Madeira lança campanha para incentivar mercado interno
Arrancou esta segunda-feira, dia 11 de Janeiro, a campanha promocional “Descubra a Madeira”, que tem como objectivo incentivar a procura do mercado nacional ao longo de 2016.

Carina Monteiro
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Arrancou esta segunda-feira, dia 11 de Janeiro, a campanha promocional “Descubra a Madeira”, que tem como objectivo incentivar a procura do mercado nacional ao longo de 2016. Lançada pela Associação de Promoção da Madeira, em parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), esta campanha conta com a participação de três figuras conhecidas do público português. Cláudia Vieira, Jessica Athayde e Lourenço Ortigão são os rostos que personificam, respectivamente, os três eixos que a campanha pretende promover. São eles Lifestyle, Natureza e Mar.
A campanha foi inteiramente filmada e fotografada na Madeira, durante o mês de Outubro, com o objectivo de reaproximar turista português e apresentando um conjunto de experiências únicas e diferenciadoras nos 365 dias do ano.
Além de materiais gráficos, tal como peças de Ponto de Venda e brochuras que servirão de apoio aos promotores turísticos, a campanha consiste na divulgação de três vídeos que resumem as experiências que cada um dos embaixadores vivenciou no arquipélago.
Construída em parceria pela agência Fuel e Niu, a campanha “Descubra a Madeira” foi apresentada esta segunda-feira, em Lisboa, aos agentes de viagens e operadores turísticos, num evento que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, e do director executivo da Associação de Promoção da Madeira, Roberto Santa Clara. O evento repete-se no próximo dia 18 de Janeiro no Porto.
“Descubra a Madeira é acima de tudo uma campanha inovadora, porque incentiva à descoberta deste território que é capaz de oferecer experiências durante todo o ano”, disse Eduardo Jesus.
O responsável lembrou, ainda, que esta campanha é lançada no ano em que a Madeira é o Destino Preferido da APAVT. “A Madeira teve o melhor ano de sempre em 2015, todos os indicadores turísticos cresceram, o destino acabou o ano com uma taxa de ocupação de 68%, e um crescimento de 11% no Revpar. Foi também um ano de notoriedade para o arquipélago, que foi distinguido com 40 distinções nacionais e internacionais, culminando com o prémio de Melhor Destino Insular do Mundo”.
Portugal surge em quarto lugar em número de dormidas na Madeira, com 10% de quota de mercado. O governo regional pretende inverter a tendência de queda do mercado interno. Eduardo Jesus assumiu que a “recuperação do mercado português é o grande desafio” para este ano.
A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, enalteceu a apresentação de uma campanha para incentivar o mercado interno, reconhecendo que é um mercado onde persistem “algumas dificuldades” e lembrou que “2016 vai ser um ano de oportunidades para o Turismo interno pela reposição dos feriados”.
O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, referiu-se à Região Autónoma da Madeira como “uma das regiões turísticas mais importantes do país”. “Em mais nenhuma outra região do país está tão presente a consciência da importância do turismo para o desenvolvimento e para o bem-estar social, perceptível ao nível da governação pública, bem como da sua população”, considerou.
“A Madeira está a menos de duas horas de voo, tem uma relação custo/benefício muito competitiva, oferta diversificada e adaptada a diversos segmentos da procura em várias épocas do ano e uma tutela de Turismo que tem dado muita atenção aos agentes de viagens e aos operadores turísticos nacionais. Perante isto, vamos todos vender mais o destino Madeira”, afirmou o responsável.
“Descubra a Madeira” é uma campanha que decorrerá ao longo do ano de 2016. Roberto Santa Clara, director executivo da Associação de Promoção da Madeira afirmou, à margem da apresentação do evento, que esta campanha deverá resultar de um investimento de 200 mil euros.