TACV: Governo de Cabo Verde está a trabalhar para resolver situação financeira da companhia aérea
Companhia aérea de Cabo Verde foi suspensa da câmara de pagamentos da IATA.

Publituris
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
O primeiro-ministro, José Maria Neves, afirmou que a situação difícil por que passa a TACV relaciona-se com o próprio mercado da aviação civil em todo mundo.
O chefe do Governo falava aos jornalistas momentos antes de presidir a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Empresarial (CNDE) a garantiu que o Governo está a trabalhar para resolver o problema que surge agora com a decisão da IATA de suspender a companhia nacional da câmara de pagamentos.
“Vamos na próxima semana analisar demoradamente os números, os dados existentes. Devo dizer que a situação é difícil, mas TACV já passou por momentos extremamente difícil e complicados e tem a ver com o próprio mercado da aviação civil em todo mundo”, sublinhou, em declarações à Inforpress .
“A TACV está a passar por um momento muito complicado, outras grandes empresas já se fundiram ou se aliaram e neste momento temos que concluir os estudos e ver se conseguiremos algum parceiro para podermos definitivamente resolver a questão dos TACV”, acrescentou.
A TACV foi suspensa da câmara de pagamentos (clearing house) da Associação Internacional dos Transportes Aéreos – IATA, tendo agora que fazer todos os pagamentos a pronto ou antecipadamente.
Segundo o presidente do conselho de administração da TACV, João Pereira da Silva, a empresa tem agora que fazer pagamentos directos, e em alguns casos antecipados, o que cria “mais problemas” de tesouraria, de imagem e de confiança”.
Pereira Silva explicou que a suspensão está relacionada com o facto de a caução da companhia na câmara de pagamentos da IATA se ter esgotado e não ter sido reposta dentro dos prazos previstos.