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Casal dos Patos recebe primeira Marca Lourinhã

A Marca Lourinhã pretende distinguir os produtos, bens e serviços característicos do concelho da Lourinhã.

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Turismo

A Câmara Municipal da Lourinhã atribuiu na passada sexta feira, 9 de Janeiro, o primeiro certificado Marca Lourinhã à unidade de alojamento turístico Casal dos Patos, localizada na Praia da Areia Branca.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, e contou com a presença do restante executivo, de Christel Ruppert-Hahn e Peter Hahn, proprietários do Casal dos Patos e da gestora do empreendimento Halyna Malik.

O Presidente da autarquia enalteceu o trabalho de qualidade que, há mais de três décadas, os proprietários do Casal dos Patos têm vindo a desenvolver na defesa do turismo concelhio e na captação de visitantes estrangeiros e referiu ainda a importância da entrega do primeiro certificado a uma empresa que dá cartas numa área de extrema relevância para a economia local – o Turismo.

João Duarte Carvalho adianta: “Hoje assinalamos a atribuição do primeiro certificado Marca Lourinhã mas em breve contaremos com mais empresas a fazerem parte deste projeto. Temos recebido vários pedidos de informação e candidaturas que estão a ser analisadas e às quais iremos responder a curto prazo. Recordo que com este projeto a autarquia pretende distinguir os produtos, bens e serviços característicos do concelho e valorizar quem investe na Lourinhã e quem se dedica a impulsionar a economia local.”

A Marca Lourinhã é propriedade da Câmara Municipal e só pode ser utilizada após aprovação de um grupo de trabalho da autarquia que avalia os processos de candidatura e as características inerentes a cada produto, bem ou serviço candidato.

Os produtos e/ou serviços a serem aprovados deverão possuir as seguintes características: ser um produto com origem e / ou serviço prestado no concelho da Lourinhã; contribuir para a consolidação da notoriedade nacional e internacional do concelho; contribuir para diferenciação e valorização dos produtos e/ou serviços com origem local e contribuir para o desenvolvimento da atividade económica local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Gabinete de Apoio ao Empresário da Câmara Municipal da Lourinhã.

 

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Decorrem concursos para concessão do Colégio de São Fiel e da Casa das Fardas para fins turísticos

As candidaturas para concessão do Colégio de São Fiel, em Castelo Branco, no âmbito do programa Revive, decorre té 6 de setembro, enquanto para a Casa das Fardas, em Estremoz, terão lugar até 21 outubro de 2023.

Em 26 julho 2023, foi enviado para publicação em Diário da República o anúncio do concurso público para a concessão de exploração do imóvel denominado “Colégio de São Fiel”, em Louriçal do Campo, Castelo Branco, com vista à realização de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como empreendimento turístico, alojamento local, ou outro projeto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor, indica o Turismo de Portugal na sua página oficial.

O Colégio de São Fiel, um edifício do antigo colégio jesuíta, localiza-se no sopé da serra da Gardunha. Inserido numa vasta propriedade arborizada, este móvel data da segunda metade do século XIX, articulado em diversas alas de planta retangular, com dois ou três pisos e um torreão. A igreja situa-se num topo e o claustro, embora adulterado, é de inspiração franciscana. Além de importantes laboratórios e equipamentos de ensino, o colégio possuía um observatório meteorológico que funcionou até 1910, um museu zoológico e um valioso herbário.

A área a afetar a uso turístico é a totalidade do imóvel (excluindo a área do campo de jogos e piscina), numa concessão de 50 anos, com uma renda anual de 21. 750 euros.

Também, em relação à Casa das Fardas (Estremoz), cujas candidaturas, no âmbito do Revive, terão lugar até ao próximo dia 21 de outubro, segundo o Turismo de Portugal, em 21 de junho de 2023, foi enviado para publicação em Diário da República o anúncio do concurso público para a sua concessão de exploração com vista à realização de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, alojamento local, ou outro projeto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor. A duração da concessão, com uma renda mínima anual de 3.581,40 euros, será também de 50 anos.

 

 

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Bounce abre sede europeia em Lisboa

Considerando Portugal como um mercado em crescimento e com um enorme potencial, a Bounce, startup de travel tech que oferece serviço de armazenamento de bagagem para turistas em diversas cidades no mundo, abriu recentemente a sua sede europeia em Lisboa.

A Bounce fez uma análise que revela que Portugal está entre os top 10 países a nível mundial, no que diz respeito ao número de turistas que recorre ao serviço de armazenamento de bagagem.

Por outro lado, o estudo concluiu que, só este Verão, Lisboa já é a sexta cidade mais popular do mundo, competindo com destinos como Londres, Madrid, Veneza e Amsterdão, e que, entre as 10 cidades do mundo com a maior taxa de crescimento está o Porto, que regista uma taxa de 200%. Esta métrica é avaliada através do número de armazenamentos registados diariamente.

A startup de travel tech que oferece, o que é considerado o maior serviço de armazenamento de bagagem do mundo para turistas, considera que, em Portugal, foram registados mais de 18 mil armazenamentos no último ano, e que os últimos três meses, as cidades com maior taxa de utilização dos serviços Bounce foram Lisboa, Porto, Faro, Albufeira e Lagos. Por sua vez, as top 5 cidades em termos de crescimento de parceiros Bounce são Lisboa, Porto, Albufeira, Faro e Portimão/Quarteira, que estão no mesmo nível.

Foi por estas razões que fizeram com que a Bounce, que opera em mais de nove mil locais em todo o mundo na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, num número crescente de cidades como Londres, Paris, Lisboa, Singapura e Sydney, abrisse a sua sede europeia na cidade de Lisboa.

 

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Stopover da TAP tem tido papel importante nas ligações entre Portugal e Brasil

A TAP já transportou mais de um milhão de passageiros nas suas ligações entre Portugal e Brasil até julho de 2023, uma subida de 30% acima dos números do ano passado nas 13 rotas a partir do Porto e de Lisboa. O Programa Portugal Stopover tem tido um papel importante, segundo a transportadora aérea.

Segundo a TAP, que de janeiro a julho deste ano já transportou mais de um milhão de passageiros nas suas 13 rotas (Lisboa e Porto) entre Portugal e Brasil, o relançamento do Programa Portugal Stopover tem tido um papel importante, já que permite estadas de até dez dias no nosso país, na ida ou na volta, para outros destinos na Europa, além de outros benefícios, como descontos de 25% numa segunda viagem num destino em Portugal ou ofertas junto de mais de 115 parceiros.

No entanto, sendo um dos mercados prioritários para a companhia aérea, a partir de 29 de outubro, com o início do inverno IATA, a TAP vai ter até 81 voos semanais para o Brasil.

Refira-se que, tendo sido eleita em 2022 como a Companhia Aérea Mundial Líder para a América do Sul nos World Travel Awards, atualmente, para o Brasil, a TAP voa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador.

 

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Nova direção da RTA exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve

André Gomes, que tomou posse esta terça-feira como presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve (RTA), para um mandato de cinco anos, assegurou que, neste “novo ciclo”, exigirá mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve.

Na tomada de posse da nova Comissão Executiva da RTA, André Gomes afirmou que “serei firme e determinado, perante os poderes públicos nacionais, na defesa dos interesses da região”. Desde logo, “ao nível do seu financiamento”.

O novo dirigente do Turismo do Algarve recordou que “se o orçamento das regiões de turismo tivesse beneficiado da devida atualização da dotação financeira segundo a evolução do índice de preços ao consumidor, hoje estaríamos a falar de um financiamento anual da RTA para 2023 na ordem dos 5,5 milhões de euros”.

O foco do novo executivo, que exercerá funções até 2028, estará também na diversificação da oferta turística e na qualificação dos recursos humanos: “As pessoas são o elemento mais importante do Turismo”.

No discurso da tomada de posse que decorreu o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, perante mais de 300 convidados, André Gomes mostrou-se empenhado na luta pela sustentabilidade do território e na procura de soluções para a falta de água no Sul do país. Assim, destacou que “existem muito bons projetos estruturais já em curso, como o aproveitamento de águas residuais tratadas, o reforço do sistema multimunicipal e a aposta em novas origens de água”. Também “o setor privado está a fazer a sua parte. Mas é preciso atrair mais investimento do setor das águas para mitigar o grave problema da escassez e permitir maior poupança deste recurso fundamental à vida e ao turismo”.

A cerimónia contou também com a presença do ministro do Ambiente, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, do secretário de Estado do Ambiente e da secretária de Estado das Pescas.

André Gomes passa a liderar a Comissão Executiva da RTA, contando na direção com Fátima Catarina (vice-presidente), Alberto Mota Borges (membro da Comissão Executiva), Vítor Guerreiro (membro cooptado em representação dos municípios) e José Matias (membro cooptado em representação das entidades privadas com interesse no desenvolvimento da atividade turística).

Na ocasião, tomaram ainda posse os membros da Mesa da Assembleia Geral da RTA. Hélder Martins, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, ocupa o lugar de presidente, enquanto Isolete Correia, presidente da Associação Portuguesa de Portos de Recreio, assume a função de secretária.

Na ocasião, o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral da RTA sublinhou que “tendo em consideração a conjuntura nacional e internacional, entramos hoje num ciclo onde a atuação da RTA é ainda mais importante”. Para Hélder Martins, “questões da economia internacional, com diferentes problemas, reforçam ainda mais a necessidade de uma presença forte da maior região turística nacional junto dos parceiros e clientes finais”.

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Agenda

TAAG assinala 85 anos com evento dia 8 de setembro em Lisboa

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai assinalar o seu 85 aniversário, no próximo dia 8 de setembro, com um evento em Lisboa, que decorrerá a partir das 20 horas no Lumen Hotel & The Lisbon Light Show, e para o qual estão convidados todos os agentes de viagens, seus parceiros de negócio.

Com o mote “TAAG Linhas Aéreas de Angola – Há 85 anos a ligar África ao Mundo”, a transportadora aérea angola, que tem o Publituris como Media Partner, vai celebrar esta data com um encontro com os seus parceiros de negócio em Portugal, os agentes de viagens, numa ação em Lisboa marcada para o dia 8 de setembro no Lumen Hotel & The Lisbon Light Show, Rua Sousa Martins, 20, às 20 horas.

Para marcar presença neste evento, basta inscrever-se na plataforma criada para o efeito: https://gr8events.live/65Publituris/.

Nesta data, a transportadora aérea de Angola pretende celebrar a sua história e longevidade que resulta desde a criação da “DTA” em 1938 até a transição para a designação “TAAG”, tal como conhecemos hoje, a companhia de bandeira nacional.

A TAAG transporta as cores de Angola e a palanca como símbolo nacional para múltiplos destinos domésticos, regionais e internacionais. Atualmente, a sua frota é composta por 21 aeronaves, e além do transporte de passageiros, a companhia tem desenvolvido o segmento de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema e diversificação do negócio.

Com um profundo orgulho da sua história de 85 anos, a TAAG aposta na melhoria contínua, numa visão de ser a companhia aérea de eleição para serviços de passageiros e carga, que conectam a África Austral ao Mundo com foco na sustentabilidade e inovação.

Neste momento de festa, mas com os olhos no futuro, a TAAG assegura que continuará a oferecer serviços aéreos de excelência, seguros, fiáveis, modernos e centrados no cliente, gerando valor para todos os stakeholders.

 

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Agências

ASGAVT muda designação para ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens

A ASGAVT – Associação de Sócios-Gerentes das Agências de Viagens e Turismo passa a designar-se ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens, após aprovação em Assembleia Geral Estatutária, realizada na última sexta-feira, dia 28 de julho.

A propósito desta alteração, o presidente da direção, Miguel Quintas, destacou que a associação “tem agora um carácter mais abrangente, de foco cem por cento empresarial e anunciando no seu nome justamente o seu âmbito nacional”. A alteração estatutária proposta pela atual direção viu o seu projeto de regulamentação interna ser aprovado por uma maioria de 93,3% dos votos dos associados.

Para além do nome, outras propostas de alteração foram igualmente aprovadas, nomeadamente “a separação total de poderes entre os órgãos estruturais da ANAV, a fim de evitar a possibilidade de ingerências diretas, indiretas ou por interposta pessoa, entre a Assembleia Geral, a Direção ou o Conselho Fiscal, bem como a limitação a dois mandatos para os presidentes desses órgãos”, referiu ainda o presidente da ANAV, em nota de imprensa.

Miguel Quintas reforçou que, entre as alterações mais importantes, encontra-se o facto de a associação possuir agora um Conselho Jurisdição “que acautele a democracia interna da associação” e ainda “a necessidade absoluta da cada direção apresentar um plano de atividades no início de cada ano, a fim de ser escrutinada pelos seus próprios associados, no final dos 365 dias”.

Miguel Quintas assegurou que os principais objetivos estratégicos traçados para este mandato passam por “garantir que somos uma associação mais democrática, mais transparente, mais combativa, com independência total entre os seus órgãos internos vitais, e uma garantia de que será devidamente escrutinada pelo novo Conselho de Jurisdição e Disciplina, assim como pelos

seus associados”.

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Destinos

Rússia diz que quer receber turistas internacionais e simplifica obtenção de vistos

Mesmo em guerra, a Rússia, que quer promover a chegada de turistas internacionais, neste momento reduzida a zeros, acaba de lançar um site para facilitar a emissão de vistos válidos por até 16 dias, num período de 60 dias, para cidadãos de 55 países, incluindo a União Europeia e a Ásia.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia decidiu facilitar as viagens de negócios e o fluxo de turistas lançando um site para emissão de vistos válidos por até 16 dias, num período de 60 dias.

A opção, segundo a imprensa internacional, está disponível para cidadãos de 55 países, incluindo os estados-membros da União Europeia e países asiáticos, a custo de 52 dólares. O objetivo é promover o turismo e uma melhor imagem da Rússia.

Refira-se que o presidente Vladimir Putin anunciou o e-Visa em 2018, mas os planos foram adiados pela pandemia da Covid-19. Agora o trabalhoso procedimento de obtenção de visto não será mais obrigatório para muitos viajantes. Em vez de documentação impressa, o aplicativo pode ser carregado online, com confirmação por e-mail após análise. A medida está de acordo com as práticas utilizadas por outros países.

Até agora era necessário obter um documento para entrada no país nos consulados ou embaixadas que era obrigatoriamente acompanhado de um seguro médico detalhado que incluía, entre outras coisas, o retorno de o corpo à pátria.

De qualquer forma, o turismo na Rússia continua difícil e arriscado, e vários países mantêm o aviso, alertando contra viagens à Rússia. Também o Ministério português dos Negócios Estrangeiros, atrás do portal das Comunidades Portuguesas, recomenda que sejam evitadas deslocações à Rússia.

Os voos diretos para a Rússia de aeroportos da UE foram interrompidos após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro do ano passado. Os passageiros aéreos têm de fazer desvios via Turquia, Arménia ou Geórgia, mas as viagens terrestres, nomeadamente, através da Finlândia e da Polónia continuam a ser possíveis. Os viajantes estão sujeitos a rígidos controlos de fronteira e existem limites para o transporte de dinheiro. Os cartões bancários ocidentais não funcionam mais nas caixas eletrónicas russas.

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Hotelaria

Contrato com Hub OS vai otimizar gestão das unidades do Pestana Hotel Group

Comunicação célere entre departamentos, rapidez na resposta a solicitações de serviço e aumento de eficiência nas áreas de Housekeeping e Guest Service formam o pacote de melhorias permitidas pelo sistema operativo nos processos do Pestana Hotel Group, que acaba de firmar um contrato com a Hub OS.

O Pestana Hotel Group e a Hub OS acabam de firmar um contrato de serviço para implementação do sistema operativo desenhado especificamente para a hotelaria. O grupo hoteleiro recorrerá, ao abrigo do acordo, a dois dos oito módulos desta ferramenta de TI, beneficiando da experiência do seu novo fornecedor na agilização de processos operacionais numa só plataforma, aperfeiçoada por via do portefólio de clientes com mais de mil hotéis em mais de 45 países.

Este software permite reforçar a digitalização de housekeeping, com soluções de automatização da alocação de tarefas e de controlo de produtividade e gestão, no que torna a ferramenta da Hub OS num reforço para a produtividade e qualidade dos serviços do Pestana Hotel Group.

Na operação, o staff é prontamente notificado, através da aplicação, sobre eventuais pedidos ou alertas dados pelos clientes, permitindo a sua resolução de forma mais rápida e imediata, culminando numa melhoria da experiência do hóspede ao longo da estadia. A App comporta, entre outros papéis, o de agregador automático destas situações do dia, potenciando a monitorização à distância.

Por seu lado, o módulo Guest Experience orienta o software para otimização da experiência do cliente. Todas as eventuais situações que possam surgir durante a estadia de um cliente são registadas na plataforma. A partir desse momento, são acionados processos internos de comunicação para fornecer uma resposta célere, pelo que influenciará de uma forma positiva a avaliação da experiência no hotel.

 

 

 

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Edição 2023 da Summit Go4Travel vai ter lugar na região Oeste em novembro

A convenção anual do grupo de agências de viagens Go4Travel terá lugar entre os dias 17 e 19 de novembro deste ano, na região do Oeste, foi anunciado esta terça-feira em comunicado de imprensa, sem, no entanto, ter sido especificado o local.

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Organizada anualmente, a convenção junta os profissionais das agências de viagens Go4Travel, parceiros, fornecedores e players do turismo num espaço que pretende ser um hub de conhecimento, discussão e ligação entre o setor.

À semelhança da última convenção, a Summit Go4Travel 2023 promete oferecer uma experiência imersiva na região que a acolhe. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o “Melhor Oeste” através do contacto direto com a cultura regional: os locais notáveis, a vinha, a natureza, o mar, a praia, os desportos aquáticos, entre outras bandeiras da região.

Refira-se que esta Summit será também a primeira sob a nova marca Go4Travel. No início do ano, o grupo anunciou um rebranding integral que representou o primeiro passo numa nova era para a Go4Travel. Com um posicionamento mais dinâmico e próximo, a edição de 2023 dará continuidade à mensagem lançada em 2022 e integrada na nova identidade do grupo: “together”.

Organizadas desde 2017, as Summits Go4Travel são espaços de discussão da indústria do turismo e das viagens, criação de sinergias entre agências e parceiros, servindo também como uma plataforma para oportunidades de networking e team building.

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Turismo

Retorno económico da JMJ pode chegar aos 600M€, segundo Nuno Fazenda

O secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, analisou o impacto financeiro e o retorno económico da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no turismo em Portugal, que começou esta terça-feira em Lisboa, e disse que podem situar-se entre os 400 e os 600 milhões de euros.

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Sobre o impacto da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ), que arrancou esta terça-feira, dia 1 de agosto, em Lisboa, o secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, acredita que os estudos feitos por consultoras e instituições de ensino superior se “vão concretizar” e aponta para um retorno financeiro do evento que pode chegar aos 600 milhões de euros.

Em declarações à CNN Portugal, o governante afirmou que “temos vários estudos que demonstram um impacto muito positivo que estas Jornadas Mundiais da Juventude vão ter em Portugal, e demonstram que oscila entre os 400 e 600 euros de retorno económico”, apontou.

Segundo Nuno Fazenda, “prevemos um impacto muito positivo do turismo na parte do retorno económico, mas também na projeção internacional e Portugal lá fora”, para lembrar que “vamos receber um milhão de jovens de todo o mundo, que vão ser embaixadores de Portugal no mundo. E vão estar num encontro que promove a paz, a solidariedade, a ação climática, valores que são importantes””.

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços realçou igualmente a cobertura mediática do acontecimento: “Vamos ter órgãos de comunicação social de todo o mundo, vamos ter a JMJ serem transmitidas para mais de 150 países”, explicando que, com o Turismo de Portugal foram produzidos vários vídeos sobre diferentes regiões de Portugal, que serão depois passados nos intervalos das transmissões televisivas da JMJ em todo o mundo.

“É uma oportunidade para dar a conhecer Portugal às novas e futuras gerações, que vão guardar uma experiência de afetividade e de boa ligação a Portugal”, referiu, avançando confiante nos resultados que, “temos de confiar nos estudos de consultoras e instituições ensino”.

“Vemos uma grande mobilização de norte a sul do País e, por isso, o impacto não se circunscreve a Lisboa”, indicou, sublinhando que esse impacto será “multiplicado a médio e longo prazo”.

“Vamos atingir mais de 450 milhões de lares em todo o mundo, e a isso soma-se o reconhecimento de Portugal como país capaz de organizar eventos internacionais”, considerou o governante.

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