Madeira lança campanha para incentivar mercado interno
Arrancou esta segunda-feira, dia 11 de Janeiro, a campanha promocional “Descubra a Madeira”, que tem como objectivo incentivar a procura do mercado nacional ao longo de 2016.
Carina Monteiro
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Arrancou esta segunda-feira, dia 11 de Janeiro, a campanha promocional “Descubra a Madeira”, que tem como objectivo incentivar a procura do mercado nacional ao longo de 2016. Lançada pela Associação de Promoção da Madeira, em parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), esta campanha conta com a participação de três figuras conhecidas do público português. Cláudia Vieira, Jessica Athayde e Lourenço Ortigão são os rostos que personificam, respectivamente, os três eixos que a campanha pretende promover. São eles Lifestyle, Natureza e Mar.
A campanha foi inteiramente filmada e fotografada na Madeira, durante o mês de Outubro, com o objectivo de reaproximar turista português e apresentando um conjunto de experiências únicas e diferenciadoras nos 365 dias do ano.
Além de materiais gráficos, tal como peças de Ponto de Venda e brochuras que servirão de apoio aos promotores turísticos, a campanha consiste na divulgação de três vídeos que resumem as experiências que cada um dos embaixadores vivenciou no arquipélago.
Construída em parceria pela agência Fuel e Niu, a campanha “Descubra a Madeira” foi apresentada esta segunda-feira, em Lisboa, aos agentes de viagens e operadores turísticos, num evento que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, e do director executivo da Associação de Promoção da Madeira, Roberto Santa Clara. O evento repete-se no próximo dia 18 de Janeiro no Porto.
“Descubra a Madeira é acima de tudo uma campanha inovadora, porque incentiva à descoberta deste território que é capaz de oferecer experiências durante todo o ano”, disse Eduardo Jesus.
O responsável lembrou, ainda, que esta campanha é lançada no ano em que a Madeira é o Destino Preferido da APAVT. “A Madeira teve o melhor ano de sempre em 2015, todos os indicadores turísticos cresceram, o destino acabou o ano com uma taxa de ocupação de 68%, e um crescimento de 11% no Revpar. Foi também um ano de notoriedade para o arquipélago, que foi distinguido com 40 distinções nacionais e internacionais, culminando com o prémio de Melhor Destino Insular do Mundo”.
Portugal surge em quarto lugar em número de dormidas na Madeira, com 10% de quota de mercado. O governo regional pretende inverter a tendência de queda do mercado interno. Eduardo Jesus assumiu que a “recuperação do mercado português é o grande desafio” para este ano.
A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, enalteceu a apresentação de uma campanha para incentivar o mercado interno, reconhecendo que é um mercado onde persistem “algumas dificuldades” e lembrou que “2016 vai ser um ano de oportunidades para o Turismo interno pela reposição dos feriados”.
O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, referiu-se à Região Autónoma da Madeira como “uma das regiões turísticas mais importantes do país”. “Em mais nenhuma outra região do país está tão presente a consciência da importância do turismo para o desenvolvimento e para o bem-estar social, perceptível ao nível da governação pública, bem como da sua população”, considerou.
“A Madeira está a menos de duas horas de voo, tem uma relação custo/benefício muito competitiva, oferta diversificada e adaptada a diversos segmentos da procura em várias épocas do ano e uma tutela de Turismo que tem dado muita atenção aos agentes de viagens e aos operadores turísticos nacionais. Perante isto, vamos todos vender mais o destino Madeira”, afirmou o responsável.
“Descubra a Madeira” é uma campanha que decorrerá ao longo do ano de 2016. Roberto Santa Clara, director executivo da Associação de Promoção da Madeira afirmou, à margem da apresentação do evento, que esta campanha deverá resultar de um investimento de 200 mil euros.