Promoção Externa com mais 20 milhões de euros
Adolfo Mesquita Nunes falava, esta quarta-feira, na abertura dos Publituris Portugal Trade Awards 2015.

Marta Barradas
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Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, anunciou, esta quarta-feira, na abertura dos Publituris Portugal Trade Awards, o lançamento do Plano de Acção do Promoção 2020, integrado no programa Turismo 2020, que funcionará em conjunto com o Turismo de Portugal e a Confederação do Turismo Português (CTP).
“Para que fique claro, tudo, tudo, o que o Turismo de Portugal fizer em termos de promoção com os fundos comunitários, terá de respeitar o plano elaborado e aprovado com a CTP”, esclareceu o responsável.
O secretário de Estado de Turismo referiu ainda que “o Promoção 2020 (…) deverá assumir montantes mínimos anuais de 10 milhões de euros nos primeiros dois anos e estes serão gastos, recordo, numa estratégia validada, participada e monitorizada pelo sector privado”, relembrando que o protocolo será assinado esta quarta-feira, no âmbito da BTL 2015, que decorre até 1 de Março.
Adolfo Mesquita Nunes aproveitou ainda para fazer um balanço do seu mandato, destacando a importância dos três factores mais importantes abordados pelo governante durante a sua permanência à frente da pasta de turismo: ”Há dois anos, nestes prémios, fiz o meu primeiro discurso enquanto secretário de Estado. Apontei as três prioridades do mandato: liberalização, financiamento e promoção.”
O responsável enumerou as mudanças que foram realizadas neste âmbito, destacando a despolitização da promoção, a criação do Portugal 2020, a diminuição das taxas nas actividades de animação turística, o alojamento local, entre outras medidas que foram realizadas durante o seu mandato.
Além disso, garante, “o meu compromisso é, sempre foi, com o sector privado. Esse é o sector que me importa”.
O ministro da Economia, Pires de Lima, no âmbito da assinatura do protocolo entre o Turismo de Portugal e Confederação do Turismo Português, estes recursos resultantes deste novo quadro comunitário vão juntar-se aos recursos previstos na contratualização externa já assinada com as ARPT’s.
Pires de Lima indicou que este facto é “algo que a Confederação do Turismo Português sempre defendeu “vamos fazer mais com mais, ou seja, mais e melhor promoção e mais responsabilizante com mais recursos. Mais 10 milhões de euros por ano nos próximos dois anos. Mais recursos investidos com maior articulação com o sector privado e serão mais recursos investidos numa colaboração entre o Estado e o sector privado que queremos que evolua, que cresça e que se consolide”.
*Leia mais na próxima edição do Publituris