Viseu “provoca” mercado interno
Município é ‘Cidade Nacional Convidada’ da BTL 2017. Região quer mais 20 mil dormidas nacionais este ano.
Patricia Afonso
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‘Ano Oficial para Visitar Viseu’. É desta forma que o município, na voz do seu presidente, Almeida Henriques, classifica 2017 e apresenta a nova campanha de promoção interna da região, com a assinatura ‘Viseu, temos visitas’. Viseu é, ainda, a primeira cidade a ter um lugar de destaque na BTL, que estreia o projecto ‘Cidade Nacional Convidada’ na edição deste ano.
Em conferência de imprensa esta terça-feira, o edil explicou que este projecto tem como objectivo lançar uma “provocação” ao mercado nacional, para que este “descubra” Viseu. Os argumentos turísticos são vários, diz Almeida Henriques, enumerando os principais: Viseu como ‘Cidade Viriato’, com 2.500 anos de história, “mais anos do que a Muralha da China”, com um património ímpar; ‘Cidade Jardim’, com um “elevado padrão de qualidade de vida”; ‘Cidade Vinhateira’ do Dão e da mesa da gastronomia da Beira Alta; e uma ‘Cidade de Eventos’ e cultura. “Temos, hoje, para oferecer um mix muito poderoso de experiências no património e na história, na cultura e nos eventos, nas quatro estações, nos vinhos e na gastronomia, na Natureza e no Turismo Activo.”
São várias as iniciativas organizadas para dar força a esta campanha, entre as quais o site visitviseu.pt e o envolvimento da comunidade através da formação de 200 guias turísticos, dirigida também ao canal HoReCa. Aqui, o objectivo passa por dar a conhecer a cidade pelos olhos dos locais. O próprio edil será um destes guias turísticos.
O município vai, também, apresentar os ‘Embaixadores de Viseu’, personalidades oriundas da região que se destacaram quer em termos nacionais, quer internacionais; um ‘Guia Viseu’, que consiste na edição impressa e um guia turístico organizado tematicamente; e um ‘upgrade’ dos diversos eventos que têm lugar na região. É o caso da Feira de São Mateus; os eventos do vinho, o Tons de Primavera, a Festa das Vindimas associada à meia-maratona e os Vinhos de Inverno, em Dezembro; o festival de jazz e o festival de Música da Primavera, entre outros que marcam a agenda viseense ao longo de todo o ano. A campanha tem início oficial a 20 de Janeiro com um concerto de Rodrigo Leão e Scott Matthew.
Todo este projecto conta com o apoio da Turismo do Centro, que ajudará, nomeadamente, na campanha de media nacional.
Almeida Henriques destacou, ainda, a importância de Viseu ser a primeira ‘Cidade Nacional Convidada’ da BTL, projecto que a bolsa de turismo estreia na edição deste ano.
Ao Publituris, o edil revelou que um dos objectivos mensuráveis desta iniciativa é aumentar entre 15 mil a 20 mil as dormidas nacionais, que representam cerca de 60% das 170 mil dormidas registas em 2016; além de apresentar a cidade como destino alternativo e complementar a Lisboa e ao Porto.
Presentes na conferência de imprensa, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, e o comendador Jorge Rocha Matos, presidente da Fundação AIP, enalteceram a iniciativa de Viseu e o seu contributo para a descentralização dos fluxo turísticos, salientando, também, a presença da cidade na feira internacional de turismo.