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Turismo do Alentejo e Ribatejo promove autocaravanismo responsável

Com esta iniciativa, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) pretende promover as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), a prática responsável do autocaravanismo e divulgar o Alentejo e Ribatejo como destino de excelência para o turismo itinerante.

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Turismo do Alentejo e Ribatejo promove autocaravanismo responsável

Com esta iniciativa, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) pretende promover as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), a prática responsável do autocaravanismo e divulgar o Alentejo e Ribatejo como destino de excelência para o turismo itinerante.

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A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) arranca no próximo dia 22 de maio, em Braga, com um périplo nacional que visa promover as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), a prática responsável do autocaravanismo e divulgar o Alentejo e Ribatejo como destino de excelência para o turismo itinerante.

Este roadshow nacional, que se inicia na capital minhota, junto ao monumento evocativo do 25 de Abril (Porta da Liberdade), vai percorrer o país, em autocaravana, durante 10 dias, com momentos institucionais agendados para Braga, Lisboa, Almeirim, Odemira e Mértola e tem como objetivo promover o autocaravanismo responsável no Alentejo e Ribatejo, valorizando simultaneamente a oferta da região e promovendo a consciencialização interna sobre os desafios e oportunidades deste segmento turístico.

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Recorde-se que a ERT do Alentejo e Ribatejo tem investido na estruturação de uma rede sólida de apoio ao turismo itinerante — a Rede de Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA) — que se afirma como um modelo de referência no contexto nacional. Com cerca de três dezenas de ASAs operacionais, a região oferece uma infraestrutura qualificada, organizada, segura e integrada nos territórios.

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Receitas turísticas de março sobem 0,8% mesmo sem efeito Páscoa

Apesar de, este ano, não ter existido o efeito da Páscoa em março, que costuma impulsionar a procura turística e, consequentemente, as receitas turísticas, este indicador somou 1.965,20 milhões de euros, numa subida que, segundo o Banco de Portugal (BdP), foi de 0,8% face ao registado em mês homólogo do ano passado. No acumulado desde janeiro, o total está já muito perto dos cinco mil milhões de euros.

As receitas provenientes da atividade turística somaram, em março, um total de 1.965,20 milhões de euros, valor que ficou 0,8% acima do registado em mês homólogo do ano passado, apesar da Páscoa de 2025 só ter decorrido em abril e de, em 2024, esta época festiva se ter assinalado no final de março, segundo os dados divulgados esta terça-feira, 20 de maio, pelo Banco de Portugal (BdP).

Apesar de, este ano, não ter existido o efeito da Páscoa, que costuma impulsionar a procura turística e, consequentemente, as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros que procuram Portugal, este indicador cresceu 15,89 milhões de euros em março.

Comparativamente a fevereiro de 2025, as receitas turísticas apresentam um crescimento ainda mais significativo, que chega aos 32,7% face aos 1.481,55 milhões de euros apurados no segundo mês do ano.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, estão a subir e, em março, chegaram aos 351,97 milhões de euros, o que representa um aumento de 3% face aos 341,81 milhões de euros apurados em março do ano passado.

Face a fevereiro de 2025, o crescimento das importações do turismo também se torna mais significativo, traduzindo uma subida de 6,3% face aos 331,24 milhões de euros apurados no segundo mês do ano.

À semelhança das receitas e das importações turísticas, também o saldo da rubrica Viagens e Turismo foi positivo e chegou aos 1.613,23 milhões de euros, o que representa um aumento de 0,4% face aos 1.607,50 milhões de euros registados em março de 2024.

Numa comparação com o mês anterior, também no saldo das Viagens e Turismo houve um crescimento significativo, que chega aos 40,2% ou mais 462,93 milhões de euros que em fevereiro.

No comunicado que acompanha os números, o BdP diz que o saldo das viagens e turismo (+160 milhões de euros), em conjunto com “os serviços técnicos, relacionados com o comércio e outros serviços fornecidos por empresas (+151 milhões de euros)” é uma das principais razões que justificam o “aumento, de 299 milhões de euros, do excedente da balança de serviços” registado em março.

Acumulado desde janeiro perto dos 5MM€

Os dados do BdP permitem também perceber que, no acumulado desde janeiro, o valor das receitas turísticas está já perto dos cinco mil milhões de euros, somando concretamente 4.989,25 milhões de euros.

Face aos acumulado até março de 2024, que somava 4.797,37 milhões de euros, o crescimento do acumulado das receitas turísticas é já de 4%, num aumento absoluto de 191,88 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também nas importações do turismo há um crescimento no acumulado dos três primeiros meses de 2025, para 1.008,93 milhões de euros, o que traduz um aumento de 1,4% face aos 994,9 milhões de euros dos três primeiros meses de 2024.

No saldo da rubrica Viagens e Turismo, o valor acumulado de 2025 está nos 3.962,83 milhões de euros, o que representa uma subida de 4,2% comparativamente aos 3.802,47 milhões de euros apurados no mesmo período de 2024.

 

 

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MSC Cruzeiros assina encomendas de dois novos navios da classe “World”

A MSC Cruzeiros assinou, com o construtor naval francês Chantiers de l’Atlantique, duas novas encomendas de navios da classe “World”, passando assim para um total de seis. Os dois novos navios encomendados- atualmente denominados “World Class 5 e 6”- serão entregues em 2029 e 2030, respetivamente.

Para Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, “a confirmação das encomendas dos dois navios da Classe “World” representa um novo marco na nossa notável jornada de construção naval, em França, e a continuidade do nosso plano industrial a longo prazo”, para realçar que “este marco reflete o nosso compromisso em construir alguns dos navios  com maior desempenho do mundo, criando um legado de excelência e inovação em colaboração com os Chantiers de l’Atlantique – os nossos parceiros de longa data há mais de 20 anos”. O executivo considerou ainda que “a plataforma de sucesso da Classe “World” combina o que há de melhor em tecnologia ambiental com os mais recentes avanços em experiências para os passageiros”.

Por sua vez, Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, agradeceu à MSC Cruzeiros pela confiança contínua. “É a sinergia da expertise das nossas duas empresas que levou à criação desta série Classe “World” de elevado potencial, superando os desafios em termos de experiência do passageiro e desempenho ambiental”, disse.

Os dois navios juntar-se-ão ao MSC World Europa e MSC World America, bem como ao MSC World Asia e o MSC World Atlantic, que estão atualmente em construção, e serão inaugurados em 2026 e 2027, respetivamente.

Os navios da Classe “World” já são os mais eficientes em termos energéticos atualmente em serviço, superando significativamente o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios continuarão a manter os elevados padrões de eficiência energética estabelecidos pelos seus navios irmãos.

 

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Lisboa é a segunda cidade do mundo com mais congressos e eventos no ranking da ICCA

De acordo com o ranking anual da ICCA – International Congress and Convention Association, Lisboa é a segunda cidade do mundo com mais congressos e eventos realizados o ano passado. A capital portuguesa sobe, assim, uma posição na tabela com um total de 153 congressos.

O ranking anual da ICCA é liderado por Viena, com a diferença de um congresso face a Lisboa, e o top 5 mundial é completado com Singapura, Barcelona e Praga. A nível nacional, Lisboa representa mais de 50% dos eventos realizados.

Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, “este prémio posiciona Lisboa no mundo como grande capital de organização e gestão” que considerar que a cidade “afirma-se como um destino preferencial para a realização de eventos e congressos, devido à qualidade e diversidade das suas infraestruturas e ao profissionalismo do setor”.

Segundo o autarca, “Lisboa é hoje cada vez mais atrativa porque mantém a sua identidade. A genuinidade de Lisboa conjugada com a inovação do setor tornam Lisboa uma cidade cada vez mais diferenciadora no panorama mundial.”

Refira-se que ranking mundial ICCA 2024 considera os congressos e eventos em destinos que demonstram excelência em infraestruturas, serviços de apoio, acessibilidade e capacidade de sediar eventos de escala internacional.

 

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Travel Experts chega a Portugal para dar suporte aos agentes de viagens independentes

A Travel Experts, que chegou a Portugal em janeiro deste ano, oferece soluções para agentes de viagens independentes, destacando-se pelas ferramentas, ampla rede de parceiros e pelo compromisso com a excelência no serviço, para além de permitir aos profissionais do setor operar com total autonomia, mantendo acesso a uma vasta rede de recursos e suporte completo em português.

A Travel Experts, rede internacional dedicada a agentes de viagens independentes, deu a conhecer o seu modelo que permite aos profissionais do setor operar com total autonomia, mantendo acesso a uma vasta rede de recursos e suporte completo. O Publituris falou com o responsável pelo desenvolvimento da empresa no nosso país, Nuno Pereira, que explicou que a Travel Experts oferece aos agentes de viagens a possibilidade de trabalharem de forma independente, permitindo-lhes gerir os seus horários e a sua própria marca, num “modelo ideal para profissionais que procuram ter mais liberdade e mais autonomia, com maior rentabilidade.”

Além dos recursos de que dispõe, destaca-se também o facto de ser membro da Virtuoso, a principal rede global de agências de viagens de luxo, o que permite aos clientes da Travel Experts “acesso privilegiado a experiências exclusivas e benefícios personalizados e diferenciadores”.

Chegou a Portugal em janeiro deste ano, é uma empresa portuguesa com o seu próprio RNAVT, seguros obrigatórios e contributo para o fundo de garantia: “Já dispomos de sistema próprio de reservas, protocolos com alguns operadores a trabalhar em Portugal e iniciamos o processo para sermos membros IATA, bem como contrato firmado com a Amadeus” explicou Nuno Pereira ao Publituris.

Os primeiros contratos
A Travel Experts faz parte de um grupo internacional que existe na Bélgica desde 2007, na Suécia começou em novembro de 2024, e em Itália em dezembro do ano passado. Na Bélgica já conta com 130 agentes de viagens independentes, na Suécia com 15, e em Itália com dois. Em Portugal, assinou, na BTL, os seus três primeiros contratos, e está “em fase de negociação para mais dois”, disse Nuno Pereira, “o que valida o nosso modelo de proporcionar ao agente de viagens independentes ferramentas avançadas e apoio personalizado para o crescimento do seu negócio”.

A entrada no nosso país deu-se através de uma parceria estratégica com o empresário português Luís Sousa (dono da agência de viagens Mr. Travel), que detém 50% da operação no país, com o restante pertencente à sede belga.

Os agentes de viagens que aderirem a este grupo podem contar com “tudo o que seja sistema de faturação, de reservas, pagamentos, ou de recebimentos dos clientes, ou seja, nós tratamos de todo o back-office”, exemplificou o responsável, para avançar que o modelo “dá para a agência de viagens que já exista, mas é assente no agente de viagens independente”.

 

Um modelo ideal para profissionais que procuram ter mais liberdade e mais autonomia, com maior rentabilidade

 

Para ser travel expert existem três perfis: “o agente de viagens tradicional, experiente, com uma carteira de clientes já estabelecida, mas que procura flexibilidade e uma remuneração mais atraente, que quer avançar no seu próprio negócio, mas não quer ter todo o tipo de investimento que está indexado ao mesmo, com tudo o que isso representa; Pessoas que não têm experiência, mas carteira de clientes, e conseguimos ter soluções para elas; e pessoas especializadas em nichos, não têm experiência, mas têm o produto, depois é montar o produto todo através das nossas ferramentas e assim já estarão habilitados a fazer as suas vendas, que podem criar as suas próprias marcas e focar-se exclusivamente nesse tipo de viagem, ao mesmo tempo que usufruem do suporte e das condições vantajosas oferecidas pela Travel Experts”, esclareceu Nuno Pereira.

Garantias da rede Virtuoso
Realçou que não de trata de concorrência direta às agências de viagens, mas de “mais uma solução, um novo modelo de negócio que chega ao mercado português que não assenta numa porta aberta ao público, mas em produtos para os segmentos médio e médio alto, feitos à medida, ou mesmo para quem só vende pacotes turísticos, pois também temos todas as ferramentas”, dando o exemplo da América do Norte onde a maior parte das agências de viagens hoje trabalha por conta própria.

O facto da Travel Experts ser membro do Virtuoso, uma rede global nas viagens e experiências de luxo, que trabalha com mais de 2.200 das melhores empresas do mundo, incluindo hotéis, companhias de cruzeiros e operadores turísticos, “já abre uma panóplia de soluções diferentes”, disse o responsável. Sendo um consultor de viagens Travel Experts também será um consultor de viagens Virtuoso, podendo aceder a vantagens especiais, experiências únicas e tratamentos VIP com acesso exclusivo.

A Travel Experts garante “margens mais elevadas sem custos fixos, sem investimento inicial, ou seja, a pessoa só necessita de ter um computador ligado à e internet, não precisa de ter um mínimo de reservas num determinado tempo, e se tem vendas tem comissões, se não, não tem comissões, mas também não tem custos”.

Quando de fala em margens mais elevadas, “apesar de Travel Experts Portugal ter protocolos com operadores portugueses, temos também acordos internacionais que são feitos pelo grupo, nomeadamente com alguns bed banks, que nos permite usufruir do mesmo nível de comissão de toda a rede. No nosso país sabemos que não há acesso a estas margens”, destacou Nuno Pereira, para lembrar que essas comissões só conseguem ser alcançadas devido ao volume de faturação do grupo no seu todo.

Rigoroso processo de seleção
Em Portugal, a Travel Experts “não tem pressa, até porque não temos um número para assumir num determinado período, acreditamos sim que vamos ter um crescimento sustentável, explicando os objetivos e as vantagens da marca, coisas que levam o seu tempo”, sublinhou o responsável pelo desenvolvimento deste conceito no nosso país, que ainda não está muito explorado.

 

O importante é que o nosso membro possa dar todas as respostas aos seus clientes e esteja bem servido, porque o nosso foco é o serviço e não o preço

 

“O mais importante não é o número, mas garantir que temos os profissionais certos, com o perfil adequado para o nosso modelo de negócio”, evidenciou, ressalvando que, por isso “o processo de seleção é muito rigoroso”.

E para chegar aos novos aderentes, a Travel Experts Portugal pretende fazê-lo, seja através do próprio site onde podem encontrar informações, pedir esclarecimentos ou preencher o formulário, das redes sociais, seja do boca-a-boca. “O facto de eu já estar no mercado há um tempo e das minhas funções anteriores em operadores e na distribuição, tenho contactos com muita gente, e há sempre alguém que conhece alguém para quem, se calhar, este modelo pode ser interessante face a outros que existem no mercado”, acentuou Nuno Pereira.

Um travel expert, para além dos benefícios financeiros, tem “um suporte 24 sobre sete, uma grande comunidade de profissionais que se interajudam e trocam informações através de uma ferramenta interna à qual todos têm acesso. Além disso, promovemos todos os travel experts que tenham a sua própria marca, desde que coloque By Travel Expert no fim. Isso pedimos sempre por uma questão de identificação” indicou, para acrescentar que todos têm um email, e acesso a um conjunto de ferramentas eletrónicas, incluindo contas do Microsoft 365, para poderem trabalhar, bem como a lista de todos os fornecedores do grupo, como os DMC, bed banks ou hotéis.

Total liberdade e independência
Por outro lado, o travel expert pode, igualmente, utilizar os escritórios da marca para trabalhar ou ter uma reunião. “Para nós, o importante, é que o nosso membro possa dar todas as respostas aos seus clientes e esteja bem servido, porque o nosso foco é o serviço e não o preço”, garantiu. Independência é outro fator relevante, já que os travel experts podem vender os programas que entenderem ou os nichos com os quais se sinta mais à vontade, seja luas de mel, safaris, turismo de mergulho, turismo equestre, apenas city breaks, ou só viagens de longo curso. Têm total e completa liberdade”, reforçou Nuno Pereira.

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TAAG aumenta conectividade em África

A TAAG acaba de reforçar a conectividade no continente africano, anunciando aumentos de frequências para Moçambique, África do Sul e República do Congo.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola reforçou o número de serviços para as principais rotas regionais, com a introdução de frequências de voo adicionais para Maputo (Moçambique), Cidade do Cabo e Joanesburgo (África do Sul) e Brazzaville (República do Congo).

Esta decisão visa oferecer maior flexibilidade, conveniência e conectividade aos passageiros, respondendo ao crescimento da procura nestes destinos, facilitando conexões e viagens de lazer ou negócios entre a África Austral e a África Central.

Assim, para a Cidade do Cabo, as frequências passam de nove para 10 voos semanais, com voos bidiários à quarta-feira, sexta-feira e domingo. Para Joanesburgo, a ligação passa a ser feita nove por semana, em vez das sete, com voos bidiários à quinta-feira e sábado.

Para Maputo, a partir de 4 de junho de 2025, os voos passam de quatro para cinco frequências semanais, com voos à terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e domingo.

Finalmente, para Brazzaville, a TAAG passa de duas para três frequências semanais, com voos à segunda-feira, quinta-feira e sábado, num horário de partida atualizado para as 22h00 (hora local de Luanda).

Esta medida insere-se num plano mais vasto de otimização da rede e de expansão da companhia, com um impacto multifacetado em setores como o turismo, desenvolvimento da economia local, intercâmbio cultural, posicionando a TAAG como uma referência no sector da aviação civil.

A TAAG reafirma assim o seu compromisso em proporcionar uma “experiência de viagem cada vez mais eficiente e adaptada às necessidades dos seus clientes e passageiros, reforçando a sua presença nas rotas regionais estratégicas, e contribuindo para a integração e mobilidade no continente africano”, salienta a companhia aérea, em comunicado.

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Viagens para os EUA abaixo dos níveis de 2024 nos principais mercados de longo-curso

Uma nova análise da Mabrian revela um abrandamento na intenção de viajar para os Estados Unidos da América (EUA) até setembro de 2025, por parte de mercados emissores chave, incluindo a Europa, o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e a Austrália, em comparação com 2024. Os dados destacam uma crescente incerteza entre os viajantes de longo curso e uma abordagem mais cautelosa ao planeamento de viagens para os EUA, o que afeta a posição competitiva do país como destino turístico.

A intenção de realizar viagens para os Estados Unidos da América (EUA) regista um abrandamento neste ano de 2025, revelando uma nova análise da Mabrian que os mercados emissores estratégicos mostram níveis de procura abaixo dos registados em 2024. As conclusões da plataforma de inteligência turística baseiam-se no Índice de Quota de Pesquisas, que mede a posição de quota de mercado dos EUA com base no comportamento espontâneo de pesquisa de voos a nível global, como indicador do interesse turístico.

A análise, que cobre o período de janeiro a abril de 2025 com datas de viagem até setembro, monitoriza milhões de pesquisas semanais de voos para os EUA a partir da Europa, dos países do GCC e da Austrália.

O Índice de Quota de Pesquisas indica que a intenção de viajar para os EUA caiu de forma “moderada”, ano após ano, em todos os mercados analisados. Os países da União Europeia (UE 27) registaram uma descida moderada de 0,3 pontos percentuais (p.p.), enquanto a Austrália e os países do GCC registaram ambos uma queda significativa de 0,5 p.p. em comparação com o mesmo período de 2024.

“No contexto de milhões de pesquisas, estas variações representam mudanças relevantes no sentimento e intenção dos viajantes”, explica Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, parte da The Data Appeal Company – Almawave Group.

O desempenho do índice evidencia a sensibilidade da procura turística proveniente de todos os mercados emissores analisados. “Mais do que falta de interesse em visitar os EUA, os dados mostram uma crescente incerteza dos viajantes de longo curso quanto ao planeamento com antecedência, com os prazos de reserva a encurtarem-se,” refere Cendra, em nota de imprensa. “É precisamente nesta fase de planeamento que os EUA correm o risco de perder terreno competitivo, uma vez que os viajantes podem considerar destinos alternativos.”

Impacto das tarifas de Trump
Tal como já se tinha verificado após a tomada de posse do novo presidente dos EUA, Donald Trump, em janeiro de 2025, o anúncio de tarifas feito em abril teve impacto na procura inspiracional europeia, que continua abaixo dos níveis de 2024. No final de abril, os EUA captavam 5,5% das pesquisas totais de voos feitas pelos países da UE 27 durante o período analisado. Este índice composto variou ao longo do período, registando uma descida moderada, com uma média de -0,3 pontos percentuais face ao ano anterior.

A procura do Reino Unido, embora inicialmente afetada, mostrou sinais de recuperação ao ultrapassar brevemente os níveis do ano anterior em meados de março. No entanto, no início de abril, após o anúncio de tarifas pela administração Trump, a procura inspiracional caiu novamente 0,8 pontos percentuais face ao mesmo período de 2024. No final de abril, o índice situava-se nos 8,1%, indicando uma fraca tendência de recuperação, que poderá beneficiar do acordo bilateral sobre tarifas anunciado entre o Reino Unido e os EUA a 8 de maio.

A média do índice para a Alemanha, Itália e França estabilizou nos 4,7% no final de abril. A Alemanha e a Itália registaram quedas significativas próximas de 1 ponto percentual, após a atualização da política de tarifas pelos EUA – um anúncio que teve efeito semelhante em França. A intenção de viagem dos franceses, que se estava a aproximar dos níveis de 2024, caiu ligeiramente em meados de abril, acumulando uma descida moderada de 0,5 pontos percentuais nas semanas analisadas.

Austrália em contraciclo
Apesar dos EUA ainda não estarem entre os destinos mais procurados pelos países árabes do Golfo, concentraram 1,7% das pesquisas de voos efetuadas entre fevereiro e abril, a procura inspiracional geral manteve-se abaixo dos níveis de 2024, com uma queda significativa de 0,5 pontos percentuais ano após ano.

O índice mostra que a procura semanal de viagens a partir dos Emirados Árabes Unidos caiu em média 0,75 pontos percentuais – uma descida significativa, considerando que no final de abril a quota de mercado dos EUA nos EAU era de 2,1%. Também no final de abril, 0,9% das pesquisas de voos da Arábia Saudita tinham como destino os EUA, registando uma queda média significativa de 0,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Por fim, embora a procura australiana para os EUA se mantivesse consistentemente abaixo dos níveis de 2024 desde fevereiro, a última semana de abril assinalou a primeira subida positiva em dez semanas. O índice aumentou 0,3 pontos percentuais, alcançando os 3,5%, sinalizando uma recuperação moderada que deverá ser monitorizada nas próximas semanas.

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APAL “preocupada” com filas extensas no aeroporto de Faro

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira veio manifestar “preocupação” relativamente filas extensas e tempos de espera prolongados no controlo de passaportes no Aeroporto Internacional de Faro.

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira manifestou a sua “profunda preocupação” face à situação que se tem verificado nos últimos dias no Aeroporto Internacional de Faro, com filas extensas e tempos de espera prolongados no controlo de passaportes, que em alguns casos ultrapassam as três horas.

Esta realidade, diz a APAL, afeta “negativamente a experiência dos milhares de visitantes que escolhem o Algarve como destino de férias”, sendo Albufeira o principal destino turístico da região. “A nossa cidade acolhe anualmente um volume significativo de turistas que chegam através deste aeroporto, e episódios como os que têm sido reportados comprometem o esforço contínuo de promoção e qualificação da oferta turística local e regional”, pode ler-se no comunicado da APAL enviado às redações.

“É fundamental sublinhar que este tipo de constrangimento não decorre de uma situação pontual, mas de um problema recorrente, sobretudo em períodos de maior afluência. A repetição destas falhas compromete não só a imagem da região, como também a perceção de qualidade e eficiência dos serviços de acolhimento”, salienta a agência.

Assim, a APAL apela às entidades competentes, nomeadamente ao Governo, ANA – Aeroportos de Portugal e demais autoridades envolvidas, para que sejam tomadas “medidas urgentes e estruturais que garantam o bom funcionamento do Aeroporto de Faro, condizente com a importância estratégica do turismo para a economia regional e nacional”.

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Transavia lança tarifa Smart

Smart é a nova tarifa lançada pela Transavia para clientes que pretendem viajar apenas com bagagem de mão.

A Transavia introduziu uma nova gama de tarifas denominada Smart, além das atuais Basic, Plus e Max. Esta nova tarifa foi criada para responder à crescente procura dos clientes da companhia que pretendem viajar apenas com bagagem de mão em estadias curtas.

A tarifa Smart inclui uma bagagem de mão, com 40 x 30 x 20 cm, a colocar debaixo do assento à sua frente; uma bagagem de mão, com 55 x 40 x 25 cm, garantida na cabine, a colocar nos compartimentos de bagagem; uma escolha entre os assentos “Standard” disponíveis; um embarque prioritário.

Com esta nova gama, os clientes que sejam membros do programa de passageiro frequente Flying Blue poderão também acumular até 500 Milhas e 8 XP por viagem simples (só de ida).

“Mais de 20% dos nossos passageiros desejam viajar apenas com bagagem de mão”, afirma Nicolas Hénin, vice-presidente executivo de vendas e marketing da Transavia France, salientando que “estamos empenhados em responder às suas necessidades”. E Hénin conclui: “a Smart vai corresponder às expetativas dos nossos clientes de lazer desejosos de viajar num fim de semana prolongado, bem como da nossa cada vez maior clientela empresarial”.

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Beja regressa ao passado no X Festival Beja Romana

Este ano, o Festival Beja Romana decorre entre 6 e 8 de junho, incluindo mercado romano e várias atividades como música, espetáculos de dança e fogo, cortejos históricos, conferências, exposições, oficinas, visitas guiadas e jogos intergeracionais.

A cidade de Beja vai voltar a celebrar a sua herança histórica na X edição do Festival Beja Romana, que decorre entre 6 e 8 de junho, sob o tema “Da planície ao império: Pão, Azeite, Vinho e a Gastronomia Romana”.

“A cidade transforma-se num verdadeiro palco da Antiguidade, com atividades que prometem encantar todas as idades”, lê-se numa nota enviada à imprensa, que explica que o X Festival Beja Romana vai decorrer em vários pontos da cidade, desde a Praça da República ao Largo do Museu.

O X Festival Beja Romana vai contar com um mercado romano que pretende recriar as trocas comerciais de outros tempos e inclui música, espetáculos de dança e fogo, cortejos históricos, conferências, exposições, oficinas, visitas guiadas e jogos intergeracionais.

A abertura acontece a 5 de junho, com atividades dedicadas às escolas no Jardim Público, enquanto os dias seguintes são abertos ao público, que poderá “viver a história com recriações de ofícios romanos, danças populares, cozinha inspirada em Apício, jogos pedagógicos, e até batismos a cavalo”, acrescenta a informação divulgada.

No âmbito do X Festival Beja Romana, vai ainda decorrer o concurso de fotografia “X Beja Romana”, assim como as iniciativas ‘Museu ao Vivo’ e ‘Museus Abertos à Noite’.

O evento tem entrada livre e resulta de uma parceria entre o Município de Beja e o Agrupamento de escolas N.º2 de Beja, com colaboração de várias entidades.

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Turkish Airlines lança campanha de vendas antecipadas com preços desde 199 euros para a Turquia

A nova campanha da Turkish Airlines propõe preços desde 199 euros por pessoa para voos com partida de Portugal e destino a Istambul, na Turquia, sendo válida para vendas até 31 de maio, cujas viagens decorram entre 1 de novembro de 2025 e 18 de março de 2026.

A Turkish Airlines lançou uma nova campanha de vendas antecipadas, que propõe preços desde 199 euros por pessoa para voos com partida de Portugal e destino a Istambul, na Turquia, válida para vendas até 31 de maio.

A campanha da Turkish Airlines aplica-se a voos com destino a Istambul com partida desde Lisboa ou do Porto, cujas reservas sejam realizadas até 31 de maio e desde que as viagens decorram entre 1 de novembro de 2025 e 18 de março de 2026.

O preço desde 199 euros por pessoa aplica-se à tarifa Ecofly e já inclui taxas, sendo esta oferta apenas para voos de ida e volta operados pela Turkish Airlines, devendo a emissão dos bilhetes ser feita até um dia após a reserva.

A Turkish Airlines diz ainda que qualquer alteração deverá ser feita de acordo com as regras da tarifa e que a campanha tem lugares limitados, não se aplicando a reservas de grupos.

Para outros destinos na Turquia, é ainda preciso acrescentar o valor das taxas.

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