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easyJet vai voar entre Genebra e o Funchal no Inverno 2018

Rota arranca a 1 de Novembro e conta com voos às quartas-feiras.

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A easyJet anunciou esta terça-feira, 22 de Agosto, que, durante o Inverno de 2018, vai voar entre Genebra, na Suíça, e o Funchal, na Madeira, numa rota que vai contar com um voo semanal às quartas-feiras.

Em nota à imprensa, a easyJet avança que a rota Genebra-Funchal será exclusiva para o Inverno de 2018 e arranca no próximo dia 1 de Novembro, com preços desde 26,99 euros por trajecto. A companhia vai disponibilizar 7.500 lugares entre Genebra e o Funchal, naquela que é a sétima rota da easyJet à partida da capital madeirense.

“O lançamento desta nova rota celebra o compromisso que a easyJet tem com a ilha da Madeira e com o aeroporto do Funchal. Estamos a abrir oportunidades para o futuro, tendo a easyJet aumentado o número de lugares para a Madeira: 100.000 novos lugares (domésticos e internacionais). Esta é uma das rotas que nos irá ajudar a ultrapassar o nosso objetivo de voar mais de meio milhão de passageiros este ano. Nunca foi tão fácil voar para a Madeira”, refere José Lopes, Diretor easyJet para Portugal.

Recorde-se que a easyJet já voa entre a cidade suíça de Basileia e o Funchal, contando também com voos à partida de Lisboa, Porto e Faro para Zurique, Genebra e Basileia.

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IATA atribui certificação de Avaliação Ambiental à Emirates

A Emirates obteve as certificações IATA de Avaliação Ambiental (IEnvA) Fase 1 e o módulo IEnvA de Comércio Ilegal de Vida Selvagem, reconhecimento que reforça o compromisso da companhia aérea com as práticas ambientalmente responsáveis.

A Emirates obteve as certificações IATA de Avaliação Ambiental (IEnvA) Fase 1 e o módulo IEnvA de Comércio Ilegal de Vida Selvagem, reconhecimento que vem reforçar o compromisso da companhia aérea do Dubai com as práticas ambientalmente responsáveis.

De acordo com um comunicado da companhia aérea, o IEnvA é um “sistema de gestão ambiental abrangente e líder da indústria e a Emirates implementou a Fase 1 do seu objetivo principal, que inclui operações de voo, atividades corporativas e um módulo de comércio ilegal de vida selvagem que apoia o compromisso ambiental de longa data da Emirates com a preservação da vida selvagem e dos habitats”.

“Para além de iniciativas como o nosso recente programa de reciclagem em circuito fechado e o voo de demonstração alimentado com combustível de aviação 100% sustentável (SAF), estamos empenhados em sistemas de gestão ambiental rigorosos e em promover uma verdadeira mudança, tanto nas nossas próprias operações, como em todo o setor”, lembra Majid Al Mualla, Vice-Presidente da Divisão de Assuntos Internacionais da Emirates, congratulando-se com a obtenção da certificação.

Já Marie Owens Thomsen, diretora do Departamento Económico e vice-presidente de Sustentabilidade da IATA, afirma que a certificação IEnvA Fase 1 é “um indicador claro do progresso da companhia aérea para a certificação completa IEnvA”.

“Os stakeholders, incluindo governos, investidores e parceiros de negócios, saberão que a Emirates não está apenas a cumprir os padrões globais e as melhores práticas de sustentabilidade, mas que está empenhada em melhorias contínuas para se manter na vanguarda da sustentabilidade. Estamos ansiosos por trabalhar em conjunto com a Emirates para atingir o nosso objetivo comum de reduzir os impactos ambientais, lutar contra o tráfico ilegal de animais selvagens e reforçar a responsabilidade social”, acrescenta a responsável da IATA.

A companhia aérea lembra que, na luta contra o tráfico e a exploração ilegal da vida selvagem, é uma das signatárias fundadoras da Declaração do Palácio de Buckingham e membro da Taskforce United for Wildlife Transport, convocada pela The Royal Foundation, e que a Emirates SkyCargo, o departamento de carga da companhia aérea, tem uma política de tolerância zero relativamente ao comércio ilegal de animais selvagens e uma proibição total de troféus de caça para os Big-4.

Neste sentido, a companhia promove ações de formação para os seus colaboradores, que foram alargadas aos funcionários dos serviços de passageiros, incluindo a Tripulação de Cabine, os Serviços Aeroportuários da Emirates e a equipa de Segurança do Grupo Emirates.

“A certificação IEnvA Illegal Wildlife Trade demonstra o empenho de toda a empresa em agir”, destaca ainda a Emirates.

Recorde-se que, no início de 2023, a Emirates comprometeu-se a investir 200 milhões de dólares em projetos de investigação e desenvolvimento centrados na redução do impacto dos combustíveis fósseis na aviação comercial, naquele que é um dos maiores compromissos individuais de qualquer companhia aérea em termos de sustentabilidade.

“Ao identificar parcerias com organizações líderes, a Emirates contribuirá para encontrar soluções inovadoras para os desafios mais prementes da indústria”, conclui a companhia aérea do Dubai.

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Transporte aéreo mantém recuperação no 2.º trimestre com Ásia-Pacífico a liderar no tráfego internacional

A recuperação registada no segundo trimestre do ano leva a IATA a estimar que “o número total de passageiros deverá regressar aos níveis de 2019 no início de 2024 e duplicar até 2040”.

No segundo trimestre de 2023, o tráfego global de passageiros aumentou 40,5%, enquanto a oferta subiu 34,8%, o que se traduziu na recuperação total do tráfego doméstico, que ficou 4,5% acima de igual período de 2019, enquanto o tráfego internacional atingiu 87,6% do período pré-pandemia, com destaque para as transportadoras da Ásia-Pacífico, que lideraram a recuperação, indica a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo.

De acordo com o relatório “Quarterly Air Transport Chartbook – IATA Sustainability & Economics Q2 2023”, divulgado esta quinta-feira pela associação, no segundo trimestre do ano, o tráfego de passageiros “ultrapassou ligeiramente a capacidade de assentos e sinalizou uma forte procura sustentada por viagens aéreas em todo o setor”.

A procura sentida levou as companhias aéreas a aumentarem a oferta, que, entre abril e junho, cresceu 34,8%, com os RPK e ASK em todo o setor a ficarem 12,4% e
13,1% abaixo dos níveis do segundo trimestre de 2019, o que, segundo a IATA, “reflete um progresso significativo em direção à recuperação total do segundo trimestre de 2022”, quando os RPK e ASK tinham ficado 37,6% e 35,5% abaixo dos níveis pré-pandemia.

A subir esteve também a ocupação dos aviões, com a IATA a revelar que o PLF (– Passenger Load Factor) foi de 82,4% no segundo trimestre, 0,7 pontos percentuais  abaixo de igual período de 2019.

“A melhoria em toda a indústria nos fatores de ocupação também é um indicador positivo da procura por viagens aéreas a partir de operações mais rentáveis ​​para as companhias aéreas”, acrescenta a IATA.

Tráfego doméstico assiste a recuperação total

Os dados da IATA mostram também que “o tráfego doméstico de passageiros alcançou recuperação total neste trimestre, ficando 4,5% acima do segundo trimestre de 2019”, num evolução que “foi impulsionada pela resiliência dos principais mercados nacionais e pela forte recuperação na República Popular da China”, que assistiu a um continua aumento dos fluxos de passageiros desde o início do ano e que já estão a ultrapassar os níveis pré-pandemia.

“Os RPK domésticos na China foram 9,7% maiores neste trimestre em comparação com o segundo trimestre 2022. Todos os mercados monitorizados alcançaram recuperação total no segundo trimestre de 2023, exceto Austrália e Japão, onde
os níveis de tráfego ficaram 0,9% e 0,3% abaixo dos níveis do segundo trimestre de 2019, respectivamente”, lê-se no relatório da IATA.

Tráfego internacional também manteve curso de recuperação

Em recuperação continuou ainda o tráfego internacional que, segundo a IATA, já está a “superar o revés causado pelas restrições de viagem de longa duração”, com os RPK internacionais a chegarem a 87,6% do segundo trimestre de 2019, num aumento de 7,9 pontos percentuais face à melhoria que já se tinha registado no trimestre anterior.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico lideraram na subida do tráfego internacional, apresentando um RPK que aumentou 156,2%, às quais se seguem as transportadoras africanas, onde este indicador cresceu 44,0%. Apesar da subida, os RPK da Ásia-Pacífico ficaram ainda 33,5% abaixo dos níveis de 2019.

“No geral, a indústria restaurou 87,6% dos RPKs internacionais pré-covid à medida que todas as regiões se aproximavam da recuperação total”, realça a IATA, no referido relatório.

Já na América do Norte, o tráfego ultrapassou os níveis pré-pandemia em 1,6%, e as transportadoras do Médio Oriente ficaram apenas 0,6% abaixo da recuperação total. Na Europa, por sua vez, o tráfego internacional “foi restaurado
completamente”, com os RPK a igualarem os do segundo trimestre de 2019.

Perspectivas de curto prazo permanecem inalteradas

A IATA diz ainda que perspectivas de curto prazo para a indústria global permanecem praticamente inalteradas, com a associação a manter que “o número total de passageiros deverá regressar aos níveis de 2019 no início de 2024 e duplicar até 2040”.

“Os ventos contrários macroeconómicos ainda distorcem o intervalo de incerteza em torno da nossa previsão de curto prazo”, acrescenta a IATA, que se mostra preocupada com a subida dos preços dos bilhetes aéreos, apesar de acreditar que a “inflação dos preços ao consumidor tenha provavelmente atingido o pico no final de 2022”.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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Emirates teve em 2023 “um dos verões mais movimentados de sempre”

A Emirates transportou mais de 14 milhões de passageiros e registou uma taxa de ocupação média superior a 80% em toda a sua rede, entre junho e agosto, tornando o verão de 2023 num dos mais movimentados para a transportadora do Dubai.

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A Emirates viveu, este ano, um dos verões mais movimentados de sempre, admite a companhia aérea em comunicado, no qual indica que transportou mais de 14 milhões de passageiros e registou uma taxa de ocupação média superior a 80% em toda a sua rede, entre junho e agosto.

“A procura de viagens em toda a nossa rede tem sido forte e resistente, apesar do aumento das pressões sobre o custo de vida em muitos mercados. Isto mostra o valor que as pessoas dão às viagens – seja para trabalhar, divertir-se, estudar ou visitar os seus entes queridos; e como a conetividade aérea internacional é essencial para as comunidades”, considera Adnan Kazim, diretor Comercial da Emirates.

Só para o Dubai, onde se localiza o hub da transportadora, a Emirates transportou dois milhões de passageiros, com o Reino Unido, Índia, Alemanha, Paquistão, Arábia Saudita, China, Egipto e Kuwait a apresentarem-se como os principais mercados emissores para o destino.

“Mais de 35% dos visitantes do Dubai que viajaram com a Emirates eram famílias, permanecendo em média mais de duas semanas para conhecer os incríveis locais e atrações da cidade”, indica ainda a Emirates.

O verão foi positivo tal como deverá ser o resto do ano, nomeadamente a temporada de inverno, uma vez que a companhia aérea confessa que, “olhando para os próximos meses, as tendências de reservas da Emirates mostram uma procura contínua por viagens internacionais em toda a sua rede”.

“Nesta época de inverno, a companhia aérea prevê outro aumento da procura de viagens para o Dubai, uma vez que a cidade tem um calendário repleto de conferências globais, eventos desportivos e muito mais. A cidade já recebeu mais de 8,5 milhões de visitantes internacionais nos primeiros seis meses de 2023, registando mais de um milhão de visitantes extra face ao mesmo período do ano passado”, lê-se ainda no comunicado divulgado pela companhia aérea.

De junho a agosto, a Emirates operou cerca de 50 mil voos de e para 140 cidades, tendo transportado mais de 14 milhões de passageiros.

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airBaltic anuncia 11 novas rotas para o verão de 2024

No próximo verão, a airBaltic vai abrir 11 novas rotas com partida das capitais dos países Bálticos, Riga, Tallin e Vilnius, e destino a Alicante, Tirana, Sofia, Ljubljana, Skopje, Chisinau, Pristina, Billund, Malta, Krakow e Palanga/Amesterdão.

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A airBaltic já divulgou o seu programa de voos para a época de verão do próximo ano, no qual se encontram 11 novas rotas, que vão contar com partida das capitais dos países Bálticos, Riga, Tallin e Vilnius, e destino a Alicante, Tirana, Sofia, Ljubljana, Skopje, Chisinau, Pristina, Billund, Malta, Krakow e Palanga/Amesterdão.

“A airBaltic continua a ser a companhia aérea líder na região e, com o lançamento de 11 novas rotas no próximo verão, reforçaremos a nossa posição e a nossa ambição de crescimento, melhorando a conetividade a partir dos Bálticos”, sublinha Martin Gauss, presidente e diretor executivo da airBaltic, companhia aérea que, em Portugal, é representada pela ATR – Atividades Turísticas e Representações.

A primeira rota a arrancar está prevista para 27 de fevereiro de 2024 e vai ligar Riga (Letónia) a Alicante (Espanha), com dois voos por semana, enquanto as restantes 10 novas rotas têm início previsto para maio.

A 2 de maio, começa a operar a rota entre Riga (Letónia) e Tirana (Albânia), com dois voos por semana, sendo que no mesmo dia arrancam também os voos Riga (Letónia) – Sofia (Bulgária), com três voos semanais; Riga (Letónia) – Ljubljana (Eslovénia), com duas ligações por semana; e Riga (Letónia) – Skopje (Macedónia do Norte), com dois voos semanais. No mesmo dia, arranca ainda a rota Tallinn (Estónia) – Billund (Denmark), com duas ligações por semana.

No dia 3 de maio, a airBaltic começa também a voar entre Vilnius (Lituânia) e Krakow (Polónia), rota que vai contar com duas ligações aéreas por semana.

No dia 4 de maio, será a vez de começarem os voos entre Riga (Letónia) – Chisinau (Moldávia), com dois voos semanais; e Riga (Letónia) – Pristina (Kosovo), com duas ligações aéreas por semana. Também a 4 de maio arrancam as ligações Tallinn (Estónia) – Malta, neste caso, com um voo semanal.

No dia 29 de maio, a airBaltic começa ainda a operar a rota triangular Riga (Letónia) – Palanga (Lituânia) – Amesterdão (Países Baixos), que vai ser servida por dois voos por semana.

“Quando preparamos a próxima época, avaliamos sempre cuidadosamente a conjuntura do mercado e a procura dos passageiros. Desta vez, identificámos uma oportunidade para alargar a nossa rede na Europa Central e Sudeste, com ligações aos Países Bálticos e Nórdicos. Por conseguinte, temos o prazer de alargar a oferta da airBaltic no próximo verão com voos diretos mais adequados de e para esta região”, acrescenta Martin Gauss.

Recorde-se que a airBaltic opera mais de 100 rotas a partir de Riga, Tallinn, Vilnius e Tampere, oferecendo ligações e abrangendo uma rede alargada de destinos na Europa, Médio Oriente, Norte de África e região do Cáucaso.

 

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TAP passa de prejuízo a lucro de 22,9 M€ no 1.º semestre

No primeiro semestre de 2023, a TAP registou um resultado líquido positivo de 22,9 milhões de euros, numa melhoria de 225 milhões de euros em relação ao mesmo semestre do ano passado, e transportou um total de 7,6 milhões de passageiros, ficando a 96% dos níveis de 2019.

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Pela primeira vez desde que passou a publicar resultados semestrais, a TAP alcançou um resultado líquido positivo de 22,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano, montante que representa uma melhoria de 225 milhões de euros em relação ao mesmo semestre do ano passado, avança a companhia aérea, em comunicado.

De acordo com os resultados divulgados pela TAP esta quarta-feira, 30 de agosto, os 22,9 milhões de euros de lucro no primeiro semestre comparam com os 202,1 milhões de euros de resultado negativo que tinham sido apresentado em igual período do ano passado.

“Em relação a 2019, período pós pandémico, o aumento foi de 134,9 milhões de euros”, refere ainda a TAP na informação enviada à imprensa.

Para a companhia aérea, o bom resultado alcançado no primeiro semestre do ano deve-se ao “forte crescimento das receitas operacionais, que ascenderam a 1,9 mil milhões de euros, com um aumento relevante de 600 milhões euros (+44,3%) face ao mesmo período de 2022”.

“Este crescimento é revelador da abordagem equilibrada adotada pela TAP na capitalização de oportunidades de mercado”, congratula-se a companhia aérea de bandeira nacional.

Entre janeiro e junho, a TAP registou um EBITDA Recorrente de 361,7 milhões de euros, com uma margem de 19%, enquanto o EBIT Recorrente foi de 124,5 milhões de euros, com uma margem de 6,5%.

“O EBITDA Recorrente atingiu 361,7 milhões de euros no 1S23, com uma margem de 19,0%, aumentando em 131,2 milhões de euros, ou 56,9% em comparação com 1S22. O EBIT Recorrente totalizou 124,5 milhões de euros no 1S23, com uma margem de 6,5%, mais 123,1 milhões do que no 1S22”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

A TAP considera ainda que, no primeiro semestre do ano, manteve uma posição de Liquidez com “resiliência”, uma vez que, apesar do reembolso das Obrigações 2019-2023, no valor de 200 milhões de euros, foi capaz de manter uma “posição de liquidez forte de 899,7 milhões de euros”.

“Além disso, esta robustez financeira resultou numa melhoria significativa do rácio Dívida Financeira Líquida / EBITDA no final do primeiro semestre de 2023, atingindo um nível de 2,5x, uma melhoria notável em relação ao rácio de 3,5x registado no final de 2022. Este facto demonstra a gestão financeira disciplinada e a tomada de decisões prudentes da TAP, proporcionando também segurança aos investidores”, defende ainda a companhia aérea.

Para Luís Rodrigues, presidente executivo da TAP, “os resultados semestrais agora apresentados reforçam a tendência sustentada de melhoria comercial e financeira da TAP, atingindo um excelente desempenho com um resultado líquido positivo no primeiro semestre”.

“As margens operacionais e o trajeto de desalavancagem, acima das metas do plano de restruturação, provam a sustentabilidade financeira do Grupo num momento crítico da nossa história. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Envolver cada vez mais os trabalhadores, gerir o histórico de reclamações e melhorar as operações têm sido a nossas principais prioridades, o que já nos permitiu capitalizar no período de verão”, afirma o responsável.

O presidente executivo da TAP revela ainda que a “procura continua forte, com as reservas para os próximos trimestres a atingirem valores consideráveis”, o que faz prever “um segundo semestre intenso, para o qual a TAP estará preparada”, garante.

No primeiro semestre de 2023, a TAP transportou um total de 7,6 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 30,2% em relação ao ano anterior, atingindo 96% dos valores alcançados em 2019.

“Durante este período, o número total de voos operados também aumentou em 17,9%, atingindo 89% dos níveis pré-crise”, indica também a companhia aérea nacional.

No que diz respeito à capacidade, também foram superados os níveis pré-pandemia, uma vez que este indicador atingiu os 104%, o que representa um aumento de 21,4% face ao primeiro semestre de 2022.

Já o load factor dos voos da TAP até junho foi de 80,2%, depois de um aumento de 5,5 p.p. face a período homólogo, assim como em comparação com o primeiro semestre de 2019.

Já as receitas operacionais da TAP somaram, até junho, 1.906,3 milhões de euros, o que representou um aumento de 44,3% face a igual período do ano passado, enquanto o PRASK foi de 6,86 cêntimos, o que revela um aumento de 22,6% (+EUR 1,27 cêntimos) quando comparado com o valor do mesmo período de 2022 e 29,0% (+EUR 1,54 cêntimos) quando comparado com 2019.

Os custos operacionais recorrentes, por sua vez, aumentaram 35,0% e atingiram os 1.781,8 milhões de euros, com o respetivo CASK a subir 11,2% para 7,12 cêntimos, face a igual período do ano passado. Excluindo os custos com o combustível, este valor passa para 4,95 cêntimos, num aumento de 12,1% quando comparado com o primeiro semestre do ano passado e de 1,6% face ao valor de 2019.

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LATAM Airlines eleita “South America’s Leading Airline 2023” nos WTA

Este foi o 8.º ano consecutivo em que a LATAM Airlines arrecadou este prémio nos World Travel Awards Caraíbas & Américas 2023, cuja cerimónia de entrega decorreu a 26 de agosto, na ilha de Santa Lúcia, nas Caraíbas.

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A LATAM Airlines foi eleita “South America’s Leading Airline 2023” pelo oitavo ano consecutivo nos World Travel Awards Caraíbas & Américas 2023, cuja cerimónia de entrega decorreu a 26 de agosto, na ilha de Santa Lúcia, nas Caraíbas.

“As constantes atualizações da cabina, os assentos ergonômicos que priorizam o conforto, a integração de tecnologias e as novas e fantásticas opções de gastronomia foram apenas algumas das razões que motivaram os passageiros a eleger a LATAM Airlines como “South America’s Leading Airline 2023″ pelo oitavo ano consecutivo no World Travel Awards”, congratula-se a companhia aérea, em comunicado.

A LATAM Airlines acrescenta que também o sistema de entretenimento LATAM Play, com conteúdo exclusivo atualizado continuamente, e a digitalização da experiência do cliente, com ênfase nas tecnologias de autoatendimento dentro e fora do aeroporto, foram outras qualidades que contribuíram para a conquista do prémio.

“Além disso, as alterações na oferta gastronómica a bordo, incluindo o serviço de cortesia nas rotas domésticas e um programa de receitas exclusivo para os voos de longo curso, que celebra o património cultural e gastronómico da América do Sul, em colaboração com chef’s emergentes que representam as cozinhas regionais a bordo dos voos de longo curso”, considera ainda a companhia aérea.

Para Paulo Miranda, vice-presidente de Experiência do Cliente do Grupo LATAM Airlines, este reconhecimento é um “motivo de orgulho e celebração” para a companhia aérea, que continua focada em “melhorar a experiência de voo” oferecida aos passageiros.

Recorde-se que os WTA são considerados os Óscares da indústria do turismo e, este ano, os prémios celebram 30 anos de existência.

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Azores Airlines passa a ligar Lisboa e a Terceira diariamente a partir de outubro

Os voos diários entre Lisboa e a Terceira arrancam a 29 de setembro e representam um aumento de duas ligações aéreas por semana face à oferta da Azores Airlines em igual período do ano passado.

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A Azores Airlines vai reforçar a oferta para a ilha Terceira, nos Açores, a partir de outubro, passando a voar diariamente entre Lisboa e a Terceira, informou a companhia aérea do Grupo SATA.

O reforço entra em vigor a 29 de outubro e vem aumentar significativamente a oferta que a Azores Airlines disponibiliza atualmente na Terceira, de onde já disponibiliza dois voos por semana para o Porto, enquanto, durante o inverno, vai passar a oferece um voo semanal entre a Terceira e Boston, nos EUA.

“Este reforço de ligação ao Continente corresponde a um acréscimo de duas ligações semanais face ao período homólogo de 2022”, destaca a Azores Airlines, indicando que as partidas da capital decorrem pelas 16h15, chegando o voo à Terceira às 17h55.

Em sentido contrário, os voos da Azores Airlines entre a Terceira e Lisboa têm partida da ilha açoriana às 18h55, chegando à capital portuguesa às 22h15, sempre em horas locais.

Às ligações entre Lisboa e a Terceira, juntam-se ainda os voos da Azores Airlines entre a Terceira e o Porto, que têm lugar duas vezes por semana, designadamente, às quintas e domingos, com partidas do Porto às12h40 e chegada à ilha Terceira às 14h20. Em sentido contrário, a partida da Ilha Terceira decorre pelas 15h10 e a chegada ao Porto é às 18h35, também em horários locais.

No inverno, a Azores Airlines vai continuar a operar entre a Ilha Terceira (Aeroporto das Lajes) e a cidade de Boston (Aeroporto de Logan, Boston, EUA), com uma frequência semanal, todas as segundas-feiras, cujas partidas de Boston decorrem às 21h15 e a chegada à ilha Terceira está prevista para as 06h10 do dia seguinte. No sentido inverso, a partida da Ilha Terceira faz-se pelas às 17h55 e a chegada a Boston é às 20h05, igualmente em horas locais.

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Airbus desenvolve e financia Pós-Graduação em Controlling e Pós-Graduação em Procurement

Segundo a Airbus GBS – Global Business Services, estas pós-graduações “foram desenvolvidas para dar resposta às lacunas detectadas nestas áreas de formação e, simultaneamente, integrar colaboradores altamente qualificados em controlo financeiro e na área de Procurement”.

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A Airbus GBS – Global Business Services desenvolveu, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal, a Pós-Graduação em Controlling e a Pós-Graduação em Procurement, formações que são totalmente financiadas pelo construtor aeronáutico europeu, que pretende integrar na sua equipa os formandos que concluírem estas pós-graduações.

“Estas pós-graduações serão integralmente financiadas pela Airbus e têm por objetivo a incorporação posterior na empresa dos formandos que concluírem com sucesso a pós-graduação. As formações são realizadas online, com exceção da primeira e da última aula, e decorrem em horário pós-laboral, o que permite maior flexibilidade e abrangência geográfica para os alunos”, explica a Airbus, em comunicado.

De acordo com a Airbus, estas pós-graduações “foram desenvolvidas para dar resposta às lacunas detectadas nestas áreas de formação e, simultaneamente, integrar colaboradores altamente qualificados em controlo financeiro e na área de Procurement, contribuindo para o desenvolvimento da atividade da Airbus GBS em Portugal”.

Os interessados nestas pós-graduações podem apresentar candidatura entre 31 de agosto e 11 de setembro, sendo que, para mais informações, estão disponíveis websites dedicados à pós-graduação em Controlling, bem como para a pós-graduação em Procurement.

Recorde-se que a Airbus GBS – Global Business Services conta, em Portugal, com escritórios em Lisboa e Coimbra, que integram atualmente com 700 colaboradores de 43 nacionalidades diferentes, prevendo-se que chegue aos 900 colaboradores até ao final do ano.

A Airbus GBS em Portugal garante o controlo e a segurança dos dados e processos críticos da Airbus, estruturando os standards a nível global, conectando processos em toda a cadeia e coordenando ferramentas para melhorar a eficiência dos serviços de suporte. Além deste centro de serviços partilhados, a Airbus em Portugal tem ainda mais de 100 colaboradores na Airbus Atlantic, a unidade industrial inaugurada em Santo Tirso em 2022.

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Qatar Airways lança pacotes para o Grande Prémio do Qatar de MotoGP

Os pacotes para o Grande Prémio MotoGP do Qatar, que decorre entre 17 e 19 de novembro, incluem voos de ida e volta, alojamento e bilhete para assistir à prova, sendo ainda possível acrescentar experiências únicas aos pacotes.

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A Qatar Airways lançou pacotes de viagem para o Grande Prémio do Qatar de MotoGP, que vai ter lugar no país entre 17 e 19 de novembro de 2023, informou a companhia aérea, em comunicado.

Os pacotes incluem voos de ida e volta, alojamento e bilhete para assistir ao Grande Prémio do Qatar de MotoGP, sendo ainda possível acrescentar experiências únicas aos pacotes.

“Os fãs podem escolher entre a experiência “Main Grandstand Qatar MotoGP™” e a experiência “Qatar Airways MotoGP™ VIP Village””, indica a companhia aérea, explicando, contudo, que, atualmente, apenas estão a ser disponibilizados bilhetes para o Main Grandstand Qatar MotoGP™ para os três dias de corrida.

“É um grande orgulho para a Qatar Airways apoiar o MotoGP™ e ajudar os fãs a viajar até à nossa bela casa no Qatar. O Qatar Airways Grand Prix do Qatar 2023 dá aos fãs a oportunidade exclusiva de experienciar o distinto Circuito Internacional de Lusail, uma pista que consolidou-se como um dos locais de corrida mais cobiçados para as principais corridas de estrada de motociclismo. É um evento que os apaixonados pelos desportos motorizados não vão querer perder”, afirma Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways.

Os pacotes “Main Grandstand Qatar MotoGP” incluem voos de ida e volta; alojamento em hotel; entrada para os três dias do evento; acesso aos lugares livres na bancada principal; acesso à MotoGP™ Fan Zone, que inclui entretenimento ao vivo, atividades para adultos e crianças, e zona de restauração; acesso ao merchandising do MotoGP™ e a outros pontos de venda de merchandising, bem como fácil acesso ao parque de estacionamento gratuito.

Disponível está ainda a versão “VIP Village Qatar MotoGP”, que também inclui voos de ida e volta; alojamento; acesso à VIP Village no sábado e domingo; acesso à bancada na sexta-feira; lugares de observação privilegiados e assentos confortáveis; cobertura da corrida em direto nos ecrãs de televisão; passeio pelas boxes no sábado e no domingo; Meet & Greet e sessão de perguntas e respostas com pilotos de classe mundial; programa oficial no domingo e oferta de bebidas durante todo o dia no bar.

Os pacotes já se encontram disponíveis e as reservas podem ser realizadas aqui ou, para os pacotes “Main Grandstand Qatar MotoGP™”, aqui.

 

 

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Azores Airlines aumenta capacidade no final de agosto e início de setembro

A Azores Airlines vai disponibilizar 670 lugares extra nos dias 31 de agosto, 1 e 3 de setembro de 2023, num aumento de capacidade que, segundo a companhia aérea, visa dar resposta ao “pico de procura que as ligações ao Arquipélago dos Açores estão a registar”.

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A Azores Airlines vai disponibilizar 670 lugares extra nos dias 31 de agosto, 1 e 3 de setembro de 2023, num aumento de capacidade que, segundo a companhia aérea do Grupo SATA, visa dar resposta ao “pico de procura que as ligações ao Arquipélago dos Açores estão a registar”.

“Face ao pico de procura que as ligações ao Arquipélago dos Açores estão a registar, com particular incidência nos últimos dias de agosto e início de setembro e, em particular, nas rotas entre os Açores e o Continente, a companhia aérea Azores Airlines vai avançar com o reforço da sua operação para disponibilizar mais cerca de 670lugares extra, tendo em consideração o comportamento da procura”, indica a Azores Airlines, em comunicado.

Segundo a companhia aérea, o aumento de capacidade é “a melhor solução encontrada face à impossibilidade de realizar voos extraordinários devido a limitações de slots aeroportuários disponíveis em Lisboa” e foi conciliado com o reforço na operação inter-ilhas da SATA Air Açores, que tem vindo a ser implementado nas últimas semanas.

A capacidade adicional já se encontra, segundo a Azores Airlines, “disponível em sistema, pelo que os passageiros interessados poderão proceder às suas reservas”.

Recorde–se que, durante o verão IATA 2023, a SATA Air Açores tem previsto operar cerca de 13.300 voos, num crescimento de 5% quando comparado com o mesmo período de 2022, enquanto a Azores Airlines tem previsto operar cerca de 6.300 voos, o que indica um aumento de 12% quando comparado com igual período do ano passado.

 

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