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Lufthansa estende operação de Lisboa e Porto para Frankfurt

Companhia aérea germânica apresentou novidades no evento eXperts on the road, que reuniu 150 agentes de viagens e operadores turísticos, em Lisboa.

Inês de Matos
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Lufthansa estende operação de Lisboa e Porto para Frankfurt

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Os voos da Lufthansa para Frankfurt à partida de Lisboa e Porto vão, este ano, decorrer até Novembro, com a companhia a estender a operação durante mais um mês face ao que estava inicialmente previsto, segundo Patrick Borg Hedley, country manager da Lufthansa para Portugal.

“Este Verão, vamos estender a nossa operação, que deveria terminar no fim de Outubro, mas vamos estendê-la até final de Novembro. Vamos manter a operação mais um mês na rota Lisboa-Frankfurt e também na rota Porto-Frankfurt”, revelou o responsável.

Segundo revelou o o country manager da Lufthansa para Portugal à margem do evento eXperts on the road, que reuniu 150 agentes de viagens e operadores turísticos num cocktail nos jardins do Goethe Institut, em Lisboa, a companhia aérea germânica vai contar com mais 21 voos por semana em cada rota no mês de Novembro.

Além das novidades nas rotas Lisboa-Frankfurt e Porto-Frankfurt, a Lufthansa vai “também aumentar os voos Porto-Munique em três frequências semanais” no mês de Dezembro, passando a oferecer sete frequências por semana, enquanto os voos semanais Faro-Frankfurt vão ser mantidos durante o período de Inverno.

“Na rota Faro-Frankurt, vamos manter a frequência semanal, com início em Dezembro e até final de Fevereiro. Era um voo que, normalmente, parava neste período”, explicou Patrick Borg Hedley.

O country manager da Lufthansa em Portugal atribui as novidades previstas para as rotas portuguesas aos bons resultados que a companhia tem alcançado no mercado nacional, afirmando que todos os voos da companhia, assim como das outras transportadoras do grupo que operam em território português, têm “uma forte procura”.

“Posso dizer que temos um crescimento a dois dígitos em todas as companhias. Qualquer crescimento é bom, um crescimento a dois dígitos deixa-me com um sorriso ainda maior”, congratulou-se Patrick Borg Hedley.

O evento eXperts on the road reuniu 150 agentes de viagens e operadores turísticos, num cocktail que incluiu um jogo com perguntas sobre a operação da Lufthansa, no qual foram atribuídos nove prémios, incluindo duas viagens para Bruxelas.

 

 

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Delta Air Lines retoma voos entre Lisboa e Boston no verão de 2022

No verão de 2022, a Delta Air Lines vai operar até 160 voos diários sem escalas para 55 destinos, o que corresponde a um aumento de mais de 20% na capacidade face a outubro de 2019.

A Delta Air Lines vai retomar, no verão do próximo ano, os voos entre Lisboa e Boston, que eram operados antes da pandemia da COVID-19, informou a companhia aérea norte-americana em comunicado, sem adiantar, no entanto, mais pormenores sobre a operação.

O regresso dos voos de Lisboa é uma das novidades anunciadas pela Delta Air Lines esta terça-feira, 12 de outubro, para o próximo verão, para o qual estão também previstas cinco novas rotas, assim como o regresso de outros tantos destinos, sendo que, além de Lisboa, a companhia aérea norte-americana vai também retomar a operação para Dublin, Edimburgo, Londres e Paris.

No total, no próximo verão, a Delta Air Lines vai operar até 160 voos diários sem escalas para 55 destinos, o que corresponde a um aumento de mais de 20% na capacidade face a outubro de 2019, que tinha sido o mês com maior capacidade disponibilizada pela transportadora.

Entre as novas rotas, o destaque vai para os voos para Telavive, em Israel, e Atenas, na Grécia, que passam a contar com voos da transportadora norte-americana desde Boston a partir de 26 e 27 de maio de 2022, respetivamente, ambos com três ligações por semana.

De acordo com o comunicado da companhia aérea, os voos de Atenas e Telavive vão complementar a oferta que a companhia já disponibiliza para Roma e Amesterdão, assim como o regresso dos voos para Lisboa, Dublin, Edimburgo, Londres e Paris.

No próximo verão, a Delta Air Lines vai também manter os voos entre Boston e Cancun, no México, e, este inverno, conta com voos adicionais para Aruba (AUA), Montego Bay (MBJ), Nassau (NAS), Punta Cana (PUJ) e St. Thomas (STT).

A companhia vai ainda aumentar as ligações dentro dos EUA e, a partir de 11 de julho, passa a voar para Baltimore (BWI) e Denver (DEN), contando também introduzir novos voos para San Diego (SAN), enquanto Charlotte e Dallas/Fort Worth passaram a contar com voos diários desde 10 de outubro.

 

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Transavia aumenta em 26% a capacidade entre Portugal e França no próximo verão

Companhia justifica o aumento de capacidade com o sucesso alcançado em Portugal no verão, quando transportou 290 mil passageiros em julho e agosto, com uma taxa de ocupação de 93%.

A Transavia vai aumentar em 26% a capacidade de lugares disponibilizada entre Portugal e França no próximo verão face a igual período de 2019, num aumento de 34% em lugares-quilómetros (ASK) que, segundo a companhia aérea, coloca Portugal como segundo mercado para a Transavia, em paralelo com França e apenas atrás de Espanha.

“Com este aumento da oferta no próximo verão, Portugal vai ser o segundo mercado da Transavia, ex-aequo com França e apenas atrás de Espanha em capacidade”, indica a companhia aérea low cost do Grupo Air France/KLM.

Na informação divulgada, a Transavia explica que o aumento agora anunciado foi decidido na sequência do sucesso alcançado pela companhia aérea no mercado português este verão, que permitiu à companhia aérea transportar 290 mil passageiros em julho e agosto, com uma taxa de ocupação de 93%.

“Sendo um mercado histórico e estratégico para a nossa operação global, Portugal é um dos melhores exemplos desta recuperação. Após anunciarmos uma oferta de voos equivalente ao verão 2019 no início de abril, mantivemos a nossa promessa e, em julho-agosto, aumentámos inclusivamente em 12% a nossa capacidade de lugares face ao pico do verão de 2019. E, apesar da presença da variante Delta e das restrições, transportámos cerca de 290.000 passageiros entre França e Portugal, com uma taxa de ocupação de 93% em setembro (equivalente às taxas pré-pandemia) e com Lisboa (#1) e Funchal (#4) no top-5 de destinos em volume no pico da estação”, refere Nicolas Hénin, Chief Chief Commercial Officer da Transavia France.

A nível global, a Transavia vai oferecer 11 milhões de lugares entre 27 de março e 29 de outubro de 2022, o que, segundo a transportadora, é possível “graças ao forte aumento da frota (40 em 2021 para 61 em abril de 2022)”.

A Transavia lembra também que, no inverno, vai manter a rota Faro-Lyon e lançar oito novas ligações para Amã, Roma, Cracóvia, Estocolmo, Berlim, Ilha do Sal (a partir de Orly) e Estocolmo (a partir de Lyon).

“A melhoria da situação sanitária na Europa, nomeadamente no mercado português, está a dar confiança à Transavia para retomar a sua atividade. Porém, de momento, o programa de voos mantém-se em constante evolução e sujeito às condições sanitárias e às restrições impostas pelas autoridades dos países em causa”, refere ainda a transportadora.

 

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Air France é a melhor companhia aérea da Europa para a Skytrax

Além de melhor companhia aérea da Europa, a Air France recebeu também os galardões de melhor companhia aérea da Europa Ocidental e de França, assim como o Prémio de Excelência COVID.

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A Air France foi eleita como melhor companhia aérea da Europa nos Skytrax World Airline Awards 2021, que distinguiram a transportadora francesa em mais três categorias, segundo comunicado enviado à imprensa pela companhia aérea gaulesa.

Além de melhor companhia aérea da Europa, a Air France arrecadou também as distinções de melhor companhia aérea da Europa Ocidental e de França, e recebeu ainda o Prémio de Excelência COVID, em reconhecimento pelas medidas implementadas pela transportadora na sequência da pandemia.

“Esta é a terceira vez que a Air France recebe uma distinção da Skytrax pelo conjunto das medidas implementadas desde o início da crise COVID, recebendo primeiro quatro e depois cinco estrelas (i.e., a classificação máxima) no Skytrax COVID Safety Rating pelo seu programa Air France Protect”, lembra a companhia aérea, na informação divulgada.

Pela primeira vez, a Air France ficou também classificada entre as 10 melhores companhias aéreas do mundo, subindo 13 lugares face aos resultados de 2019 e tornando-se na única companhia aérea europeia a figurar no top10 das melhores transportadoras mundiais.

“Estas várias distinções vêm recompensar os esforços e o compromisso da Air France e das suas equipas com a melhoria da experiência do cliente num contexto excecional”, acrescenta o comunicado da Air France.

Segundo Anne Rigail, diretora geral da Air France, “é uma honra e um grande orgulho para a Air France receber estes prémios”, uma vez que eles “atestam a confiança” dos clientes da transportadora e funcionam como um reconhecimento pelo “empenho contínuo” a Air France desde o início da crise pandémica.

 

 

 

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Air Malta sobe sete lugares no ranking da Skytrax das melhores companhias aéreas

Nos prémios Skytrax, a Air Malta foi considerada a 3.ª “Melhor Companhia Aérea Regional da Europa”, 10.ª “Melhor Companhia Aérea Regional do Mundo” e a 5.ª “Melhor Companhia Aérea do Sul da Europa”.

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A Air Malta subiu sete lugares no ranking da Skytrax das melhores companhias aéreas e está agora na 80.ª posição entre um total de 350 transportadoras de todo o mundo, depois de ter sido considerada a 3.ª “Melhor Companhia Aérea Regional da Europa”, 10.ª “Melhor Companhia Aérea Regional do Mundo” e a 5.ª “Melhor Companhia Aérea do Sul da Europa”, nos Skytrax World Airline Awards.

“É ótimo atingir estes resultados neste ambiente tão desafiante. Estes resultados dão-nos a confiança necessária para sabermos que estamos no caminho certo para melhorar a experiência do cliente, tanto a bordo como em terra. Quero agradecer a todos os funcionários que contribuíram positivamente para esses resultados e continuam a trabalhar incansavelmente, especialmente durante estes tempos extremamente exigentes”, congratula-se David G Curmi, presidente executivo da Air Malta

Os prémios Skytrax são uma referência global de excelência em companhias aéreas e a principal ferramenta de benchmarking para os níveis de satisfação dos passageiros das companhias aéreas em todo o mundo.

 

 

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“Não há nenhum deslize, não há nenhuma derrapagem” no investimento na TAP, garante ministro

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, lembra que o valor a investir na TAP ainda não está fechado com a Comissão Europeia e vai ser implementado até 2024.

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O ministro da Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu esta quinta-feira, 7 de outubro, que “não há nenhum deslize, não há nenhuma derrapagem” na verba a ser investida na TAP e que, segundo o governante, permitirá “salvar uma das empresas mais importantes do país”.

“Acho que há uma grande confusão sobre a verba investida na TAP. Nós temos um plano de reestruturação a ser discutido e negociado em Bruxelas e à espera da sua aprovação e que tem um valor”, disse Pedro Nuno Santos, à margem da inauguração do guindaste Titan do Porto de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação lembrou que o valor a investir na TAP ainda não está fechado com a Comissão Europeia, mas vai ser implementado até 2024 e tem um distribuição plurianual.

Para Pedro Nuno Santos, o investimento na TAP permitirá salvar “uma das empresas mais importantes do país e uma empresa estratégica para o desenvolvimento nacional responsável por três mil milhões de euros de exportações”.

A Lusa lembra que o Governo pretende injetar 990 milhões de euros na TAP em 2022, verba que está já prevista no próximo Orçamento de Estado e que se soma aos 970 já investidos na companhia aérea este ano, o que totaliza um investimento de cerca de dois mil milhões de euros.

 

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Ryanair lança nova rota entre Lisboa e Veneza no verão de 2022

A Ryanair anunciou a abertura de uma nova rota entre a capital portuguesa e a cidade italiana de Veneza, que vai contar com cinco voos por semana, no próximo verão.

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A Ryanair vai abrir uma nova rota entre Lisboa e Veneza, Itália, no próximo verão, disponibilizando cinco voos por semana, informou a companhia aérea low cost em comunicado.

De acordo com a informação divulgada pela transportadora, o anuncio do lançamento da rota Lisboa-Veneza surge na sequência da abertura da nova base da Ryanair em Veneza, que entrou em operação esta semana.

“Estamos encantados por anunciar esta nova rota de Lisboa para Veneza, operando cinco voos semanais no verão de 2022. A Ryanair continua empenhada em reconstruir a indústria do turismo portuguesa e em reforçar a conetividade internacional, enquanto continuamos a crescer na Europa e as viagens regressam aos níveis pré-COVID-19”, refere Jason McGuinness, diretor comercial da Ryanair.

Para assinalar o anuncio da abertura da nova rota no próximo verão, a Ryanair lançou uma promoção especial, com preços desde 19,99 euros, válida para viagens até final de outubro de 2022 e cujas reservas devem ser realizadas até à meia-noite do próximo sábado, 9 de outubro, através do site www.ryanair.com.

 

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easyJet abre nova rota Porto-Milão a 20 de fevereiro de 2022

Nova rota da easyJet entre o Porto e Milão-Malpensa arranca a 20 de fevereiro de 2022, com um voo por dia. As vendas já se encontram a decorrer.

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A easyJet anunciou a abertura de uma nova rota no Porto a partir de 20 de fevereiro de 2022, data em que a companhia aérea low cost começa a voar entre a Invicta e a cidade italiana de Milão, numa operação com um voo por semana, cujas vendas já se encontram abertas.

“Estamos muito felizes por anunciar a criação de uma nova rota, desta vez a partir da cidade do Porto para Milão-Malpensa. Tal como temos vindo a referir, estamos atentos às oportunidades e procuramos cada vez mais satisfazer as necessidades dos nossos clientes”, congratula-se José Lopes, diretor geral da easyJet para Portugal, citado num comunicado enviado à imprensa.

Além da abertura da nova rota, a easyJet vai também reforçar a capacidade entre o Porto e o Funchal, na Madeira, adicionando um total de 14 mil lugares à oferta já existente, o que permite passar para dois voos por dia, com exceção das sextas-feiras e domingos, em que são realizados três voos diários.

 

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Transavia vai voar entre Ponta Delgada e Paris no próximo verão

Nova rota da Transavia arranca no início de julho de 2022 e vai contar com dois voos por semana, às quartas-feiras e domingos.

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A Transavia vai passar a voar entre Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, e Paris, capital francesa, a partir do próximo verão, ligações que arrancam no início de julho de 2022 e que, segundo comunicado da companhia aérea low cost do grupo Air France/KLM, é uma das oito novas rotas previstas para a próxima época alta.

De acordo com um comunicado da transportadora, além de Ponta Delgada, que vai contar com dois voos por semana, às quartas-feiras e domingos, também Bilbao, La Palma, Yerevan, Podgorica, Glasgow, Ljubljana e Skiathos passam a contar com voos da Transavia no próximo verão IATA, que decorre entre 27 de março e 29 de outubro de 2022.

“Estamos muito satisfeitos por abrirmos as nossas vendas hoje para o verão 2022 e particularmente orgulhosos por podermos anunciar uma nova rota entre Paris-Orly e Ponta Delgada nos Açores – uma pérola escondida no meio do Atlântico e um destino soberbo que merece ser conhecido por todos os nossos clientes franceses. Estamos empenhados em oferecer cada vez mais opções de viagens a pequenos preços, sempre com a mesma qualidade de serviço”, refere Nicolas Hénin, Chief Chief Commercial Officer da Transavia France.

Além dos novos destinos, a Transavia vai também estender para o verão oito das rotas operadas este inverno, concretamente Roma, Cracóvia, Berlim, Estocolmo, Amã, Béjaïa, Sétif, Tlemcen, Montpellier, Oran (de/para Paris) e Oujda (de/para Montpellier).

A companhia aérea alerta, no entanto, que “o programa de voos mantém-se em constante evolução e continua sujeito às condições sanitárias e às restrições impostas pelas autoridades dos países em causa”.

Paralelamente, a Transavia está também a expandir a sua frota e, depois de passar de 40 para 48 aviões Boeing 737-800 em 2021, conta receber dois novos aparelhos este inverno, elevando a sua frota para 50 aviões, e em planeado um novo aumento para 2022, com a introdução de 61 aeronaves, a partir de abril.

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KLM retoma voos para Las Vegas e Miami a 6 de dezembro

Companhia aérea dos Países Baixos volta a voar para Miami e Las Vegas, nos EUA, a partir de 6 de dezembro, com três ligações por semana em ambos os casos.

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A KLM vai retomar os voos para Las Vegas e Miami, nos EUA, a partir de 6 de dezembro de 2021, decisão que, explica a companhia aérea dos Países Baixos em comunicado, se deve ao alívio das restrições de viagens.

“O alívio das restrições motivou a decisão da KLM de retomar os serviços para Las Vegas e Miami a partir de 7 de dezembro. Os passageiros para esses destinos, cujos voos tinham sido previamente remarcados, podem entrar em contacto com a KLM para o reagendamento gratuito desses voos diretos”, indica a transportadora, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 4 de outubro.

A KLM lembra que, a partir do início de novembro, os viajantes vacinados da União Europeia e do Reino Unido vão ter acesso aos EUA, enquanto o governo dos Países Baixos decidiu igualmente retirar os regulamentos de quarentena anunciados anteriormente para os viajantes vacinados dos Estados Unidos, regras que, segundo a companhia aérea, tinham forçado a KLM ao cancelamento de voos.

Com o alívio das restrições, a KLM vai retomar os voos para Las Vegas e Miami, que tinham sido suspensos e que a companhia aérea vai retomar a 6 de dezembro, com voos às terças, sextas e domingos.

No caso de Miami, os voos partem de Amesterdão pelas 10h20, chegando à cidade norte-americana pelas 14h20, enquanto em sentido contrário a partida é às 16h30, chegando a Amesterdão pelas 06h50 do dia seguinte, sempre em horários locais.

Já os voos para Las Vegas, que também decorrem às terças, sextas e domingos, partem de Amesterdão pelas 12h35, chegando a Las Vegas às 14h20, enquanto no sentido contrário a partida é às 15h59, chegando a Amesterdão pelas 10h50 do dia seguinte, também em horários locais.

Além dos voos para Miami e Las Vegas, a KLM já tinha anunciado também a abertura de quatro novos destinos na próxima temporada de inverno, passando a voar também para Cancún (México), Port of Spain (Trinidad e Tobago), Bridgetown (Barbados) e Mombaça (Quénia).

Já no Canadá, a companhia aérea retomou as operações a 7 de setembro, voltando a ligar Amesterdão a Vancouver, Calgary, Edmonton, Toronto e Montreal.

Todos os destinos da transportadora aérea dos Países Baixos estão acessíveis para os passageiros com origem em Portugal, através das ligações da KLM de Lisboa e Porto para Amesterdão-Schiphol.

 

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Recuperação do transporte aéreo desacelerou em agosto, indica a IATA

Dados da IATA mostram que o impacto da COVID-19 nas viagens domésticas levou a que a recuperação das viagens aéreas tivesse sido interrompida em agosto.

Inês de Matos

A procura global por viagens aéreas caiu 56% em agosto, descida que foi decisiva para a desaceleração da recuperação do transporte aéreo face a julho, quando este indicador apresentava uma quebra de 53% em comparação com igual mês de 2019, indica a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), num comunicado divulgado esta quinta-feira, 30 de setembro.

“Os resultados de agosto refletem o impacto das preocupações sobre a variante Delta nas viagens domésticas, mesmo que as viagens internacionais continuem num ritmo lento em direção a uma recuperação total que não pode acontecer até que os governos restaurem a liberdade para viajar. Nesse sentido, o recente anúncio dos Estados Unidos de suspender as restrições de viagem a partir do início de novembro para viajantes totalmente vacinados é uma notícia muito boa e trará certeza a um mercado importante. Mas os desafios permanecem”, alerta Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

De acordo com os dados divulgados pela associação, a descida da procura por viagens aéreas foi “totalmente impulsionada” pelos mercados domésticos, que apresentaram uma descida de tráfego aéreo 32,2% face a agosto de 2019, o que traduz “uma grande deterioração em relação a julho de 2021, quando o tráfego caiu 16,1% em relação a dois anos atrás”.

“O pior impacto foi na China, enquanto a Índia e a Rússia foram os únicos grandes mercados a mostrar uma melhoria mensal em comparação com julho de 2021”, destaca o comunicado da IATA.

Na procura internacional, agosto trouxe uma descida de 68,8% face a agosto de 2019, o que, ainda assim, representa uma melhoria face à quebra apresentada em julho, quando este indicador tinha caído 73,1%, com a IATA a revelar que “todas as regiões apresentaram uma melhoria, que foi atribuída ao crescimento das taxas de vacinação e às restrições de viagens internacionais menos rigorosas em algumas regiões”.

Por regiões, foi na Ásia-Pacífico que a descida do tráfego aéreo internacional foi mais expressiva em agosto, chegando a uma queda de 93,4% em comparação com agosto de 2019, praticamente sem melhoria face a julho, quando a descida tinha sido de 94,5%. A IATA lembra que a região continua a ter “apertadas medidas de controlo de fronteiras”, o que ditou também uma descida de 85,7% na capacidade e de 44,9 pontos percentuais no load factor, que ficou nos 37,9%, “de longe o mais baixo entre todas as regiões”.

Já no Médio Oriente o tráfego aéreo desceu 69,3% em agosto, valor que representa uma melhoria face a julho, quando a quebras tinha sido de 73,6%. A capacidade, por sua vez, caiu 55%, enquanto o load factor ficou 26,2 pontos percentuais abaixo do de igual mês de 2019, situando-se nos 56,2%.

Na América Latina, o tráfego aéreo apresentou uma quebra de 63,1%, o que também indica uma melhoria face ao mês anterior, quando este indicador tinha descido 68,3%. Já a capacidade recuou 57,3% e o load factor caiu 11,4 pontos percentuais, ficando nos 72.6%, o “mais elevado entre todas as regiões pelo 11.º mês consecutivo”.

Na América do Norte, o tráfego desceu 59%, o que traduz uma melhoria face aos 61,7% que tinha descido no mês anterior, enquanto a capacidade caiu 48,5% e o load factor perdeu 18,0 pontos percentuais, situando-se nos 70,3%.

Em África, a descida do tráfego aéreo foi de 58,5%, também com uma recuperação face a julho, quando a quebra tinha sido de 60,4%. Já a capacidade caiu 50,1% e o load factor desceu 12,7 pontos, para 63,0%.

Já a Europa foi a região onde o tráfego aéreo apresentou o melhor desempenho em agosto, com o tráfego a cair 55,9%, “significativamente melhor” do que a descida de julho, que tinha chegado aos 63,2%. A capacidade desceu 45,0% e o load factor perdeu 17,7 pontos percentuais, fixando-se nos 71,5%.

Segundo Willie Walsh, “a rápida desaceleração na recuperação do tráfego doméstico, em agosto, devido a um pico da variante Delta, mostra como as viagens aéreas continuam expostas aos ciclos da COVID-19”, o que deve levar os governos a manter o apoio à indústria.

 

 

 

 

 

 

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