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‘Welcome by Taxi’ chega a Coimbra

Lançado no início do ano, o curso já certificou 162 taxistas em Lisboa, Estoril, Porto, Faro e Portimão.

Tiago da Cunha Esteves
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Lançado no início do ano, o curso já certificou 162 taxistas em Lisboa, Estoril, Porto, Faro e Portimão.

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Lançado no início do ano, o curso já certificou 162 taxistas em Lisboa, Estoril, Porto, Faro e Portimão e tem mais de uma centena de candidatos em lista de espera.

Com uma carga formativa de 50 horas, inclui “um módulo de aprendizagem da língua inglesa, expressamente dirigido às necessidades dos profissionais de táxi no seu relacionamento com estrangeiros, e outro de formação nas áreas da hospitalidade, como a imagem, comportamento e cortesia no atendimento”.

Por outro lado, os taxistas aprendem ainda aspectos relacionados com as principais atracções turísticas das cidades onde desenvolvem as suas actividades, assim como restaurantes, bairros típicos, museus e muito mais.

“A frequência desta acção é ainda reconhecida para efeitos de renovação do Certificado de Aptidão Profissional de motorista de táxi pelo IMTT (Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres)”, lembra o TP.

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Transportes

NCL lança cruzeiros desde Bilbao e admite manter itinerários de inverno em Lisboa

Segundo Kevin Bubolz, vice-presidente e diretor-geral da NCL para a Europa, Médio Oriente e África, 2022 acabou por ser “um dos melhores anos para a companhia”, que parte para 2023 com um bom nível de reservas.

A Norwegian Cruise Line (NCL), companhia de cruzeiros norte-americana, vai promover, pela primeira vez na sua história, cruzeiros desde Bilbao, em Espanha, cuja primeira saída está prevista para 7 de setembro, avançou Kevin Bubolz, vice-presidente e diretor-geral da companhia de cruzeiros para a Europa continental, Médio Oriente e África.

Segundo uma entrevista do responsável ao jornal espanhol Hosteltur, os cruzeiros desde Bilbao vão ser realizados a bordo do navio Norwegian Gem e vão ter 12 dias de duração, realizando diferentes itinerários pela Europa.

Além dos cruzeiros desde Bilbao, Kevin Bubolz falou também sobre os resultados de 2022, que acabou por ser “um dos melhores anos para a companhia” e avançou que a NCL parte para 2023 com um bom nível de reservas, apesar do aumento dos preços.

“A procura está a crescer apesar do aumento dos preços”, afirma o responsável, indicando que a NCL não espera grande impacto devido à subida dos preços uma que o cliente da companhia de cruzeiros procura produtos “de alta qualidade” e pode, por isso, continuar a viajar mesmo com os aumentos registados.

Em 2023, a NCL conta também integrar o novo navio Norwegian Viva, que deverá chegar à frota da companhia a 10 de agosto, e que será o segundo de seis navios da nova classe de luxo Prima que a companhia tem previstos, depois da chegada do Norwegian Prima, que passou a operar em agosto de 2022.

Kevin Bubolz fez também um balanço dos cruzeiros de inverno entre Portugal, Espanha e Marrocos, que decorrem até março, com partidas de Málaga, Santa Cruz de Tenerife e Lisboa, e que, segundo o responsável, estão “a funcionar muito bem”, registando uma elevada ocupação, o que deverá levar à manutenção destes cruzeiros nas duas próximas temporadas, com a companhia a revelar a intenção de criar até um itinerário fixo.

Kevin Bubolz diz ainda que a NCL tem vindo a notar uma tendência de reserva com maior antecedência e para viagens de maior duração, principalmente entre os passageiros oriundos de mercados mais longínquos, que querem ter mais tempo para conhecer os destinos e desfrutar dos navios.

Por isso, a NCL tem vindo a aumentar a duração dos seus cruzeiros, a exemplo dos cruzeiros de Bilbao, que vão ter 12 dias de duração, mas também da operação prevista para Barcelona, no Norwegian Epic, que vai contar com viagens de 10 dias, em vez das habituais sete noites.

 

 

 

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Destinos

Projeto “Landscape Together” preenche “eixos definidos para a atividade turística nacional”

O projeto “Landscape Together” junta 17 parceiros internacionais e vai dinamizar residências artísticas, roteiros culturais e mais de 70 oficinas em cinco municípios da região Centro de Portugal.

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, considera que o projeto “Landscape Together”, que junta 17 parceiros internacionais e vai dinamizar residências artísticas, roteiros culturais e mais de 70 oficinas em cinco municípios da região Centro de Portugal, “preenche os quatro eixos definidos para a atividade turística nacional para os próximos três anos”.

De acordo com o responsável, que elogiou o projeto durante a sua apresentação, o “Landscape Together” encaixa-se “nos quatro eixos que estão vertidos na estratégia de Portugal e do Centro de Portugal para os próximos três anos”, concretamente reforço da agenda de turismo para o interior, internacionalização do território, crescimento em valor e transição digital.

O projeto, que abrange os municípios de Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova, vai contar com um financiamento de um milhão de euros pela Europa Criativa 2022, representando uma oportunidade impar para os territórios abrangidos e para as empresas da região.

Pedro Machado considera que este é um projeto que “permite crescer na internacionalização do território, pois está prevista a mobilidade de mais de 90 artistas estudantes europeus” e que será também fundamental “para empresas da região, ao nível da sua internacionalização”, pois permite alimentar a ambição de crescer também em valor.

“Projetos como o ‘Landscape Together’ constituem também uma oportunidade para aumentar a capacidade de digitalização e de transformação, quer do destino quer dos operadores”, considera ainda Pedro Machado.

Promovido pela MAG – Marques de Aguiar, o projeto “Landscape Together” foi apresentado esta terça-feira, 7 de fevereiro, numa conferência de imprensa que decorreu no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e que contou com a participação de Marta Aguiar, fundadora da MAG, Suzana Menezes, diretora regional de Cultura do Centro, e dos autarcas dos municípios envolvidos.

Ao abrigo deste projeto, vão ser desenvolvidos quatro cursos de verão ao longo de quatro anos, assim como mais de 70 oficinas, 16 eventos interdisciplinares, oito roteiros culturais, 18 residências artísticas, duas obras de arte permanente e oito exposições em seis países, entre outras iniciativas.

O “Landscape Together” prevê ainda a cooperação e mobilidade entre mais de 90 artistas europeus e dos seus trabalhos.

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Turismo

Protocolo entre NOVA IMS e HURB pretende aproximar meio académico e realidade empresarial do turismo

O acordo agora formalizado pretende desenvolver mecanismos de cooperação técnico-científica em atividades de investigação em áreas analíticas aplicadas ao sector da hospitalidade e turismo, aproximando o meio académico do mundo empresarial.

A Associação para o Desenvolvimento da NOVA Information Management School (AD NOVA IMS), da Universidade NOVA de Lisboa, e o Hurb, empresa tecnológica que detém a maior plataforma de viagens online na América Latina, assinaram um protocolo de parceria estratégica que pretende aproximar o meio académico e a realidade empresarial, assim como fortalecer o setor do turismo e hoteleiro.

O acordo agora formalizado pretende desenvolver mecanismos de cooperação técnico-científica em atividades de investigação em áreas analíticas aplicadas ao sector da hospitalidade e turismo, aproximando o meio académico do mundo empresarial, promovendo assim uma maior capacidade de desenvolver investigação aplicada aos desafios desta indústria e formar talento capaz de a colocar no terreno.

Esta nova parceria prevê um forte envolvimento do Hurb na atividade da NOVA IMS na área de Hospitalidade e Turismo, incluindo a participação ativa no desenho da oferta formativa e na sua entrega, nomeadamente na realização de seminários, apresentação de casos de estudo reais e lançamento de desafios reais.

“Esta parceria com o Hurb, uma empresa que se tem vindo a destacar na utilização de ciência dos dados e inteligência artificial no sector da hospitalidade e turismo, é estratégica para o projeto de afirmação da NOVA IMS como escola de referência na área de Business Intelligence & Analytics na área do turismo e hospitalidade, onde a ciência de dados e a inteligência artificial têm vindo a ganhar uma relevância inquestionável. O Hurb e a NOVA IMS trabalham em parceria para criar uma nova geração de profissionais preparados para enfrentar os desafios da transformação digital e da economia baseada em dados do sector, e estamos ansiosos para ver os resultados desta parceria a longo prazo.”, explica Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS.

Já Ana Feliciano, head de Creative Strategy & Education do Hurb, refere que “este protocolo de cooperação é um passo importante para ambas as partes, pois permite ao Hurb se beneficiar da excelência académica e investigação da NOVA IMS, enquanto a escola pode aproveitar a experiência e conhecimento do Hurb no setor do turismo e hotelaria. Tudo isso contribui para a formação de futuros profissionais preparados para enfrentar os desafios desse setor, e criar soluções inovadoras. Estamos animados para ver os resultados dessa parceria e o impacto positivo que ela terá para as partes envolvidas e para o setor.”

Através desta parceria, o Hurb compromete-se a divulgar oportunidades de carreira atrativas e adequadas aos alunos e ex-alunos da NOVA IMS, assim como a participar em seminários, workshops, feiras, eventos e iniciativas públicas organizadas pela escola. Além disso, o Hurb irá apoiar a realização de estágios, projetos e dissertações baseadas nas necessidades da empresa, permitindo aos alunos da NOVA IMS a oportunidade de trabalhar em projetos reais e competitivos.

Para aproximar o meio académico da realidade empresarial, a empresa de tecnologia fornecerá estudos de caso e dados para serem discutidos e analisados nas aulas, e ainda colaborará em cursos de especialização e pós-graduação, ministrando palestras e workshops. Para incentivar e motivar os alunos a trabalhar com o Hurb também serão patrocinadas bolsas de estudo para alunos com carências financeiras nas áreas de Business Analytics for Hospitality and Tourism e Data-Driven Marketing, e premiado o mérito do melhor aluno de cada curso.

A parceria também prevê a colaboração na criação de unidades curriculares personalizadas, especialmente na área de Ciência de Dados e Marketing Digital para o Turismo e Hotelaria.

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Destinos

Câmara Municipal de Setúbal promove conferência sobre “Segurança e Turismo”

Iniciativa decorre a 17 e 18 de abril, no Fórum Municipal Luísa Todi, e vai contar com a participação de vários especialistas nacionais e estrangeiros.

A Câmara Municipal de Setúbal vai promover, a 17 e 18 de abril, uma conferência sobre o tema “Segurança e Turismo”, iniciativa que vai contar com a participação de vários especialistas nacionais e estrangeiros, e cujas inscrições já se encontram a decorrer.

“A contribuição da proteção civil para a atividade turística”, “Tendências atuais em cibersegurança e turismo”, “Sustentabilidade, saúde e bem-estar em instalações turísticas” e “Perspetivas nacionais de investimento no turismo e segurança” são alguns dos temas que vão estar em análise nesta conferência.

As inscrições para a participação no evento já se encontram a decorrer e podem ser realizadas online, através da página do evento que pode ser acedida aqui, e que disponibiliza também o programa provisório da iniciativa, cuja participação é gratuita.

A conferência sobre “Segurança e Turismo” vai ter lugar no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, e, além da autarquia, a comissão organizadora do evento é composta pelo Instituto Politécnico de Setúbal, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e pelo Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil.

Além das inscrições para a participação na conferência, a autarquia de Setúbal abriu também inscrições para a apresentação de resumos e posters, que decorrem até 28 de fevereiro, sendo estas comunicações posteriormente sujeitas a aprovação por parte de uma comissão técnico-científica, cujo resultado será comunicado aos autores a 20 de março.

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Transportes

Norwegian transporta mais de 1,1 milhões de passageiros em janeiro

A companhia aérea norueguesa continua em crescendo e está otimista para o verão de 2023 em que apresenta 300 rotas para mais de 114 destinos.

A Norwegian transportou, em janeiro de 2023, 1,1 milhões de passageiros, tendo alcançado uma ocupação média de 78%, correspondendo a um aumento de 78% face a igual mês de 2022 em que transportou 635 mil passageiros.

Numa análise anual, os números mostram que a Norwegian transportou 18,3 milhões de passageiros de janeiro de 2022 a janeiro de 2023, correspondendo a uma subida de 172% face aos passageiros transportados no período anual anterior (6,7 milhões de passageiros.

A campanha de vendas de Ano Novo resultou em mais de um milhão de lugares vendidos, admitindo Geir Karlsen, CEO da Norwegian, tratar-se de um “início satisfatório para a venda de bilhetes”. Além disso, o executivo destaca a “tendência positiva de reservas que continua depois da promoção”, salientando o facto de muitos passageiros estarem a planear as viagens para as férias escolares e fins de semana alargados de maio.

No primeiro mês de 2023, a Norwegian operou 62 aeronaves e completou 99,5% dos voos programados, com a pontualidade, medida pelo número de voos que saem dentro dos 15 minutos da hora programada, a alcançar os 85%.

Já o programa de verão da Norwegian abrange 300 rotas e 114 destinos, incluindo vários novos destinos.

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Transportes

Transavia France ultrapassa a marca dos 100 cursos de integração de pilotos

A Transavia formou mais de 1.500 comandantes de bordo e co-pilotos nos últimos 15 anos. Os compromissos ambientais e a ecopilotagem digital fazem parte do percurso dos futuros pilotos.

À medida que a sua frota em França vai passar de 61 para 71 aviões no verão de 2023, correspondendo a um total de 115 aviões da companhia em França e nos Países Baixos), a Transavia formou o seu 100.º piloto OCC (Operator Conversion Course), curso de qualificação obrigatório para ingressar numa companhia aérea.

Estas formações inserem-se na trajetória de crescimento da filial de low-cost do grupo Air France-KLM, que vai acolher o seu primeiro Airbus A320NEO este ano. Além da segurança de voo, os futuros pilotos da Transavia são sensibilizados para as questões ambientais, nomeadamente através da ecopilotagem e da pegada do combustível.

A companhia pôde contar com a sua parceira Air France para atingir, desde 2015, mais de 1.200 qualificações em Boeing 737-800. Em 2022, perto de 300 pilotos (comandantes de bordo e co-pilotos) integraram a Transavia France, com a companhia a ter a necessidade de formar instrutores (possui atualmente mais de 100) e dotar-se de novos simuladores de voo.

“Prestamos particular atenção à qualidade da nossa formação, garantia da nossa segurança de voo e essencial ao desenvolvimento da Transavia France, salientou Franck Roch, diretor da Formação de Pilotos da Transavia France, destacando ainda o “compromisso que temos com os nossos estagiários, aliado ao trabalho das equipas de formação, planificação e dos nossos instrutores.”

As formações abertas a todos

Estes estágios de formação têm a duração de dois a quatro meses e estão dimensionados para acolher todo o tipo de candidatos, desde os perfis sem experiência aos pilotos mais experientes. São compostos por uma parte teórica, destinada à aprendizagem do ambiente da companhia, e uma parte prática, supervisionada em simulador e em voo. A segurança de voo está no centro destes cursos de formação. O pessoal altamente qualificado supervisiona os voos dos pilotos, a fim de verificar a boa execução dos cursos de formação ministrados.

A partir daí, é obrigatório um ciclo de manutenção de competências. Os pilotos devem, por isso, passar por formações e avaliações a um ritmo de três vezes por ano.

Sensibilização ambiental
Durante o seu percurso, os futuros pilotos da Transavia são informados sobre os compromissos ambientais da companhia, sendo alertados, em particular, para a otimização do combustível, a fim de reduzir o consumo de querosene, sempre respeitando a segurança dos voos.

Os pilotos da Transavia também utilizam programas de ecopilotagem digital que reduzem as emissões de CO2 de 3 a 5% em cada voo. Estas soluções fornecem recomendações aos pilotos em tempo real para reduzir o consumo de combustível, principalmente por via de novas técnicas de voo.

No âmbito dos compromissos do Grupo Air France KLM, a Transavia France vai proceder à renovação gradual da sua frota, que será composta por Airbus A320NEO, avião de nova geração que emite 15% menos CO2 face aos seus aparelhos atuais.

Para preparar a chegada do primeiro Airbus no final de 2023, a Transavia investiu na compra de um primeiro simulador de voo A-320. Os primeiros estágios dos pilotos dedicados começarão em setembro. As equipas já estão a trabalhar com as equipas da Air France para partilhar as suas experiências e acomodar melhor esta nova aeronave.

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Tecnologia

NEST integra Programa de Aceleração Digital TOURBIT europeu para PME no turismo

Os candidatos ao programa deverão pertencer a uma das seguintes categorias da indústria do turismo: hotéis e alojamentos similares, parques de campismo, parques de veículos recreativos e parques de caravanas, agências de viagens e operadores turísticos

O NEST – Centro de Inovação do Turismo faz parte das oito organizações que vão cooperar no Programa de Aceleração Digital TOURBIT, que visa apoiar durante 10 meses mais de 60 Pequenas e Médias Empresa (PME) de turismo no seu processo de transformação digital e construir a sua capacidade de adoção de soluções digitais e inovadoras num total de 520 mil euros de financiamento.

O convite à apresentação de propostas para selecionar as PME foi lançado a nível transnacional em Espanha (Catalunha), França, Eslovénia, Bélgica, Finlândia, Islândia e Portugal.

Como vantagens os beneficiários do Programa de Aceleração Digital terão mentoria e apoio técnico para a implementação do seu projeto; formação em digitalização por peritos; acesso à rede internacional da comunidade de inovação turística online TourBIZZ; visibilidade através das comunicações do TOURBIT.

Ao nível dos apoios financeiros, as PME localizadas na Catalunha, Portugal e Eslovénia terão disponíveis oito mil euros, enquanto as suas congéneres de França, Bélgica, Islândia e Lapónia terão acesso a nove mil euros.

Ao apresentarem o seu projeto de transformação digital, as empresas terão a oportunidade de obter financiamento e implementá-lo com o apoio de um mentor/expert de serviços e ter acesso a uma rede internacional.

O TOURBIT irá selecionar e admitir prestadores de serviços numa pool a partir do qual as PME poderão escolher o prestador mais apropriado para apoiar a implementação do seu projeto.

Os candidatos ao convite à apresentação de propostas devem estar registados num dos territórios da parceria – Catalunha, Portugal, Lapónia, Eslovénia, Islândia, Bélgica – e pertencer a uma das seguintes categorias da indústria do turismo: hotéis e alojamentos similares, parques de campismo, parques de veículos recreativos e parques de caravanas, agências de viagens e operadores turísticos.

Para além desta chamada a PME do setor, o programa convida ainda os profissionais e empresas interessadas a candidatarem-se à admissão na pool de prestadores de serviços e, por consequência, a terem a possibilidade de serem contratados por PME de turismo para apoiar a implementação do seu projeto.

“Acreditamos que a inovação pode ser impulsionada pela digitalização ao mesmo tempo que gera mais eficiência económica e ambiental e traz oportunidades sem precedentes para as PME do turismo, tais como o desenvolvimento de novos produtos e serviços, processos, acesso a novos mercados e uma melhor experiência do cliente. A digitalização abre oportunidades, mas, tal como outras forças globais da indústria, coloca muitos desafios às empresas do setor.”, explica Roberto Antunes, diretor-executivo do NEST.

O projeto TOURBIT teve início em janeiro de 2022 e irá trabalhar nas atividades e objetivos do projeto até junho de 2024. O programa tem um orçamento global de 1.331.570 euros, dos quais 520 mil euros serão encaminhados para PME de turismo, e será financiado até um máximo de 75% através do programa COSME- Europe’s para PME.

As atividades financiadas passam pela digitalização, automatização ou melhoria de processos internos, gestão de dados, melhorias de cibersegurança, melhoria da relação com o cliente e presença online, melhoria de produtos ou serviços usando tecnologias digitais, como, por exemplo, inteligência artificial, realidade aumentada, cloud computing, entre outras.

As PMEs de turismo interessadas em promover a sua digitalização e que cumpram os critérios podem candidatar-se antes do prazo para apresentação de candidaturas (23 de março de 2023).

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Alojamento

Havana ganha mais um hotel de luxo

Para enriquecer o cenário turístico de Cuba, que já começava a apresentar uma recuperação gradual em janeiro, acaba de entrar em operação um novo hotel de luxo. Trata-se do cinco estrelas Gran Muthu Habana.

Um novo hotel já está em operação na capital cubana, escreveu na sua conta do Twitter a vice-ministra do Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros (Mincex), Déborah Rivas, o Gran Muthu Habana, administrado pela cadeia hoteleira indiana (Muthu) e propriedade do Grupo Gaviota.

O Gran Muthu Habana tem 27 andares e categoria cinco estrelas. Gerido pela hoteleira MGM Muthu Hotels em colaboração com o grupo cubano de turismo Gaviota, o hotel foi aberto para operações comerciais no bairro de Miramar, município de Playa em Havana.

Trata-se de uma construção recente, com uma localização privilegiada, junto ao mar e próximo da Quinta Avenida, do Miramar Business Center e de outros hotéis, espaços de eventos, empresas e embaixadas, e a apenas 20 minutos do Centro Histórico da capital cubana.

O novo hotel tem um design moderno e oferece aos viajantes de lazer e negócios 494 quartos standard, 16 suites júnior e cinco suites, restaurantes, bares, Casa del Habano, uma galeria comercial, uma área de bem-estar que inclui um ginásio, e salas de reuniões com capacidade para até 400 pessoas.

Segundo o site do hotel, este dispõe de serviços como salões de beleza, wi-fi, lavandaria, entre outros, e uma vasta oferta de restaurantes para desfrutar de uma gastronomia ao mais alto nível.

Enquanto isso, verificou-se que no primeiro mês do ano, pouco mais de 246 mil visitantes foram recebidos em Cuba, uma cifra que representa um aumento significativo em comparação com os 86.424 visitantes que entraram em janeiro do ano passado. Para este ano, o Ministério do Turismo tem como proposta receber 3,5 milhões de visitantes estrangeiros.

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Transportes

CTP coloca contador na 2.ª Circular para portugueses saberem quanto perdem com não decisão sobre o novo aeroporto

No dia em que o contador é colocado na 2.ª Circular, em Lisboa, a CTP contabiliza já perto de 650 milhões de euros de perdas pela não decisão de um novo aeroporto.

Victor Jorge

A Confederação do Turismo de Portugal colocou esta terça-feira, 7 de fevereiro, um contador eletrónico na 2.ª Circular, em Lisboa, que informa quanto o país e os portugueses estão a perder em cada segundo pela não decisão sobre a implementação de um novo aeroporto.

Esta será uma réplica do contador que a CTP tem disponível no seu site desde o dia 14 de julho de 2022 e que agora estará visível a milhares de condutores que entram e saem de Lisboa todos os dias. O contador está colocado à entrada da 2.ª Circular, no sentido Norte-Sul, mas com visibilidade também no sentido contrário.

Os valores em euros apresentados pelo contador da CTP estão a crescer desde julho do ano passado ao ritmo de 35,93 euros por segundo, 2.155 euros por minuto, 129.348 euros por hora ou 3,1 milhões de euros por dia.

Recorde-se que um estudo sobre o impacto económico da não decisão sobre a implementação do Novo Aeroporto de Lisboa, realizado pela consultora Ernst & Young (EY) para a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e apresentado em julho do ano passado, aponta para elevados impactos económicos e sociais. O cenário mais otimista revela que a não decisão sobre o novo aeroporto, terá no mínimo um custo de quase 7 mil milhões de euros; menos 28 mil empregos e uma perda de receita fiscal de 2 mil milhões de euros.

Por isso, o presidente da CTP, Francisco Calheiros, afirma que, “aquilo que os empresários do Turismo esperam é que a Comissão Independente que vai estudar as localizações possíveis do novo aeroporto cumpra os prazos que já definiu, que agilize processos e que até ao final do ano esteja finalmente escolhida a localização do novo aeroporto”.

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Aethos Ericeira
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Aethos Ericeira abre Spa

Unidade de luxo, que começou a operar a 1 de setembro de 2022 na Ericeira, já abriu o Spa, que disponibiliza piscina de água salgada aquecida, sauna, jacuzzi, hammam, salas de tratamento e ginásio.

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O Spa do Aethos Ericeira, unidade de luxo que começou a operar a 1 de setembro do ano passado na Ericeira, já abriu e disponibiliza piscina de água salgada aquecida, sauna, jacuzzi, hammam, salas de tratamento e um ginásio com produtos orgânicos da marca sueca “Under Your Skin”.

Focado no bem-estar físico e mental, o Spa do Aethos Ericeira disponibiliza também uma vasta gama de tratamentos, incluindo uma “ampla variedade de massagens” realizadas por terapeutas especializados.

Disponíveis estão ainda massagens relaxantes e tratamentos faciais revitalizantes, sendo que, antes do acesso ao Spa, os clientes podem usufruir de uma consulta individual para apurar as necessidade de cada um.

Além do Spa, o Aethos Ericeira conta com 46 quartos e quatro suítes, bem como restaurante, situando-se numa falésia na Ericeira, a 40 metros do mar, sendo dirigido “à nova geração de viajantes de luxo”, nomeadamente aos surfistas.

Devido ao público alvo, o Aethos Ericeira também disponibiliza aulas de surf, assim como um espaço individual para armazenar pranchas e fatos, além de um concierge de surf, que indica os melhores locais para surfar à distância de uma notificação no telemóvel.

Disponíveis estão também aulas de surf adicionais para famílias ou grupos, com um instrutor privado, mediante reserva numa plataforma dedicada para o efeito.

As reservas para o Spa podem ser realizadas diretamente no website do Aethos Ericeira, aqui.

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