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ITB Berlim dá aconselhamento jurídico em organização de eventos

No ‘ITB MICE Day’, os empresários vão receber dicas e conselhos para organizarem um evento de sucesso sem infringirem qualquer lei ou procedimento.

Tiago da Cunha Esteves
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No ‘ITB MICE Day’, os empresários vão receber dicas e conselhos para organizarem um evento de sucesso sem infringirem qualquer lei ou procedimento.

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Os empresários e ‘players’ que actuam no segmento da Meetings Industry vão poder receber aconselhamento jurídico relativo à organização de eventos na próxima ITB Berlim.

No ‘ITB MICE Day’, diversos especialistas vão explicar como é possível organizar um evento de sucesso, apesar das várias regras existentes que os planeadores têm de seguir ‘à risca’. O programa completo pode ser consultado aqui.

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Para o ano, lembre-se, a ITB Berlim vai decorrer de 6 a 10 de Março, na Messe Berlim.

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Pinto Lopes Viagens lança novos circuitos para o primeiro semestre de 2025

“Mesopotâmia e Curdistão”, “Japão com Expo Osaka”, “Eritreia”, “Lendas da Indochina, do Mekong aos Arrozais de Sapa”, “Semana Santa na Indonésia”, “Islândia Essencial” e “Turquemenistão, Mar de Aral e Cazaquistão” são as propostas da Pinto Lopes Viagens para o primeiro semestre de 2025.

A Pinto Lopes Viagens lançou uma série de novos circuitos para o primeiro semestre de 2025, que propõem conhecer destinos como a “Mesopotâmia e Curdistão”, “Japão com Expo Osaka”, “Eritreia”, “Lendas da Indochina, do Mekong aos Arrozais de Sapa”, “Semana Santa na Indonésia”, “Islândia Essencial” e “Turquemenistão, Mar de Aral e Cazaquistão”.

“Com um portfólio diversificado de circuitos exclusivos, esta nova temporada continua a trazer viagens a destinos fascinantes e pouco explorados, perfeitas para viajantes arrojados e ansiosos por embarcar em novas aventuras pelo globo fora”, refere o operador turístico e agência de viagens especializada em viagens em grupo, culturais e de autor.

O circuito “Mesopotâmia e Curdistão” oferece, segundo a Pinto Lopes Viagens, a possibilidade de visitar regiões como “o Curdistão, um território repleto de tradição e paisagens deslumbrantes, as ruínas da mítica Babilónia, o zigurate de Ur e Samarra”, decorrendo entre 29 de março a 11 de abril de 2025.

Já a opção “Japão com Expo Osaka” oferece a possibilidade de visitar “o Japão no ano da Expo 2025, em Osaka, um evento mundial que promete inovar em design, cultura e sustentabilidade”, passando ainda por outras cidades do Japão Clássico. A viagem decorre entre 4 de abril e 11 de maio de 2025.

No caso da “Eritreia”, o objetivo é visitar um país que considerado uma “verdadeira joia escondida em África” e que é ideal para “os amantes de história e arquitetura colonial”, passando por Asmara, à qual se segue uma “viagem a bordo do lendário comboio até Arbaroba, numa das ferrovias mais ousadas do mundo”, assim como visitas a Massawa, no Mar Vermelho e que é o local de embarque até às Ilhas Dahlak, o arquipélago que possui um ecossistema único. Esta viagem tem lugar entre 30 de março e 7 de abril de 2025.

Já o circuito “Lendas da Indochina, do Mekong aos Arrozais de Sapa” visita locais menos conhecidos do Vietname, Laos e Camboja, numa viagem que começa pelo Vietname, subindo pelo  Mekong por mercados flutuantes e povoações típicas até à capital do Camboja, Phnom Penh, para partir à descoberta de templos pré-angkorianos classificados como Património da Humanidade pela UNESCO e do Laos, onde as visitas incluem também a capital Vientiane, existindo ainda tempo para visitar os famosos socalcos dos campos de arroz de Sapa, de volta ao Vietname. Esta opção decorre entre 15 a 29 de março de 2025.

A Pinto Lopes Viagens propõe ainda conhecer a “Semana Santa na Indonésia”, num programa que decorre entre 12 e 23 de abril de 2025, e que combina a riqueza cultural e religiosa com a beleza natural dos vulcões, praias e templos antigos deste arquipélago.

Entre 14 e 18 de abril de 2025, assim como noutras datas ainda por anunciar em maio, a Pinto Lopes Viagens propõe também o circuito “Islândia Essencial” para visitar as maravilhas naturais da Islândia.

A encerrar as propostas da Pinto Lopes Viagens para o primeiro semestre de 2025 há  ainda o circuito “Turquemenistão, Mar de Aral e Cazaquistão”, que terá  lugar entre 25 de maio e 5 de junho de 2025, e que passa pelas “paisagens da Ásia Central, explorando o enigmático Turquemenistão, o recuo dramático do Mar de Aral e as paisagens imponentes do Cazaquistão”.

“Ao lançar esta série de novos circuitos, reforçando a sua oferta, a Pinto Lopes Viagens continua a sua missão de proporcionar experiências de viagem inesquecíveis, com itinerários cuidadosamente criados para explorar a cultura e história de cada destino, acompanhados por guia em português. As reservas encontram-se abertas e são limitadas”, refere o operador turístico e agência de viagens.

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Pestana, Vila Galé, TAP e Emirates são as empresas do Turismo com melhor reputação em Portugal

No caso da Hotelaria e Turismo, o Pestana Hotel Group foi a empresa que mais se destacou, arrecadando o primeiro lugar deste ranking, enquanto nos Transportes de Passageiros foi a TAP que arrecadou a primeira posição.

Pestana Hotel Group, Vila Galé, TAP e Emirates são as empresas do setor do Turismo com melhor reputação em Portugal, de acordo com o Ranking Merco Empresas Portugal 2024, divulgado esta quarta-feira, 23 de outubro.

Este ranking, que classifica as 100 empresas e os 100 líderes com melhor reputação em Portugal em 2024, resulta de uma análise exaustiva e detalhada que tem por base mais de 2.310 inquéritos, 6 avaliações e 17 fontes de informação.

No caso da Hotelaria e Turismo, o Pestana Hotel Group foi a empresa que mais se destacou, arrecadando o primeiro lugar deste ranking setorial, enquanto a Vila Galé ficou na segunda posição.

No que diz respeito ao setor do Transporte de Passageiros, o destaque foi para a TAP Air Portugal, que ficou colocada na primeira posição do pódio, seguida da Emirates, a companhia aérea de bandeira do Dubai, que arrecadou a segunda posição.

Além da Hotelaria e Turismo e dos Transportes de Passageiros, este ranking analisou também os setores da Alimentação, Advogados, Auditoria e Consultoria, Automóvel, Bancário, Bebidas, Distribuição e Equipamento para o Lar, Distribuição Especializada, Distribuição Generalista, Distribuição Moda, Drogaria e Perfumaria, Eletrónica de Consumo/Informático, Energia e Utilities, Farmacêutico, Gestão, Valorização e Tratamento de Resíduos, Holding Empresarial, Indústria, Informática e Software, Infraestruturas e Construção, Meios de Comunicação, Saúde, Seguros, Serviços de Internet, Serviços Profissionais, Tecnológico/Industrial, Telecomunicações e Transporte de Mercadorias e Logística.

A Merco explica ainda que a metodologia utilizada para a elaboração deste ranking é revista de forma independente pela KPMG.

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Soltrópico lança campanha de vendas exclusiva para os Açores

Esta campanha da Soltrópico decorre em parceria com a Visit Azores e aplica-se a reservas até 30 de novembro de 2024, cujas viagens decorram até março do próximo ano.

A Soltrópico lançou uma campanha que “visa potenciar as vendas nos Açores em parceria com a Visit Azores”, iniciativa que oferece “um incentivo especial” para reservas até 30 de novembro de 2024, cujas viagens decorram até março do próximo ano.

“Os viajantes poderão beneficiar de um desconto de 40 euros na reserva pré-viagem de uma experiência, aplicável a uma das mais de 15 experiências disponíveis na programação”, indica o operador turístico do Grupo Newtour, num comunicado enviado à imprensa.

No âmbito desta campanha, os preços começam nos 199 euros por pessoa, com alojamento de duas noites, APA, no Hotel Varandas do Atlântico, de três estrelas na Ilha Terceira, com partida de Lisboa a 13 de janeiro de 2025.

Gonçalo Palma, diretor-geral da Soltrópico, o operador turístico espera que esta campanha seja “um catalisador para aumentar o fluxo de visitantes aos Açores durante este período do ano”.

“Este esforço visa não apenas enriquecer a experiência dos viajantes, mas também impulsionar as vendas, promovendo um desenvolvimento sustentável e equilibrado na região”, acrescenta o responsável.

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Porto de Lisboa celebra 137.º aniversário com semana repleta de atividades

Entre 26 de outubro e 1 de novembro, o Porto de Lisboa promove uma semana repleta de atividades, no âmbito do 137.º aniversário da infraestrutura.

O Porto de Lisboa vai celebrar, entre 26 de outubro e 1 de novembro, o seu 137.º aniversário com uma semana repleta de atividades, tema “Há Festa nas Docas”, informou a infraestrutura, em comunicado.

A iniciativa arranca a 26 de outubro, a partir das 11h00, com um Mercado nas Docas de Santo Amaro, que vai contar com moda, design, artesanato, livros, plantas, bijuteria e muito mais e que tem a participação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, que apresenta uma exposição de peças criadas pelos seus alunos.

Pelas 15ho0, está previsto um momento de animação musical com o grupo Original Bandalheira, que vai ter várias atuações espalhadas por vários pontos da Doca de Santo Amaro ao longo da tarde.

Já pelas 16h00, decorre o Desfile da Marcha de Alcântara, que foi a grande vencedora das Marchas Populares de Lisboa 2024 e que, no âmbito desta iniciativa, vai desfilar pela Doca de Santo Amaro.

Toda a programação do 137.º aniversário do Porto de Lisboa pode ser consultada aqui.

 

 

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MSC Cruzeiros garante que parcerias de Fly&Cruise com TAP e Emirates “são para manter”

Os programas de Fly&Cruise com a TAP e Emirates são, segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros, para manter no futuro, uma vez que constituem “uma grande vantagem competitiva” face à concorrência.

Inês de Matos

A MSC Cruzeiros está “extremamente contente” com as parcerias com a TAP e com a Emirates nos programas de Fly&Cruise e pretende mantê-las nos próximos anos, avançou Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, à margem do roadshow da companhia de cruzeiros, que passou por Lisboa esta terça-feira, 22 de outubro.

“Estamos extremamente contentes pela parceria que temos com a TAP e com a Emirates porque ninguém faz um cruzeiro sem fazer um voo ou então tem de fazer um cruzeiro à partida de casa”, começou por explicar Eduardo Cabrita, revelando que, no caso da Emirates, esta parceria acontece essencialmente durante o inverno, que é quando decorrem os cruzeiros à partida do Dubai ou de Abu Dhabi, enquanto com a TAP está mais direcionada para o verão, com destino a cidades europeias onde a MSC Cruzeiros coloca os seus navios.

Eduardo Cabrita explicou que, no caso da TAP, a parceria prevê allotments mas também FIT automáticos, o que permite “ir buscar inventário à TAP e poder gerar o cruzeiro, o pacote, os transferes e tudo”.

Veneza, Roma, Copenhaga, Barcelona, Hamburgo, Milão e Atenas, assim como o Funchal, são alguns dos destinos europeus para onde a MSC Cruzeiros conta com esta parceria com a TAP, aos quais se vai juntar ainda, em 2025, os EUA, com a companhia de cruzeiros a contar com allotments nos voos da TAP para Miami e Nova Iorque.

“Nesse aspecto tem sido muito, muito profícuo porque a TAP também percebeu que o setor dos cruzeiros e o negócio tem de ser visto de uma outra forma, não só como os tour operadores, mas como muito mais antecipação”, explicou.

No caso da Emirates, com a qual a companhia de cruzeiros já trabalha “há muitos, muitos anos”, nomeadamente desde que passou a colocar “navios nos Emirados Árabes Unidos”, o balanço é igualmente positivo.

Por isso, o diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal garante que estas parcerias “são para continuar, obviamente”, até porque, acrescentou o responsável,  “esta é uma grande vantagem competitiva” face à concorrência, não só em Portugal como noutros mercados.

Satisfeitos com as parcerias mostraram-se também os responsáveis da TAP e Emirates que marcaram presença na passagem por Lisboa do roadshow da MSC Cruzeiros, com David Quito, country manager da Emirates em Portugal, a explicar que, para a companhia aérea, esta parceria “faz todo o sentido” e vai ao encontro da estratégia que o próprio Dubai, sede da Emirates, definiu para o futuro.

“O Dubai quer-se mostrar ao mundo como uma cidade global e os cruzeiros acabam por ser mais uma vertente desta cidade global”, explicou o responsável, realçando que, com esta parceria, os cruzeiros são “mais uma vertente” a que a Emirates consegue chegar.

David Quito destacou ainda a oferta que a Emirates disponibiliza à saída de Lisboa, que é garantida por um “avião com grande capacidade”, que totaliza cerca de 45 mil lugares por mês, o que permite a realização de allotments e de grupos para o Dubai.

Tal como a Emirates, também a TAP faz um balanço positivo desta parceria, com Melanie Silva, responsável de Global Sales Leisure da TAP, a explicar que as duas partes têm vindo a “desenvolver esta parceria, especialmente nos últimos dois anos”, de tal forma que esta cooperação está agora mais global.

“Estamos em constante dinâmica e a aumentar esta parceria com a MSC Cruzeiros, especialmente no último ano e meio ou dois anos, de uma forma mais global”, indicou a responsável, destacando a novidade de Miami, destino que passa a estar também incluído nesta parceria com a MSC Cruzeiros a partir de 2025.

Objetivo para 2025 é chegar ao “maior número” de portos com voos da TAP

As parcerias vão manter-se e, segundo Eduardo Cabrita, no caso da TAP vai até crescer já no próximo ano, com o responsável a revelar que o objetivo é “tentar abrir o maior número de portos ou de cidades que tenham voos” da companhia aérea de bandeira nacional.

“São imensos mesmo. Tudo o que possamos abrir, vamos abrir”, explicou Eduardo Cabrita, revelando que “a ideia é tentar ser o mais abrangente possível com as opções para agentes de viagens e consumidores finais”.

Segundo Eduardo Cabrita, em 2024, os pacotes de Fly&Cruise vendidos no âmbito desta parceria representaram 20% a 30% das vendas da companhia de cruzeiros e a expetativa é que esta percentagem venha a aumentar ainda mais futuro.

“A tendência, pelo que vimos nos últimos três anos, no pós-pandemia, é continuar a aumentar a percentagem a uma velocidade simpática. Porque, lá está, tem que haver esta compreensão, para o agente de viagens e para o consumidor, de que realmente fazer um cruzeiros incluído dentro de um pacote, torna-se mais vantajoso em todos os sentidos”, referiu o diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal.

O roadshow da MSC Cruzeiros arrancou a 10 de setembro, em Lisboa, e termina a 13 de novembro, em Ponta Delgada, incluindo diversas sessões por todo o país. A sessão que decorreu esta terça-feira, 22 de outubro, em Lisboa, contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre representantes da companhia aérea e dos parceiros Emirates e TAP, assim como agentes de viagens e jornalistas.

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Cruzeiros Lisboa-Lisboa são “grande sucesso” e devem manter-se nos próximos anos, diz MSC Cruzeiros

Segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, “a ideia é tentar manter estas operações de futuro”, uma vez que a companhia de cruzeiros está “muito contente” com o que foi feito até agora.

Inês de Matos

A MSC Cruzeiros confirma que os cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa têm sido um “grande sucesso”, pelo que se devem manter nos próximos anos, avançou Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, à margem do roadshow da companhia de cruzeiros, que passou por Lisboa na noite desta terça-feira, 22 de outubro.

“Foi um grande sucesso, tem sido sempre um grande sucesso. Começámos o Lisboa-Lisboa quando começámos o escritório, há 15 anos, – aliás, este ano, fazemos 15 anos, estamos de parabéns nesse sentido – mas tem sido um sucesso especialmente porque nos últimos dois anos a operação aumentou”, explicou o responsável.

Eduardo Cabrita lembrou que, pela primeira vez, em 2024 estes cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa decorreram entre abril e outubro, num total de 21 viagens, incluindo pernas, numa operação que se vai manter semelhante em 2025.

“No próximo ano, vamos manter a operação, vai ser um novo navio, o Música, que vai fazer o itinerário, e vai ser da mesma gama do que temos atualmente, o Orquestra”, indicou o responsável, revelando que, quando acabar os itinerários Lisboa-Lisboa, o navio vai realizar também os cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal, em 2025.

Segundo o responsável, “a ideia é tentar manter estas operações de futuro”, lembrando, no entanto, que “os testes são feitos a um ano ou dois” e que existem outros mercados emissores para estes cruzeiros, ainda que a MSC Cruzeiros esteja “muito contente” com o que foi feito até agora.

Itália foi, de acordo com Eduardo Cabrita, o principal mercado emissor para os cruzeiros com partida e chegada a Lisboa, seguindo-se “os países escandinavos, especialmente a Alemanha, depois França e Espanha”, enquanto a quota de passageiros portugueses ficou entre os 15% e os 18%, tal como nas viagens desde o Funchal.

“Nos cruzeiros portugueses, no total, Funchal e Lisboa, estamos dentro dos 15% ou 18%”, acrescentou, explicando ainda que, nos cruzeiros com partida e chegada à capital portuguesa, o mercado americano representou cerca de 5% ou 7% do total de passageiros.

 

 

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MSC Cruzeiros teve ano “simpaticamente positivo” e acima das expectativas

Apesar de ainda faltarem mais de dois meses até ao final, 2024 terá ficado acima das expectativas da MSC Cruzeiros, que faz um balanço positivo do ano, especialmente a partir do final de setembro, quando se registou uma “subida ainda melhor” do que o esperado.

Inês de Matos

A MSC Cruzeiros faz um balanço otimista relativamente a 2024, ano que, segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal, foi “simpaticamente positivo” e que, apesar de ainda faltarem mais de dois meses até ao fecho, terá ficado acima das expectativas da companhia de cruzeiros.

“O balanço é relativamente fácil, porque, felizmente, como no turismo em geral, em termos de setor dos cruzeiros, está a ser muito simpaticamente positivo”, afirmou o responsável em declarações aos jornalistas, à margem da passagem do roadshow da MSC Cruzeiros por Lisboa, esta terça-feira, 22 de outubro.

Apesar dos resultados positivos até outubro, Eduardo Cabrita mostra-se cauteloso porque ainda faltam realizar os cruzeiros com partida e chegada ao Dubai, assim como os do Funchal, ambos a decorrer nesta temporada de inverno.

“De qualquer forma, estamos muito positivos em relação ao ano, comparado com 2023 e, comparado com os anos anteriores”, acrescentou Eduardo Cabrita, revelando que a MSC Cruzeiros tinha “alguma esperança de que isto acontecesse”, o que se confirmou a partir do final de setembro, quando se registou uma “subida ainda melhor” do que aquilo que a companhia esperava.

Eduardo Cabrita explicou ainda que, o mercado português, deverá encerrar 2024 com cerca de 85 a 90 mil cruzeiristas, em linha com o que se tem registado nos últimos anos, com o responsável a explicar que “não há novos itinerários com grande disponibilidade para os portugueses, em termos dos outros competidores”, pelo que a média não deverá diferir muito dos anos mais recentes.

 

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Viajar Tours apresenta a sua programação charter para 2025

A Viajar Tours, que acaba de lançar a sua programação charter para o verão de 2025 destaca algumas novidades: alteração do aeroporto de entrada em Creta, passando a voar diretamente de Lisboa para Chania (em substituição de Heraklion), Puglia, onde, em vez de Brindisi, passará a voar diretamente do Porto para Bari, e ainda a introdução de um novo voo direto do Porto para Enfidha – Hammamet, alargando a oferta na Tunísia continental.

Creta (aeroporto de Chania), de Lisboa, com a Eagean Airlines, às segundas-feiras, de 16 de junho a 8 de setembro; Djerba à saída do Porto aos sábados, de 31 de maio a 30 de setembro, com reforço às segundas-feiras, de 16 de junho a 8 de setembro, e também de Lisboa, aos sábados, numa operação que decorrerá de 5 de abril a 20 de setembro; bem como Monastir e Hammamet, entre o Porto e o aeroporto de Enfidha, às segundas-feiras, de 2 de junho a 8 de setembro, e às quartas-feiras, entre 9 de julho e 3 de setembro, respetivamente, todas com a Nouvelair, são os destinos já conhecidos na programação da Viajar Tours para o próximo verão.

Mas há mais destinos que acabam de ser anunciados, designadamente, Saídia, à saída do Porto aos sábados para o aeroporto de Oujda, entre 7 de junho e 13 de setembro, Sardenha, também com partida do Porto aos sábados, de 14 de junho a 6 de setembro, bem como Puglia, com partidas do Porto para Bari, às terças-feiras, numa programação que durará entre 17 de junho e 9 de setembro. Todos eles serão realizados com a Air Horizont.

Paralelamente, o operador turístico anuncia uma “Fantástica Campanha” de vendas para Djerba, permitindo aos clientes antecipar a reserva das suas férias, aos melhores preços. A campanha estará em vigor até ao próximo dia 31 de outubro.

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Paris, Ponta Delgada e Barcelona no topo das escolhas dos portugueses para escapadinha de novembro, diz eDreams

Se os portugueses preferem Paris, Ponta Delgada e Barcelona para uma escapadinha do feriado de novembro, a eDreams revela que do estrangeiro, Lisboa e Porto são os destinos mais procurados pelos visitantes internacionais.

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De acordo com a eDreams, Ponta Delgada (Açores), Barcelona e Madrid (Espanha) e Londres (Reino Unido) estão entre os destinos de férias mais reservados pelos portugueses que vão aproveitar o feriado do Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, e a respetiva ‘ponte’, para viajar, embora Paris (França) mantenha o estatuto de destino mais popular entre os portugueses.

A agência de viagens online destaca, contudo, que, apesar da cidade mais procurada ser no estrangeiro, em termos do país com mais reservas, os portugueses deram preferência ao próprio país. Assim, ao contrário do ano passado, em que Espanha foi o destino favorito, este ano o aumento das reservas para destinos nacionais, como Ponta Delgada e Funchal, confirma esta mudança no comportamento de viagem dos portugueses.

Uma vez que este feriado acontece em vários países, a eDreams analisou também o fluxo de turistas estrangeiros que escolheram Portugal como destino, concluindo que os visitantes vão chegar vindos principalmente de França, Alemanha, Espanha, Suíça e Luxemburgo. Lisboa e Porto são os destinos mais procurados pelos visitantes internacionais.

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Qatar Airways já opera primeiro Boeing 777 equipado com internet Starlink

A companhia aérea adianta que vai disponibilizar “12 aviões Boeing 777-300 atualizados com este serviço inovador até ao final de 2024”, comprometendo-se a introduzir a tecnologia em toda a sua frota de Boeing 777 em 2025 e na frota A350 no verão do próximo ano.

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A Qatar Airways já está a voar com o primeiro avião Boeing 777 equipado com internet Starlink, aparelho que foi usado esta terça-feira, 22 de outubro, na ligação entre Doha, no Qatar, e Londres, no Reino Unido.

“A companhia aérea é a maior, e a primeira transportadora da região MENA, a oferecer aos passageiros a internet de ultra-alta velocidade e baixa latência da Starlink. A Starlink é gratuita para todos os viajantes e funciona de portão de embarque a portão de desembarque”, congratula-se a Qatar Airways, num comunicado enviado à imprensa.

A companhia aérea adianta que vai disponibilizar “12 aviões Boeing 777-300 atualizados com este serviço inovador até ao final de 2024”, comprometendo-se também a introduzir a tecnologia em toda a sua frota de Boeing 777 em 2025, o que acontecerá um ano antes do inicialmente previsto, enquanto a frota de A350 começa a introduzir a tecnologia no verão do próximo ano.

“Esta decisão significativa realça o compromisso da Qatar Airways em colmatar a lacuna entre os céus e o solo, oferecendo internet de ultra-alta velocidade e baixa latência”, acrescenta a companhia aérea.

A Starlink é, segundo a Qatar Airways, “a primeira e maior constelação de satélites do mundo a utilizar uma órbita terrestre baixa, o que proporcionará aos passageiros uma internet fiável e de alta velocidade para que possam manter-se ligados aos amigos e à família, fazer streaming dos seus formatos de entretenimento preferidos, ver desportos ao vivo, jogar online ou trabalhar de forma eficiente a 35.000 pés de altitude – tudo gratuitamente e com um simples “one-click-access”.

Segundo Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways, este primeiro voo equipado com internet Starlink prova que “a Qatar Airways está na vanguarda da indústria da aviação”.

“Este marco, juntamente com o compromisso de implantar rapidamente o sistema Starlink em toda a nossa frota moderna, demonstra a nossa determinação em oferecer aos passageiros uma experiência de voo que transcende as restrições das viagens aéreas tradicionais”, acrescenta o responsável.
 

 

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