Concurso Inter-Escolas leva os nove melhores a Itália
Apurados esta segunda-feira, os vencedores dos Concursos Inter-Escolas do Turismo de Portugal, ip, vão representar o país nas provas da Associação Europeia de Escolasde Hotelaria e Turismo. É já na […]

Fátima Valente
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Apurados esta segunda-feira, os vencedores dos Concursos Inter-Escolas do Turismo de Portugal, ip, vão representar o país nas provas da Associação Europeia de Escolasde Hotelaria e Turismo.
É já na próxima semana, em Itália.
Uma antiga responsabilidade do INFTUR, este ano, os Concursos Inter-Escolas de Turismo, Hotelaria e Restauração, de âmbito nacional, decorreram pela primeira vez sob a tutela do Turismo de Portugal, ip.
A organização desta edição coube à Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, cujas instalações acolheram as provas realizadas de 7 a 10 de Outubro. A directora da escola, Ana Paula Pais, relembra ao Publituris a importância do evento anual: “Já é um evento com alguma tradição. E é o segundo ano em que se realiza neste formato, em que juntamos as 14 escolas e colocamos todas as áreas de formação a concurso. Antigamente, tínhamos por hábito fazer os concursos em separado, mas isso acarretava uma logística pesadíssima, pelo que instituímos o novo modelo na escola de Faro, no ano passado”.
Uma das missões destes concursos é a valorização das profissões ligadas à hotelaria e restauração. “Esta dimensão humana, bem como o carácter técnico dos concursos e respectivas provas, tornam-no um dos maiores, se não mesmo o maior, concurso de formação profissional em Turismo, Hotelaria e Restauração entre os que anualmente se realizam no nosso país”, sublinha a responsável.
Ana Paula Pais destaca ainda o recorde no número de participantes e nas especialidades: 59 alunos em nove categorias. “Conseguimos um maior número de participantes também graças ao aumento do número de escolas, e consequentemente de alunos, registado nos últimos anos”, explica, acrescentando que este ano já conseguiram levar uma aluna da escola do Alvito e outra de Vila Real de Santo António. Ao nível das categorias, a novidade foi a introdução da prova “Flamejados”, nova área dentro do serviço de restaurante.
As áreas profissionais em prova foram: Cozinha – Concurso Cozinheiro Aprendiz, Pastelaria – Concurso Pasteleiro Júnior, Restaurante – Taça Joaquim Janeiro e Prova Flamejados, Serviço de Vinhos – Concurso Escanção do Futuro, Bar, Turismo, Alojamento Hoteleiro e Gestão Hoteleira.
Acesso directo a Itália
Por outro lado, o acesso directo dos vencedores aos concursos da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), a decorrer de 16 a 21 de Outubro, em Jesolo Lido, na região de Veneza, funciona como atractivo para a participação no concurso Inter-Escolas. De salientar que Portugal retomou o papel activo na AEHT há três anos. “Os concursos da AEHT já vão na vigésima edição. E Portugal já desempenhou um papel muito importante nesta associação, tendo-o retomado há três anos”, destaca Ana Paula Pais, ela própria vice-presidente da AEHT. Com efeito, desde então, Portugal já conseguiu o primeiro lugar no concurso de restaurante e dois terceiros lugares nas provas de pastelaria e recepção (front office).
“É um grande incentivo tanto para as escolas como para os alunos. Para as escolas porque significa a validação da nossa qualidade formativa e para os alunos, porque vêem o seu esforço e os dos seus colegas reconhecido a nível internacional, além do convívio inter-alunos que fomenta”, remata.
Além da realização das provas, o encontro nacional serviu também para visitas temáticas, profissionais e turísticas à região, por parte de toda a comitiva. Os concursos culminaram com um jantar de gala e entrega de prémios no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
Vencedores
Concurso Cozinheiro Aprendiz – Jorge Miguel Santos Pereira Silva e Sousa
Escola de Hotelaria e Turismo de Sta Maria da Feira
Concurso Pasteleiro Júnior – Maria João Moura Malheiro
Escola de Hotelaria e Turismo de Sta Maria da Feira
Taça Joaquim Janeiro – Ana Sofia Juraci da Silva
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Prova Flamejados da Taça Joaquim Janeiro – Elsa Marisa Ramalho Vitória
Escola de Hotelaria e Turismo e Turismo de Setúbal
Concurso Futuro Escanção – Pedro Miguel Ferreira Rosa de Almeida
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Concurso de Bar – Ana Filipa Ferreira Almeida Faria
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Concurso de Turismo – Nuno Miguel Pinheiro da Silva Mareco
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Concurso de Alojamento Hoteleiro – Ivo Nelson Silva Ferreira
Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão
Concurso de Gestão Hoteleira – Cláudia Sofia Meireles Antunes
Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão