Mosteiro de Alcobaça vai ter hotel
A autarquia prevê lançar, em breve, o concurso para a unidade hoteleira de cinco estrelas.

Raquel Relvas Neto
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A Secretaria de Estado da Cultura autorizou a Direcção Geral do Património a lançar o concurso para construção de um hotel de cinco estrelas no Mosteiro de Alcobaça, anunciou hoje a câmara do município.
A construção de um hotel de cinco estrelas na ala nascente do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça tem sido reivindicada pela câmara, mas, segundo Paulo Inácio, presidente da autarquia, para captar o interesse de investidores privados “é necessário avançar com o concurso que defina os parâmetros mínimos de exigência adequados” ao edifício classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Património da Humanidade.
O concurso vai ser determinante para a definição do número de quartos previstos e da área de ocupação da futura unidade hoteleira, bem como para a aprovação favorável por parte da UNESCO.
O município está a tentar conseguir junto do Governo “garantias de que haverá acesso a fundos comunitários” para a construção do hotel, que se pretende que venha a ser explorado por um grupo hoteleiro mediante o pagamento de uma renda ao Estado.
Se for aprovado pela UNESCO, o hotel no mosteiro será a primeira unidade de cinco estrelas do concelho, onde existem dois hotéis de quatro estrelas e três de três estrelas.
O concelho tem ainda aprovada mais uma candidatura de um hotel de quatro estrelas para a freguesia da Cela e um pedido de aprovação para um outro na freguesia de Alfeizerão.