OMT: Chegadas de turistas subiram 5% até Abril
285 milhões de turistas viajaram para destinos internacionais nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo.

Tiago da Cunha Esteves
As chegadas de turistas internacionais aumentaram 5% nos primeiros quatro meses do ano, para 285 milhões, de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo (OMT). As regiões da Ásia-Pacífico e África foram aquelas onde se registaram maiores crescimentos (8%). Para o período entre Maio e Agosto, a OMT mantém “perspectivas positivas”, prevendo-se que 415 milhões de turistas vão para destinos estrangeiros.
Os dados revelam que, na Europa, as chegadas de turistas internacionais subiram 4%, “consolidando o seu recorde de crescimento registado em 2011”, apesar de se manter a volatilidade económica na zona euro.
No Médio Oriente o crescimento foi de 1% no primeiro quadrimestre, com destaque para o Egipto, onde as chegadas subiram 29%. Já na região das Américas registou-se um crescimento de 6%.
“É muito encorajador ver que a procura está a voltar a países como Japão, Egipto e Tunísia. Trata-se de destinos maduros que estão prontos para voltaram a receber de volta os milhões de turistas que, todos os anos, ali se deslocam”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
Verão positivo
A OMT espera que, entre Maio e Agosto, 415 milhões de turistas vão viajar para destinos estrangeiros. Nos últimos anos, este período representa 41% do total das chegadas registadas.
A OMT sustenta as suas previsões na ferramenta ForwardKeys, que mostra que as reservas de voos internacionais a nível global para o período entre Maio e Agosto estão 5% acima do mesmo período do ano passado.
Este ano, as chegadas de turistas estrangeiros deverão aumentar entre 3% a 4%, de acordo com as previsões para 2012 no seu cômputo geral.