Maioria dos portugueses vai ficar em Portugal nas férias de Verão
80% dos portugueses que vão fazer férias entre Junho e Setembro vai ficar em Portugal, principalmente, no Algarve (42%), devido a questões monetárias.

Tiago da Cunha Esteves
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar butique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Vila do Conde vai sediar primeira loja física da Flair Travel
Sabre com oferta NDC da Air France e KLM
Candidata à liderança da UN Tourism quer Cimeira Global de Investimento para desbloquear milhares de milhões de dólares
Investigadoras do Politécnico de Leiria premiadas a nível internacional no campo do turismo
Oitenta por cento dos portugueses que vão fazer férias no Verão optará por ficar em Portugal, com destaque para o Algarve (42%), Porto e Norte (12%) e Alentejo (11%). Os dados foram divulgados num estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).
Entre as 500 pessoas que foram entrevistas, a maioria (53%) disse que não vai ter férias entre Junho e Setembro. Por outro lado, 47% respondeu que vai gozar férias nesse período. Entre esses, 53% planeia gozá-las fora da sua área de residência, ao passo que 47% ficará em casa durante as férias do Verão.
“Comparando com os resultados de 2011, observa-se um aumento dos turistas que declaram estar de férias, mas destes teremos menos turistas a passar férias fora de casa”, pode ler-se, no estudo.
As questões monetárias (36%) são a principal razão apontada pelos 53% de portugueses que disseram que não vão ter férias no Verão deste ano.
Um outro sinal das dificuldades económicas que se vivem em Portugal é o facto de a maioria dos inquiridos que vai fazer férias foram de casa indicar que não vai ficar em estabelecimentos hoteleiros, mas sim em casas de famílias e amigos (23%).
Por outro lado, 38% afirmou que vai gastar menos dinheiro do que nas féria do ano passado e só 10% vai aumentar o consumo, enquanto 52% respondeu que vai gastar o mesmo. “Os que afirmam gastar menos atribuem esse facto a dificuldades financeiras e à crise económica resultante da austeridade imposta pelo programa de ajustamento”, informa o IPDT.