Edição digital
Assine já
PUB
Aviação

TAAG com novo horário entre Luanda e o Porto

Alteração entra em vigor já este mês de Maio, nos voos entre a capital angolana e o Porto.

Publituris
Aviação

TAAG com novo horário entre Luanda e o Porto

Alteração entra em vigor já este mês de Maio, nos voos entre a capital angolana e o Porto.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Carlos de Freitas assume direção-geral do Olivia Singular Houses
Alojamento
Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada
Sem categoria
Europamundo antecipa crescimento de 30% em 2024 nas viagens para o Médio Oriente
Distribuição
Booking enaltece comportamento positivo dos destinos europeus
Alojamento
A 18ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo nos dias 21 e 22 no Porto
Agenda
SATA conquista certificação Quality Assurance Standard
Aviação
Já são conhecidos os vencedores nacionais dos Remarkable Venue Awards 2023
Destinos
DIT Portugal vai levar ações de formação também ao Algarve e Madeira
Agências
Grupo Travelstore reforça presença em Moçambique com chegada da Allways
Agências
Escolas do Turismo de Portugal: 76% dos diplomados integram mercado de trabalho logo após formação
Emprego e Formação

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou um novo horário para os voos entre Luanda e o Porto, alteração que entra em vigor já este mês de Maio, informou a companhia aérea angolana em comunicado.

A TAAG informa que os voos Porto-Luanda passam a decorrer às terças, quintas e sábados, pelas 22h15, enquanto os voos em sentido oposto são às segundas, quartas e sextas-feiras, pelas 22h30.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Carlos de Freitas assume direção-geral do Olivia Singular Houses
Alojamento
Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada
Sem categoria
Europamundo antecipa crescimento de 30% em 2024 nas viagens para o Médio Oriente
Distribuição
Booking enaltece comportamento positivo dos destinos europeus
Alojamento
A 18ª Conferência Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo nos dias 21 e 22 no Porto
Agenda
SATA conquista certificação Quality Assurance Standard
Aviação
Já são conhecidos os vencedores nacionais dos Remarkable Venue Awards 2023
Destinos
DIT Portugal vai levar ações de formação também ao Algarve e Madeira
Agências
Grupo Travelstore reforça presença em Moçambique com chegada da Allways
Agências
Escolas do Turismo de Portugal: 76% dos diplomados integram mercado de trabalho logo após formação
Emprego e Formação
PUB
Aviação

SATA conquista certificação Quality Assurance Standard

As companhias aéreas do Grupo SATA (Azores Airlines e SATA Air Açores) acabam de receber o certificado internacional Quality Assurance Standard (QAS) que confirma a qualidade do seu programa de compensação de emissões carbónicas.

O certificado internacional que as companhias aéreas do Grupo SATA passam a ostentar garante que o programa de Compensação Voluntária de Carbono (SATA ICOP) está de acordo com as melhores práticas internacionais e conforme os requisitos em vigor.

Os mais de oito mil passageiros das duas companhias aéreas que já contribuíram voluntariamente para o programa têm a garantia que os donativos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

O SATA ICOP (Carbon Offset Program), um programa promovido pela IATA (International Air Transport Association) ao qual as companhias SATA se associaram, tem contribuído para reduzir levar o impacto das emissões de carbono da aviação através da cooperação em projetos de desenvolvimento sustentável, em diferentes regiões do planeta.

Com esta iniciativa concretizada, o grupo indica que dá mais um passo na concretização do desenvolvimento sustentável do negócio. Para além da renovação da frota da Azores Airlines, que merece destaque por ser aquele que permite um volume mais significativo de redução nas emissões de CO2 produzidas, o programa de compensação voluntária de emissões de carbono já implementado “é uma iniciativa que também contribuiu para a consolidação dos objetivos de sustentabilidade ambiental que as empresas do grupo açoriano fazem por alcançar”, refere a empresa aérea em nota de imprensa.

Neste caso destaca que as suas companhias aéreas foram também pioneiras em Portugal na certificação IEnvA, um programa desenvolvido pela IATA que potencia a alteração de procedimentos a implementar em todas as áreas das empresas e que garantam a adoção de práticas ambientais robustas e especificamente desenvolvidas para o sector com o objetivo de reduzir o impacto da indústria no meio ambiente. Foram também subscritoras iniciais da Cartilha de Sustentabilidade do Arquipélago dos Açores, que define um conjunto de metas anuais a atingir pelas empresas associadas, cujos objetivos estão igualmente alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

70% do combustível para aviação deve ser sustentável até 2050

A partir de 2025, pelo menos 2 % do combustível para aviação deve sustentável. Até 2050 esse valor deverá crescer para 70%. O hidrogénio e combustível produzidos a partir de óleos alimentares usados são considerados verdes e haverá um rótulo ecológico da UE para voos a partir de 2025, decidiu hoje o Parlamento Europeu.

Publituris

Os eurodeputados aprovaram esta quarta-feira, 13 de setembro, uma nova lei para aumentar a adoção de combustíveis sustentáveis, como biocombustíveis avançados ou hidrogénio, no setor da aviação.

As regras relativas aos combustíveis sustentáveis para a aviação – RefuelEU – fazem parte do “pacote Objetivo 55. Este é o plano da UE para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990, e garantir que a UE se torne neutra do ponto de vista climático até 2050.

Com esta decisão, Bruxelas procura incentivar o setor da aviação a utilizar combustíveis de aviação sustentáveis, para reduzir as emissões.

Calendário ambicioso
Os eurodeputados asseguraram um calendário ambicioso para o fornecimento do mix energético da aviação, obrigando os aeroportos e os fornecedores de combustíveis da UE a garantir que, a partir de 2025, pelo menos 2 % dos combustíveis de aviação serão ecológicos. Esta percentagem aumenta de cinco em cinco anos: 6 % em 2030, 20 % em 2035, 34 % em 2040, 42 % em 2045 e 70 % em 2050. Além disso, uma percentagem específica do mix energético da aviação – 1,2 % em 2030, 2 % em 2032, 5 % em 2035 e atingindo progressivamente 35 % em 2050 – deve incluir combustíveis sintéticos, como o e-querosene.

O que é considerado ecológico?
De acordo com as novas regras, a expressão “combustíveis de aviação sustentáveis” vai abranger os combustíveis sintéticos, determinados biocombustíveis produzidos a partir de resíduos agrícolas ou florestais, algas, biorresíduos, óleos alimentares usados ou certas gorduras animais. Os combustíveis reciclados para aviação produzidos a partir de gases de tratamento de resíduos e de resíduos de plástico também são considerados “verdes”.

Os eurodeputados garantiram que os combustíveis à base de alimentos para consumo humano e animal e os combustíveis derivados do óleo de palma e soja não serão classificados como ecológicos, uma vez que não cumprem os critérios de sustentabilidade. Conseguiram também incluir como parte da combinação sustentável de combustíveis o hidrogénio renovável, uma tecnologia promissora que poderá contribuir progressivamente para a descarbonização do transporte aéreo.

Novo sistema de rotulagem
Com o intuito de promover a descarbonização no setor da aviação e de melhor informar o público, os eurodeputados asseguraram que, a partir de 2025, haverá um rótulo da UE para o desempenho ambiental dos voos. As companhias aéreas poderão anunciar os seus voos com um rótulo que indique a pegada de carbono prevista por passageiro e a eficiência esperada em termos de emissões de CO2 por quilómetro. Isto permitirá aos passageiros comparar o desempenho ambiental dos voos operados por diferentes companhias na mesma rota.

O relator do Parlamento, o espanhol José Ramón Bauzá Díaz, afirmou que “este é um passo tremendo rumo à descarbonização da aviação. É chegado o momento de os governos da UE aplicarem as novas regras e ajudarem a indústria a assegurar a implantação eficaz em termos de custos de combustíveis sustentáveis para a aviação em toda a Europa, bem como a cumprir os objetivos da EU”.

“Não há tempo a perder”, salientou Bauzá Díaz, concluindo que, “num mundo complexo e competitivo, acredito plenamente que o ReFuelEU é uma grande oportunidade para posicionar a União Europeia como líder mundial na produção e utilização de combustíveis de aviação sustentáveis”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

França propõe preço mínimo nos bilhetes de avião

A proposta avançada pelo ministro dos Transportes francês visa lutar contra o ‘dumping’ e proteger o meio ambiente.

Publituris

O ministro dos Transportes de França, Clément Beaune, vai propor aos homólogos europeus a criação de uma tarifa mínima nos bilhetes de avião com o objetivo de “lutar contra o dumping social e proteger o meio ambiente”.

Em entrevista ao portal L’Obs, Beaune admitiu que, “num momento de transição ecológica, já não é possível ter bilhetes de avião a 10 euros”; argumentando que “tal realidade não reflete o preço para o planeta”, aludindo a determinadas políticas de preços das companhias aéreas lowcost.

Beaune salientou que os preços de lançamento não “cobrem os custos reais por passageiro do transporte aéreo” que “emite muito mais gases com efeito de estufa que o transporte ferroviário”, justificando ainda que aceita plenamente a “necessidade de agravar as atividades contaminantes para investir nesta transição ecológica”.

Esta proposta seria um novo passo dado pela França na luta contra as alterações climáticas depois de ter proibido os voos regionais quando existe alternativa ferroviária com uma duração menor a duas horas e meia.

Willie Walsh, diretor-geral da International Air Transport Association (IATA), já veio classificar esta medida de “completamente absurda”, admitindo que “não serve para nada”.

Walsh explicou que, se se eliminasse todas as rotas de menos de 500 quilómetros na Europa, suprimia-se 24% dos voos, mas, em contrapartida, as emissões de CO2 cairiam apenas em 3,84%, citando um relatório de Eurocontrol.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

UE apoia África na produção de SAF

Com a crescente procura de SAF, a União Europeia decidiu apoiar alguns países africanos na produção deste combustível para a aviação.

Publituris

A União Europeia (UE) apoiará África em projetos de produção de Combustível de Aviação Sustentável (Sustainable Aviation Fuel – SAF). O objetivo é ser capaz de fazer face ao esperado aumento da procura deste combustível mais amigo do ambiente.

Até à data, o fundo europeu apoiou projetos de energia renovável, hidrogénio verde, vacinas e educação em África. Agora há um novo foco nos combustíveis de aviação sustentáveis.

A UE fornecerá inicialmente quatro milhões de euros para o projeto até ao final do ano, destinando-se este valor para apoiar estudos de viabilidade e certificação de SAF em onze países africanos. Após a conclusão dos estudos de viabilidade, os projetos selecionados poderão receber financiamento do Global Gateway Fund, revelou, recentemente, Stefan De Keersmaecker, porta-voz da Comissão Europeia.

De Keersmaecker referiu que a Comissão está, atualmente, a analisar possíveis mecanismos de co-financiamento e instrumentos de garantia no âmbito do “Global Gateway Fund”, destacando o “grande potencial de produção de SAF no continente africano”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAAG tem nova sede em dia de aniversário

No dia em que comemora o 85.º aniversário, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola inaugura uma nova sede em Angola.

Publituris

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola inaugurou esta sexta-feira, 8 de setembro, a nova sede, localizada no edifício One Metrópolis, em Talatona, numa cerimónia que juntou colaboradores e stakeholders, bem como o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’ Abreu.

Num momento simbólico de dupla celebração, já que à inauguração da nova sede se junta o 85.º aniversário da companhia aérea, a nova sede vem conferir melhores condições de trabalho e dignidade ao capital humano da TAAG.

Está concebida para congregar os colaboradores no formato open space, no intuito de promover o trabalho colaborativo e eficiência. Foram otimizadas as condições tecnológicas e infra-estrutura de IT para garantir a qualidade, continuidade, redundância das comunicações e dar suporte ao processo de digitalização em curso na TAAG.

Paralelamente, o edifício One Metrópolis proporciona condições de segurança e controlo de acessos por cartão magnético para a zona de escritórios, bem como áreas comuns com serviços de restauração que podem ser utilizados por colaboradores e visitantes.

A transição da TAAG para o novo edifício sede, onde ocupa três andares para 300 colaboradores, é, segundo a companhia aérea, “um acontecimento histórico e uma das mudanças mais visíveis no âmbito do processo de transformação da companhia”.

Em comunicado, revela que, “mais do que uma mudança de espaço físico (antigo escritório estava localizado no Kinaxixi), a nova sede é um reflexo da modernização da TAAG, melhoria das condições de trabalho dos colaboradores e reforço da imagem corporativa”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Controladores de tráfego aéreo franceses ameaçam com greve

Com o Campeonato do Mundo de Rugby a realizar-se em França, os controladores de tráfego aéreo franceses ameaçam uma greve para dois dias cruciais do evento, antevendo-se complicações em todo o espaço aéreo francês.

Publituris

Os voos de e para França podem estar sujeitos a atrasos e cancelamentos devido à próxima greve organizada pelo sindicato dos controladores de tráfego aéreo do país, que reservou estrategicamente os horários dos protestos para coincidir com o Campeonato do Mundo de Rugby, que se realiza de 8 de setembro a 28 de outubro.

O sindicato SNCTA apelou aos trabalhadores para realizarem uma greve nacional em duas sextas-feiras cruciais – 15 de setembro e 13 de outubro, noticia a imprensa local.

O primeiro protesto, dia 15 de setembro, coincidirá com o jogo Nova Zelândia x Namíbia no Estádio de Toulouse, seguido por Samoa x Chile no Stade de Bordeaux, e País de Gales x Portugal no Stade de Nice. Pessoas que viajam com antecedência para ver Irlanda x Tonga no Stade de la Beaujoire, a 16 de setembro, também podem ser afetadas.

Embora não se realizem jogos no dia 28 de outubro, a paralisação pode afetar os adeptos que voltam após o jogo da final.

O Campeonato do Mundo de Rugby deverá atrair milhares de pessoas a França, antecipando-se que a ação poderá provocar estragos nos aeroportos, uma vez que os cancelamentos de voos são uma possibilidade real, incluindo um impacto nos voos de outros países que atravessam o espaço aéreo francês.

O sindicato criticou o “silêncio da autoridade da aviação civil (Direction Générale de l’Aviation Civile, DGAC)” à medida que a inflação continua a subir e os salários permanecem iguais, ou menos.

Além dos controladores aéreos, também os trabalhadores do metro de Paris ameaçaram entrar em greve durante o Campeonato do Mundo de Rugby.

Foto crédito: Depositophotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Emirates abre terceiro voo diário para Hong Kong em novembro

A partir de 1 de novembro, a Emirates abre um terceiro voo diário para Hong Kong, passando a disponibilizar 21 voos por semana entre o Dubai e Hong Kong, de forma a dar resposta à “crescente procura de viagens nesta rota”.

Publituris

A partir de 1 de novembro, a Emirates abre um terceiro voo diário para Hong Kong, passando a disponibilizar 21 voos por semana entre o Dubai e Hong Kong, de forma a dar resposta à “crescente procura de viagens nesta rota”.

“A Emirates está a aumentar os voos para 21 por semana para responder à procura do mercado e oferecer aos passageiros maior flexibilidade, opções e conetividade. Com o terceiro voo regular, a Emirates irá agora operar dois voos diários diretos para a cidade, para além de um terceiro voo diário via Bangkok, permitindo que os passageiros tenham mais opções de horários”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

De acordo com a companhia aérea do Dubai, o terceiro voo diário para Hong Kong vai ser operado num avião Boeing 777-300ER, com três classes de bordo, concretamente Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Económica.

A Emirates passa assim a contar com dois voos diários diretos para Hong Kong, cujas partidas do Dubai decorrem às 03h15 e às 18h00, chegando ao destino pelas 14h30 e 23h05, respetivamente.

“Espera-se que o aumento dos serviços da companhia aérea para Hong Kong facilite a conetividade dos passageiros que viajam entre Hong Kong e outros destinos populares da rede da Emirates, incluindo o Reino Unido, os Emirados Árabes Unidos, a Turquia e uma série de destinos europeus. Além disso, os principais mercados de entrada para Hong Kong incluem o Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Brasil, África do Sul e destinos europeus, incluindo Alemanha, Itália, Portugal, entre outros”, acrescenta a Emirates.

Os bilhetes para o novo voo diário para Hong Kong já se encontram à venda e podem ser adquiridos aqui, assim como na app da Emirates e através das agências de viagens.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

INE: Transporte aéreo desacelera no 2.º trimestre de 2023

Apesar de terem registado um aumento de 9,2% no número de aeronaves aterradas e de 14,9% no total de passageiros movimentados, os aeroportos nacionais viram o crescimento desacelerar no segundo trimestre face aos três primeiros meses de 2023, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Inês de Matos

Apesar de terem registado um aumento de 9,2% no número de aeronaves aterradas e de 14,9% no total de passageiros movimentados, os aeroportos nacionais viram o crescimento do transporte aéreo desacelerar no segundo trimestre face aos três primeiros meses de 2023, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados relativos à atividade de transportes divulgados esta quinta-feira, 7 de setembro, entre abril e junho, os aeroportos nacionais receberam 64,9 mil aeronaves em voos comerciais, o que traduz um aumento de 9,2% face a igual trimestre do ano passado, enquanto o total de passageiros movimentados foi de 18,4 milhões, o que também representa um aumento de 14,9%.

No entanto, os dados do INE mostram que, face ao trimestre anterior de 2023 e apesar dos números continuarem a subir, se regista uma desaceleração, uma vez que o crescimento registado no número de aeronaves aterradas nos aeroportos nacionais no primeiro trimestre de 2023 tinha sido de 28,2%, enquanto no movimento de passageiros se registava uma subida de 54,3% no anterior trimestre.

Esta desaceleração leva o INE a indicar que o “transporte aéreo de passageiros manteve crescimento, mas menos intenso que no trimestre anterior”, isto apesar de ambos os indicadores se terem mantido “acima dos níveis anteriores à pandemia”.

Na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia da COVID-19, o crescimento no número de aeronaves em voos comerciais foi de 4,6%, enquanto o movimento de passageiros subiu 10,0%.

Do total de passageiros, cerca de 15 milhões corresponderam a tráfego internacional, que concentrou 81,6% do tráfego total, tendo o peso do movimento internacional ascendido aos 94,6% em Faro, 88,1% em Lisboa e 86,0% no Porto.

Lisboa liderou com 8,8 milhões de passageiros

Por aeroportos, o INE destaca o da capital, que concentrou 47,6% do movimento total de passageiros, num valor absoluto de 8,8 milhões, que traduz um aumento de 15,0% face a igual período do ano passado e de 4,8% face ao segundo trimestre de 2019.

Já o aeroporto do Porto registou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país, contabilizando 22,6% do total, o que correspondeu a 4,2 milhões de passageiros, num aumento de 16,2% relativamente a igual período de 2022 e de 17,0% face ao valor atingido no segundo trimestre de 2019.

O aeroporto de Faro movimentou ainda 3,1 milhões de passageiros, ou 16,7% do total, resultando num aumento de 13,6% face ao segundo trimestre do ano passado e de 3,7% em comparação com período homólogo de 2019.

O aeroporto da Madeira movimentou, no segundo trimestre, 1,2 milhões de passageiros, 9,1% acima do segundo trimestre de 2022, tendo o resultado sido ainda mais positivo em comparação com os mesmos três meses de 2019, uma  vez que o crescimento foi de 38,8%.

Por fim, em Ponta Delgada, Açores, o movimento de passageiros aumentou 22,9% face ao mesmo trimestre do ano passado, ficando ainda 20,9% acima do mesmo período de 2019.

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Aviação

Azul aumenta oferta para a final da Copa Sul-Americana de 2023

Entre 27 e 30 de outubro, a Azul vai reforçar a sua oferta de voos para a final da Copa Sul-Americana de 2023, partida que vai ser disputada em Montevidéu, no Uruguai, e que vai contar com a presença de uma equipa brasileira.

Publituris

A Azul anunciou que, 27 e 30 de outubro, vai reforçar a sua oferta de voos para a final da Copa Sul-Americana de 2023, partida que vai ser disputada em Montevidéu, no Uruguai, e que vai contar com a presença de uma equipa brasileira.

“Um clube brasileiro, seja o Corinthians ou o Fortaleza, já assegurou seu lugar na aguardada final da Copa Sul-Americana de 2023. O evento está marcado para o dia 28 de outubro, em Montevidéu, Uruguai. Em resposta ao fervor dos torcedores, a Azul, a principal companhia aérea do país em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, adicionou novas rotas saindo de Campinas e aumentou as frequências que partem de Porto Alegre”, indica a companhia aérea, em comunicado.

No caso de Campinas, a Azul tem prevista a realização de voos especiais com partida do Aeroporto de Viracopos, um dos hubs da companhia aérea, cuja partida está prevista para dia 27 de outubro, às 6h05, chegando à capital do Uruguai pelas 8h45. Em sentido contrário, a partida de Montevidéu é às 10h00, estando a chegada a Campinas prevista para as 12h40. A Azul vai também voar para Montevidéu às 15h20, chegando à capital do Uruguai às 18h00.

O jogo da final será disputado no dia 28 de outubro e também nesse dia a Azul vai contar com ligações à capital do Uruguai, estando prevista uma partida de Campinas às 05h55, que chega a Montevidéu às 8h35. O regresso acontece pelas 9h50, com chegada às 12h30.

No dia 28 de outubro, a Azul vai disponibilizar igualmente uma segunda frequência, cuja partida está marcada para as 23h25, chegando a Montevideo às 2h05.

Além destes voos, a companhia aérea também programou viagens extraordinárias para domingo e segunda-feira, sendo todas as operações realizadas por aeronaves Airbus 320 e jatos Embraer E-2 e E95.

Paralelamente, a Azul vai disponibilizar ainda voos extraordinários desde Porto Alegre, onde a companhia aérea já disponibiliza voos diários para a capital uruguaia, cujas partidas decorrem às 10h55 de 28 de outubro, estando prevista outra partida para domingo, com saída do Brasil às 06h00, enquanto, em sentido contrário, a saída é às 08h40.

“A Azul está sempre atenta aos eventos que podem aumentar o fluxo de clientes pontualmente, em determinados lugares. Incluímos voos extras no primeiro semestre durante o Carnaval, São João e férias de julho, por exemplo. Agora, estamos trabalhando para garantir que os torcedores brasileiros consigam acompanhar o time do coração nesse momento especial”, afirma Beatriz Barbi, gerente de Planeamento de Malha da Azul.

Os voos extraordinários que a Azul vai realizar para a final da Copa Sul-Americana de 2023 já se encontram disponíveis para venda, através dos canais de venda oficiais da companhia aérea.

A final da Copa Sul-Americana de 2023 vai decorrer a 28 de outubro, em Montevidéu, capital do Uruguai, e vai contar com a participação de uma equipa de futebol brasileira, estando ainda por decidir se será o Corinthians ou o Fortaleza.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Tráfego de passageiros volta a subir em julho e chega a 95,6% dos níveis pré-pandemia

Em julho, o tráfego total de passageiros voltou a subir e registou um aumento de 26,2% face ao mesmo mês do ano passado, ficando já a 95,6% dos níveis pré-pandemia, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Inês de Matos

Em julho, o tráfego de passageiros voltou a subir e registou um aumento de 26,2% face ao mesmo mês do ano passado, ficando já a 95,6% dos níveis pré-pandemia, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo.

De acordo com os número revelados pela IATA esta quarta-feira, 6 de setembro, no sétimo mês do ano, o tráfego doméstico aumentou 21,5% face a julho de 2022 e ficou mesmo 8,3% do resultado pré-pandemia, com a associação a destacar a recuperação da China.

“Os RPKs [Revenue Passenger Kilometers] de julho são os mais elevados alguma vez registados, fortemente apoiados pelo aumento da procura no mercado interno da China”, lê-se no comunicado divulgado pela IATA.

Já o tráfego internacional cresceu, em julho, 29,6% em comparação com mês homólogo do ano passado, com a IATA a realçar que “todos os mercados apresentaram um crescimento robusto”.

“Os RPKs internacionais atingiram 88,7% dos níveis de julho de 2019. A taxa de ocupação de passageiros (PLF) do setor atingiu 85,7%, o maior PLF internacional mensal já registrado”, indica também a associação.

Segundo Willie Walsh, em julho, as companhias aéreas viram os seus aviões “lotados”, num dado positivo que foi acompanhado pelo aumento da antecedência da reserva, o que demonstra que a “confiança dos viajantes permanece elevada”.

No que diz respeito ao tráfego internacional, a região que apresentou melhor desempenho, segundo a IATA, foi a Ásia-Pacífico, onde o tráfego internacional de passageiros cresceu 105,8% em julho. Nesta região, a capacidade cresceu ainda 96.2% em julho, enquanto o load factor apresentou um aumento de 3.9 pontos percentuais, fixando-se nos 84.5%.

Em África, o tráfego de passageiros internacionais aumentou 25.6% em julho, naquele que foi o segundo maior crescimento registado neste mês, em todo o mundo. Já a capacidade cresceu 27.4% e o load factor aumentou 1.0 pontos percentuais, chegando aos 73.9%, valor que foi, ainda assim, o mais baixo entre todas as regiões.

Em relação ao continente africano, a IATA realça que, pelo segundo mês consecutivo, esta “foi a única região a registar um crescimento da capacidade superior à procura de tráfego”.

Na América Latina, o crescimento do tráfego internacional situou-se nos 25.3% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a capacidade subiu 21.2% e o load factor aumentou 2.9 pontos percentuais, passando para 89.1%.

No Médio Oriente, o tráfego internacional apresentou ainda um aumento de 22.6% em comparação com julho de 2022, enquanto a capacidade cresceu 22.1% e o load factor teve uma subida de 0.3 pontos percentuais, para 82.6%.

Na América do Norte, o crescimento do tráfego foi mais moderado e chegou aos 17.7% em comparação com mês homólogo de 2022. Já a capacidade subiu 17.2% e o load factor teve um crescimento de 0.3 pontos percentuais, para 90.3%, o mais alto entre as várias regiões do mundo pelo segundo mês consecutivo.

Foram, no entanto, as transportadoras europeias as que registaram o mais baixo crescimento, num aumento de 13.8% face a julho do ano passado. Na Europa, a capacidade aumentou 13.6% em julho e o load factor cresceu apenas 0.1 pontos percentuais, fixando-se nos 87.0%.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.