Taxa de ocupação na Europa abranda crescimento
Segundo dados da STR Global, os resultados da indústria hoteleira na União Europeia para o mês de Maio apresentam diferentes resultados quando apresentados em euros, dólares ou libras.

Marta Barradas
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
A taxa de ocupação no sector hoteleiro europeu apresentou um crescimento de 0,7% no passado mês de Maio, em relação ao mesmo período do ano passado, fixando-se nos 74,1%, refere um estudo da STR Global.
No entanto, o mesmo relatório demonstra que os resultados da indústria hoteleira na União Europeia para este período apresentam diferentes resultados quando apresentados em euros, dólares ou libras.
No que diz respeito à ADR, os resultados apenas se mostram positivos quando expressos em euros. Na moeda europeia, a taxa média diária fixa-se nos 116,97 euros, o que representa um aumento de 7,5%. Já em libras e em dólares, este índice registou quebras na ordem dos -5,0% (84,06£) e -13,2% (128.56$), respectivamente.
De igual forma, o RevPar apenas apresentou um crescimento no passado mês de Abril quando registado em euros, fixando-se nos 86.65 euros, com um aumento de 8,2% em relação ao mesmo mês de 2014.
O preço deste índice, quando contabilizado em dólares, fixou-se nos 95.24$, com um decréscimo de 12,6%, enquanto em libras o valor é de 62.27£, com um decréscimo de 4,4%.
Na Europa, foi a Espanha e a Itália que, no passado mês de Maio, registaram uma maior subida em termos de taxa de ocupação, em 3,7%, respectivamente. Já a Alemanha, que no mês passado apresentou um crescimento positivo, viu a taxa de ocupação durante este período cair em 3,8%.
Já em relação ao RevPar, expresso em euros, foi também a Itália que mais se destacou, fixando-se nos 116,98 euros e apresentando um crescimento de 20,9% em relação a período homólogo do ano anterior.