que começam nos 29 euros, incluindo para as novas rotas lançadas este inverno para Fuerteventura, Grã-Canária, Tenerife Sul, Porto Santo, Funchal, Bilbau e Valência, desde Lisboa, enquanto à partida do Porto estão ainda disponíveis voos para Funchal, Praga e Luxemburgo.

“A campanha em vigor, para reservas efetuadas até ao dia 26 de setembro, assinala o alargamento da rede a partir de Portugal e proporciona aos clientes a oportunidade imperdível de visitar as novas rotas recentemente anunciadas pela companhia”, destaca a easyJet.

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Emirates volta a recrutar em Portugal

Companhia aérea do Dubai voltar a realizar duas ações de recrutamento em Braga e Lisboa, a 21 e 23 de setembro, respetivamente.

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A Emirates vai voltar a realizar ações de recrutamento de tripulantes de cabine em Portugal e, este mês, tem previstos dois Assessment Days em Braga e em Lisboa, que decorrem já nas próximas quarta e sexta-feira, 21 e 23 de setembro, respetivamente.

Em Braga, a ação de recrutamento da Emirates, que acontece na quarta-feira, 21 de setembro, vai ter lugar no hotel Mercure Braga Centro, enquanto a sessão de Lisboa, que decorre sexta-feira, 23 de setembro, está marcada para o hotel Ramada Lisbon by Wyndham.

Segundo a companhia aérea, “o candidato ideal terá de liderar com confiança e assumir o controlo na gestão dos serviços a bordo, nomeadamente no que se refere aos procedimentos de segurança”.

Todos os requisitos para o processo de seleção estão disponíveis aqui e a Emirates indica que os interessados em participar nestas ações de recrutamento devem apresentar uma candidatura online e possuir o curriculum vitae (CV) atualizado e em inglês, assim como uma fotografia recente.

No dia das ações de recrutamento, acrescenta a companhia aérea de bandeira do Dubai, os candidatos devem estar preparados para passar todo o dia no local de seleção.

A companhia aérea lembra ainda que toda a sua tripulação recebe formação nas instalações da Emirates no Dubai e conta com “excelentes oportunidades de carreira”, ao abrigo da “vasta gama de programas de desenvolvimento” que a transportadora disponibiliza aos seus colaboradores.

“Toda a tripulação da Emirates está baseada na cidade cosmopolita do Dubai e usufrui de um pacote salarial  distintivo no mercado que inclui uma variedade de benefícios tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito oferecido pela companhia, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”, acrescenta a Emirates.

A tripulação de cabine da Emirates goza ainda de vários benefícios de viagem para si e para as suas famílias e amigos, que abrangem todos os destinos para os quais a companhia aérea voa.

 

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Beijing Capital Airlines passa a voar duas vezes por semana entre Portugal e a China

De acordo com a Lusa, a operação da Beijing Capital Airlines entre Lisboa e Hangzhou passa a contar com dois voos por semana, às quartas-feiras e sábados, ainda este mês.

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A Beijing Capital Airlines vai aumentar para dois voos por semana as ligações aéreas entre Portugal e a China já a partir desde mês, avança a Lusa, que cita fonte da companhia aérea chinesa.

De acordo com a informação avançada, além do voo que decorre aos sábados, a operação da Beijing Capital Airlines vai passar a contar também com um voo às quartas-feiras, ligando a capital portuguesa a Hangzhou, a capital da província de Zhejiang.

A Lusa recorda que os voos da Beijing Capital Airlines entre Portugal e a China tinham como destino a cidade de Xi’an, no entanto, autoridades de Xian suspenderam a ligação com Lisboa em 25 de dezembro de 2021, numa altura em que a cidade enfrentava um surto de covid-19, e só retomaram o voo em 12 de junho passado.

Por isso, a companhia aérea optou por trocar o destino do voo, que passou a ligar a capital portuguesa a Hangzhou, ainda que também estes voos tenham estado suspensos devido à COVID-19, uma vez que os voos para a China estão sujeitos à política ‘circuit breaker’ (interruptor, em português), em que quando são detetados cinco ou mais casos a bordo, a ligação é suspensa por uma semana. Caso haja dez ou mais casos, a ligação é suspensa por duas semanas.

A Lusa diz também que, devido à COVID-19 e à redução do número de voos para este país asiático, os preços das ligações aéreas entre Lisboa e Hangzhou dispararam e, atualmente, o preço de um voo de ida chega quase aos 3000 euros.

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TAP lança promoção para viagens até 30 de junho de 2023

Preços começam nos 49 euros para destinos nacionais, enquanto para África há valores a partir de 99 euros, para a América do Norte desde 299 euros e para o Brasil a partir de 499 euros. Todos os valores são para voos de ida e volta e já incluem taxas.

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A TAP lançou esta segunda-feira, 19 de setembro, uma promoção que disponibiliza preços especiais para Portugal, Europa, África, América do Norte e Brasil, e que é válida para viagens que decorram até 30 de junho de 2023.

“A TAP deu início a uma mega promoção de preços com ofertas irrecusáveis”, destaca a companhia aérea de bandeira nacional, indicando que esta oferta é válida para voos de ida e volta e está disponível para reservas realizadas até 2 de outubro.

Para os destinos nacionais da TAP, incluindo ilhas, os preços começam nos 49 euros, enquanto os destinos africanos apresentam preços a partir de 99 euros e para a América do Norte os valores começam nos 299 euros. Já para o Brasil, os bilhetes têm preços desde 499 euros, sendo que todos os valores já incluem taxas.

A promoção está disponível em www.flytap.com ou através das agências de viagens e é válida para voos realizados até 30 de junho de 2023, com exceção do período entre 15 de dezembro e 15 de janeiro de 2023, assim como de 31 de março a 17 de abril de 2023.

 

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Controladores aéreos franceses convocam nova greve entre 28 e 30 de setembro

Os controladores de tráfego aéreo franceses convocaram uma nova greve para 28 a 30 de setembro, depois de terem cumprido uma paralisação na última sexta-feira, 16 de setembro, que levou ao cancelamento de cerca de um milhar de voos.

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Os controladores aéreos franceses convocaram sexta-feira, 16 de setembro, uma nova greve para os dias 28 a 30 de setembro, paralisação que se segue à realizada na última semana e que levou ao cancelamento de cerca de um milhar de voos.

De acordo com um porta-voz da Direção de Aviação Civil francesa, a greve anunciada para o final de setembro está confirmada, mas, por enquanto, não existe qualquer previsão sobre o seu impacto no tráfego aéreo francês.

O certo é que a última greve dos controladores aéreos franceses levou ao cancelamento de cerca de um milhar de voos, cerca de metade dos que estavam programados para a passada sexta-feira, 16 de setembro, e provocou “atrasos significativos” nos aeroportos de Paris, que terão chegado, em média, aos 40 minutos.

A greve da última sexta-feira levou mesmo ao encerramento por completo de dois aeroportos franceses, concretamente Montpellier e Rennes, apesar dos serviços mínimos decretados.

A Air France terá sido a companhia aérea mais afetada pela greve da passada sexta-feira, com cerca de 400 voos cancelados, metade das ligações aéreas que a transportadora aérea francesa tinha programado, ainda que a grande maioria dos voos cancelados corresponda a ligações de curta distância e médio curso, já que apenas cerca de 15 voos de longo curso foram cancelados devido à paralisação.

A greve anunciada para o final do mês foi convocada pelo Sindicato Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo (SNCTA), que reclama aumentos salariais e a contratação de mais pessoal, e acusa as autoridades francesas de não darem resposta às reivindicações.

 

 

 

 

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Pilotos aprovam acordo com a TAP

A proposta da TAP foi aprovada por 92,8% dos 639 pilotos presentes ou representados na Assembleia-Geral do SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, que decorreu esta quinta-feira, 15 de setembro, em Lisboa.

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O SPAC-Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil aprovou esta quinta-feira, 15 de setembro, em Assembleia-Geral em Lisboa, a proposta da TAP para compensar os pilotos pelas perdas remuneratórias e que já tinha sido anunciada no final da semana passada.

“Nos termos da proposta aprovada pelos Pilotos, a TAP irá entregar a cada um dos Pilotos Associados do SPAC, até ao dia 29 de setembro de 2022, um valor individual, apurado em função do seu perfil de Piloto TAP, que será pago a título de compensação extraordinária”, explica o sindicato, indicando que a proposta foi aprovada por 92,8% dos 639 pilotos presentes ou representados na reunião.

O SPAC explica ainda que a proposta agora aprovada nasceu das negociações entre a Direção do SPAC, a Administração da TAP e o Ministro da tutela, Pedro Nuno Santos, realizadas no âmbito do Acórdão Interpretativo do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) do início de julho de 2022, que foi favorável aos pilotos, relativamente ao computo da retribuição de Férias e do Subsídio de Férias pela TAP, há mais de uma década.

“Com esta aprovação, a TAP e o SPAC acordam ainda em retomar as negociações para o novo AE até 30 de setembro de 2022 e, a partir do dia 1 de janeiro de 2023, será eliminado o corte adicional de salário dos Pilotos TAP (atualmente de 10%), previsto no Acordo Temporário de Emergência, mantendo-se o corte de transversal em vigor para todos os Trabalhadores TAP (de 25%)”, acrescenta o sindicato no comunicado divulgado.

O SPA congratula-se com a “forte participação” registada nesta reunião, que vem provar o “compromisso e preocupação” dos pilotos para com a TAP e reforça que o acordo agora aprovado “demonstra igualmente a disponibilidade e o interesse dos pilotos para encontrar soluções de futuro para a TAP, sempre que enquadradas com a realidade e as especificidades do setor, beneficiando ambas as partes”.

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TAAG: “Despedimentos não fazem parte da nossa agenda”, garante ministro angolano dos Transportes

O ministro angolano do Transportes, Ricardo de Abreu, garantiu esta quinta-feira, 15 de setembro, que a TAAG – Linhas Aéreas Angolanas não vai despedir funcionários, apesar do processo de reestruturação em curso na companhia aérea.

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O ministro angolano do Transportes, Ricardo de Abreu, garantiu esta quinta-feira, 15 de setembro, que a TAAG – Linhas Aéreas Angolanas não vai despedir funcionários, apesar do processo de reestruturação em curso na companhia aérea.

“É obvio que temos um processo de restruturação em curso, mas, obviamente, que não estamos a contar com despedimentos que não fazem parte da nossa agenda, e é muito importante explicar à população que, mesmo ao longo da pandemia, com os aviões no chão, não houve um único despedimento”, garantiu Ricardo de Abreu, citado pela Lusa.

O ministro angolano dos Transportes foi questionado sobre os possíveis despedimentos na TAAG depois de, a 21 de agosto, os funcionários da TAAG terem realizado uma manifestação que pretendia alertar para alegados atropelos da nova administração da empresa angolana e impedir um processo de despedimento coletivo que, alegavam os trabalhadores da companhia aérea, poderia começar assim que o novo Presidente de Angola tomasse posse.

À questão concreta dos possíveis despedimentos, Ricardo Abreu respondeu que é “normal” que exista esse receio por parte dos trabalhadores da companhia aérea, explicando, no entanto, que o executivo angolano olha para essa questão como sendo um dos “grandes desafios de transformação e reestruturação” da economia e empresas do país.

O governante defendeu ainda que a companhia aérea de bandeira angolana tem de procurar sustentabilidade profissional, técnica e de gestão de custos.

“A TAAG é uma companhia aérea que tem que se garantir sustentável, num negócio altamente exigente, do ponto de vista profissional, técnico e de gestão de custos, para que seja sustentável. Nós não estamos num caminho em que podemos exigir que o Estado permaneça fiel ao subsídio das ineficiências das várias empresas públicas, porque os Estados não têm recursos para sustentar as ineficiências que existem em várias empresas públicas. Todas as empresas vão ter que passar por transformação semelhante”, explicou.

Recorde-se que, na semana passada, a TAAG e o Sindicato Provincial do Pessoal Navegante de Cabine (SINPROPNC) reuniram-se para discutir a atual situação da companhia de bandeira angolana, dias depois de o ministro dos Transportes ter exigido a abertura de conversações.

Mais tarde, a companhia emitiu um comunicado a explicar que o encontro durou cerca de três horas e serviu para “auscultação mútua e exposição de informação relevante sobre a situação atual da TAAG, bem como as preocupações da classe do Pessoal Navegante de Cabine”.

“Foi o que sempre quisemos, que a empresa estivesse aberta a ouvir as legítimas preocupações dos trabalhadores através do órgão que os representa e que acima de tudo, esteja aberta ao diálogo e a negociação”, disse na altura à Lusa o secretário adjunto do SINPROPCN, Délio Gomes.

O comunicado da TAAG adianta que foi estabelecido o compromisso de manter as sessões “para a boa resolução de questões laborais e preocupações relacionadas com o desenvolvimento da companhia”.

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INE: Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais ainda ficou 1,5% abaixo de julho de 2019

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em julho, os aeroportos nacionais movimentaram 6,2 milhões de passageiros, valor que ainda corresponde a um decréscimo de 1,5% face a mês homólogo de 2019.

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Em julho, os aeroportos nacionais movimentaram 6,2 milhões de passageiros, número que traduz um aumento de 122,5% face a igual mês do ano passado mas que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), ainda corresponde a um decréscimo de 1,5% face a mês homólogo de 2019.

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 15 de setembro, pelo INE, em julho, “registou-se o desembarque médio diário de 104,3 mil passageiros nos aeroportos nacionais”, valor que já se aproximou do observado em julho de 2019, quando tinha sido registado o desembarque de 105,5 mil passageiros por dia.

Em julho, 81,1% dos passageiros que chegaram aos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, dos quais 68,6% foi proveniente da Europa, enquanto nos passageiros embarcados 79,5% correspondia a tráfego internacional, sendo que 65,7% do total tinha como destino o continente europeu.

“O início do ano 2022 revelou uma tendência de aproximação aos níveis registados no período pré-pandémico. Em julho de 2022, registou-se o desembarque médio diário de 104,3 mil passageiros nos aeroportos nacionais (95,9 mil no mês anterior), aproximando-se do valor observado em julho de 2019 (105,5 mil)”, refere o INE, no comunicado divulgado esta quinta-feira, 15 de setembro.

No que diz respeito a aeronaves, o INE indica que, em julho, aterraram nos aeroportos nacionais 22,8 mil aeronaves em voos comerciais, número que também traduz uma decréscimo de 2,1% face ao mesmo mês de 2019.

Já no acumulado do ano até julho, o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 269,1% em comparação com o mesmo período de 2021, ainda que, na comparação com o mesmo período de 2019, se continue a identificar uma descida de 10,7%.

Por aeroportos, foi a infraestrutura lisboeta que concentrou a maior parte do tráfego de julho, tendo movimentado 49,3% do total de passageiros, o que correspondeu a 15,1 milhões de passageiros e traduz um crescimento de 300,0% comparando com igual período de 2021. No entanto, face a julho de 2019, o aeroporto de Lisboa apresentou ainda uma descida de 15,0% face ao mesmo período de 2019.

Apesar de Lisboa ter concentrado a maior parte do tráfego, foi em Faro que se registou a maior subida, num aumento que chegou aos 397,7% face ao mesmo mês de 2021, enquanto o Porto registou a maior aproximação aos níveis de 2019, registando, no entanto, uma descida de 8,3% face a julho do último ano antes da pandemia da COVID-19.

Por mercados, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos entre janeiro e julho, apresentando um crescimento de 589,2% no número de passageiros desembarcados e de 675,4% no número de passageiros embarcados face ao mesmo período de 2021.

Já a França ocupou a segunda posição, com aumentos de 192,3% nos passageiros
desembarcados e 221,9% nos passageiros embarcados, face ao mesmo período de 2021, enquanto a Espanha ficou na terceira posição do ranking.

 

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