The Lince Hotels & Resorts lança-se nos Açores
O hoteleiro João Silva e a construtora Europa Ar-Lindo uniram-se para lançar uma nova cadeia: a The Lince Hotels & Resorts. O ex-Holiday Inn Azores, em Ponta Delgada, será a […]

Patricia Neves
Transavia France comemora 18 anos de operação em Portugal com 15M de passageiros transportados
Emirates teve o “melhor resultado da sua história” em 2024-2025
Instabilidade dos voos internos preocupa Associação das Agências de Viagens de Cabo Verde
Número de passageiros nos aeroportos nacionais volta ao positivo em março
“O único entre 184 países a registar quebra nos gastos dos visitantes internacionais”: os Estados Unidos
ANAV promove formação certificada gratuita entre julho e setembro
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
O hoteleiro João Silva e a construtora Europa Ar-Lindo uniram-se para lançar uma nova cadeia: a The Lince Hotels & Resorts.
O ex-Holiday Inn Azores, em Ponta Delgada, será a primeira unidade da marca. Lisboa é o próximo destino
No final do ano passado, o empresário João Silva, ligado à hotelaria há mais de 20 anos, e o grupo de construção Europa Ar-Lindo formaram um consórcio (50%/50%), o Green Lince Hotels & Resorts, SA, com o objectivo de lançar no mercado um novo conceito de hotelaria. The Lince Hotels & Resorts foi a designação adoptada. “Estavam em cima da mesa quatro ou cinco marcas, mas a The Lince foi a que nos pareceu mais adequada, pois o lince é um animal muito astuto, com uma grande visão e rapidez e, nos negócios, temos de apresentar estas características para conseguirmos vingar”, explica o presidente, João Silva, ao Publituris. Este responsável lidera a cadeia, juntamente com o administrador Domingos Correia.
O arquipélago dos Açores foi o destino escolhido para apresentar esta nova marca, que terá a sua primeira unidade em Ponta Delgada (ilha de São Miguel), o ex-Holiday Inn Azores, adquirido há cerca de um mês ao grupo Bensaude por 14 milhões de euros.
João Silva adianta que a cadeia partirá depois para o Continente, onde pretende abrir um hotel em Lisboa. “Nos primeiros cinco anos pretendemos ter duas unidades em operação, através da aquisição de unidades já existentes, para depois começarmos a construir de raiz”.
A The Lince Hotels & Resorts “pretende crescer em todos os segmentos”, nomeadamente com hotéis e resorts entre as três e cinco estrelas. O presidente acrescenta que “alterar-se-á a cromática do lettering e alguns elementos do logotipo, de acordo com a localização e serviços que a unidade vai disponibilizar”.
AZORES GREAT HOTEL
A transição na propriedade do ex-Holiday Inn Azores não implicou o encerramento da unidade, apesar de estar a ser sujeita a algumas intervenções, nomeadamente ao nível da decoração e da criação de novas valências. João Silva adianta que “a partir de Agosto o hotel adopta uma nova imagem e um posicionamento de quatro estrelas superior. É então nesta altura que vamos inaugurar a marca The Lince”.
Azores Great Hotel Conference Golf & Spa será a nova designação do ex-Holiday Inn. O presidente explica a opção: “Ponta Delgada tem dois campos de golfe e outro em desenvolvimento. O destino está a apostar no golfe e nós podemos ajudar na promoção do produto, com o estabelecimento de algumas parcerias neste sentido”. “Por outro lado, o hotel disponibiliza cinco salas para conferências com capacidade para 250 pessoas e vamos criar um Spa com cerca de 400 metros quadrados, cuja gestão será entregue a uma empresa de outsourcing”, acrescenta.
João Silva defende que “a The Lince pretende ser uma marca jovem, dinâmica, assente na qualidade e luxo do serviço”. Neste contexto, o Azores Great Hotel “não carece de grandes intervenções estruturais, pois o hotel tem seis anos de existência. Vamos apenas adaptá-lo à marca e à nossa forma de estar em hotelaria”, explica.
Assim, todos os 154 quartos e as áreas públicas estão a ser redecoradas com um estilo contemporâneo.
CAPTAR MERCADO NACIONAL
Os novos proprietários do ex-Holiday Inn prevêem que a unidade atinja até ao final deste ano uma ocupação na ordem dos 60% a 63%, um pouco abaixo dos valores registados no ano anterior. João Silva explica que o hotel registou em 2007 uma taxa de ocupação de 66%, essencialmente devido ao facto de ter acolhido durante sete meses uma equipa de filmagens de uma telenovela nacional.
O hoteleiro adianta que os principais mercados da unidade são os escandinavos, nomeadamente a Suécia e Finlândia. “Agora a nossa grande aposta vai para o mercado nacional, cujo peso pretendemos aumentar, pois até agora tem estado abaixo dos valores do mercado internacional”, refere João Silva.
Até Agosto, o hotel opera sob a designação provisória de Hotel NSL, nome do primeiro proprietário (Nicolau Sousa Lima, Sociedade de Exploração Turística SA).
Jorge Alves assume a direcção geral do Great Azores Hotel e Patrícia Perpétuo a direcção de marketing e vendas. O departamento de reservas individuais está a cargo de Alexandra Simão e o de grupos, eventos e congressos é liderado por Susana Silva.
A direcção de F&B foi entregue a David Nascimento e Raquel Furtado é a chefe do restaurante, cuja cozinha é liderada por Dónaria Pacheco.
EXPANSÃO
A Green Lince Hotels & Resorts, SA apesar de iniciar o seu negócio nos Açores, “não pretende fixar-se apenas neste arquipélago, tendo-se lançado aqui por uma questão de oportunidade de mercado”, revela João Silva. Deste modo, a cadeia The Lince está a analisar outras localizações, tendo como objectivo a entrada no centro de Lisboa, com a aquisição de um edifício. Na capital, a cadeia pretende abrir uma unidade quatro estrelas virada para o turismo de negócios, que apresente cerca de 120 quartos, salas de conferências e um Spa.
“Nesta primeira fase queremos fixar-nos nas cidades, através da compra de edifícios, de modo a apresentarmos ao mercado o nosso produto. Depois vamos apostar na construção de raiz”, refere o presidente. Neste contexto, João Silva adianta que a terceira ou quarta unidade The Lince Hotels & Resorts será um resort “provavelmente na Costa Alentejana”.
Em 2007
Bensaude vende Express by Holiday Inn Oeiras
Para além do Holiday Inn Azores, em Ponta Delgada, o grupo Bensaude vendeu ainda o três estrelas Express by Holiday Inn Oeiras ao grupo Continental, que assumiu a sua gestão em Julho do ano passado. A directora comercial, Marta Sousa Pires explica ao Publituris que a alienação destas unidades teve por base “uma questão de estratégia” e que os dois hotéis “não davam prejuízo”.
“Consideramos ter um parque hoteleiro diversificado que pretendemos consolidar e não procuramos neste momento novas oportunidades”, acrescenta. Questionada sobre o valor arrecadado com estes dois negócios, a responsável refere que o grupo não pode revelar. Miguel Braga é o novo director do Express by Holiday Inn Oeiras.
O grupo Bensaude detém agora um total de oito unidades nos Açores e outra em Lisboa.