Comboio Histórico do Douro regressa a 7 de junho para nova temporada
Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa […]

Carolina Morgado
Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa viagem a bordo de carruagens históricas do início do século XX, que transportam os passageiros a outros tempos, e com vista para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.
O programa tem início às 15h00, na estação da Régua, ao som de música tradicional da região, com partida agendada para as 15h30, com destino ao Tua. Durante o percurso, é possível degustar um cálice de vinho do Porto e provar alguns produtos regionais. A chegada ao Tua está prevista para as 16h39, onde decorrerá a venda e degustação de produtos regionais, por produtores locais.
Pelas 17h07, o comboio inicia a viagem de regresso à Régua. Na paragem no Pinhão, pode-se apreciar os icónicos painéis de azulejos da estação e visitar uma Wine House, com possibilidade de compra de vinhos, compotas e outros sabores típicos da região. A chegada à Régua está prevista para as 18h25.
Os preços são de 59 euros por adulto e de 30 euros por criança, havendo preços especiais para grupos.
No entanto, a CP – Comboios de Portugal informa, em nota de imprensa que, devido a limitações na infraestrutura ferroviária anunciadas pela IP – Infraestruturas de Portugal, o Comboio Histórico do Douro 2025 circulará inicialmente com uma locomotiva histórica dos anos 60, da série 1401-1467, em substituição da locomotiva a vapor CP 0186, e avança que esta alteração decorre do projeto de modernização da Linha do Douro, onde foram identificadas algumas restrições de carga em pontes localizadas no troço Régua-Pocinho, limitando a circulação da locomotiva a vapor. No entanto, a CP garante que está a encetar todos os esforços para que, com a maior brevidade possível, a locomotiva a vapor possa voltar a circular no troço Régua-Pocinho, com toda a segurança.