Maioria dos portugueses vai ficar em Portugal nas férias de Verão
80% dos portugueses que vão fazer férias entre Junho e Setembro vai ficar em Portugal, principalmente, no Algarve (42%), devido a questões monetárias.

Tiago da Cunha Esteves
Oitenta por cento dos portugueses que vão fazer férias no Verão optará por ficar em Portugal, com destaque para o Algarve (42%), Porto e Norte (12%) e Alentejo (11%). Os dados foram divulgados num estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).
Entre as 500 pessoas que foram entrevistas, a maioria (53%) disse que não vai ter férias entre Junho e Setembro. Por outro lado, 47% respondeu que vai gozar férias nesse período. Entre esses, 53% planeia gozá-las fora da sua área de residência, ao passo que 47% ficará em casa durante as férias do Verão.
“Comparando com os resultados de 2011, observa-se um aumento dos turistas que declaram estar de férias, mas destes teremos menos turistas a passar férias fora de casa”, pode ler-se, no estudo.
As questões monetárias (36%) são a principal razão apontada pelos 53% de portugueses que disseram que não vão ter férias no Verão deste ano.
Um outro sinal das dificuldades económicas que se vivem em Portugal é o facto de a maioria dos inquiridos que vai fazer férias foram de casa indicar que não vai ficar em estabelecimentos hoteleiros, mas sim em casas de famílias e amigos (23%).
Por outro lado, 38% afirmou que vai gastar menos dinheiro do que nas féria do ano passado e só 10% vai aumentar o consumo, enquanto 52% respondeu que vai gastar o mesmo. “Os que afirmam gastar menos atribuem esse facto a dificuldades financeiras e à crise económica resultante da austeridade imposta pelo programa de ajustamento”, informa o IPDT.