Meeting Industry: A sucessora do MICE
O Turismo de Negócios enfrenta um ano de novos desafios. A profissionalização dos agentes ligadosa esta indústria e a formação dos mesmos é um dos objectivos traçados para a nova era do Meeting Industry “Meeting Industry”. Esta é a nova designação do segmento de negócios que vem substituir a sigla MICE. A mudança do… Continue reading Meeting Industry: A sucessora do MICE
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O Turismo de Negócios enfrenta um ano de novos desafios.
A profissionalização dos agentes ligadosa esta indústria e a formação dos mesmos é um dos objectivos traçados para a nova era do Meeting Industry
“Meeting Industry”. Esta é a nova designação do segmento de negócios que vem substituir a sigla MICE. A mudança do nome de um dos mais lucrativos produtos do turismo foi a principal conclusão da 45ª edição do Congresso da ICCA, em Rhodes, na Grécia.
A vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal (ADVT), Linda Pereira, participou no certame, onde foram escalpelizados os bons e maus momentos desta indústria, bem como as perspectivas para 2007. Em conversa com o Publituris, a responsável explicou a mudança de nomenclatura do segmento. “A sigla MICE foi bem recebida em todo o mundo. No entanto, o seu significado em inglês causava algum transtorno em alguns países, daí ter surgido a ideia em mudar o nome. Meeting Industry é, a partir de agora, o nome utilizado para este segmento. O facto de ter o nome “industry” dá uma maior força ao conceito”. Apesar da satisfação pela mudança de nome, Linda Pereira lembra que a interiorização da designação ainda vai demorar algum tempo. “Como em todas as alterações de nome, é sempre complicado as coisas entrarem de uma vez, mas penso que como a mudança é para melhor, o sector vai acabar por acolher bem a alteração”.
Outra das grandes conclusões do congresso da ICCA foi o reconhecimento profissional dos PCO´s e dos DMC´s, à imagem da luta que a EFAPCO também vem mantendo com o mesmo objectivo. De acordo com a vice-presidente da ADVT, “deu-se um passo muito importante para o reconhecimento dos DMC´s e dos PCO´s como profissões como outras quaisquer. Foi muito positivo ver esta evolução já que é sinal do desenvolvimento do sector”.
Ainda no mesmo evento foi discutida a questão da formação do profissional. Para Linda Pereira, este é um dos pontos mais importantes quando se fala em Meeting Industry. “Este mundo (Meeting Industry) é extremamente exigente. Estamos a falar de pessoas com um nível de exigências muito grande, e que, devido aos cargos que ocupam nas suas empresas, pretendem sempre um tratamento de alta qualidade. E é aqui que surge a importância da formação dos profissionais do ramo, de forma a terem capacidade de resposta às exigências dos clientes”, conta. Ainda sobre o mesmo tema, Linda diz que “a forte concorrência e a alta exigência do segmento levam a que os profissionais da área sejam altamente qualificados”.
As prioridades em 2007
A segurança nos eventos internacionais é uma das prioridades para o ano que agora se inicia. Linda Pereira afirma mesmo que “cada vez mais a segurança é importante. No entanto não se trata da segurança do destino, mas sim de um plano de segurança para o evento”, acrescentando logo de seguida que “este é um pormenor que escapa muitas vezes às organizações de eventos em Portugal”.
A gestão de budget é outra das prioridades para o Meeting Industry em 2007, segundo o congresso da ICCA. “A escolha do destino para congressos já não se efectua apenas pela sua beleza natural e cultural. É importante que o cliente, quando escolhe o local de realização do seu evento, saiba se irá ter ou não retorno do seu investimento”.
Presidente do Estoril & Sintra Convention Bureau
Perspectiva de Nuno Silva
O Turismo de Negócios é um segmento que tem vindo a crescer nesta região. Os turistas virados para este produto visitam cada vez mais o destino. Toda esta evolução resulta de um esforço conjunto das associações que formam o Convention Bureau, e que têm dinamizado este sector. Nesse sentido 2006 foi um bom ano para a região do Estoril e Sintra.
Como aspecto a melhorar realce para a necessidade de fazer face à crescente concorrência de outros destinos neste segmento. É necessário trabalhar mais e investir de forma a que este rentável negócio continue a subir. Dar maior visibilidade à região é outra das medidas que deverão ser implementadas já em 2007.