Funchal quer mais 250 mil turistas até 2017
Autarquia aposta em plano de acção para implementar em dois anos e captar mais turistas para a capital da Madeira.

Inês Pereira
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
No final de 2017 a cidade do Funchal espera ter mais 250 mil visitantes do que em 2015. Apesar de ainda não se conhecerem os dados do ano passado, a autarquia revelou que serão superiores aos de 2014, ano em que um milhão e e 140 mil pessoas visitaram a capital da Madeira.
Além disso, a autarquia espera que o grau de satisfação dos turistas passe de 70 para 80%, no final de 2017 e que quem visita o Funchal aumente o tempo de estadia para 5 a 7 dias, contribuindo assim para mais receita.
Estes são os principais objectivos da “Estratégia Municipal para o Turismo” apresentado esta quarta-feira, dia 12 de Janeiro, pela autarquia do Funchal, no Hotel PortoBay Liberdade, em Lisboa,
Paulo Cafôfo, presidente da Câmara, referiu que, em termos de turismo, “o Funchal fazia bem, mas sem estratégia”. Por isso, decidiu apresentar este plano de acção que se irá desenvolver durante dois anos. “Um plano que não se sobrepõe ao macro plano da região, mas que o complementa e se concentra na capital”, assumiu.
A autarquia quer assim captar o mercado nacional para o sector de turismo “City Break”, ao mesmo tempo que quer transformar o Funchal num destino de Turismo Inclusivo. “É um nicho de mercado por explorar, na Madeira. Nós no Funchal já temos a praia Formosa, onde os invisuais podem ir até ao mar sozinhos, com a ajuda dos sensores e da pulseira com receptor que lhes são colocados”, deu como exemplo Paulo Cafôfo.
Para conseguir alcançar os objectivos propostos a autarquia funchalense vai continuar a apostar nos eventos como a Festa da Flor, o Carnaval ou a Passagem de Ano, mas também quer potenciar o mar. O executivo quer fazer um eco-parque que, segundo o autarca, ” já está criado do ponto de vista conceptual, mas vamos apostar na protecção de toda a frente de mar do Funchal, podem ser criados roteiros subaquáticos, vamos regulamentar a observação de cetáceos e dar um contributo para os próprios pescadores. Para o conseguirmos contamos com o apoio e trabalho do nosso Departamento de Ciência e biologia marinha”.
Com os eventos, a paisagem, o mar, a gastronomia a autarquia quer proporcionar as “mais variadas experiências que podem atrair turistas mais jovens. O Turismo vive das experiências, emoções, sensações e temos de criar nos turistas a vontade de regressar e de sugerirem o destino a outros” concluiu o autarca.
Além de todas estas medidas, a autarquia do Funchal também vai melhorar a comunicação, a divulgação da informação e a relação com os profissionais do sector, tendo para isso previsto um grande evento com operadores turísticos, em Outubro, cujos detalhes serão divulgados em breve.