Turismo internacional cresceu 4% até Agosto
Nos primeiros oito meses do ano, 705 milhões de turistas viajaram para destinos internacionais. Na Europa, as chegadas aumentaram 3%.

Tiago da Cunha Esteves
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
O turismo internacional cresceu 4% nos primeiros oito meses do ano, face ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do barómetro da Organização Mundial de Turismo (OMT). Nesse período, 705 milhões de turistas estrangeiros viajaram para um destinos internacionais, número que deixa a OMT optimista em relação à sua meta já estabelecida de alcançar os mil milhões de turistas internacionais até ao final do ano.
Na Europa, o turismo internacional cresceu 3%, sendo a região onde se registou uma menor subida. A Ásia-Pacífico foi a região onde as chegadas de turistas internacionais mais subiram (+7%), seguida de África (+6%) e Américas (+4%). Já o Médio-Oriente registou uma descida de 1%.
“Este crescimento é um resultado muito positivo do ponto de vista da situação económica global. Contudo, devemos continuar cautelosos, já que já registámos meses mais fracos este ano, uma tendência que pode regressar durante os meses que ainda restam de 2012”, comentou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
Com efeito, o crescimento abrandou nos meses de Junho (+2,7%) e Julho (+1,4%), em comparação com os cinco primeiros meses do ano (com uma média de crescimento de 5%).
Este ano, a OMT estima que o turismo internacional vai crescer entre os 3 e os 4%, prevendo um recuo da procura em 2013.